HEMOTERAPIA

:
HEMOTERAPIA E ENFERMAGEM
Aluna: Jéssica Angelo Pinheiro

Fortaleza-Ce 2011

PROBLEMATIZAÇÃO

QUAL O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE HEMOTERAPIA?

HEMOTERAPIA

1900 ± DESCOBERTA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS E FATOR Rh ; USO DE HEMOCOMPONENTES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA); ³1950- INÍCIO DAS PRÁTICAS HEMOTERÁPICAS NO BRASIL: CRIAÇÃO DO PRIMEIRO HEMOCENTRO HEMOPE.´ JUNQUEIRA;ROSENBLIT;HAMERCHLAK(2005) 1980 - CAMPANHA BRASILEIRA PARA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA.

OS PRIMÓRDIOS DA HEMOTERAPIA...

RDC nº 153/2004: ESTABELECE NORMAS PARA OS PROCEDIMENTOS HEMOTERÁPICOS; RESOLUÇÃO COFEN nº306/2006: REGULARIZA A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.COFEN(2006)

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA

FAZER CAPTAÇÃO DE DOADORES; VERIFICAR OS SINAIS VITAIS DO PACIENTE SUBMETIDO À TRANSFUSÃO; MONITORAR OU EXECULTAR A INFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES; NOTIFICAR REAÇÕES TRANSFUSIONAIS.

PROCEDIMENTO MUITO UTILIZADO NA ROTINA DA ENFERMAGEM; NECESSIDADE DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS; EDUCAÇÃO CONTINUADA.

OBJETIVO GERAL:

AVALIAR O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM A RESPEITO DA HEMOTERAPIA EM UM HOSPITAL DE ASSISTÊNCIA TERCIÁRIA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ELABORAR UM PERFIL DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM A RESPEITO DA TERAPÊUTICA TRANSFUSIONAL; DESCREVER O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA ENFERMAGEM SOBRE AS PRÁTICAS HEMOTERÁPICAS;

JUSTIFICATIVA
JUSTIFICATIVA PESSOAL: AFINIDADE COM O ASSUNTO ABORDADO; JUSTIFICATIVA CIENTÍFICA: POUCAS PUBLICAÇÕES SOBRE O ASSUNTO NA LITERATURA CIENTÍFICA POUCA ABORDAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO(ENFERMAGEM).

RELEVÂNCIA
SOCIAL: MOSTRAR O NÍVEL DE CONECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM A RESPEITO DA HEMOTERAPIA CIENTÍFICA: PROMOVER EDUCAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E INCENTIVAR UMA MAIOR ABORDAGEM DO ASSUNTO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.

ASPECTOS ÉTICOS

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO; PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA;

METODOLOGIA
TIPO DE PESQUISA: DESCRITIVA E QUANTITATIVA. TIPO DE ESTUDO: LEVANTAMENTO LOCAL DO ESTUDO: HOSPITAL PÚBLICO DE ASSISTÊNCIA TERCIÁRIA LOCALIZADO EM FORTALEZA ; RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA; REFERÊNCIA EM CIRURGIA GERAL, NEUROLOGIA, NEFROLOGIA, TRANSPLANTE RENAL ENTRE OUTRAS.

POPULAÇÃO, AMOSTRA E AMOSTRAGEM.

O HOSPITAL POSSUE PROFISSOINAIS DE ENFERMAGEM. PARTICIPARÃO DO ESTUDO 30 PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM (n=30; <200);

COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

QUESTIONÁRIO COM 20 QUESTÕES ENVIADO PELO CORREIO ELETRÔNICO PLANILHAS E TABELAS NO EXCEL®

OBRIGADA!