You are on page 1of 20

Universidade Estácio de Sá- Cabo Frio

COMPONENTES DA ANM
y Bases de linha de fluxo(base adaptadora de produçãoy y y y

BAP). Suspensor de coluna de produção(TH-tubing hanger). Terminação das linhas de fluxo(módulo de conexão vertical ou MCV). Capa da ANM(Cap Tree). A propria ANM.

y Válvula mestra do anular (M2). . y Válvula de interligação da linha de produção com o anular (crossover CO).VÁLVULAS DA AMN y Válvula mestra de produção(master-M1). y Válvula de pistoneio da produção(swab-S1). y Válvula de pistoneio do anular (S2). y Válvula lateral de produção(wing W1). y Válvula lateral de acésso ao anular(W2).

VÁLVULAS DA ANM .

VÁLVULAS DE UMA ARVORE CONVENCIONAL .

permite a passagem de ferramentas. direcionando a produção para a linha de surgência. . y Válvulas de pistoneio. y Válvulas laterais.Controlar o fluxo do poço.Função principal de fechamento e abertura do poço.Localizada no topo da ANM.FUNÇÕES DAS VÁLVULAS y Válvulas mestra.

.TIPOS DE ACIONAMENTOS DAS VÁLVULAS y Devido a segurança de operação da ANM existem dois tipos de vàlvulas para o acionamento de abertura e fechamento do poço. y São elas hidráulicas e pneumáticas.

permitindo assim a conexão e desconexão da ANM no BAP. y Na parte superior localiza-se a capa da ANM(Cap Tree). . y Na sua parte inferior é montado o conector hidráulico.CONSTITUIÇÃO DA ANM y Constituída por um bloco forjado. onde são montadas as válvulas de bloqueio pneumáticas e hidráulicas.

CAPA DA AMN(CAP TREE) y É montado na parte superior da ANM (TREE MANIFOLD). de onde partem e chegam as linhas de controle da ANM e da unidade de produção. . que serve para proteger a ANM do desgaste e incrustações de sedimentos marinhos. y Também na sua parte superior encontra-se a capa de corrosão .

Na parte superior possui um alojador especial(Tubing head) com perfil padronizado onde recebe o suspensor de coluna e um outro perfil também padronizado para receber o conector de ANM. DE PRODUÇÃO) y É o conjunto que suporta as linhas de fluxo e controle. Na parte inferior possui a guia( Funil down) para orientação na cabeça do poço . Faz parte da BAP ainda uma luva helicoidal interna ao alojador para orientação do suspensor . e um berço Cradle para ancoragem das linhas de fluxo o que permite a retirada da ANM sem desconectar as linhas de fluxo e controle.BAP(BASE ADAP. um Funil UP para orientação do assentamento da ANM . nivelando- as em relação a ANM. . fixando a mesma com um conector hidráulico e anéis para travamento e vedação.

fazendo vedação para o anular.nas ANM tipo DLL/GLL.SUSPENSOR DE COLUNA (T H) y É o equipamento responsável pela interface entre a coluna de produção e a ANM. . É ainda dotado de alojamento para o tampão mecânico ou coletor de detrito. Tal suspensor é ancorado e travado na base adaptadora de produção BAP . descidos com unidades de arame.

M C V(MODULO DE CONEX VERTICAL) y O sistema de conexão vertical foi desenvolvido com o objetivo de substituir o método lay-away. . pois elimina a necessidade da operação simultânea entre a plataforma de instalação e o navio de lançamento de linhas. além de permitir a conexão totalmente submarina da primeira e segunda ponta.

ESQUEMA .

ARVORE DESFRAGMENTADA .

ESQUEMA DA ANM .

ALGUMAS ANM .

ANM CAMERON .

ANM CAMERON .

ANM CAMPO DE RONCADOR .

Bibliografia y Apostila de arranjos produtivos-UNIVEM y Livro Fundamentos da engenharia do petroleo y Google images y João Jorge Benevento-200802097221 y Marcos Anomal 200802097121 y Ricardo Abrantes -201001422546 y Prof. Dr. Ana Catarina .