You are on page 1of 23

_______________________________________________ Unidade 1 ± Introdução à Gestão Agroindustrial e o Gerenciamento dos sistemas agroindustriais Objetivos: Objetivos conhecer a definição e origem do termo

gestão, sua aplicabilidade e os pontos críticos discutir conjuntos de ideias que vem sendo aplicadas nos estudos dos problemas agroindustriais e o caráter sistêmico de uma cadeia de produção agroindustrial, assim como sua aplicabilidade.

_______________________________________________ Gestão
Gestão = originou-se do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere. Significa levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Trata-se de gestatio, ou seja, gestação.

direcionar e controlar. cumprir sua função.. pessoas de uma equipe ou uma organização. (.. 2002)._______________________________________________ Gestão Gestão é o ato de gerir.)´ (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos. é tomada de decisão. administrar. é direção. Exercer as ações administrativas de planejar..) Gestão é administração. desempenhar seu papel. planejar e liderar um projeto.. . organizar. organizar. é organização. ³(.

Manter o foco do negócio . As estratégias e o plano de ação desenvolvidos na empresa buscam a lucratividade e a rentabilidade satisfatória. A dinâmica em calcular os preços de venda e depois ajustá-los ao mercado. . mas as necessidades internas e externas sofrem constantes alterações que devem ser atendidas com rapidez e oportunismo. além de exigir o equilíbrio na sua condução._______________________________________________ Os pontos críticos da Gestão A relação do tripé Custos X Preços X Resultados.

novos clientes._______________________________________________ Os pontos críticos da Gestão Surpreenda sempre o seu cliente. a empresa ou os clientes? Mantenha o foco na Empresa e seus produtos e serviços (lucrativos). também se sentirão atraídos pela sua empresa O que é mais importante? Eu. no Mercado e nos Resultados. a equipe de trabalho. além de mantê-los atentos às suas propostas de trabalho. . outros.

_______________________________________________ .

³soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas. . das operações de produção nas unidades agrícolas._______________________________________________ Unidade 1 ± Introdução à Gestão Agroindustrial e o Gerenciamento dos sistemas agroindustriais Noção de Commodity System Approach . do armazenamento.Agribusiness . processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.

_______________________________________________ Unidade 1 ± Introdução à Gestão Agroindustrial e o Gerenciamento dos sistemas agroindustriais Noção de Commodity System Approach .Agricultura ± dissociação com outras atividades => produção ± transformação ± distribuição ± consumo de alimentos .

_______________________________________________ .

_______________________________________________ Noção de Commodity System Approach (CSA) => Estudo do comportamento dos sistemas de produção. Procedimentos: . .corte vertical na economia (ponto de partida: matériaprima agrícola específica).incorporação de certos aspectos dinâmicos. considerando as mudanças que ocorrem no sistema. .

fornece a partir deste paradigma os principais critérios de análise e de predição.utiliza-se do paradigma clássico da economia industrial: Estrutura=>conduta=>desempenho ._______________________________________________ Noção de Commodity System Approach Procedimentos: . .abandona-se o referencial insumo ± produto. .

.Uma das ferramentas privilegiadas da escola francesa de economia industrial. capazes de ser separadas e ligadas entre si por um encadeamento técnico._______________________________________________ Análise de Filières ou Cadeia de Produção . Cadeia de produção: => é uma sucessão de operações de transformação dissociáveis.

): => é um conjunto de relações comerciais e financeiras que estabelecem. . entre todos os estados de transformação. um fluxo de troca entre fornecedores e clientes. => é um conjunto de ações econômicas que presidem a valoração dos meios de produção e asseguram a articulação das operações._______________________________________________ Análise de Filières ou Cadeia de Produção Cadeia de produção (cont.

Ex. Podemos incluir também a logística de distribuição.: Unidade familiar ou uma agroindústria._______________________________________________ Macrosegmento da cadeia de produção agroindustrial 1) Comercialização ± empresas em contato direto com o cliente final e que viabiliza o consumo e o comércio do produto. 2) Industrialização ± empresas responsáveis pela transformação das matérias primas em produto final. .

._______________________________________________ Macrosegmento da cadeia de produção agroindustrial 3) Produção de matérias-primas ± firmas que matériasfornecem as matérias-primas iniciais para que matériasoutras empresas avancem no processo de produção do produto final.

_______________________________________________ .

 Maior valor dos produtos agroindustriais no equilíbrio das contas externas.  ._______________________________________________ As ideias relativas a análise sistêmica das atividades agroindustriais ganharam maior importância no final dos anos 80.  Importações de alimentos agroindustrializados favoreceu novos padrões de competição para a agroindústria nacional.

brasileiros._______________________________________________ Os padrões internos de consumo estabelecidos contribuíram para a melhoria desses produtos (código de defesa do consumidor). consumidor). .   Atuação de vários grupos internacionais varejistas. com novas técnicas de gerenciamento ± grande pressão sobre os empresários brasileiros.

_______________________________________________ Abordagem conjunta ‡ Histórico ‡ Construção do Diagnóstico ‡ Aspectos Conceituais e Metodológicos ‡ Resultados Esperados ‡ Conclusões/Propostas .

construção de propostas e acompanhamento) ‡ Objetivos do diagnóstico ._______________________________________________ Metodologia de análise de cadeias produtivas agroindustriais ‡ Organização interna (Planejamento do Projeto) e Execução ‡ Monitoramento e avaliação (programas específicos)  O papel da instituição (elaboração do diagnóstico.

 Propor políticas públicas e estratégias empresariais para a melhoria da eficiência e competitividade. ._______________________________________________ Metodologia de análise de cadeias produtivas agroindustriais ‡ Identificar e avaliar os principais direcionadores que condicionam a eficiência e a competitividade da cadeia produtiva.

elaboração de prépré-diagnóstico e identificação de agentes-chave) agentes‡ Elaboração de roteiros de entrevistas (pré(prétestes) ‡ Entrevistas ._______________________________________________ Etapas de análise de cadeias produtivas agroindustriais ‡Metodologia ‡ Levantamento de antecedentes (busca de informações e trabalhos prévios.

_______________________________________________ Etapas de análise de cadeias produtivas agroindustriais ‡ Resultados das entrevistas (revisão do diagnóstico) ‡ Análise (identificação de direcionadores. etc. agentes atingidos. possíveis fontes) ‡ Workshop (apresentação da análise e discussão das propostas) . avaliação dos impactos sobre a eficiência. agentes envolvidos. identificação dos subfatores. por direcionador.) ‡ Definição de propostas (justificativas.