You are on page 1of 34

ELETRICIDADE

ELETROSTTICA ELETRODINMICA
Cargas Eltricas Campo Eltrico Potencial Eltrico Corrente Eltrica

Cargas Eltricas
A matria formada de pequenas partculas, os tomos. Cada tomo, por sua vez, constitudo de partculas ainda menores, os prtons, os eltrons e os nutrons. Os prtons e os nutrons localizam-se na parte central do tomo, e formam o ncleo. Os eltrons giram em torno do ncleo na regio denominada eletrosfera. Os prtons e os eltrons apresentam uma importante propriedade fsica, a carga eltrica. A carga eltrica do prton e a do eltron tm a mesma intensidade, mas sinais contrrios. A carga do prton positiva e a do eltron, negativa. Num tomo no existe predominncia de cargas eltricas; o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. O tomo um sistema eletricamente neutro. Entretanto quando ele perde ou ganha eltrons, fica eletrizado. Eletrizado positivamente quando perde eltrons e negativamente quando recebe eltrons. Sendo a carga do eltron a menor quantidade de carga eltrica existente na natureza, ela foi tomada como carga padro nas medidas de carga eltricas. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida de carga eltrica o Coulomb (C). A carga do eltron, quando tomada em mdulo, chamada de carga elementar e representada por e. carga elementar: 1,6.10 - 19 C carga do eltron: - 1,6.10 - 19 C carga do prton: + 1,6.10 - 19 C

Princpios da Eletrosttica
Princpio da atrao e repulso
Cargas eltricas de mesmo sinal se repelem; Cargas eltricas de sinais opostos se atraem.

Princpio da conservao das cargas


Num sistema eletricamente isolado, a soma algbrica das quantidades de cargas positivas e negativas constante.

Condutores e isolantes
Condutores eltricos
Meios materiais nos quais as cargas eltricas movimentam-se com facilidade.

Isolantes eltricos ou dieltricos


Meios materiais nos quais as cargas eltricas no tm facilidade de movimentao.

Eletrizao de um corpo
O processo de eletrizao de um corpo semelhante ao de um tomo. Se num corpo o nmero de prtons for igual ao nmero de eltrons, dizemos que ele est neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de eltrons, ele adquire uma carga eltrica Q, que sempre um nmero inteiro n de eltrons, de modo que:

Q ! n.e

, sendo n um numero inteiro.

Portanto, um corpo pode ser: a) eletrizado positivamente: falta de eltrons Q = + n . e b) eletrizado negativamente: excesso de eltrons Q = n . e

Processos de Eletrizao
A eletrizao de um corpo inicialmente neutro pode ocorrer de trs maneiras: - Atrito - Contato - Induo

Atrito
Na eletrizao por atrito, os dois corpos adquirem a mesma quantidade de cargas, porm de sinais contrrios.

Contato
Os condutores adquirem cargas de mesmo sinal. Se os condutores tiverem mesma forma e mesmas dimenses, a carga final ser igual para os dois e dada pela mdia aritmtica das cargas iniciais.

Induo
A eletrizao de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximao de um outro corpo eletrizado, sem que haja o contato entre eles. No processo da induo eletrosttica, o corpo induzido ser eletrizado sempre com cargas de sinal contrrio ao das cargas do indutor.

Eletroscpio de Folhas

Lei de Du Fay
Cargas com sinais iguais sofrem

Cargas com sinais opostos sofrem

Coulomb constatou que: A intensidade da fora eltrica diretamente proporcional ao produto das cargas eltricas. A intensidade da fora eltrica inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre os corpos. Portanto temos a equao que relaciona a intensidade da fora eltrica (F) como sendo:

Lei de Coulomb

Lei de Coulomb
F Fora eltrica (N) Q 1 e Q2 Cargas eltricas(C) d Distncia (m)
9 K=9,0.10 2/C-2 Nm

ELETRICIDADE
ELETROSTTICA ELETRODINMICA
Cargas Eltricas Campo Eltrico Potencial Eltrico Corrente Eltrica

Campo Eltrico
Chamamos de Campo Eltrico ( ) a regio do espao onde um pequena carga de prova (q) fica sujeita a uma fora de origem eltrica (F). As fontes do campo eletrosttico so corpos eletrizados, que chamamos de Carga fonte (Q). A carga de prova, tambm tem que ser eletricamente carregado, para que haja interao.

T T F E! q

Campo Eltrico

T T F E! q

Campo eltrico (N/C) F Fora eltrica (N) q Carga eltrica (C)

Linhas de campo
As Linhas de foras (ou de campo) so linhas imaginrias, tangentes aos vetores campo eltrico em cada ponto do espao sob influncia eltrica e no mesmo sentido dos vetores campo eltrico.

Linhas de campo
Se Q>0 o vetor campo eltrico de AFASTAMENTO Se Q<0 o vetor campo eltrico de APROXIMAO

Um campo eltrico uma regio do espao onde o vetor representativo do campo ( ) tem, em todos os pontos a mesma direo, o mesmo sentido e o mesmo mdulo. Num campo eltrico uniforme, as linhas de fora so sempre retilneas, paralelas entre si e distanciadas igualmente.

Campo eltrico uniforme

ELETRICIDADE
ELETROSTTICA ELETRODINMICA
Cargas Eltricas Campo Eltrico Potencial Eltrico Corrente Eltrica

Potencial eltrico
Uma carga puntiforme isolada gera no espao que a rodeia a possibilidade de se ter uma energia potencial eltrica. Para isso basta colocar uma carga de prova nesse espao. A partir dessa idia, define-se o potencial eltrico (V) de um ponto do espao como a quantidade de energia potencial eltrica (Epot.) por unidade de carga de prova (q) colocada nesse ponto:

Potencial eltrico

V Epot

Potencial eltrico (V) Campo eltrico (N/C) q Carga (C)

Superfcie equipotencial
As superfcies equipotenciais so superfcies ao longo das quais o potencial constante, porque gerada por uma carga puntiforme ento k e Q so constantes, assim todo ponto situado a mesma distancia (d) ter o mesmo potencial.

ELETRICIDADE
ELETROSTTICA ELETRODINMICA
Cargas Eltricas Campo Eltrico Potencial Eltrico Corrente Eltrica

Corrente Eltrica
Corrente eltrica o movimento ordenado de cargas eltricas.
Nos slidos: eltrons livres. Ex.: Metais Nos lquidos: ctions e nions. Ex.: H2O+NaCl Nos gases: ctions e eltrons. Ex.: Gs ionizado

Intensidade da Corrente Eltrica

Q i ! (t
i intensidade da corrente eltrica (A) Q quantidade de carga(C) t tempo (s) A = C/s

Sentidos da corrente eltrica

Real

Convencional

Efeitos da corrente eltrica


Efeito Joule: Quando uma corrente passa por um condutor metlico, h a transformao de energia eltrica em energia trmica. Esse efeito denominado EFEITO JOULE. Ex.: Ferro de passar roupa Chuveiro

Efeitos da corrente eltrica


Efeito Fisiolgico: Os impulsos nervosos no corpo humano so transmitidos por estmulos eltricos, ela provoca contraes musculares no nosso organismo dependendo da sua intensidade pode causar parada cardaca, porm, a tenso necessria para produzir uma parada cardaca de dezenas de volts, pois o corpo humano um pssimo condutor quando comparado com os metais.

Efeitos da corrente eltrica


Efeito qumico: Esse efeito resulta de um fenmeno eltrico molecular, sendo objeto de estudo da Eletroqumica. O aproveitamento do efeito qumico se d, por exemplo, nas pilhas, na eletrlise, como tambm na cromao e na niquelao de objetos.

Efeitos da corrente eltrica


Efeito luminoso: Esse efeito resulta tambm de um fenmeno eltrico molecular. A excitao eletrnica pode dar margem emisso de radiao visvel, tal como observamos nas lmpadas fluorescentes.

Efeitos da corrente eltrica


Efeito magntico: Toda corrente eltrica gera ao seu redor um campo magntico. Essa efeito inerente corrente eltrica e a sua descoberta consolidou a associao entre a eletricidade e o magnetismo, dando origem ao eletromagnetismo.

Potncia eltrica
Definimos a potncia eltrica (P) para qualquer mquina pela relao entre a quantidade de energia transformada ( E) e o correspondente intervalo de tempo ( t).

Potncia eltrica

Potncia eltrica (W) E Energia (J) t tempo (s)

You might also like