InBev Management Pillar (IMP

)
5S

1

Objetivo

O objetivo deste treinamento é fornecer informações sobre: ‡ ‡ ‡ Papel do 5S no Sistema de Gestão da InBev Estrutura e princípios do 5S Plano de Mobilização do 5S

2

Agenda
‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 5S no Sistema de Gestão da InBev Descrição do 5S Exemplos de 5S na InBev Como implementar o 5S? Dúvidas mais freqüentes

3

5S no Sistema de Gestão O Sistema de Gestão da InBev está fundamentado em 4 pilares: RESULTADOS RESULTS Ser o Melhor Gestão para Melhorar Target DesdobramenSetting and to de Cascading Metas Gestão de Project Management Projetos Solução de Problem Problemas Solving Performance Processo Review Revisão de Process Desempenho Processo Routine Revisão da Review Rotina Process Gestão para Manter Descrição do Business Description Negócio Process Mapeamento Design Processo Produtos Critical Críticos Products Standardiza Ciclo Padronização tion Cycle Base Pré-Requisitos Pre-Requisite Assessment Programas de Programs Excellence Excelência 5S 5S 4 .

Agenda ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 5S no Sistema de Gestão da InBev Descrição do 5S Exemplos de 5S na InBev Como implementar o 5S? Dúvidas mais freqüentes 5 .

sem necessidade de cobranças. Ser espontâneo e fazer dos 5S´s um hábito Seiri Senso de Seleção Shitsuke Seiton Senso de Auto-disciplina Senso de Organização Japonês Seiketsu Português Senso de Seiso Conservação Senso de Limpeza 6 .Desrição do 5S Os 5S referem-se a palavras Japonesas ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Seiri (Senso de Seleção) = separar o útil do inútil e descartar o que não for mais utilizado Seiton (Senso de Organização) = organizar e identificar cada material/arquivo para facilitar a utilização Seiso (Senso de Limpeza) = manter e promover a limpeza de materiais e local de trabalho Seiketsu (Senso de Conservação) = manter o que já foi feito e zelar pelo bem estar próprio e dos demais Shitsuke (Senso de Auto-disciplina) = Fazer cada etapa de maneira automática.

Procurar objetos que deveriam estar em lugares onde não deveriam) Desperdício de material e dinheiro Poeira e Lixo Acidentes no trabalho Estresse e frustrações Em locais com um bom 5S.Descrição do 5S Por quê o 5S é importante? Principalmente porque nos ajuda a simplificar as coisas: Melhorando as condições do nosso trabalho: ‡ ‡ ‡ ‡ Disciplina (respeito aos padrões) Eficiência (melhor concentração) Visibilidade dos problemas Confidencialidade das informações 5S Reduzindo: ‡ Limpeza & Organização para alcançar a PERFEIÇÃO ‡ ‡ ‡ ‡ Tempo perdido em atividades não produtivas (ex. Isso é possível no seu local de trabalho? 7 . o tempo para se encontrar qualquer arquivo/material não deve ultrapassar 1 minuto.

Deve ser uma PRÁTICA PERMANENTE para todos dentro da Cia. 5S Limpeza & Organização para alcançar a PERFEIÇÃO ‡ Quem deve utilizar o 5S? ‡ Todos os funcionários da InBev! 8 .Descrição do 5S O que é o 5S? ‡ O 5S é um comportamento fundamental e sistemático para se criar um ambiente mais limpo e organizado.

por ser uma ferramenta que ajuda as pessoas a se tornarem mais eficientes e ganhar tempo! 9 . gavetas. por todos os níveis da Cia. InBev Área do CDD Áreas Comuns Área de Trabalho Individual Quando o 5S deve ser usado? ‡ Pode ser utilzado a qualquer momento. salas de reunião e etc). Deve ser aplicado não só nos locais físicos de trabalho (mesas. como também na rede.Descrição do 5S Onde o 5S deve ser usado? ‡ ‡ Deve ser utilizado em TODOS os lugares.

conforto. organização. indica o surgimento oficial do 5S Hiroyuki Hirano (1990) popularizou o 5S com seu livro ³5 Pilares do Trabalho   ‡ 10 . baseado no trabalho de Taylor. disciplina e melhoria contínua).Descrição do 5S Histórico ‡ ‡ Taylor (1911) and Ford (1922) fizeram a primeira utilização do 5S O programa de Ford CANDO (limpeza.

S 1: Seleção SELEÇÃO envolve: ‡ ‡ ‡ Identificar o que é ou não utilizado Utilizável: ordenar Não utilizável: descartar Benefícios: ‡ Melhorar o ambiente de trabalho ‡ Materiais utilizados devidamente identificados (quais são usados. com qual freqüência e quanto) ‡ Redução de acidentes ‡ Liberação de espaço 11 .

S 2: Organização ORGANIZAÇÃO envolve: ‡ Organizar cada material no seu devido lugar Benefícios: ‡ Mais eficiência ‡ Rapidez e facilidade na busca de materiais/informações 12 .

armários Olhar onde a sujeira se acumula Manter limpo Benefícios: ‡ Ambiente de trabalho limpo e confortável ‡ Local de trabalho mais seguro 13 .S 3: Limpeza LIMPEZA envolve: ‡ ‡ ‡ Limpar tudo: sala. computadores. mesa.

de forma sistemática Benefícios: ‡ Padronização dos 5S ‡ Fácil abordagem do trabalho a ser realizado 14 .S 4: Conservação CONSERVAÇÃO envolve: ‡ Estabelecer padrões e procedimentos que garantam os 3 S anteriores.

S 5: Auto-disciplina AUTO-DISCIPLINA é a mais difcíl e importante fase a ser executada e envolve: ‡ ‡ ‡ Implementar de forma natural os sensos anteriormente descritos Mensurar os resultados através de Auditorias regulares Garantir o comprometimento de todos e reconhecer esforços Benefícios ‡ 5S implantado e na rotina ‡ Mudança a longo prazo do comportamento para aperfeiçoamento 15 .

Pode ser: ‡ Banner ‡ Pin ‡ Troféu ‡ Certificados ‡ Fotos/divulgação em Jornal mural ‡ Reconhecimento em Super Matinais 16 . conforme o OBZ de cada unidade.5S Reconhecimento Reconhecimento: ‡ Reconhecer as áreas com maior comprometimento com o 5S Quantas áreas devem ser reconhecidas? ‡ Todas as áreas que alcançarem pelo menos 80% no consolidado do Check List da auditoria Como reconhecer? Fazendo uma premiação simbólica.

5S ± Conclusão« 17 .

Agenda ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 5S no Sistema de Gestão da InBev Descrição do 5S Exemplos de 5S na InBev Como implementar o 5S? Dúvidas mais freqüentes 18 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Estações de Trabalho 19 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Estações de Trabalho 20 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Estações de Trabalho 21 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Estações de Trabalho 22 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Estações de Trabalho 23 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Salas de Reunião 24 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Salas de Reunião 25 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Salas de Reunião 26 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Arquivos 27 .

ANTES e DEPOIS ± 5S na InBev ‡ Copa 28 .

Agenda ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 5S no Sistema de Gestão da InBev Descrição do 5S Exemplos de 5S na InBev Como implementar o 5S? Dúvidas mais freqüentes 29 .

Como implementar o 5S? ‡ ‡ Visão Geral Cronograma 30 .

31 .Visão geral 2 Semanas 2/5 Semanas Indefinidamente Mobilização Implementação Sustentabilidade Obetivo: Preparar material e recursos necessários para a fase de Implementação Colocar em prática o 5S Garantir a prática do 5S Sub-fases: ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Garantir Comprometimento Tirar fotos das áreas antes do 5S Comunicar o 5S Organizar Mobilização de 5S Criar Reconhecimento Definir sistemática de reconhecimento ‡ ‡ ‡ Mobilização do 5S Comunicar o 5S Padronizar ‡ Realização de Mobilização de 5S a cada 6 meses.

Definir áreas para cada facilitador 32 .Definir facilitadores .Visão geral Participantes Todos os funcionários da unidade deverão particiar .Definir líder .

M I S Cronograma Conforme alinhado com o Dono do site 33 .

Agenda ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 5S no Sistema de Gestão da InBev Descrição do 5S Exemplos de 5S na InBev Como implementar o 5S? Dúvidas mais freqüentes 34 .

mesmo que não limpe deve-se conservar a limpeza. Mas.Dúvidas mais Freqüentes Pergunta Qual a necessidade de se ter uma metodologia para o 5S? Não é lógico que se mantenha as coisas arrumadas? Limpeza significa que cada um deve limpar seu ambiente de trabalho ao invés de deixar para a Equipe de Limpeza? Resposta Mesmo que algumas pessoas tenham conhecimento do 5S. um comportamento que deve fazer parte do comportamento de todos a fim de trazer benefícios para todos. 5S é uma forma de cuidar do ambiente de trabalho e de seus colegas. mas. o pessoal da limpeza faz somente a limpeza das áreas comuns. é comprovado que a prática do 5S traz grandes resultados quando aplicado. nós queremos ter certeza de que o Programa foi implantado por todos e seja sustentável a longo prazo Não. basicamente um princípio de vida. quer? Além disso. As pessoas devem entender que o 5S não é uma regra imposta pela InBev. Faça ao menos por eles! Ninguém quer ter pessoas irritadas trabalhando ao lado. Eu realmente devo aplicar? 35 . limpeza significa que cada um é responsável por limpar seu espaço de trabalho (mesa. computador etc). Há algum tipo de punição caso não se cumpra o 5S? Eu me sinto mais produtivo trabalhando sem o 5S.

As rondas e reuniões de blindagem dirão o quanto cada um está performando. apresentando os conceitos e padrões do 5S. Como saberei que aplico corretamente o 5S? Através das rondas e reuniões de blindagem em cada área.Dúvidas mais Freqüentes Pergunta Como eu sei que estou praticando o 5S? Resposta Através do treinamento que será realizado. Quem é o responsável pelas áreas comuns? Para cada área será designado um responsável por uma área comum. 36 . que serão divulgadas e reconhecidas por todos.