You are on page 1of 42

Escola Técnica de Enfermagem Nossa Senhora da Saúde.

Materno Infantil Professora – Aloma Kadna

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema genital feminino é o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução na mulher. Composto por órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas), além de um órgão que proporciona um novo ser vivo.

Este Sistema executa funções básicas
Produção;  Nutrição;  Transporte dos óvulos;  Secretamento de hormônios;  Proteção;  Desenvolvimento do bebê;

 Secundário.Os órgãos são divididos em: Primário.  .

cujos elementos constituintes só serão visíveis por ocasião de intervenções cirúrgicas.  Os órgãos genitais internos. os quais podem ser visualizados externamente pela mulher com ajuda de um espelho. mas podem ser facilmente percebidos através do toque vaginal. que compreendem os elementos da vulva.ANATOMIA  Constitui-se de partes distintas:  Os órgãos genitais externos. .

.ANATOMIA  Os órgãos genitais externos e internos são separados e mantidos pelos elementos do períneo.

 .Órgãos Internos Órgãos Primários São as gônadas (ovários) que desempenham duas funções primordiais:  Secretar hormônios.  Produzir os gametas (óvulos).

muito importantes o funcionamento dos órgãos genitais.  . que são substâncias circulantes no sangue. que são as células reprodutoras femininas.Ovários São as gônadas femininas e possuem a forma de uma amêndoa. localizados em ambos lados do útero. Os ovários produzem hormônios. no interior da cavidade pélvica. Eles guardam os óvulos.

em forma de saco. porém apenas 400 amadurecem completamente. A mulher nasce com aproximadamente 2 milhões e na puberdade diminui para 400 mil.Desenvolvimento do Óvulo Presentes no interior do ovário. ao longo dos seus anos férteis. são diversas estruturas minúsculas.  . pois geralmente a mulher produz apenas um óvulo a cada mês. denominadas folículos ovarianos.

é preciso separá-los. o meato urinário e o hímen não são visíveis facilmente. São grandes lábios que ao exame não se abrem espontaneamente.  .Infância A vulva apresenta-se como duplo arredondamento cutâneo. e abaixo dos mamilos não há saliência glandular. As mamas são estão desenvolvidas. Os pequenos lábios e o clitóris. sem pêlos.

e na vagina não há muco.Infância  Não existe qualquer função genital. . apenas leve serosidade. Os ovários não secretam hormônios.

se após os 15 anos. .Puberdade  Caracteriza-se pelo aparecimento das primeiras maturações dos folículos ovarianos. Se antes dos 9 anos. retarda. agora funcionantes. considera-se puberdade precoce. Isso ocorre em média entre 11 a 12 anos. estimulados por hormônios hipofisários (hormônios gonadotróficos) e pela secreção dos estrogênios proveniente dos ovários.

que irá reduzir o número de cromossomos pela metade. de 46 para 23 (a meiose se inicia antes da fecundação e termina após a sua ocorrência). . somente um termina a sua maturação. Dando início a divisão meiótica. entretanto.Puberdade  Diversos folículos amadurecem ou desenvolve-se todos os meses.

liberando um óvulo: é a ovulação.Puberdade Um dos folículos amadurece e se rompe.  . Começa a produção do muco cervical no colo uterino. Os estrogênios liberados pelos folículos de Graaf têm efeito feminilizante. O corpo uterino se desenvolve e o endométrio se espessa.

A mucosa vaginal espessa-se e se descama.Puberdade O que se denomina as primeiras regras ou “menarca” não são.  . produzindo um muco espesso e branco. regras verdadeiras precedidas de ovulação. duração e quantidade complementar irregulares. Esses sangramentos têm espaçamento. na maioria das vezes.

constitui-se. a cada vez. tentativas de gravidez. A repetição das ovulações.Idade Adulta A fisiologia genital feminina condiciona-se à realização da função de reprodução. na espécie humana. da puberdade até a menopausa. até que se prove o contrário. através do apetite sexual. A menstruação é a única prova evidente do fracasso desse processo.  .

O óvulo percorre desde a superfície do ovário até a cavidade peritoneal. onde é imediatamente captado para o interior da tuba uterina por movimentos das fimbrias. que varrem a superfície do ovário.Ovulação Uma vez por mês o folículo ovárico se rompe e então o ovário lança um óvulo maduro envolvido por uma camada de células. Onde esse óvulo trafega gradualmente através da tuba uterina em direção ao útero.   .

ele se implanta no revestimento interno do útero e se transforma em um bebê.Ovulação Se o óvulo é fertilizado. Se o óvulo não é fertilizado. as células foliculares desenvolvem uma estrutura glandular chamada corpo lúteo ou corpo amarelo.  . ele morre e é eliminado na menstruação. Uma vez que a ovulação ocorrido.

. Se a fertilização não ocorre. o corpo lúteo se deteriora em torno de 10 dias e se transforma no corpo albicante (corpo branco).Corpo lúteo  Secreta grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.

.Hormônios Ovarianos  Iniciam na puberdade a secretar os hormônios sexuais estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno e o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.

sendo o mais importante o estradiol. Ele promove a maturação do óvulo e auxilia no desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos.  .Estrógeno É um termo usado para designar um grupo de hormônios similares.

Promove o auxilio e manutenção da gestação. preparar as mamas para a lactação e trabalhar junto ao estrógeno organizando o ciclo menstrual. . secretado pelo corpo lúteo.Progesterona  É um hormônio esteróide estritamente feminino produzido no ovário a partir da puberdade.

o corpo da mulher necessita de grandes quantidades de estrógeno e progesterona durante os últimos estágios da gestação. Este papel é desempenhado pela placenta.Progesterona  Mesmo o corpo lúteo produz progesterona o suficiente para manter a gestação nos primeiros meses. .

Órgãos Secundários São todos os outros que formam o Sistema Reprodutor Feminino. São responsáveis pela nutrição e transporte dos óvulos e dos espermatozóides  . seus ductos e glândulas.

As fimbrias repousam sobre os ovários e os óvulos se movem vagarosamente nas tubas até o útero. Não é fixada diretamente no ovário. Estendem-se até o útero.Tubas Uterinas Medem cerca de 10cm de comprimento.  . Tem as funções de transportar os óvulos e ocorre a fecundação. são chamadas de ovidutos.

 . Também elimina o feto através da contração. Onde o endométrio descama.Útero Têm a forma de uma pêra invertida. é único e oco. Funções de promover um ambiente seguro e nutritivo para o crescimento de um novo ser. está localizado entre a bexiga e o reto. Divido entre colo e corpo.

dando passagem ao feto durante o trabalho de parto. .Colo do Útero  É a parte do útero que se encaixa no fundo da vagina e nela se abre através do orifício ou “ canal cervical”. Tem a propriedade de se dilatar.

de frente para trás.Corpo do Útero  Tem forma de trapézio achatado. onde o ovo se fixa e se desenvolve. Durante a gravidez. no trabalho de parto. é principalmente o corpo uterino que aumenta de volume. Possui cavidade triangular revestida por um tecido chamado endométrio. . É responsável pelas contrações musculares e expulsão do feto.

ela é capaz de expandir para acomodação do bebê na hora do parto normal.Vagina É um tubo muscular com cerca de 10 cm de comprimento. Recebe o pênis e serve de saída do fluxo sanguíneo “menstruação”.  . se estende do colo do útero até a parte da vulva.

.ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS  Conhecidos como Vulva. formados por pêlos.

Grandes Lábios  As dobras de pele cobertas por pêlos e que se situam lateralmente as duas pregas menores. .

Pequenos Lábios  São separados por uma fenda que contém as aberturas da uretra e da vagina. . Eles previnem o ressecamento da mucosa vaginal.

o meato urinário e os corpos eréteis (clitóris e bulbos vestibulares. as glândulas anexas e o hímen). os quais resguardam a abertura da vagina. .Vestíbulo  É limitado pela face interna dos pequenos lábios.

pode ter alguns milímetros até 1 centímetro. sendo um ponto muito sensível do corpo da mulher. Radicamente vascularizado e inervado. tendo grande importância na sexualidade feminina. Como no pênis.  . o clitóris contém receptores sensoriais que permitem a excitação da mulher durante o ato sexual.Clitóris Contém tecido erétil e sua extremidade dilata constitui a glande do clitóris.

que se torna intumescente pela excitação sexual. .Bulbos Vestibulares  São duas formações laterais do vestíbulo. ricamente irrigado. não visíveis externamente. Constituem-se de tecido esponjoso erétil.

Glândulas Anexas  As glândulas anexas são as glândulas de Bartolin e de Skéne. Seus canais excretores abrem-se próximo à base do hímen. As primeiras situam-se uma a cada lado da vulva e secretam substâncias fluida de importância para a relação sexual. .

O hímen. de uma pessoa para outra. fragmenta-se após as primeiras relações sexuais. às vezes. em geral. de forma e espessura variadas. localizado na entrada da vagina.  . com sangramento.Hímen Constitui-se em diafragma membranoso delgado e perfurado.

 . Conta-se do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao começo da próxima menstruação. Sua duração varia para cada mulher (21 a 32 dias). embora normalmente se encontre entre 28 e 32 dias.Fisiologia do Ciclo Menstrual Ocorre todos os meses e em cada ciclo. o corpo está sendo preparado para uma gravidez.

Características do Ciclo Menstrual  Caracteriza-se por manifestações hemorrágicas do útero devido a influências hormonais ovarianas. . que por sua vez dependem de estimulações da hipófise.

Fisiologia do Ciclo Menstrual  Durante os 30 a 35 anos que uma mulher pode engravidar. ela menstrua entre 300 à 500 vezes e a duração da menstruação pode variar de 3 a 7 dias. .

LH: Hormônio Luteinizante      E dois Ovarianos: Liberados pelos ovários: Estrogênio e Progesterona. .Ação Hormonal Ocorre por ação de quatro hormônios Dois Hipofisário: Liberados pela hipófise:   FSH: Hormônio Folículo Estimulante.