INTRODUÇÃO

Sensores

Ir p/ primeira página

SENSORES E TRANSDUTORES

AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO
‡Forma pela qual o processo se comunica com o sistema de controle; ‡Transformam uma informação física em um sinal eletrônico; ‡Praticamente todos os parâmetros físicos podem ser medidos através de sensores e transdutores; ‡Tendência a substituir humanos em operações de inspeção repetitivas controladas por computadores ou PLCs
Ir p/ primeira página

Ir p/ primeira página .SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Indutivo ‡São equipamentos eletrônicos capazes de detectar a aproximação de peças metálicas.

pequenas correntes são induzidas na superfície do objeto. diminuindo a amplitude da oscilação e causando uma queda de tensão (voltagem). juntos produzem um campo magnético fraco. O circuito de detecção do sensor percebe a queda de tensão do circuito do oscilador e responde mudando o estado do sensor Ir p/ primeira página . energia é extraida do circuito oscilador do sensor. Quando um objeto entre no campo. Por causa da interferência com o campo magnético.SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Indutivo ‡Princípio de Funcionamento (Indução eletromagnética): ‡O sensor tem um oscilador e uma bobina.

‡Isto impede que o campo se estenda além do diâmetro do sensor porém reduz a distância de detecção.SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Indutivo ‡Detecção de distâncias ‡O alcance da detecção está relacionado ao tamanho da bobina do indutor e se a bobina do sensor é blindada ou nãoblindada. Entretanto. isto evita que o sensor detecte o próprio dispositivo ou estrutura em que esteja montado. O sensor blindado apresenta mais ou menos a metade do alcance de um sensor não-blindado. Neste caso. Ir p/ primeira página . a blindagem do sensor é feita por uma faixa de cobre (ver figura a seguir).

SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Indutivo ‡Aplicações: Ir p/ primeira página .

assim como produtos dentro de recipientes não metálicos.SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Capacitivo ‡Equipamentos eletrônicos capazes de detectar elementos metálicos e não metálicos. Ir p/ primeira página .

Ir p/ primeira página .SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Capacitivo ‡Princípio de Funcionamento: ‡Baseia-se na geração de um campo elétrico. desenvolvido por um oscilador controlado por capacitor.

SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Capacitivo ‡Tabela de Constantes dielétricas: Ir p/ primeira página .

que pode ser ajustado para detectar um produto dentro de um recipiente. Materiais condutores podem ser detectados mais afastados do que não-condutores porque os elétrons nos condutores estão mais livres para se mover. Ir p/ primeira página . A massa do alvo afeta o alcance de detecção: Maior a massa. Alguns sensores capacitivos estão disponíveis com um parafuso de ajuste (span ajustável). Isto significa que não podem ser instalados faceando uma estrutura de montagem porque podem fazer a leitura da própria estrutura de fixação. A sensibilidade pode ser reduzida de modo que o recipiente não seja detectado mas o interior do produto o seja.SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Capacitivo ‡Distâncias de detecção: Os sensores capacitivos são dispositivos não-blindados e não-protegidos. maior o alcance.

SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Capacitivo ‡Aplicações Ir p/ primeira página .

manipulam a luz de forma a detectar a presença de objetos.SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Fotoelétrico ‡Também conhecidos por sensores ópticos. Ir p/ primeira página .

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Fotoelétrico ‡Baseiam-se na transmissão e recepção de luz infravermelha que pode ser refletida ou interrompida por um objeto a ser detectado. Ir p/ primeira página .

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Fotoelétrico ‡Principais Tipos: Ir p/ primeira página .

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Fotoelétrico ‡Aplicações: Ir p/ primeira página .

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Ultra-Sônicos ‡Utilizam ondas sonoras de alta freqüência para detectar objetos. Ir p/ primeira página .

As ondas sonoras voltam ao detetor depois de um certo tempo. O emisssor envia impulsos ultrasônicos sobre o objeto analisado. Ir p/ primeira página . proporcional a distância.SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Ultra-Sônicos ‡Princípio de Funcionamento.

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Ultra-Sônicos ‡Características de Funcionamento.0 milímetro pode ser de mais ou menos 0. Ir p/ primeira página . a precisão para objetos tão pequenos como 1. Algumas câmeras fotográficas usam detecção ultrasônica para determinar a distância ao objeto a ser fotografado.2 milímetro. Um sensor ultra-sônico realiza medidas muito precisas.

SENSORES E TRANSDUTORES Sensores Ultra-Sônicos ‡Aplicações: Ir p/ primeira página .

SENSORES E TRANSDUTORES Sensor Vantagens Tabela Comparativa de Sensores Desvantagens Lentes sujeitas a contaminação e sujeira Faixa de sensoreamento afetada pela cor e refletividade do alvo Limitaçào de distâncias Normalmente restrito a sensoreamento de elementos metálicos Muito sensível a mudanças ambientais grandes Aplicações Embalagem Manuseio de materiais Detecção de partes Sensoreamento de todos os tipos de materiais Vida longa Fotoelétrico Maior distância de sensoreamento Tempo de resposta muito rápido Resistente a ambientes agressivos Muito previsível Vida longa De fácil instalação Detecta alvos através de alguns conteiners / superfícies Pode detectar alvos não metálicos Sensoreamento de todos os tipos de materiais Indutivo Indústrias e máquinas Ferramentas Capacitivo Controle de nível Ultrassonic o Dispositivos Resolução anti colisão Repetibilidade para carros Sensível a mudançasp/ primeira página Ir Controle de na temperatura nível .