You are on page 1of 14

O QUE É FOCUS GROUP?

 Uma discussão objetiva, conduzida ou
moderada que introduz um tópico a um
grupo de respondentes e direciona sua
discussão sobre o tema, de uma maneira
não-estruturada e natural.
(Parasuraman, 1986: 245)

visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou. sobre a forma como agem. ainda. uma idéia ou um evento. .USO DO FOCUS GROUP  É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência.

FOCUS GROUP  Método com conteúdo próprio  Técnica que pode ser usada em conjunto com outros métodos .

. o Focus Group pode ser usado para:  Explorar novas áreas de pesquisa.FOCUS GROUP Como método com conteúdo próprio.  Examinar questões de pesquisa bem conhecidas a partir da perspectiva dos participantes.

pode ser usado como:  Uma pesquisa preliminar para preparar questões específicas num grande projeto.FOCUS GROUP Em conjunto com outros métodos.  Uma pesquisa para esclarecer resultados de outros dados. .

.  ser utilizado ao mesmo tempo que procedimentos quantitativos.  suceder um método quantitativo.FOCUS GROUP  Associação de Métodos Quali e Quanti Neste contexto o Focus Group pode:  preceder um método quantitativo.

Estas são conhecidas como salas de espelho. .FOCUS GROUP  As salas onde acontecem as discussões em grupo podem ser salas comuns ou salas especialmente preparadas para este tipo de pesquisa.

SALAS DE ESPELHO Sala de Observação Espelho “falso” Microfones o íd e /V Sala de Discussão em Grupo TV .

Greenbaum. Morgan. então. 1994.QUANTIDADE DOS GRUPOS  O número de grupos varia em função das reuniões estarem ou não produzindo novas idéias. 1993). . a pesquisa está encerrada. Se o moderador pode antecipar com clareza o que será dito no próximo grupo. o que normalmente ocorre após o terceiro ou quarto grupo ou sessão (Krueger. 1988.

o grupo pode tornar-se menos dinâmico e cresce a chance de alguns participantes dominarem a reunião. Quando possui menos de 8 pessoas. . Segundo Mattar. grupos acima de 12 pessoas inibem e reduzem as possibilidades de todos participarem.TAMANHO DOS GRUPOS  Grupos entre 8 e 12 participantes.

. Os fatores discriminantes mais utilizados na formação dos grupos são:  Classificação sócio-econômica  Sexo  Faixa etária  Escolaridade  Diferenças de percepção política etc.PARTICIPANTES  A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa. OBS: Aconselhável formar grupos homogêneos.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES  Aplicação de questionários que funcionam como filtros.  .

com categorias de escolarização máxima. Exemplo: No segmento de baixa renda.  Descarta-se os 10% mais escolarizados e os 10% da base.RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES  Procura-se cobrir os segmentos centrais mais numerosos do eleitorado. em cada faixa. tenta-se trabalhar .  Dos 70 ou 80 % do eleitorado que é trabalhado. . trabalha- se com pessoas que tenham pelo menos o primário completo. onde é maior a incidência de analfabetos e se tem problemas de verbalização.

MODERADOR .