´Um dia, a Terra vai adoecer.

Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios . Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças se vão unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.µ

Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de fogo", uma velha índia

.  Se não abrirmos os olhos e ficarmos bem atentos às nossas atitudes. poderemos sofrer graves prejuízos e ainda comprometer a sobrevivência das gerações futuras. A imensidão do mundo fez. e ainda faz. muita gente pensar que todos os recursos naturais do nosso País são inesgotáveis. Engano.  A humanidade tem sido difamada pelos próprios seres humanos. ironicamente como uma forma de vida amaldiçoada que acima de tudo destrói o mundo vivo e ameaça a sua integridade. Um grande engano.

. Somos tentados a acreditar que os homens e as mulheres de outros tempos eram guiados por convicções e esperanças ³ valores que os definiam precisamente como seres humanos e que davam sentido às suas vidas.  Estes valores foram substituídos pela confiança em que a tecnologia e a ciência iriam melhorar a condição humana e que levaram à proliferação das armas nucleares. das fomes maciças no terceiro mundo e da pobreza no primeiro.

faz levantar uma questão assustadora:  A sociedade é. em si própria. o nosso sentido. A ambiguidade sobre o nosso destino. que foi o resultado de milhões de anos de evolução orgânica? . uma maldição. o nosso propósito. uma praga para a vida em geral?  Temos alguma solução para este novo fenómeno chamado «civilização» que parece estar num ponto de destruição de todo o mundo natural.

adoptar políticas e medidas apropriadas para os resolver. O crescimento natural da população coloca ininterruptamente problemas de preservação do ambiente e os Estados devem. cria a riqueza. É a população que impulsiona o progresso social. desenvolve a ciência e a tecnologia e. mediante muito trabalho. por isso. .  Encontramo-nos num momento histórico em que devemos orientar as nossas acções no mundo inteiro tomando em maior consideração as suas repercussões no ambiente. transforma continuamente o ambiente.  Mas os seres humanos são elementos preciosos no mundo.

mineralizado. para um mundo mais antigo. . incluindo a espécie humana. O menor dos problemas que enfrentamos não é certamente o pesadelo de um apocalipse ecológico ³ uma ruptura catastrófica dos sistemas que mantêm a estabilidade do planeta. as florestas por terrenos estéreis e a diversidade das formas de vida por ecossistemas despojados. mais inorgânico. o solo pelo cimento. substituindo o orgânico pelo inorgânico.  em resumo: um andar para trás do relógio evolucionário.  Vivemos debaixo da constante ameaça de que o mundo vivo esteja irrevogavelmente minado por uma sociedade enlouquecida pela sua necessidade de crescimento. incapaz de suportar quaisquer formas complexas de vida.

 Por isso para compreender os problemas actuais. há que examinar as suas causas sociais e procurar as suas soluções através de processos também sociais. a ciência. A razão. a tecnologia tornam-se coisas destrutivas. . As acções humanas sobre o ambiente natural são entendidas como ameaças ³ enquanto a nossa espécie pouco ou nada pode fazer para melhorar o planeta ou a vida. sem qualquer relação com os factores sociais que condicionam o seu uso. em geral. os ecológicos da mesma maneira que os económicos e os políticos.

 É claro. O modo como somos este algo mais ³ nomeadamente pelos tipos de sociedade que formamos e como nos dividimos uns contra os outros em hierarquias e classes ³ é que afecta profundamente os nossos comportamentos e os efeitos que podemos provocar no mundo natural. não somos menos animais do que os outros mamíferos. mas somos algo mais do que rebanhos nas planícies africanas. .

 Pelo contrário. por ignorância ou indiferença. prejuízos consideráveis e irreversíveis no meio ambiente. mediante conhecimentos mais profundos e acções mais ponderadas. num ambiente mais adaptado às necessidades e aspirações humanas. poderemos conquistar para nós próprios e para os nossos descendentes uma vida melhor. do qual dependem a nossa vida e o nosso bem-estar. Podemos causar. .

entusiasmo. Para usufruir livremente dos benefícios da natureza. os esforços comuns. . assumam as suas responsabilidades e compartilhem. um ambiente melhor. equitativamente. para isso. É necessário. o Homem deverá tirar partido dos seus conhecimentos. calma e um trabalho intenso e ordenado.  A continuação deste objectivo implica que todos. Existem perspectivas para a melhoria da qualidade do ambiente e para a criação de condições para uma vida feliz. e a qualquer nível. com o fim de criar. sejam cidadãos ou colectividades. em colaboração com a própria natureza. empresas ou instituições.

pelos seus valores e pelo conjunto das suas acções.  Os homens de todas as condições e as organizações mais diversas podem. determinar o ambiente futuro do mundo. Caberá às autoridades locais e aos governos. Há necessidade também de cooperação internacionalmente para aumentar os recursos que permitam ajudar os países em desenvolvimento e cumprir as suas responsabilidades neste domínio. a responsabilidade principal das políticas e da acção a realizar em assuntos de ambiente. nos limites da sua jurisdição. .

uma segunda natureza para nós próprios.´ pelo uso das nossas mãos construímos. orador e filósofo romano.µ Cícero. dentro do reino da Natureza. há dois mil anos atrás .