Isoladores

Materiais dielétricos y y A rigidez dielétrica de um certo material é o valor limite do campo elétrico suportável pelo dielétrico antes que ocorra a sua disrupção elétrica. sendo que. a partir deste valor o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante. Os materiais isolantes ou dielétricos caracterizam-se por oferecer uma considerável resistência à passagem da corrente elétrica .

O valor da rigidez dielétrica depende de diversos fatores como: Impurezas (poluição. y Tabela 1 . umidade do ar. gases) y Espessura do isolante y Freqüência (diminui com a freqüência) y Temperatura y Tempo de aplicação da diferença de potencial y Taxa de crescimento da tensão.Dielétricos mais Comuns Material 1 2 3 4 5 6 Ar Mica Vidros Água pura porcelana Vidro temperado Rigidez dielétrica (kV/cm) 30[1] 600 75 a 300 300 100 a 300 250 a 500 .

Para aumentar o caminho de fuga e. os isoladores são construídos com curvas e saias. visto que eles são submetidos.Isoladores : Funções: y Suspensão y Ancoragem (fixar) y Separação Os isoladores são os elementos mais vulneráveis de uma linha de transmissão. além das cargas eletromecânicas da linha. portanto a resistência de fuga. à ação das intempéries e do vandalismo. .

Materiais utilizados na fabricação de isoladores : Porcelana vitrificada Vidro temperado Polímeros em borracha de: EPDM (Etileno Propileno Dieno Monomérico) Silicone y y y .

y Reduzido preço das matérias-primas. y Admite temperaturas máximas de serviço muito elevadas. . (50% de argila + caulim 25% de quartzo e 25% de feldspato) y A fabricação é simples. (com exceção do acido fluorídrico).(100 a 300kV/cm) y Impermeável à água e aos gases.Porcelana A porcelana é o dielétrico de uso mais antigo e até a presente data não perdeu a sua importância. y Apresentam rigidez dielétrica elevada. y Inatacável pela ação de ácidos e bases. Apresentam alta resistência à compressão. y Suas características dielétricas e mecânicas são boas. da ordem de 1000 .

derivando daí sua grande fragilidade. O vidro não apresenta deformação plástica. . y y y y y y Alta resistividade(100 a 300 Kgf/cm2) Alta rigidez dielétrica(250 a 500 KV/cm) Temperaturas ordinárias Pequeno fator de perdas A têmpera do vidro aumenta consideravelmente sua resistência mecânica.Vidro O vidro é um material termoplástico que contém complexos sistemas de óxidos.

y Maior durabilidade. associadas à elevada resistência do núcleo central. garantem um desempenho seguro desses isoladores em regiões de vandalismo.as aletas de EPDM ou silicone.ISOLADORES POLIMÉRICOS: Apresentam excelente hidrofobicidade em regiões de forte poluição. y Resistência ao envelhecimento devido aos raios ultravioleta y . o que torna a sua instalação rápida. y Facilidades de manuseio e instalação. simples e de menor custo. y O isolador polimérico é constituído de uma única peça que pode pesar até 13 vezes menos que uma cadeia de isoladores convencionais. simples e de menor custo. y Resistência ao vandalismo . y Excelente desempenho sob poluição. y Instalação rápida.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful