SAP R/3 FI

Workshop Nível III Customizing Básico

Customizing FI
Geral Específica dos Sub-Módulos: Sub- 

Customização  Customização 
Razão 

Contas a Receber e a Pagar  Tesouraria ± Administração de Caixa

Customização Geral
Índice 
Empresa  Exercício Fiscal  Documento

Customização Geral
Empresa
Dados Globais da Empresa
Transação: OBY6 Definições globais da empresa, como Plano de Contas, Área de Crédito, Variantes de Status e de Períodos Contábeis, etc.

SPRO: Contabilidade Financeira

Configuração Contabilidade Financeira

Empresa

Verificar e Completar Parâmetros Globais da Empresa

Customização Geral
Empresa
Filiais
Transação: SPRO

Criação das filiais para a empresa e definição dos 4 dígitos complementares do CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal.

SPRO: Componentes Válidos para Todas as Aplicações

Funções Gerais de Aplicação

Nota Fiscal

Filial CGC

Criar

SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Empresa Moedas Paralelas Definir Moedas Adicionais .Customização Geral Empresa Moedas da Empresa Transação: OB22 Define as moedas nas quais os lançamentos serão Atualizados a taxa de câmbio definida para a data do lançamento.

SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Exercício Atualizar Variante de Exercício Janeiro do Ano Civil = Período 4 da variante V9 .Customização Geral Exercício Fiscal Variantes de Exercício Transação: OB29 Define a composição do exercício utilizado pela empresa. é possível definir a de acordo com a necessidade da empresa. É atribuída a empresa (OB37). Se este é diferente do Ano Civil.

Customização Geral Exercício Fiscal Variante de Períodos Transação: SPRO Define a variante para abertura e fechamento de períodos contábeis. É atribuída a empresa. SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Doc Períodos Contábeis .

SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Doc Intervalo Numeração Doc . Pode se copiar os intervalos de uma empresa a outra e/ou de um exercício a outro.Customização Geral Documento Intervalos de Numeração Transação: FBN1 Define a numeração dos documentos para a empresa.

SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Doc Cabeçalho Doc Definir Tipos de Documento .Customização Geral Documento Tipos de Documento Transação: OBA7 Define os Tipos de Documentos disponíveis para lançamentos. a numeração que estes utilizam. os tipos de contas e tipo de documento de estorno.

através do vinculo dos grupos de status com a Conta Contábil. É atribuída a empresa. SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Doc Item do Doc Controle Atualizar Variante de Status .Customização Geral Documento Variante de Status Transação: OBC4 Define os campos que estarão disponíveis no momento do lançamento.

Customização Geral Documento IRF Transação: SPRO Define os percentuais e fórmulas de Imposto de Renda Retido na Fonte através de códigos que serão vinculados ao cadastro dos fornecedores. Categoria Códigos Fórmulas Valores Mínimos (Categoria) SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Imposto Retido na Fonte Imposto Retido na Fonte Ampliado .

Customização Geral Documento IRF (continuação) Valores Mínimos (Códigos) Contas Contábeis SPRO: Contabilidade Financeira Configuração Contabilidade Financeira Imposto Retido na Fonte Imposto Retido na Fonte Ampliado .

Customização Específica Índice  Razão  Contas a Receber e a Pagar  Tesouraria ± Administração de Caixa .

Customização Específica Razão Plano de Contas Transação: OB53 Cadastro do Plano de Contas. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade Geral Ctas Razão Dados Mestres Preparar Processar Lista de Plano de Contas .

SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade Geral Ctas Razão Dados Mestres Preparar Definir Grupos de Contas .Customização Específica Razão Grupos de Conta Transação: OBD4 Define os grupos de conta para controle do cadastramento das Contas Contábeis. Estes grupos controlam a numeração das contas e os campos disponíveis no cadastro das mesmas.

. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade Geral Ctas Razão Dados Mestres Preparar Determinar Cta de Resultado Transp.Customização Específica Razão Conta de Resultado Transação: OB53 Define a conta utilizada para lançamento de encerramento do exercício. contra a qual as contas de resultado serão zeradas.

Customização Específica Razão Avaliação em Moeda Estrangeira Transação: OBA1 Define as contas para lançamentos das perdas e ganhos cambiais avaliadas ao final do mês e nas compensações dos documentos. Método Contas Contábeis SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade Geral Transações Contábeis Encerramento Avaliar .

SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade Geral Transações Contábeis Encerramento Documentar Definir Estruturas Balanço .Customização Específica Razão Definir Estruturas de Balanço Transação: OB58 Define os agrupamentos das contas para fins de relatórios.

Customização Específica  Razão  Contas a Receber e a Pagar  Tesouraria ± Administração de Caixa .

SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis crédito Atualizar condições de pagamento Entrada de fatura/notade . validades dos descontos e porcentagens de descontos.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Condições de Pagamento Transação: OBB8 Utilizadas para definir a data base para cálculo de vencimento.

³data do documento´ .³sem default´ (data base deve ser informada). Os valores propostos a partir dos quais é possível determinar a data base. .Customização Específica Contas a Receber / Pagar Condições de Pagamento .Data Base + A data base é a data que o sistema utiliza para calcular o vencimento da fatura.³data de entrada´.³data de lançamento´. são os seguintes: . . .

Customização Específica Contas a Receber / Pagar Condições de Pagamento OBB8: Define Condições Básicas ± Prestação Transação: OBB9 Utilizadas para pagamento parcelado. Lançamento OBB9: Define Prestações SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis crédito Definir condições de pagamento para prestações Entrada de fatura/notade . onde a fatura será dividida em ³n´ parcelas de acordo com a condição de pagamento informada.

. ou ainda na Fatura.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Condições de Pagamento Podem ser informadas no Cadastro de Cliente/Fornecedor ou no Pedido de Venda/Compra.

chamada conta de conciliação. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis efetuados Definir conta de reconciliação p/ adiantamentos Adiantamentos recebidos ou .Customização Específica Contas a Receber / Pagar Razão Especial Transação: OBXR .Clientes OBYR .Fornecedor Utilizadas para representar transações no CP e CR que são mostradas separadamente porém ligadas a contabilidade através de conta contábil diferenciada.

L/C (Cobrança Eletrônica).Customização Específica Contas a Receber / Pagar Razão Especial Partida-memo: são documentos informativos gerados sem contabilização no GL. Quando se cria uma partida-memo registra-se apenas um item. que não alimenta o saldo no razão. . sem contrapartida. Exemplo: Solicitação de Adiantamento.

Para cada forma de pagamento é necessário definir quais parâmetros. . bancos e contas estas deverão considerar quando utilizadas.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Formas de Pagamento x Bancos A Forma de Pagamento especifica a maneira pela qual os pagamentos e recebimentos serão efetuados.

Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis Pagamento Automática Instalar Formas de Pagamento por País Saída de Pgto Saída de .Customização Específica Contas a Receber / Pagar Formas de Pagamento no País Transação: FBZP Nesta etapa define-se se a Forma Pagamento é utilizada para Cliente ou Fornecedor. Programa. Tipos de Documento.

bem como formulários necessários para impressão (triplicatas.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Formas de Pagamento na Empresa Transação: FBZP Nesta etapa define-se para a Forma Pagamento os montantes máximos e mínimos. borderô) Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis Pagamento Automática Instalar Formas de Pagamento por Empresa Saída de Pgto Saída de . como serão efetuadas as baixas.

Customização Específica Contas a Receber / Pagar Determinação de Bancos Transação: FBZP Especificar quais os Bancos da Empresa são admitidos para cada forma de pagamento. Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis Pagamento Automática Instalar Determinação de Banco para Pagamento Saída de Pgto Saída de . bem como as contas contábeis pertinentes a cada operação.

São atualizadas por País. Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de clientes e fornecedores Transações Contáveis Saída de Pagamento Saída de Pagamento Automática Meio de Pagamento Intercâmbio por Suporte Magnético Gravar instruções para pagamentos .Customização Específica Contas a Receber / Pagar Códigos de Instrução Transação: SPRO Válido para o Banco Definir códigos de movimento para remessas de cobrança e pagamento.

Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de clientes e fornecedores Transações Contáveis Saída de Pagamento Saída de Pagamento Automática Meio de Pagamento Intercâmbio por Suporte Magnético Definir chaves de instruções I2: Código para Protesto '1' = Protestar Dias Corridos '2' = Protestar Dias Úteis I1: Identificação da Ocorrência I3: Número de Dias para Protesto . São atualizadas por País.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Códigos de Instrução Transação: OB47 Definir códigos de movimento para remessas de cobrança e pagamento. Esta instrução é atribuída ao banco empresa. por forma de pagamento.

.Customização Específica Contas a Receber / Pagar Códigos de Convênio Transação: OBBD Define o código do Convênio a ser utilizado para o pagamento eletrônico ou cobrança.

Estes grupos controlam a numeração das contas e os campos disponíveis no cadastro (status de campo).Customização Específica Contas a Pagar Grupos de Conta Transação: OBD3 Define os grupos de conta para controle do cadastramento de Fornecedores. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Contas de Fornecedores Dados Mestres Preparativos p/Criação de Dados Mestres de Fornecedores Definir Grupos de Contas com Estrutura de Tela .

Com a numeração interna. o sistema atribui sempre o número seguinte disponível no conjunto.Customização Específica Contas a Pagar Intervalo de Numeração Transação: XKN1 Controla a numeração de todos os grupos de contas dos Fornecedores de forma interna ou externamente. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Contas de Clientes Dados Mestres p/Criação de Dados Mestres Criar Intervalos de Numeração p/ Contas de Fornecedores Preparativos .

Customização Específica Contas a Receber Grupos de Conta Transação: OBD2 Define os grupos de conta para controle do cadastramento de Clientes. Estes grupos controlam a numeração das contas e os campos disponíveis no cadastro. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Contas de Clientes Dados Mestres p/Criação de Dados Mestres Definir Grupos de Contas com Estrutura de Tela Preparativos .

Com a numeração interna. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Contas de Clientes Dados Mestres p/Criação de Dados Mestres Criar Intervalos de Numeração p/ Contas de Clientes Preparativos . o sistema atribui sempre o número seguinte disponível no conjunto. Pode ser interna ou externamente.Customização Específica Contas a Receber Intervalo de Numeração Transação: XDN1 Controla a numeração de todos os grupos de contas dos Clientes.

bem como a emissão e distribuição do boleto. SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis Entrada de Pagamento Entrada de Pagamento Automática Seleção de meio de pagamento/de banco p/programa de pagamento Definir regras de valor Atribuir meio de pagamento a operação bancária . O B B A Operação ± Bradesco: Código da Carteira Operação ± Cnab240 : Dígito 1: Código da Carteira Dígito 2: Forma de Cadastro Título Dígito 3: Identifica Emissão do Boleto Dígito 4: Identifica Distribuição do Boleto O B B B Vincula forma de pagamento aos códigos de carteira.Customização Específica Contas a Receber Códigos de Carteira Transação: OBBA OBBB Definição dos códigos de carteira para Cobrança Eletrônica.

Customização Específica Contas a Receber Juros a Receber Transação: OB83 Define o percentual de juros cobrados dos clientes anualmente. Equivale a 5%am ± Juros Simples SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Clientes e Fornecedores Transações Contábeis Juros Entrar valores de juros Cálculo de Juros Cálculo de .

Customização Específica  Razão  Contas a Receber e a Pagar  Tesouraria ± Administração de Caixa .

Customização Específica Tesouraria Nível de Previsão de Tesouraria Transação: OT12 É utilizado para agrupar e diferenciar no Fluxo de Caixa os movimentos efetuados no sistema. SPRO: Tesouraria Administração de Caixa Dados Mestres Conta de Terceiros Definir níveis de Tesouraria . Adiantamento. como por exemplo. É vinculado às contas contábeis e transações específicas.

SPRO: Tesouraria Administração de Caixa Dados Mestres Conta de Terceiros Definir Grupos de Prev.Customização Específica Tesouraria Grupos de Previsão de Tesouraria Transação: OT13 É utilizado para agrupar e diferenciar no Fluxo de Caixa grupos específicos de clientes e fornecedores. De Tesouraria . Esta informação é vinculada no Cadastro de Cliente e Fornecedor.

SPRO: Tesouraria Administração de Caixa Estruturação Classificações Definir Hierarquia e atualizar títulos . É possível definir quantas estruturas se desejar. os níveis e os grupos de tesouraria que devem ser visualizados para fins de Fluxo de Caixa.Customização Específica Tesouraria Estruturas de Hierarquias Transação: OT18 OT17 Determina quais são as contas.

Cobrança Simples Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Contas Bancárias Definir Bancos da Empresa .Customização Específica Tesouraria Bancos da Empresa Transação: FI12 Cadastrar os Bancos da Empresa.

Menu Path: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Contas Bancárias Definir Bancos da Empresa .Customização Específica Tesouraria Bancos da Empresa Transação: FI12 Cadastrar os Contas Correntes por Banco Empresa.

Customização Específica Tesouraria Extrato Bancário 1) Categoria de Operação (Transação OBBY) 2) Atribuir Conta a Categoria de Operação (Transação OT55) SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Transações Contábeis Pagamentos Executar opções globais do Extrato de Conta Eletrônico Extrato de Conta Eletrônico .

Customização Específica Tesouraria Extrato Bancário 3) Criar Regras de Contabilização (Transação OT56 e OT57) 4) Atribuir Operação Externa as Regras de Contabilização (Transação OT51) SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Transações Contábeis Pagamentos Executar opções globais do Extrato de Conta Eletrônico Extrato de Conta Eletrônico .

Customização Específica Tesouraria Extrato Bancário 5) Criar Símbolo de Conta (Transação OT59) 6) Atribuir Conta a Símbolo de Conta (Transação OT59) SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Transações Contábeis Pagamentos Executar opções globais do Extrato de Conta Eletrônico Extrato de Conta Eletrônico .

Customização Específica Tesouraria Extrato Bancário 7) Definir Regra de Contabilização (Transação OT59) Área de Contabilização Tipo de Lançamento SPRO: Contabilidade Financeira Contabilidade de Bancos Transações Contábeis Pagamentos Executar opções globais do Extrato de Conta Eletrônico Extrato de Conta Eletrônico .

SAP R/3 FI Workshop Nível III Customizing Básico ? PERGUNTAS .

com.plaut.SAP R/3 FI Workshop Nível III Customizing Básico www.br Instrutor(a): Luciene Ruzzarin .