You are on page 1of 13

|   

|
|
 

  .

 .

Livros de Computação pelo Correio  Fornecedora de livros: ± recebe pedidos de bibliotecárias. faz a encomenda às editoras. com desconto. e atende aos pedidos no ato do recebimento dos livros da editora .   Companhia LCC .

 .

  | gerência planeja expandir a operação consideravelmente. . possibilitando que outros profissionais (além de bibliotecárias) possam fazer encomendas. e ainda manter o sistema atual de pedidos por reembolso postal. por telefone.

 .

 m .

 e que maneira começar a construir um modelo lógico do sistema em questão?   .

 .

Y       .

 ˜     .

 .

 3         3.

  atilizando os quatro símbolos. podemos desenhar um quadro do sistema sem nos comprometermos com sua implementação .

juntá-lo aos pedidos de outros livros da mesma editora. devemos: ± verificar se os pedidos estão corretamente preenchidos. ˜  ˜  Aostra funções lógicas que constituem o sistema atual  Inicialmente. para nos beneficiarmos do desconto de quantidade. . ± tendo um pedido válido.

 .

 .

  ˜   .

˜  .

 .

   .

 .

    ˜  m      .

 .

3         ˜        ˜ .

˜ .

 .

 .

  ˜   .

    3.

 .

|  .

.

 .

é preciso agrupá-los e atender os pedidos de cada cliente .  eve ser feita uma comparação da nota das remessas enviadas pela editora. com o pedido feito a mesma  |ssim que os livros estejam disponíveis. detalhando seu conteúdo.

A .

  .

 .

   .

 .

    ˜  m      .

 .

3         ˜          .

 .

 .

 .

˜ .

˜ .

˜ .

 .

   ˜ ˜  3.

  .

   .

    .

 .

 .

˜ .

  .

.

 .

 .

˜ .

.

 .

 .

    .

˜  .

    .

     m   .

.

       ˜ .

       .

.

!   ".

A        .  Identificar as entidades externas envolvidas 2 Identificar as entradas e saídas programadas que podem ser esperadas.

    .

 .

com a entidade externa que pareça ser a principal fonte de entradas .  r Identificar consultas e pedidos que possam surgir 4 Começar o desenho em uma grande folha de papel.

.

!   ".

exceções ou decisões . exceto erros. esenhar o primeiro esboço a mão preocupando-se em anotar tudo.

     .

.

  .

  .

verificar se todas as entradas e saídas identificadas foram incluídas 7 Lembrar que todos os depósitos de dados que descreva algo fora do mundo real precisa ser  .        6 Com o primeiro esboço pronto.

e   .

.

.

!   ".

em seguida. as entidades externas ± duplicar. primeiro. os depósitos de dados ± permitir o cruzamento desde que não haja como reduzir as interseções 9 Rever o segundo esboço com um representante do usuário que esteja disposto a colaborar. ou com alguém que conheça a aplicação . se necessário: ± duplicar. com processos únicos e o mínimo de interseções de fluxo de dados. Para minimizar os cruzamentos.  erar um segundo esboço mais claro.

.

!   ".

 Produzir uma expansão de nível inferior para cada processo definido no segundo esboço  Resolver o tratamento de erros e exceções 2 Incorporar modificações necessárias e encerrar a terceira e última versão do F .