Projeto em Gestão de Produção

O que é projeto ?
projeto pro.je.to sm (lat projectu) 1 Plano para a realização de um ato; projectu) desígnio, intenção. 2 Cometimento, empreendimento, empresa. 3 Redação provisória de qualquer medida (estatuto, lei etc.). 4 Constr Representação gráfica e escrita com orçamento de uma obra que se vai realizar. P. de lei: proposição escrita apresentada a uma câmara legislativa sobre qualquer assunto, para, depois de discutida em plenário, ser convertida em lei; propositura. P.-tipo: projeto padronizado que deve ser P.seguido em diversas obras ou instalações da mesma natureza. Pl: projetos-tipos e projetos-tipo. projetosprojetos-tipo.

incluindo limitações de tempo. custo e recursos . consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término. empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos. (ISO 10006.O que é projeto ? Um processo único. 1997) .

O que é projeto ? Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. (TUMAN. Projetos geralmente envolvem gastos. No mínimo todos projetos necessitam de terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas . dentro de alguma expectativa de desempenho. ações únicas ou empreendimentos de altos riscos o qual tem que ser completado numa certa data por um montante de dinheiro.1983) .

serviço ou resultado único (PMI.O que é projeto ? Um empreendimento de esforço temporário feito para criar um produto. .2004).

 Custo reduzido  Durabilidade  Assistência do produtor .Projeto significa satisfazer às necessidades dos consumidores Só é realizado um projeto a medida que os consumidores demonstram necessidade de ter o produto.

Custando muito ou não servindo as nescessidades do consumidor.  Custo elevado  Falta de credibilidade  Curta durabilidade .Não satisfazer aos consumidores Criar um projeto que não agrade ou que não seja muito nos padrões que o cliente deseja.

alfaiates. Período de realização longo Baixo volume e alta variedade Início e fim bem definidos Ex.       Processo de JOBBING Compartilham recursos da operação. Período de realização longo Baixo volume e alta variedade Produzem mais itens que o processo de projeto Ex.: Restauradores de móveis.: Construtoras. customizados.Tipos de processos em manufatura        Processo de Projeto Lidam com produtos discretos. Produção de filmes. etc . Construção de navios. etc.

: Produção de CDs. autoConfecção de roupas. Processos relativamente repetitivos Maior volume e menor variedade que Jobbing Ex.        Processo de Produção em Massa Variantes do produto não afetam o processo de produção.Tipos de processos em serviços       Processo em Lotes ou Bateladas Produção atua conforme o lote. . Ações repetitivas e previsíveis Alto volume e estreita variedade Ex. Refrigerantes e Cerveja.: Fabrica de auto-peças. etc. etc.

.tão sf (lat gestione) 1 Ato de gerir. de negócio: administração oficiosa de negócio alheio. gestione) G. direção. feita sem procuração. 2 Administração.O que é Gestão ? Gestão ges.

ferramentas e técnicas existentes buscando alcançar ou exceder as expectativas e necessidades de um projeto. .Gestão de projeto? É a aplicação de conhecimento.Introdução . (PMI.2004).

Gestão de Projetos 13. 34% dos projetos podem ser considerados um sucesso.522 projetos de tecnologia de informação. valor total de perda dos projetos nos EUA é estimado ser de US$ 38 bilhões ao ano.2003). (Standish Group. taxa de atraso em projetos de 82%. . 52% das características requeridas e funcionalidades foram entregues. para um gasto total em projetos de US$ 255 bilhões.

1995) A motivação está intrinsecamente atrelada ao engajamento em projetos criativos ou solução de problemas. As companhias fazem estas mudanças através da organização e do gerenciamento de projetos de sucesso. (Kanter. as empresas de sucesso reinventam-se de reinventammaneira cada vez mais freqüente. 1998).Cenário Nós vivemos e trabalhos em um tempo de rápidas mudanças. novos desafios e novas oportunidades. que geram desafios pessoais levando as pessoas a investir energia física e mental para solucioná-los. Projetos são veículos de mudança (BLOCK. Empresa parecida com um condomínio onde grupos de projetos coabitam.. (Handy. 1998) solucioná- . Para sobreviver nos dias de hoje. . FRAME..

2.O Profissional de GP 1.Certificação IPMA Baseada no IPMA Competence Baseline (ICB) em 4 níveis: Certificated Project Director. Certificated Project Management Professional. Certificated Project Manager. Certificated Project Management Practitioner .Certificação PMI Certificação PMP baseada no guia PMBoK do PMI Avaliação das competências do gerente do projeto com base no Project Manager Competency Development Framework (PMCDF).

Pirâmide da GP Sucesso em GP ³Fazer as coisas certas´ Eficácia (Drucker) Como promover A mudançaOrganizacional ³Fazer bem as coisas´ Eficiência (Drucker) .

percentual de trabalho ou quantidade.Curva em S O gráfico da curva serve para representar graficamente os custos acumulados. Verificando o gráfico podemos eliminar atividades que não sejam fundamentais nas próximas semanas para manter o orçamento da empresa . a mão-de-obra. indicando a evolução no tempo.

O gráfico de curva s 14 12 10 8 jan mar jun set 6 4 2 0 jan mar jun set .

Estratégias de GP  Comunicação  Sistema com o stakeholder* ERP  Primavera *stakeholder é um termo utilizado em diversas áreas referentes às partes interessadas que devem estar de acordo com a governança corporativa executada pela empresa .

afinal o stakeholder tem que fazer uma analise de aprovação do projeto .Comunicação com stakeholder   A comunicação é uma parte importante na gestão de projetos e muitas vezes quando uma empresa tem um insucesso no projeto é por causa da falta de comunicação Isso é importante porque se não houver uma comunicação constante com o stakeholder gera um aumento de custo e prazo.

Soluções para melhor comunicação com o stakeholder  E-mails  Reuniões  Uma conversa de corredor .

.Sistema ERP O sistema ERP(Enterprise Resource Planning)é uma integração de todos os dados da empresa que facilita o armazenamento de todas as informações de negócios. o sistema ERP pode ser visto como um banco de dados com informações que interagem e se realimentam.

Vantagens do sistema ERP          Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado Reduzir as incertezas do Lead time Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa Reduzir o tempo dos processos gerenciais .

Desvantagens do sistema ERP       A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada. uma vez que as informações são em tempo real. Torna os módulos dependentes uns dos outros. ocasionando maior trabalho. . as informações têm que ser constantemente atualizadas. pois cada departamento depende das informações do módulo anterior. por exemplo. Logo. Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício. Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento. Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos. Dependência do fornecedor do pacote.

que serve para grandes projetos da empresa.Primavera  A primavera é um suíte de ferramentas pouco conhecida. porém. e tem um custo extremamente alto esse software foi criado pela Oracle e tem várias ferramentas. .

Ferramentas da suíte primavera          Primavera Primavera Primavera Primavera Primavera Primavera Primavera Primavera P6 Enterprise Project Portfolio Management P6 Professional Project Management Portfolio Management Contract Management Risk Analysis Earned Value Management Contractor Suretrack Primavera P3 Project Planner .