Faculdade de Saúde Pública da USP Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo

O Discurso do Sujeito Coletivo e as Representações Sociais

Fernando Lefevre Ana Maria Cavalcanti Lefevre

2007

que expressam. uma determinada opinião existente entre a população sobre o tema pesquisado .Os DSCs se apresentam sob a forma de falas coletivas emitidas na primeira pessoa do singular. cada uma delas.

para a pesquisa como um todo. terá como produto final. . um painel de DSCs e. de quatro perguntas abertas sobre um dado tema.Uma pesquisa com o DSC composta. para cada pergunta. por exemplo. quatro paineis. já o conjunto de painéis representa o conjunto das opiniões da coletividade sobre o tema pesquisado. Cada painel representa as diferentes opiniões da coletividade pesquisada sobre o aspecto do tema em estudo enfocado na questão.

O produto final da pesquisa será então o painel composto pelo total dos DSCs presentes nas quatro questões .

num dado contexto histórico. entende-se por Representações Sociais as matrizes discursivas. ou esquemas sociocognitivos presentes numa dada formação social. que são compartilhadas pelos indivíduos vivendo nestas formações e nestes momentos .Representações Sociais: definição sumária Com base na literatura.

Representações Sociais: definição sumária Estas matrizes ou esquemas são mobilizados quando os indivíduos emitem juízos. opiniões ou explicações particulares sobre temas que os afetam .

que permite que os indivíduos se comuniquem e se identifiquem como pertencentes a uma mesma formação socio cultural.Representações Sociais: definição sumária As Representações Sociais são uma espécie de ³segunda língua´. .

reconstruir uma opinião coletiva como se fosse a fala de um só indivíduo . que é possível.Representações Sociais e DSC Hipótese de base É porque os indivíduos de uma mesma formação sócio-cultural compartilham este ³segunda língua´. através do DSC.

as opiniões existentes na formação social sobre o tema pesquisado. sob a forma de discursos coletivos. .Representações Sociais e DSCs Os DSCs trazem. Tais discursos coletivos permitem o acesso direto e indireto às Representações Sociais.

S. se dá pela figura metodológica da Ancoragem O acesso indireto às R. se dá pela dedução. dos pressupostos embutidos nos DSCs das Idéias Centrais .S. pelo pesquisador.Representações Sociais e DSCs O acesso direto às R.

crenças. . que enunciam. valores. ideologias.Representações Sociais e DSCs As Ancoragens são manifestações diretas das R.S. já que elas são afirmações genéricas veiculadas nos depoimentos. explicitamente.

Representações Sociais e DSCs Exemplos de ancoragem     Hospital público é para quem não pode pagar Médico que é médico tem que examinar o paciente O filho tem o dever de cuidar do pai quando ele fica velho porque o pai cuidou dele quando moço Hoje em dia as informações estão por toda parte: só engravida quem quer .

as R. que podem estar subjacentes.Representações Sociais e DSCs Quando se trata de DSCs das Idéias Centrais. tem a forma de hipóteses interpretativas mais ou menos plausíveis .S.

em suma. gerando opiniões coletivas individualizadas ou opiniões individuais coletivizadas . uma forma padronizada de expressar.Representações Sociais e DSCs Os DSC constituem. por meio de pesquisas empíricas. as relações entre o pensamento individual e o pensamento coletivo.

Representações Sociais e DSCs Esta forma de expressão só é possível porque as sociedades funcionam com base em Representações Sociais compartilhadas entre seus membros .

1999 3a ed. Rio de Janeiro: Record. Représentations Sociales: un domaine en expansion. BOURDIEU.Bibliografia     DURKHEIM. P. Les Représentations Sociales. (org). Brasiliense. Coisas ditas. In JODELET. As formas elementares da vida religiosa. S. PUF. M. São Paulo. D. 1996 JODELET. D.P. 1989 GOLDENBERG. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. E.1990 .. Paris. Martins Fontes. A arte de pesquisar.