You are on page 1of 7

MEIOS DE CONTRASTE E APLICAÇÕES

. chumbo e bário em uma mão amputada realizando a primeira angiografia. produziram uma mistura de bismuto.BREVE RELATÓRIO HISTÓRICO y Em 1896 teve início a evolução do contraste onde os pesquisadores Haescheck e Lindenthal.

em estudo de Bachem e Günther. .y O Sulfato de Bário (BaSO4) tem seu primeiro uso relatado como agente de contraste em 1910. no exame de enema opaco. dando início ao seu uso para exames do sistema gastrointestinal.

Cameron. então seu uso foi desprezado. Weld. O produto não deu certo por resultar em imagens ruins e pela sua toxicidade. utilizado por E.y O primeiro contraste iodado por via intravenosa foi o iodeto de sódio em 1918. H. . Antes havia sido utilizado por via uretral por D. F.

foram desenvolvidos novos meios de contrastes. e por volta de 1950 iniciaram-se estudos que chegaram a um meio de contraste derivado da aceptilação do grupo amina.y A partir de 1933. evoluindo para os meios de contrastes que são utilizados ate hoje. . de menor toxidade.

foram classificados em categorias dos sais insolúveis. Os contrastes baritados conferem excelente opacidade. como meios de contrastes.TIPOS DE CONTRASTES E APLICAÇÃO y SULFATO DE BÁRIO (BaSO4) y Após a descoberta do Sulfato de Bário (proveniente do Bário ± Ba). . além de serem excretados de maneira inalterada pelas fezes. trazendo a vantagem de que não são absorvidos.

evitando a formação de aglomerados hiper ± radio ± densos.y E outra vantagem é a sua aderência a parede da mucosa gastrointestinal sem ocasionar floculação. . Radiopaco ou positivos são tratados como sulfato de bário ± fino no caso do trato gastrointestinal e espesso no estudo do esôfago.