You are on page 1of 16

Eletrônica Digital

Portas Lógicas São dispositivos, ou circuitos, que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, que dependente da função implementada no circuito.

Portas Lógicas Em qualquer sistema digital, a unidade básica construtiva é o elemento denominado PORTA LÓGICA. São encontradas desde o nível de integração em larga escala (por ex: CI de processadores Pentium) até os CI´s mais simples.

Portas Lógicas PORTA NOT

Portas Lógicas PORTA NOT

Portas Lógicas PORTA AND

Portas Lógicas PORTA AND

Portas Lógicas PORTA OR

Portas Lógicas PORTA OR

Portas Lógicas Postulados da Álgebra Booleana

Portas Lógicas Teoremas da Álgebra de Boole
São usados para simplificar expressões lógicas, bem como para obter expressões equivalentes. Duas expressões são equivalentes quando têm o mesmo valor lógico para todas as combinações possíveis das variáveis de entrada, ou seja, quando possuem a mesma tabela verdade. Os teoremas podem ser demonstrados pelo método da tabela verdade.

Portas Lógicas Teoremas da Álgebra de Boole
Princípio da dualidade: Para um teorema relacionando variáveis lógicas é possível escrever outro teorema trocando-se os sinais (+) e (.) e os 0s e 1s, respeitando-se a ordem das operações da expressão original. Os dois teoremas assim relacionados são chamados teoremas duais e as expressões derivadas através das duas trocas são chamadas duais, uma da outra. Os teoremas a) e b) na lista abaixo são duais.

Portas Lógicas Teoremas da Álgebra de Boole

Portas Lógicas
[Exercício] Num carro, um alarme deve emitir um aviso (saída) se o motorista der a partida no motor do carro (entrada) sem estar com o cinto de segurança (entrada). Se a ignição for ACIONADA (1) e o motorista estiver SEM CINTO (1), a campainha é ACIONADA (1). Caso contrário, a campainha não toca.

Portas Lógicas
[Exercício] ² Resposta... Tabela Verdade Basta incluir uma porta AND

Obrigado