CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS Os processos químicos podem ser classificados como contínuos, em batelada ou semibatelada, e também como processos transientes

ou em estado estacionário.

PROCESSOS EM BATELADA A alimentação é carregada no sistema no começo do processo, e os produtos são retirados todos juntos depois de algum tempo. Não existe transferência de massa através dos limites do sistema entre o momento da carga da alimentação e o momento de retirada dos produtos. Ex: adicionar rapidamente os reagentes a um tanque e retirar os produtos e reagentes não consumidos algum tempo depois de o sistema ter atingido o equilíbrio.

PROCESSOS CONTÍNUOS As entradas e saídas fluem continuamente ao longo do tempo total de duração do processo. Ex: bombear uma mistura de líquidos para uma coluna de destilação com vazão constante e retirar de forma constante as correntes de líquido e de vapor no fundo e no topo da coluna.

PROCESSOS EM SEMIBATELADA (OU SEMICONTÍNUOS) Qualquer processo que não é nem contínuo nem em batelada. Ex: permitir que o conteúdo de um tanque pressurizado escape para a atmosfera, misturar lentamente vários líquidos em um tanque sem nenhuma retirada.

2

se diz que o processo está operando em estado estacionário. PROCESSO TRANSIENTE OU NO ESTADO NÃO ESTACIONÁRIO Se qualquer das variáveis do processo muda com o tempo. volumes.PROCESSO EM ESTADO ESTACIONÁRIO Se os valores de todas as variáveis no processo (todas as temperaturas. pressões. diz-se que a operação é transiente ou no estado não estacionário. etc) não variam com o tempo. excetuando possíveis flutuações menores em torno de valores médios constantes. vazões. 3 .

Cinética 4 .Produto economicamente viável Processo Químico Industrial Matéria-prima Etapas de tratamento O que o reator pode fazer? Materiais interagem (estado de agregação).

Classificação das Reações Sistemas Homogêneos De acordo com tipos de fases Sistemas Heterogêneos Classificação das Reações Químicas Usuais em Projeto de Reatores Não Catalíticas Homogêneas Maioria das reações em fase gasosa Reações rápidas (queima de gás) Catalíticas Maioria das reações em fase líquida Reações em sistemas coloidais Reações enzimáticas e microbiológicas Síntese da amônia Craqueamento de óleo cru Oxidação de SO2 a SO3 Oxidação de amônia para produzir ácido nítrico 5 Queima de carvão Heterogêneas Ustulação de minérios Ataque de sólidos por ácidos Absorção gás-líquido com reação .

6 .Reatores Ideais e Não Ideais Reatores Ideais são aqueles para os quais se desenvolve um modelo matemático específico a partir de condições pré-estabelecidas e que aplicado às condições reais se ajusta adequadamente. Reatores Não Ideais são aqueles para os quais é necessário um tratamento matemático específico em função de peculiaridades de reação e/ou reator.

(d) e (e) da figura Continuo Batelada Semi-bateladav Semi-bateladav Semi-batelada 7 .Tipos de Processos Para Reações Homogêneas Os três tipos de processos mais comuns são os seguintes: Descontínuo (ou Batelada) (a) da figura abaixo Contínuo (b) Semi Batelada (ou semi contínuo): (c).

8 .Tabela 1 .Análise da variação do volume e da composição do meio reacional em função do tempo para diferentes formas de operação de um reator.

Após um tempo. REATOR BATELADA (é um tanque com agitação mecânica no qual todos os reagentes são introduzidos no reator em uma única vez. Em inglês é conhecido como: Batch Reactor O balanço molar geral resultante para a espécie j : Graficamente: variação de NA x tempo Se a mistura de reação for perfeitamente misturada de forma que não exista variação na velocidade de reação através do volume do reator. o balanço molar fica na forma: 9 . os produtos obtidos são descarregados de única vez deste reator). Um reator batelada não admite entrada nem saída de reagentes ou produtos durante o processo da reação.Os 3 principais Reatores Ideais Básicos (foco nas reações homogêneas) 1. Em seguida são misturados e reagem entre si.

-Testes de novos processos.Dificuldade de produção em larga escala Reatores Batelada para fase Gasosa 10 . -Fabricação de produtos caros -Processos difíceis de se converter em operações contínuas Vantagens: -Permite altas conversões -Reagente no reator por longos períodos de tempo Desvantagens -alto custo de mão de obra .Quando um reator batelada é utilizado? -Operação em pequena escala.

REATORES COM ESCOAMENTO CONTÍNUO É um tanque agitado com escoamento contínuo e sem acúmulo de reagentes ou produtos e é operado de acordo com as seguintes características: ‡composição uniforme dentro do reator ‡ a composição de saída é igual à composição do interior do reator ‡ a taxa da reação é a mesma em todo o reator. Em inglês é conhecido como: Continuous Stirred Tank Reactor (CSTR). 11 .2. inclusive na saída.

REATOR TUBULAR (é um tubo sem agitação no qual todas as partículas escoam com a mesma velocidade na direção do fluxo).Manutenção relativamente fácil . No reator tubular. Vantagens: .3. Desvantagens: -Difícil controle de temperatura. -Pontos quentes reações exotérmicas Feixe de tubos 12 . Em inglês é conhecido como: Tubular Reactor ou Plug Flow Reactor (PFR).Produz conversão mais alta por volume de reator. os reagentes são continuamente consumidos à medida que avançam no reator ao longo do seu comprimento.

Para cada um destes três principais tipos de reatores ideais. uma pergunta básica que permite distinguir bem os três reatores entre si é a seguinte: O que ocorre com a composição no meio reacional do reator (___________) se forem coletadas alíquotas de seu interior: (1) em tempos diferentes de um mesmo local? (2) em locais diferentes ao mesmo tempo? Tabela 2 . 13 .Análise da variação da concentração em função do tempo em uma posição fixa ou da variação da concentração em função da posição no reator num tempo fixo.

g catalisador 14 .Bed Reactor (PBR). em vez do volume do reator: -rA = mol de A reagido/s.Reatores para Reações Heterogêneas REATOR DE LEITO RECHEADO É um reator onde normalmente o meio reacional se encontra em uma fase (líquida ou gasosa) e existe um catalisador na fase sólida. Normalmente. também é chamado de reator catalítico de leito fixo. A diferença é o ³recheio´ de partículas sólidas que existem nele. onde o catalisador sólido é constituído de inúmeras e pequenas partículas depositadas ao longo do comprimento de um tubo. Nota: Dos três tipos de reatores ideais apresentados. este reator (PBR) assmelha-se ao reator tubular. Em inglês é conhecido como Packed. A velocidade da reação é função da massa de catalisador sólido.

Reação: Gás de Síntese Hidrocarbonetos leves + cera parafínica Conversão: 50% do reagente Cera parafínica uso velas 15 .Alimentação de gás de síntese: vazão de 30000 m3/h a 240°C e 27 atm -Reator: 2050 tubos (cada tubo 5 cm de diâmetro e 12 m de comprimento). área específica de 200 m2/g.Exemplo: Reator de leito fixo utilizado pela Sasol Reação da Síntese de Fischer-Tropsch: . -Catalisador: à base de ferro (K2O e SiO2).

Permite manipular grandes quantidades de alimentação e de sólidos Vantagens: .Temperatura uniforme através do leito. as partículas sólidas dançam no fluido e permitem que se forme uma excelente mistura entre ambos (partículas sólidas e fluido). A velocidade do fluxo é suficiente para suspender as partículas. .Facilidade de substituição e regeneração do catalisador. Desvantagens: -alto custo reator e equipamentos de regeneração do catalisador 16 . Entretanto na prática trata-se de um tubo vertical onde pequenas partículas sólidas são suspensas em uma corrente de fluxo ascendente. .REATOR DE LEITO FLUIDIZADO O funcionamento deste reator é parecido com o reator de leito fixo. Em função deste efeito. mas não grande o suficiente para arrastá-las para fora do reator.

Reações bifásicas nas quais usualmente um gás é borbulhado continuamente através de um líquido. Vantagens: -Bom controle de temperatura -minimização de reações laterais indesejáveis Desvantagens: .Reações em Fase Líquida Feitas em reatores semi-contínuos.Mesmas reator batelada 17 .

515 ton 0.004 ton Utilidades Vapor Eletricidade Ar comprimido Quantidade 800 lb 20 kWh 180 Scf/m 18 Água de refrigeração 14200 gal .64 ton 0.0033 ton 0.Fluxograma de Processo Industrial de fase Líquida Produção comercial de Nitrobenzeno Matérias-primas Benzeno Ácido nítrico Ácido sulfúrico Soda cáustica Quantidade 0.

obtenção de octano (gasolina): (1) Formação de Olefinas: Formação de etileno: Reação de deslocamento de água: Reações secundárias produzindo ácido e outros compostos (etanol).Reações em Fases Gasosas Reação de Fischer Tropsch converte o gás de síntese (CO + H2) em alcanos e alcenos em meio catalisado (ferro). Reação de formação de parafinas: Por exemplo. 19 .

20 .Que reator utilizar? Reator de transporte ascendente (riser) ou leito fluidizado circulante ou reator de leito recheado (reator de leito fixo)? Como o catalisador utilisado no processo decai rapidamente em altas temperaturas (350°C) um REATOR DE TRANSPORTE ASCENDENTE é utilizado.

Para realizar um balanço de número de moles em um sistema qualquer. é preciso primeiro especificar as fronteiras do sistema. 21 .Equação Geral do Balanço de Massa O ponto inicial para o estudo de reatores é o balanço de massa das espécies químicas (reagentes ou produtos) que participam de uma reação química.

75000 pessoas abandonam a cidade. então Entrada + geração ± saída ± consumo = acúmulo 50000 P/ano + 22000 P/ano -75000 P/ano ± 19000 P/ano = A p/ano A = . energia. Escreva um balanço da população desta cidade. uma série de unidades ou um processo completo) pode ser escrito na seguinte forma geral: Entrada + Geração (produzido dentro do sistema) . momento) em um sistema (uma unidade de processo.Saída Consumo (consumido dentro do sistema) = Acúmulo (acumula-se dentro do sistema) (entra através das fronteiras do sistema) (sai através das fronteiras do sistema) Exemplo Equação Geral do Balanço A cada ano. Solução:Se representarmos a população por P. 50 000 pessoas se mudam para uma cidade. massa de uma espécie particular. a população da cidade diminui em 22000 habitantes) 22 .Um balanço de uma quantidade conservada (massa total.22000 P/ano ( a cada ano. 22000 nascem e 19000 morrem.

faça geração = 0 e consumo =0. incluindo a porção da grandeza balanceada. ‡ se a substância balanceada é uma espécie não reativa nem um reagente nem um produto).Para simplificar cálculos de balanço de massa podem ser usadas as seguintes regras: ‡ Se a quantidade balanceada é a massa total. faça acúmulo =0. em um processo em estado estacionário. faça geração = 0 e consumo =0. a massa não pode ser criada nem destruída. não importa o que esteja sendo balanceado. exceto em reações nucleares. nada pode mudar com o tempo. Por definição. 23 . ‡ Se um sistema está em estado estacionário.

os termos de geração e consumo são zero e a equação se reduz a : Entrada = Saída 24 .BALANÇOS EM PROCESSOS CONTÍNUOS EM ESTADO ESTACIONÁRIO Para processos contínuos em estado estacionário. e a equação é simplificada para: Entrada + Geração = Saída + Consumo Se o balanço é sobre uma espécie não reativa ou sobre a massa total. o termo de acúmulo na equação geral do balanço é igual a zero.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful