Permacultura na Prática

Uso prático da Permacultura em prol da sustentabilidade regional.

Construção de caixas d¶água com o propósito de bioremediação(filtragem natural da água) para fins agrícolas e/ou reutilização humana. O sistema de mutirão com o uso de ferro-cimento é durável e excelente custo-benefício.  

Cisternas de baixo custo. Capacidade váriavel de acordo com o projeto e condição climática. O sistema das cisternas e do banheiro compostavel foram finalistas do Prêmio Tecnologia Social, da Fundação BB. 

Sistema de reutilização de água negra (dejetos humanos). A água passa por processo de biofiltragem, com utilização de plantas. Pode ser remanejada tanto para biofertilizante quanto para água de irrigação. 

Utilização de fontes renováveis de energia: solar e eólica. Para geração de calor e/ou energia elétrica, bombeamento hidráulico. 

Um exemplo excelente de intensiva produção de arroz integrado com peixes e patos no RS . Pode se consorciar várias culturas.

Produção consorciada de Suínos e Peixes (Tambaqui) em GO.  

Banheiro compostável, resolve o problema dos dejetos humanos sem poluir a água. Tecnologia simples com uso de serragem. Gera adubo, depois de 6 meses de armazenamento. Sistema similar é usado na China

prensa

. 

Construções feita com superadobe, uma mistura de terra e cimento ( 90%,10%) feitas por prensas de tecnologia simples e baixo custo. 

Horta Mandala, sistema de agricultura sustentável, baixo custo e mínimo impacto ambiental, e pode ser feita em qualquer escala de produção.

Um exemplo de permacultura Mandala. Utiliza-se todo o espaço possível com um sistema de irrigação eficaz e ecológico, consorciado com árvores frutíferas (frutos e sombra) e leguminosas ( hidrogênio natural para o solo). Rotação de culturas para enriquecimento do solo e aplicação de humus.

A Ecovila é um modelo de habitação popular de baixo custo, feita com materiais locais e primando pelo conforto de seus habitantes. As tecnologias são simples e não requerem grandes conhecimentos técnicos, criadas para habitação popular mas totalmente viáveis para a arquitetura convencionais

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful