Natação na Pré-escola

Considerações Gerais

Natação na Pré-escola
A

natação nesta faixa etária pode evitar muitos acidentes.  Motivo que levam os pais a matricularem seus filhos em escolas de natação.  A Natação muito contribui no desenvolvimento sócio-afetivo e psicomotor das crianças (GLOBAL).

Natação na Pré-escola
 Segundo

Rappaport et al.(1981,p27),”O desenvolvimento motor é resultado da maturação de certos tecidos nervosos,aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central,crescimento dos ossos e músculos.São, portanto,comportamentos nãoaprendidos que surgem espontaneamente,desde que acriança tenha condições adequada para exercitar-se”

Natação na Pré-escola
 Tomos

que entender e saber como a criança vê o mundo e as pessoas que a cerca.  O maior objetivo,nesta fase,é integrar a criança ao meio líquido de maneira prazeirosa conhecendo suas paticularidades e propriedades físicas.

Natação na Pré-escola
 Crianças

que possuem experiências anteriores com a piscina se adaptam mais facilmente a mesma,do que,crianças que vivenciaram situações desagradáveis com o meio líquido.  No segundo caso,as crianças necessitaram de estímulos agradáveis através de jogos e brincadeiras que a oportunize a mudança de conceito de piscina.

Natação na Pré-escola
 Da

mesma forma teremos que estar atentos para aquela criança que possui piscina em sua casa.Ela poderá entender que nas aulas de natação poderá ter o mesmo comportamento e liberdade que tem em sua casa.  Esta criança também deverá ser adaptar as normas e rotinas da “escolinha de natação”.

Natação na Pré-escola
 Portanto,devemos

observar que fase de “adaptação”se refere à familiarização tanto da criança quanto do professor.  O primeiro contato do professor com a criança será de pesquisa,em que,o professor deverá descobrir quem é este ser e como lidar com ele.

Natação na Pré-escola
È

de suma importância que estudemos as características de cada idade e respeitarmos as diferenças individuais.  Nossa influência como educadores nesta faixa etária é incalculável, já que este período é o mais formativo e essenciais por serem os primeiros.

Natação na Pré-escola
 “A

integração social da criança depende,em grande parte,da educação que lhe é ministrada tanto em casa quanto em estabelecimentos especializados,nos quais ela vive suas primeiras experiências em grupo”

Natação na Pré-escola
 Acredita-se

que o atraso na assimilação da habilidades motoras adequadas interfere no aspecto cognitivo.Coll et al.(1995,p.64) afirmam: “que a exposição das pessoas a situações críticas e relativamente estáveis ,durante os primeiros anos de vida,afeta o desenvolvimento,detendo-o ou reformando sua direção”.

Natação na Pré-escola
 Os

mesmos autores afirmam ainda que “os atrasos no desenvolvimento da maturação perceptivo-motora das noções espaciais afetariam específica e fundamentalmente a aquisição da leitura e da escrita”.  Tais danos são superados,com o passar dos anos,em pessoas ditas normais.

Natação na Pré-escola
 Le

Bouch(1989),afirma que o oferecimento de atividades motoras adequadas à criança constitui-se em um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de suas capacidades.  Com esta afirmação Jean Le Bouch fundamenta a Ed. Física e o desporto como fenômenos sociais importantes,pela influência que exercem nas relações que compreendem o campo da ação da vida educacional e social.

Natação na Pré-escola

Qual

será o método mais adequado,diante dos conceitos abordados,que poderemos utilizar para facilitarmos a adaptação e o aprendizado da natação?

N natação na Pré-escola
O

professor deve “ver” sua aulas como um meio facilitador no desenvolvimento do aluno.  O professor deve apresentar atividades motoras adequadas ,na direção da saúde ,equilíbrio e prazer do aluno.  Ao alunos devem entender a Natação como uma atividade de prazer.

Natação na Pré-escola
Em virtude dessa demanda cada vez mais crescente, torna-se necessário o envolvimento de bons profissionais atuando na área, e professores bem capacitados para desenvolver e atuar nas atividades em meio líquido; haja vista a necessidade de muitas crianças em ter seu porto-seguro bem por perto dentro da piscina de aprendizagem.

Natação na Pré-escola
Revisão de literatura

A

.

utilização do meio aquático não se constitui somente nos tempos atuais,uma vez que o homem da préhistória já se utilizava do meio aquático com muita freqüência.  Índia - piscinas à 5000 anos;  Assírios – baixos relevos com natação rudimentar;

 Hipócrates-

460-375 A.C utilizava banhos com fins terapêuticos;  Os Romanos utilizavam diversos banhos com finalidade recreacional,terapêutica e curativa.Eram chamados de frigidariun,caldariun e tepidariun.

Como ressalta Rocha (2001), hoje o interesse para atividades na água aumentou não só em relação a pacientes e alunos, mas também a estudiosos, professores e pesquisadores das diversas áreas de estudo, como exemplos a Educação Física e suas atividades físicas, a Fisioterapia e suas terapias aquáticas, entre outras.

 Corrêa

e Massud (2004) salientam que os cinco primeiros anos do desenvolvimento da criança são os mais essenciais e os mais formativos,e sua influência sobre os anos que se segue é incalculável.

Por isso, com o propósito de se evitar futuros pânicos em relação à água, talvez seja interessante a presença o quanto antes das crianças em tal meio, para que não haja um conceito negativo vinculado à piscina e às atividades nela realizadas

Freire (2004) evidencia que as experiências vivenciadas em meio líquido devem ocorrer o mais cedo possível, ou seja, a partir do momento em que a criança nasce, ela já pode vivenciar algumas experiências em meio líquido, seja no banho na banheira, seja na piscina de casa, ou mesmo na piscina da Escola.

De acordo com Freire (2004), pode-se vislumbrar um espaço inclusivo em meio líquido, no qual a natação pode oferecer a cada aluno a possibilidade de superar suas próprias dificuldades de adaptação ou de desenvolver suas potencialidades, e manter o desejo constante de aprender com base em boas técnicas pedagógicas referentes a natação.

Natação na Pré-escola
De acordo com Freire (2004), as propostas se direcionam especificamente para a possibilidade do trabalho com as brincadeiras em meio líquido como um espaço para manifestação do lúdico, ou seja, uma forma de expressão artística que permita o encontro entre professor e aluno, num processo que antecede o ato de nadar, mas que facilita sua ambientação em meio líquido.

Natação na Pré-escola
Segundo Queiroz (1998), as aulas de natação, no seu aspecto lúdico,estão mais voltadas para orientar e facilitar a capacidade de explorar, de descobrir da vivência,dando condições a criança de desenvolver a possibilidade de conhecimento e uso do próprio corpo, com uma certa autonomia e harmonia.

Natação na Pré-escola
Atividades aquáticas para crianças de 2,5 a 4 anos

Natação na Pré-escola
As crianças demonstram medo,insegurança e desinteresse. Ter atenção para planejar atividades que as crianças sejam capazes de executar,facilitando assim,a adaptação. A adaptação é um dos momentos mais importantes no processo da aprendizagem da natação,em que o aluno terá sua primeiras impressões sobre o novo meio.

Natação na Pré-escola
 Requer

muita habilidade do professor no sentido de atender as necessidades individuais de cada aluno , sejam nos aspectos que envolvem os conteúdos da natação,bem como,nos psicológicos,de segurança e sobre o desenvolvimento global da criança.

Natação na Pré-escola

 Boa

formação acadêmica,conhecimento de didática,psicologia infantil,recreação e bom conhecimento de atividades aquáticas são atributos indispensáveis para os profissionais de desejam trabalhar com crianças .

Natação na Pré-escola
 Na

fase de adaptação ao meio líquido nós professores precisamos estar atentos para:  Não esquecer que o aluno só vai estar em condições ótimas para o aprendizado dos nados se sua adaptação ao meio aquático for bem conduzida, assim como,o mesmo possuir um bom relacionamento com o professor .

Natação na Pré-escola
Os Fundamentos

Natação na Pré-escola
O Deslocamento Nesta idade as crianças já sabem andar ,pular, correr,dançar ...Usando vocabulário apropriado das crianças,estimule-as a fazerem os mais variados tipos de deslocamentos.

Natação na Pré-escola
 Recursos

como corridas de estafetas,o uso de brinquedos,flutuadores ou brincadeiras com músicas infantis ,são alguns recursos que devemos usar para facilitarmos o desenvolvimento destas habilidades essenciais em nossos alunos.  Nesta idade as crianças imitam tudo o que vêem.Aproveitemos também esta característica para estimula-las aos deslocamentos mais variados.

Natação na Pré-escola
A Flutuação O Princípio de Arquimedes firma que: “Todo corpo submerso em um líquido recebe um empuxo debaixo para cima igual ao peso do volume do líquido deslocado”. Traduzindo

Natação na Pré-escola
A força elevadora é igual ao peso da água deslocada pelo corpo. Ainda não entendeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É o seguinte: Se o peso da água é menor que o peso do corpo que submerge,como no caso da pedra, esse corpo afunda.Nesse caso ,se diz que o corpo não é flutuante

Natação na Pré-escola
Se o peso da água deslocado é igual ao do corpo submerso,este se manterá suspenso na água,não fundará e nem flutuará. Se o peso da água deslocada é maior que o peso do corpo submerso,este é elevado à superfície e grande parte dele é empurrado para fora da água,para reduzir o deslocamento da mesma até que as duas forças sejam iguais : a do peso e a do empuxo .

Natação na Pré-escola
 Cada

corpo flutuante tem uma posição própria de flutuação.  Ossos pesados e músculos fortes pesam e tendem a afundar a pessoa.  Estruturas mais leves,músculos brandos,muito tecido adiposo e grande perímetro torácico flutuam com mais facilidade.

Natação na Pré-escola
 Mulheres

e crianças flutuam melhor que os homens. importante saber que qual a nossa posição de flutuação mais natural,e como ela é afetada por mudança na respiração e na posição dos braços,pernas e cabeça.

È

Natação na Pré-escola
A

flutuação está intimamente ligada ao relaxamento;não se pode chegar ao domínio da flutuação sem um bom relaxamento.  Como os demais fundamentos, a flutuação,deve ser estimulada em todas as aulas.

Natação na Pré-escola
 Auxiliar

sempre os alunos que apresentam dificuldades com a flutuação,pois algumas vezes sua dificuldade vem do medo,fazendo com que seus músculos se contraiam e dificultando assim a flutuação.

Natação na Pré-escola
O uso dos flutuadores(bóias)
Ocorre uma grande polêmica com relação o uso de bóias na fase de adaptação. Para que servem os flutuadores????? Devemos utiliza-los em todas as aulas????

Natação na Pré-escola
 Poderemos

usar as bóias ou flutuadores em todas as aulas com a finalidade de trabalharmos o equilíbrio das crianças e não tanto para que ela se desloque sozinha.  Para seu uso ,as crianças também que ser adaptadas com o equipamento.  Teste aos poucos o equilíbrio delas.

Natação na Pré-escola
O

professor deverá estar sempre próximo das crianças e observar se elas não estão bebendo água.  Quando notarmos que as crianças já se equilibram ,se deslocam sem apoio e não bebem água,poderemos nos afastar estimulando que as mesmas se direcionem a nós.

Natação na Pré-escola
È

pedagógico que utilizemos outros tipos de flutuadores quando as crianças já estiverem se equilibrando com facilidade,o que desenvolverá o aumento de sua capacidade de flutuação indo em direção ao abandono definitivo do equipamento.

Natação na Pré-escola

Respiração
Nossos músculos respiratórios são músculos esqueléticos comuns,sendo assim,só se contraem por meio de nossa vontade.(grande parte deles).

Natação na Pré-escola
A

respiração é um fundamento de essencial importância e influencia no aprendizado,e por este motivo devemos ilustrar e frizar bem este fato através de repetidos exercícios para que a criança aprenda.  Vários exercícios respiratórios por meio de brincadeiras e jogos devem ser propostos muitas vezes e em todas as aulas

Natação na Pré-escola
 Na

natação, a respiração errada será um grande empecilho para o aprendizado.A inadequada capitação de oxigênio é uma das causa do cansaço dos alunos.  È muito comum as pessoas que não tem coordenação e ritmo de respiração encontrarem dificuldades para o nado.

Natação na Pré-escola
È

comum, que os principiantes bloquearem a respiração enquanto a cabeça permanece sob a água. aguardam a próxima inspiração,fazendo uma expiração explosiva, deste modo,inspirando a insuficiente e sua necessidade.

 Eles

Natação na Pré-escola
 Após

algumas braçadas, a demanda de oxigênio aumenta,acarretando na interrupção do nado causado pelo descontrole respiratório.  Muitas vezes esta situação ocorre pelo fato do nadador não compreender a relação entre os momentos de expiração e inspiração.

Natação na Pré-escola
 Na

maioria dos estilos de natação,o rosto está em contato com a água,para conseguir-se uma boa posição de flutuação,por isto é fundamental que trabalhemos a descontração facial dos alunos como meio facilitador de estímulo da respiração.

Natação na Pré-escola
Ao Contrário da respiração no nosso meio,que se dá pela passagem de ar do meio ambiente às vias aéreas,na natação,o processo respiratório sofre grande modificação,já que inspiramos pela boca e não pelo nariz.Isto acontece para evitar que partículas de água entrem em contato com as vias aéreas,causando desconforto.

Natação na Pré-escola
Propulsão
Este fundamento é de alta importância na adaptação e no aprendizado dos nados,e precisamos trabalha-lo em todas as aulas. Todos os tipos de deslocamentos são importantes neste processo: frente,costas,de lado,submersos e com flutuadores variados com e sem auxílio.

Natação na Pré-escola
 Estimule

as crianças com vocabulário apropriado e acompanhado de músicas cantadas sempre que possível.  Para que aconteça o deslocamento do corpo na água é preciso vencer e resistência da água.Aí entra a importância de conhecermos os Princípios básicos de Sir Isaac Newton.

Natação na Pré-escola
 1º-

Lei da Inércia :um corpo em repouso,ou em movimento uniforme,permanecerá nesse estado até que nenhuma força externa atue sobre ele.  2º- Lei da Aceleração : a força produz uma aceleração que tem a mesma direção e o mesmo sentido da força aplicada .

Natação na Pré-escola
 3º-

Lei da Ação e Reação : a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e sentido contrário.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful