As técnicas de Venda Conhecendo o ofício ‡ O estudo das técnicas de vendas com o conhecimento prático obtido na experiência do dia a dia. ‡ As técnicas de vendas não são modelos de comportamento rígidos e automatizados. ‡ Elas variam de acordo com os métodos de treinamento utilizados e. # .em função disso. principalmente. suas expectativas. o vendedor precisa identificar claramente em que momento da relaçao com o cliente ele se encontra e.formam a receita para qualquer vendedor crescer na carreira. visando aperfeiçoar o atendimento e atingir. o que deve fazer para dar prosseguimento ao atendimento e auxiliar o cliente decidir-se no processo de escolha dos produtos ou serviços chegando a decisão final de comprar. dos produtos ou serviços oferecidos e do público que se pretende atingir. ‡ Apesar dessas variantes. ou até superar. em função do tipo de atendimento. devemos entende-las como orientações que auxiliam o vendedor a conduzir sua relação com o cliente.

certamente entre os que mais se beneficiam dos processos de treinamento.como para os que já exercem a função.onde não apenas aprende os fundamentos básicos do trabalho.porque .Treinamento ‡ A necessidade de treinamento de profissionais é permanente em qualquer campo de atuação. corrigindo falhas e identificando modos de explorar mais seus pontos fortes. devendo passar periodicamente . tanto para aqueles que estão iniciando uma atividade porque precisam de uma base de conhecimento para começar a trabalhar .por processos de reciclagem e treinamento de novas técnicas.buscam aperfeiçoamento contínuo. # . como pode melhorar se desempenho. ‡ O profissional de vendas está.

‡ É prática das empresas que valorizam o desempenho de seus profissionais procurarem combinar programas formais de treinamento com outros mais associados a prática do trabalho. contando com instrutores material didático e prática de exercícios e simulações. e normalmente.é muito simples. ‡ A prática supervisionada( treinamento associado ao trabalho). ‡ Os programas formais são montados com base em uma proposta estruturada. aplicada na própria loja durante o próprio período de trabalho pode ser coordenada pelo chefe ou gerente de vendas.Esses cursos podem ser exclusivos para o pessoal da empresa ou abertos para vendedores de várias empresas. conta com a # . com duração e horários determinados.

a aplicação em condições reais e não simuladas e a possibilidade de o supervisor fazer correções e ajustes imediatos em relação ao atendimento. livros e apostílas com a parte teórica.participação de um vendedor com mais experiência e domínio da função . # . ‡ As vantagens da prática supervisionada estão no custo mais baixo. que precisam deixar um pouco de lado suas atribuições normais para fazer o acompanhamento do profissional em treinamento. exemplos e exercícios.Esse tipo de treinamento muitas vezes tem o apoio de material didático.A única dificuldade é a coordenação de um chefe ou gerente de vendas e de um vendedor experiente.

‡ A rotina de preparação é executada pelo vendedor. antes do início de seu turno de atendimento.para que ele esteja em condições de executá-lo.Todavia.Preparação para o trabalho ‡ A preparação é o conjunto de ações que o profissional deve executar para estar em condições de atender aos clientes.Ela pode variar de acordo com os procedimentos administrativos adotados. de preferência. ‡ Não se deve confundir preparação com treinamento. assim que ele chega ao local de trabalho.O treinamento visa dar ao vendedor o domínio do seu ofício. há pontos em comum que se aplicam a # .

uma das preocupações do vendedor deve ser checar sua aparência e tomar as providências necessárias.maioria das empresas. o vendedor precisa estar sempre com a melhor aparência possível:cabelos penteados. ao chegar ao trabalho.As roupas. as mãos e as unhas devem ter cuidados especiais devido ao manuseio e demonstração dos produtos. se a empresa adotar uniforme. barba benfeita ( no caso dos homens). Apresentação pessoal por trabalhar em contato direto com o público. higiene pessoal em dia. limpas e adequadas para o trabalho. o mesmo deve estar impecável. # . maquiagem leve ( no caso das mulheres). dentre os quais destacamos: 1.A apresentação pessoal e a postura estão associadas as técnicas de venda.Por isso.

calculadora. considerando.Deve também saber onde encontrá-los para não se atrapalhar no momento do atendimento. o dia da semana e do mês.Em suas tarefas de preparação o vendedor deve se munir de todo o material que poderia ser utilizado ao longo do dia. a venda dos # . para cada vendedor. Metas diárias de venda normalmente a loja define as metas de vendas para toda a equipe e. 3. como bloco de pedidos ou talão de notas fiscais. catálogos. entre outros fatores.Caso a empresa não determine. tabelas de preço.em alguns casos. o próprio vendedor pode estabelecê-la. Material de trabalho depende do tipo de mercadoria ou serviço e do sistema de vendas adotados pela loja.2. é necessário material de trabalho. caneta. são os mais comuns.

contudo não se deve acelerar o processo de venda com intúito de rápidamente iniciar uma nova venda e alcançar a meta diária.Também é preciso verificar os produtos que chegaram. gerando frustações ou prejudicando a venda. identificar as mercadorias que estão em falta e se informar quando serão repostas.A prioridade é garantir a qualidade no atendimento e serviço prestado ao cliente. # . checando se há novidades e lançamentos. Avaliação de estoque é preciso acompanhar diariamente a variação de produtos disponíveis para a venda.dos dias anteriores e o que espera receber de comissão mensal. 3.Antes de iniciar o atendimento o vendedor tem que estar ciente dessas informações para não mencionar uma mercadoria que já não existe mais no estoque.As metas são elementos de motivação e orientação ao longo do dia .

como também se há itens preferenciais para a venda # . Ofertas. promoções e itens de venda preferencial o vendedor deve saber quais são os produtos ou serviços em oferta ou promoção na loja.4.

# .

# .

# .

# .

# .

# .

# .

# .

# .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful