You are on page 1of 32

Treinamento 5S

Magno Felipe

CONTEÚDO
‡ PROGRAMA 5S ‡NOME DO PROGRAMA ‡SENSOS ‡OBJETIVO ‡SENSOS ‡DICAS DO 5S ‡CONCLUSÃO

O QUE É O PROGRAMA DE ³5S´?
É UM PROGRAMA DE MELHORIA COMPORTAMENTAL, CUJA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SIMPLICIDADE. SEUS CONCEITOS SÃO BASTANTE PROFUNDOS E PODEM SER APLICADOS TANTO NA VIDA PROFISSIONAL COMO NA VIDA PESSOAL.

O QUE SÃO OS ³5S´

Os ³5S´ são as iniciais de 5 palavras, criadas no Japão, que representam atitudes de comportamentos essenciais para se obter Qualidade Total em tudo o que se faz.

DEFININDO OS ³5S´
SEIRI - SENSO DE SELEÇÃO SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO SEISO - SENSO DE LIMPEZA SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA ³Não se deve restringir as atitudes ao sentido literal do ³5S´, porque eles significam ³sensos´, isto é, sentidos, algo do interior de cada um; portanto, tornase imprescindível que todo colaborador sinta a necessidade de estar integrado do ³5S´.

OBJETIVO DO ³5S´

INICIAR UMA MUDANÇA DE CULTURA NA EMPRESA, QUE FAVOREÇA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL EM TODOS OS AMBIENTES DA EMPRESA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ³5S´
‡Promover um ambiente de trabalho que favoreça a Qualidade e a Produtividade das ações desenvolvidas pelos colaboradores da Empresa, trazendo benefícios tanto para eles como para seus Clientes. ‡Implantar uma ferramenta que possibilite envolver e comprometer os colaboradores da Empresa com a Gestão pela Qualidade Total. ‡Estimular a prática do trabalho em equipe. ‡Evidenciar a participação do colaborador nas atividades desenvolvidas em seu dia-a-dia de trabalho, valorizando-o como profissional e ser humano.

SEIRI Senso de Seleção
Conceituação: identificar os itens necessários e desnecessários existentes no local de trabalho. Como Separar e Selecionar 

IDENTIFICAÇÃO Se é usado a toda hora.

Se é usado todo dia. Se é usado toda semana. Se não é usado .

PROVIDÊNCIAS Colocar no próprio local de trabalho, escritório ou máquina. Colocar próximo ao local de trabalho, ferramentaria, etc. Colocar no almoxarifado, ferramentaria, etc. Descartar.

AAP / Treinamento

Vantagens do Senso de Seleção 
      

Conseguir liberação de espaço para os mais variados objetos; Eliminar ferramentas, armários, prateleiras, cofres em excesso; Eliminar dados de controle ultrapassados; Eliminar acúmulo de dados inúteis; Eliminar sobressalentes fora de uso; Eliminar tempo de procura; Eliminar itens fora de uso e sucata; Diminuição de riscos de acidentes.
AAP / Treinamento

SEITON Senso de Ordenação 

Conceituação: determinar o local para achar facilmente, quando precisar utilizar.

Como Ordenar: 
  

padronize a nomenclatura não improvisando nomes para cada objeto; identifique visualmente, utilizando rótulos e cores vivas; determine onde e como armazenar; treine todos os empregados envolvidos.
AAP / Treinamento

Vantagens do Senso de Ordenação
Rapidez e facilidade de encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos;  Facilidade de comunicação;  Diminuição de acidentes;  Economia de tempo;  Manutenção da qualidade. 

AAP / Treinamento

Seqüência Sistemática do Senso de Seleção e Ordenação
Senso de Ordenação
usados constantemente objetos e dados necessários usados ocasionalmente usados raramente mas necessários sem uso potencial objetos e dados desnecessários potencialmente úteis ou valiosos que precisam de outro local especial próximo ao local de trabalho afastado do local de trabalho separados em local determinado vender ou dispor imediatamente transferir para onde forem úteis determinar outro local

Senso de Seleção

AAP / Treinamento

SEISOH Senso de Limpeza
Conceituação: Retirar sujeiras, utilizando-se de vassoura deixando sem pó; 

Deixar tudo limpo, não varrer só por varrer. Eliminar qualquer sujeira ou poeira, excesso de óleo/manchas, etc...
AAP / Treinamento

Como praticar o Senso de Limpeza 
Limpe

toda a sujeira;  Identifique as causas da sujeira e estabeleça ações preventivas;  Estabeleça o que cada um deve fazer.
AAP / Treinamento 

Melhoria

do local de trabalho;  Satisfação dos empregados por trabalharem em locais limpos;  Maior segurança para o empregado;  Manutenção da qualidade.
AAP / Treinamento

Vantagens do Senso de Limpeza

SEIKETSU Senso de Saúde 

Conceituação: É a conservação da vida em suas condições físicas e mentais; É a verificação do resultado da implementação do 3 primeiros ³S´; Participação dos empregados na conquista de ambientes menos agressivos.
AAP / Treinamento

Como atingir o Senso de Saúde 
   

preocupar com a sua sanidade mental e física; cuidar da sua higiene nos mínimos detalhes; seguir os procedimentos de segurança e medicina do trabalho; eliminar e controlar os agentes ambientais nocivos a saúde; é dizer não a fofoca e brincadeiras de mau gosto.
AAP / Treinamento

Vantagens do Senso de Saúde
equilíbrio físico e mental;  melhoria do ambiente de trabalho;  melhoria das áreas comuns da empresa: banheiros, refeitórios.  melhoria da convivência social na empresa;  melhoria das condições de segurança. 

AAP / Treinamento

SHITSUKE Senso de Auto-disciplina 

Conceituação: Treinamento da força mental, física e moral utilizando instruções e autotreinamento com força de vontade; É ter os empregados habilitados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e morais.
AAP / Treinamento

Como atingir o Senso de Auto-disciplina Auto   

Cumprindo as normas da empresa; Levando as pessoas a prática das boas relações humanas; Transformando os 4 primeiros ³S´ numa rotina; Seguindo os procedimentos operacionais e de segurança de sua área.
AAP / Treinamento

Vantagens do Senso de Auto-disciplina Autotrabalho diário agradável;  melhoria nas relações humanas;  valorização do ser humano;  manutenção da qualidade;  melhor produtividade, qualidade e segurança do trabalho. 

AAP / Treinamento

Qualidade de Vida

Melhoria do ambiente

Melhoria do homem

3 ´Sµ
Qualidade Total

2 ´Sµ

DICAS!
‡Cabe aos gerentes demonstrarem comprometimento com o programa e com o bem-estar dos colegas. ‡O sucesso do programa depende da participação e do envolvimento de todos. ‡O programa leva em consideração o sentimento, a sensibilidade e a emoção das pessoas. ‡A avaliação dos resultados pode ser melhor percebida quando se tem consciência da situação anterior. ‡Criar equipes de trabalho. ‡Ao terminar um treinamento, deve ser proposto um plano mínimo de ação para manter o entusiasmo. ‡A avaliação será feita ao final de cada etapa por todos os colaboradores. ‡A auto-avaliação deve ser constante. ‡O programa 5S não tem fim. ‡O 5S deve ser causa e efeito do contínuo crescimento humano. ³O bom Gerente é aquele que incessantemente mobiliza e conscientiza seu pessoal para a Qualidade.´

DICAS SENSO DE SELEÇÃO!
( AVALIE, CLASSIFIQUE, TROQUE, RENOVE )
‡Documente, em filme ou foto, a situação do setor antes da implantação do primeiro S, para posterior comparação. ‡Classifique máquinas, equipamentos, móveis e todo material existente, pessoal e de uso comum. ‡Relacione todos bens não tombados que forem disponibilizados. ‡Disponibilize os bens não utilizados. ‡Visite as áreas de descarte em busca de bens que lhe possam ser úteis. ‡Atualize todos os arquivos de computadores e disquetes, eliminando aqueles que não são mais úteis. ‡Considere as quantidades necessárias e existentes. Aplique o princípio ³um é o melhor´. ‡Não descarte documentos importantes. ‡Encaminhe para o Arquivo Definitivo documentos relevantes à memória da Empresa. ‡Defina um lugar para cada coisa, avaliando, inclusive a disposição do mobiliário no ambiente. ‡Identifique os principais pontos de desperdícios e monte estratégias para elimina-los. ‡Promova uma grande limpeza inicial.

³Desperdícios: vamos identificar-los e eliminar-los.´

DICAS SENSO DE ORDENAÇÃO!
( ORGANIZE, PADRONIZE, GUARDE, PERSISTA )
‡Defina o melhor lugar para guardar os itens considerados necessários, conforme sua importância e utilização. ‡Padronize a forma de guardar, para facilitar posterior localização. ‡Padronize e divulgue a nomenclatura a ser utilizada. ‡Guarde as coisas no lugar definido. ‡Utilize programação visual clara, para facilitar a identificação. ‡Defina o leiaute que melhor responda às necessidades do setor. ‡Exponha visualmente todos os pontos críticos ou perigosos que requeiram cuidados especiais. ‡Procure tornar o senso de ordenação um hábito cotidiano, aplicando-o em casa e em todos os locais que você frequenta. ‡Persista na educação a longo prazo.

³Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Primeiro ao entrar, primeiro a sair. Objetos diferentes em lugares diferentes ´

DICAS SENSO DE LIMPEZA!
( INSPECIONE, LIMPE, CONSERVE, REVISE, MANTENHA, PERSISTA )
‡Identifique focos de sujeira e providencie imediata limpeza, eliminado todo e qualquer traço de sujeira. ‡Identifique as causas fundamentais da sujeira no setor e aja sobre elas. ‡Estabeleça procedimentos e comportamentos para manter todo o ambiente permanentemente limpo. ‡Estabeleça horário definido para que todos façam alguns minutos de 5S todos os dias. ‡Inspecione sistematicamente, todo o material/equipamento de trabalho. Providencie revisões se necessário. ‡Utilize devidamente materiais, máquinas e equipamentos, dentro das especificações. ‡Após o uso, deixe as máquinas em condições de uso pelo demais integrantes da equipe. ‡Desligue os equipamentos ao final do expediente. ‡Mantenha todos os arquivos atualizados, inclusive de disquetes, para que sejam tomadas decisões corretas. ‡Mantenha ao alcance apenas os dados e informações necessários às decisões. ‡Responsabilize-se pela conservação das coisas que usa. ‡Modifique o visual do que não estiver agradando, cuidando, inclusive, da própria aparência física e condições psicológicas. ‡Verifique o ambiente ao chegar. Após algumas horas, verifique-o novamente e organize-o. Observe os resultados dessa prática. ‡Documente a nova situação do setor, com filmes e fotos. ‡Compare os filmes/fotos anteriores com os novos.

³Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja.´

DICAS SENSO DE SAÚDE!
( SAÚDE: HÁBITOS DO DIA-A-DIA ) DIA‡Reavalie a implantação dos 3S iniciais e padronize as melhorias. ‡Melhore os procedimentos operacionais. ‡Elimine fontes de perigo. ‡Promova o embelezamento do local de trabalho. ‡Reflita sobre hábitos, procurando identificar aqueles que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho com relação à saúde. ‡Adote novos hábitos e comportamentos que possam contribuir para a manutenção e melhoria da saúde física e mental, individual e coletiva. ‡Avalie o ambiente de trabalho relativamente a conforto, higiene, saúde e relacionamento interpessoal e elenque pontos e ações para melhoria dos itens avaliados. ‡Participe das atividades promovidas pela Empresa. ‡Procure tornar o senso de saúde um hábito cotidiano, aplicando-o em sua casa e em todos os locais que você frequenta. ‡Persista na educação a longo prazo.

DICAS SENSO DE AUTODISCIPLINA!
( TREINE, COMPARTILHE, REÚNA, PERSISTA )
‡Avalie todo o programa e estabeleça formas de ações com o objetivo de perpetuar os benefícios alcançados. ‡Esteja atento para que o Programa não deteriore ou tenha recuos. ‡Cumpra regras e procedimentos estabelecidos. ‡Tenha padrões e procedimentos simples e eficazes. ‡Estabeleça procedimentos que garantam a efetiva participação de todos nas decisões de interesse comum. ‡Melhore a comunicação e propicie as críticas construtivas entre os componentes da equipe. ‡Defina prioridades com a equipe. ‡Compartilhe visão e valores. ‡Treine com paciência e persistência. ‡Seja pontual em todos os compromissos assumidos. ‡Reúna a equipe 5 a 10 minutos por semana para conversar sobre 5S. ‡Persista na busca da melhoria contínua. ‡O 5S propõe uma mudança de hábitos e atitudes. Portanto, enquanto não mudarmos nossa mentalidade, postura e comportamento, existe o perigo de tornarmos à antiga situação.

Desenvolvimento de Bases para a QT
+Satisfação +Satisfação Acionista Prazo Melhor Custo Menor +Satisfação Funcional Maior Conformidade Menos Acidentes Cliente Mais Pedidos - Não Conformidades

- Reclamações Clientes

QT

RESULTADOS!
‡Melhoria da qualidade dos processos ‡Aumento da produtividade ‡Prevenção de Acidentes ‡Padronização das tarefas ou atividades ‡Eliminação de desperdícios ‡Incentivo à criatividade da equipe ‡Autodisciplina dos colaboradores ‡Redução dos ³Stress´ das pessoas ‡Racionalização do tempo ‡Aumento de vida útil das máquinas e equipamentos ‡Otimização do espaço

FINALMENTE!
Os ³5S´ são instrumentos simples com ênfase na prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração do pensar, do sentir e do agir. Essas práticas promovem a imediata mudança do ambiente de trabalho e da vida pessoal de cada colaborador, pois o Programa leva a transformações, principalmente, de comportamento, para que todos criem atitudes e hábitos positivos. Cada profissional torna-se um multiplicador do ³5S´. Com isso, então, descobrimos que o Programa 5S prepara o ambiente de trabalho e desperta o espírito participativo, que favorecem a implantação da Gestão pela Qualidade Total na empresa.

AUTOR DESCONHECIDO! ³Os Grandes resultados e as grandes conquistas jamais serão conseguidos através de grandes esforços de poucas pessoas. Os grandes resultados e as grandes conquistas só serão conseguidos através de pequenos esforços de todas as pessoas.´