PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A importância do fator humano nas organizações

Marucia Bardagi UFSC 2011/1

História do Trabalho Pré-história Antiguidade Idade Média Rev. Industrial Natureza Sobrevivência Funções indiferenciadas Agricultura/ Artesanato Comércio Dinheiro/burgues ia Trabalho fabril Trabalho livre Ideologia do progresso Expansão de Atividades Determinação Biológica Classe amília/Oportunidade Divisão de trabalho: Saúde. arte Tradição familiar Trabalho: escravo Vocação: religião Determinação Biológica Determinação Biológica Classe social Determinação Biológica Classe Família . guerra.

cunharam o termo µpsicologia industrial¶ acidentalmente. .Linha do tempo da POT (1897): Bryan & Harter ± primeiro artigo descrevendo um estudo e aplicações da psicologia a atividades de trabalho (telegrafistas de código morse).Lilian Gilbreth: mãe da administração moderna.impulsionados pela natureza pragmática da pesquisa básica em psicologia. . µtrabalhadores humanos são o bem maior da indústria¶. interessados em melhorar a eficiência na engenharia industrial. W. . psicologia preocupada com os interesses aplicados . Bryan foi o primeiro a salientar a importância de µanalisar as atividades concretas da forma como elas aparecem na vida diária¶. precursores da área de POT Primeiros Anos (1900-1916) (virada do século): Frank & Lillian Gilbreth ± estudos sobre a relação tempo/movimento.

foi o primeiro a aplicar os princípios da psicologia para trabalhar com motivação e produtividade no ambiente de trabalho. .motivação resulta do ganho financeiro.(1910).revolucionou o método produtivo . engenheiro americano. termo µpsicologia industrial¶ passa a designar a área. psicologia e marketing/ avaliação de soldados (1911): Frederick Taylor ± livro ³The Principles of Scientific Management´. .ciência deve sobressair à intuição: tradição ciência . (termo µorganizacional¶ só aparece nos anos 70) (1911): Walter Dill Scott ± livro ³Increasing Human Efficiency in Business´.ênfase na organização do trabalho e nos métodos de seleção e treinamento . psicólogo americano.

não só pela produtividade. . . atenção e fadiga. esteira transportadora (elimina o movimento dos trabalhadores .divisão radical entre concepção/execução do trabalho. remuneração de acordo com os hábitos gerais de vida do trabalhador. influências sociais e físicas na capacidade de trabalho.. (1913): Hugo Münsterberg ± pai da psicologia industrial.o trabalhador tende a fazer µmenos do que pode¶: otimização do tempo .redução de movimentos e etapas desnecessários à produção .µlinha de montagem¶). aplicações da psicologia para a área de vendas. pesquisas sobre monotonia. etc. uso de moldes (padronização do produto). psicólogo alemão trabalhando nos EUA até a 1ª guerra mundial. livro ³Psychology and Industrial Efficiency´.Fayol (mesmos princípios na análise das funções gerenciais) Henry Ford: modelo paralelo ao de Taylor.

motivação e aptidões com vistas ao treinamento e direcionamento militar.as pessoas devem se adaptar à organização: treinamento .. programas de disciplina.ciências comportamentais ajudam a modelar as pessoas para servirem como peças de reposição: mecanicismo 1ª Guerra Mundial (1914 ± 1918): ± Army Alpha project: Exército americano contrata psicólogos para avaliar os recrutas nas áreas de inteligência (busca de deficiência).respeitabilidade da profissão . .

informações sobre os psicólogos. (Elton Mayo): deu origem ao movimento de relações humanas no trabalho. testes de estresse situacional . Bureau of Salesmanship Research: seleção. Psychological Corporation: promoção da psicologia nas empresas.boas relações de trabalho são importantes como a remuneração. avaliou a relação entre produtividade e condições de trabalho.efeito Hawthorne: mudança de comportamento relativa à novidade e volta aos níveis anteriores com o tempo. classificação e desenvolvimento de funcionários administrativos e vendedores. . . e Harward. marco da testagem coletiva em psicologia (até então as avaliações eram individuais). hoje é uma editora 2ª Guerra mundial (1941 ±1946): ± Army General Classification Test (AGCT): separa os recrutas por área de habilidade.Entre guerras (1919-1940) Hawthorne Studies ± pesquisas feitas pela Western Eletric Co. = concluiu que a produtividade aumenta se o funcionário sente-se valorizado.

especialmente da seleção de pessoal. .. (1929): Crash na bolsa de Nova Iorque. .necessidade de lidar com o não emprego. os testes de aptidão profissional (e. familiares e sociais decorrentes da falta/perda de emprego. número gigantesco de desempregados e miseráveis. Grande Depressão: Volta para casa após as guerras (1ª e 2ª Guerras mundiais e Vietnã) ...boom da psicologia industrial.Após a segunda guerra. de orientação vocacional) passam a ser usados em larga escala fora do ambiente militar. maior abalo econômico na história dos EUA.pessoas com problemas emocionais. Em outro campo. . .habilidades de busca de trabalho e qualificação. consequentemente.

µboom¶ da administração (anos 1960): Movimento dos direitos civis. do capitalismo.Comissão pelas oportunidades iguais de emprego.Época da especialização (1946-1963) (1940-1950): Welfare State .1964: Lei dos Direitos Civis: Definição da proibição de discriminação de raça. apogeu. religião.ligação entre produção e consumo. gênero. idade de ouro do capitalismo . nacionalidade no mercado de trabalho. psicólogos industriais acusados de serem fantoches da administração. . . .aumento da importância das funções gerenciais. .Estado do Bem-estar.

pouca flexibilidade. ³Social psychology in the organizations´ (Katz & Kahn).busca de maior amplitude para a área.internacionalização da economia. multidimensionalidade. estagnação da produção . = . mudanças sócio-demográficas . . .Era Moderna (1964-hoje) (1965/1966): livros ³Organizational psychology´ (Edgar Schein). importância para o contexto global da organização.agigantamento excessivo das organizações. uso do termo µorganizacional¶.

) .(3ª Revolução Industrial): microeletrônica. .automação (eliminação de postos de trabalho). máquinas capazes de autoregulação. ênfase na tomada de decisões e coordenação de atividades. recusa da produção em massa) qualidade total (estado ótimo de eficiência e eficácia na ação de todos os elementos que constituem a existência da Empresa ... você pode trabalhar em diferentes lugares. redução do desperdício.Tecnologia media a comunicação entre os trabalhadores. variação da produção. informatização. gestão por estresse. . just-in-time (produz quando vende).Interação homem-tecnologia: novos postos de trabalho para o domínio da tecnologia (elite tecnológica).processos diversificados de gestão: reengenharia (µcélulas¶ produtivas. flexibilidade das relações de trabalho . perda de contato direto humano (impacto nos relacionamento sociais e na saúde mental).todos devem se preocupar com tudo) toyotismo (automatização. .

início do século XX .O psicólogo nas organizações EUA: inserção do psicólogo nas organizações desde a industrialização do país .século XIX Brasil: inserção do psicólogo nas organizações desde a industrialização .

Organizacional Seleção de pessoal: diferenças individuais entre os funcionários Predição do desempenho no trabalho Análise de cargos e atribuições (quais são as necessidades objetivas e subjetivas da função). satisfação.Psic. mas avaliação e interesse pela motivação. Aplicação dos aspectos sociais inerentes ao trabalho Liderança. escopo contextual do ambiente de trabalho. o que faz um trabalhador bem sucedido avaliação de treinamento.Industrial Psic. . Não apenas avaliação do desempenho no trabalho.