Como fazer para ter uma alimentação equilibrada?

Hábitos alimentares ‡ Tomar sempre o pequeno-almoço. . ‡ Não passar mais de três horas sem comer: ± Perturbações digestivas. ± Acumulação de gorduras. ± Diminuição do rendimento fisíco e intelectual.

Hábitos alimentares ‡ Não comer em excesso. . Complementar com actividade física.

.Hábitos alimentares ‡ Deve fazer-se uma alimentação variada para se receber todos os nutrientes.

Hábitos alimentares ‡ Deve aumentar-se o consumo de leite: ± Fonte de proteínas. . cálcio. vitaminas A e B.

vitaminas e minerais.Hábitos alimentares ‡ Aumentar consumo de hortícolas e fruta ± Fibras. .

‡ Não abusar das gorduras.Hábitos alimentares ‡ Não consumir sal em excesso. .

± Cáries. fígado. . ± Alterações no sistema nervoso. diabetes ‡ Não ingerir bebidas alcoólicas até aos 18 anos e depois consumir com moderação.Hábitos alimentares ‡ Não consumir açúcar em excesso.

.

Como se pode assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos? .

Qualidade e segurança alimentar ‡ Os alimentos podem estar contaminados por microrganismos capazes de causar doenças. ‡ Ter em atenção a conservação e manipulação: ± A higiene pessoal. ± A cadeia de frio. ± A higiene e o tipo de instrumentos que entram em contacto com os alimentos. . ± O processo de conservação dos alimentos.

.

preservando. tanto quanto possível. .Conservação dos alimentos ‡ Os meios de conservação visam retardar ou impedir a alteração dos alimentos. as suas qualidades nutricionais.

Processos de conservação ‡ Aditivos Alimentares ‡ Atmosfera Modificada ‡ Conservação pelo Calor ‡ Conservação pelo Frio ‡ Desidratação e Secagem ‡Sal ‡Acúcares ‡Ácidos ‡Álcoois ‡Pasteurização ‡Esterilização ‡Refrigeração ‡Congelação ‡Fumagem ‡Liofilização ‡Secagem natural pelo sol .

Consumir o mais breve possível os alimentos após a sua confecção. Lavar as mãos sempre que necessário e repetidamente. Os alimentos devem ser completamente cozinhados.Utilizar sempre água potável. Seleccionar cuidadosamente os alimentos. . O reaquecimento dos alimentos deve ser completo. Manter todas as superfícies e utensílios que contactem com os alimentos devidamente higienizados. 4. roedores e outros animais. 5.Dez regras de ouro da OMS 1. 2. Evitar o contacto entre alimentos crus e cozinhados. 10. 6. Proteger os alimentos de insectos. 8. 7. O armazenamento dos alimentos deve ser efectuado de acordo com as suas características e correctamente acondicionados. 3. 9.