O que é Robótica ?

Robótica é uma parte da tecnologia que envolve computação, mecânica, elétrica e eletrônica. É usada para a realização de tarefas com dispositivos (robôs) onde é difícil, arriscada ou impossível a participação humana.

Três Leis da Robótica
As Três Leis da Robótica foram elaboradas por Isaac Asimov em seu livro I, Robot (Eu, Robô). São elas: 1ª lei: "Um robô não pode ferir um ser humano ou, permanecendo passivo, deixar um ser humano exposto ao perigo". 2ª lei: "O robô deve obedecer às ordens dadas pelos seres humanos, exceto se tais ordens estiverem em contradição com a primeira lei". 3ª lei: Um robô deve proteger sua existência na medida em que essa proteção não estiver em contradição com a primeira e a segunda leis".

A Quarta Lei ou Lei Zero
4ª lei: "Um robô não pode causar mal à humanidade nem permitir que ela própria o faça". Essa lei tem um problema, pois transfere ao robô a possibilidade e o poder de avaliar se o interessa da humanidade é maior que o individual. Isso abre espaço para a “ditadura das máquinas”, que poderiam até fazer o mal a um ser humano. Portanto, essa lei é questionada e não há consenso.

Classificação Geral dos Robôs
•Robôs inteligentes: manipulados por sistemas controlados por computador. Atualmente, é o tipo de robô em que são concentrados mais esforços. •Robôs por controle por computador: São semelhantes aos robôs inteligentes, mas não interagem com o ambiente. Para tanto, precisam de sensores e software adequado’s.

Classificação Geral dos Robôs
•Robôs de aprendizagem: apenas repetem uma seqüência de movimentos. •Manipuladores: são sistemas mecânicos multifuncionais, que possuem um sistema de controle que permite governar o movimento de seus membros, manualmente ou com seqüência variável, onde pode-se alterar algumas características do ciclo de trabalho.

Fatores que Levaram à Invasão dos Robôs
Na época que os Robôs foram lança-dos, na década de 60, eram caros e pouco acessíveis. Apesar disso, em 1976, come-çaram a baixar de preço rapidamente. A grande responsável pela diminuição de custos é a microeletrônica. Hoje, existem microprocessadores com elevada capaci-dade de processamento e com baixo custo, tornando-os mais acessíveis.

Benefícios da Automação
O crescimento de tecnologia em relação a robótica gerou grandes benefícios. O trabalho ficou mais produtivo, e a automação possibilitou que as necessidades da população possam ser atendidas, além de que a qualidade do produto aumenta. Também cria “operários” que trabalham 24 horas por dia sem reclamar.

Impactos Sociais da Robótica
O primeiro impacto social é, logicamente, o desemprego, pois um robô pode substituir dezenas ou centenas de homem em uma função numa fábrica, por exemplo. Esse temor do desemprego au-menta, pois cada vez mais os robôs ficam baratos e mais acessíveis. Apesar disso, em alguns países da Europa, por pressão sindical, alguns funcionários foram remanejados para outras funções.

Curiosidade
O primeiro computador a vencer um humano no xadrez foi o Deep Blue, que venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Em 1996, Garry jogou contra o Deep Blue pela primeira vez, ganhando de 4 a 2. Já em 1997, com o software atualizado, Kasparov perdeu de 3,5 a 2,5 com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota do computador.