Introdução

Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos

UMA AVENTURA NO EGITO ANTIGO

Tema: Egito Antigo Série: 5ª série Disciplina: História Áreas de interdisciplinaridade: Geografia, Ciências, Filosofia, Português/Literatura, Artes Temas transversais: trabalho, diversidade cultural, religião, diferenças sociais Autora: Júnia Ramalho Teixeira http://www.construindoahistoria.clic3.net

NTERJ10 ± São Pedro da Aldeia

habilidade para trabalhar em equipe. Ciências. Artes. Faremos uma longa viagem no tempo e no espaço para desvendar os mistérios de uma as mais fascinantes civilizações da antiguidade ± a civilização egípcia. deverá ser avaliado pelo (s) professor(es) e poderá exigir vários conhecimentos. . algumas mais fáceis e outras mais difíceis. etc. cooperar com os colegas e compartilhar conhecimentos e informações. impedindo que terroristas radicais destruam esse valioso patrimônio cultural da humanidade. Além de alguns conhecimentos nessas áreas. criatividade. organização e disciplina. autonomia para buscar informações e construir conhecimentos.Uma Aventura no Egito Antigo Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos A partir de hoje vocês estão convidados a participar de uma emocionante aventura. Filosofia. terão que cumprir várias missões. outras habilidades também serão importantes para o bom desempenho dos grupos na viagem: raciocínio lógico. O desempenho de vocês nas missões. como de outras áreas como Geografia. capacidade de solucionar problemas. Para que vocês possam superar todos os obstáculos e dificuldades dessa viagem e chegar ao seu destino. Matemática. Português/Literatura. O objetivo principal dessa viagem será chegar ao local onde está localizada a pirâmide de Queops. tanto de História.

computadores. As atividades serão desenvolvidas basicamente em sala de aula e no laboratório de informática e poderão eventualmente ser concluídas em horários extra-classe.Mapa e Roteiro da Viagem Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos a) Bagagem necessária para a viagem: livros didáticos de diversos autores. mapas. Internet. vídeos. dicionário. c) Orientação: o professor atuará como um orientador da expedição. b) Condições da viagem: a turma estará dividida em grupos de no mínimo 5 pessoas e no máximo 6. enciclopédias (livros ou CDrom). O professor deverá orientar e avaliar o sucesso das missões e permitir que os grupos avancem em direção ao destino final. disquetes etc. softwares educativos. . mas vocês que deverão buscar as informações básicas para o desenvolvimento das missões.

Localizar o maior número de informações possíveis sobre o Egito Antigo: . Mas cuidado! Ao fazer pesquisas na Internet. CD-Roms. não esqueça de registrar o endereço do sítio em que as informações foram encontradas.Missões Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos Procurem mapas. softwares educativos. O grupo que trouxer o maior número de informações estará na frente. enciclopédias. livros didáticos ou não de diferentes autores. busque uma relação de sites sobre o assunto na Internet.

)? Qual era importância do rio Nilo? Praticavam agricultura? Que recursos os egípcios utilizavam para facilitar o plantio? Como era a moradia dos ricos? Como era a moradia dos pobres? Existiam tempos? Monumentos? Para desenhar. O desenho deverá ser feito utilizando o aplicativo Paint.Missões Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos Criar uma cidade imaginária (uma maquete virtual). procure retratar na imagem criada o que aprendeu sobre as seguintes questões: Que características eram mais marcantes no Egito antigo? Como era paisagem (clima. · Ao criar o desenho. clique no espaço ao lado: . · Criar um mapa localizando a cidade em algum ponto do Egito. Ao criar a sua cidade. você não poderá esquecer de: · Inventar um nome para a cidade. como se ela estivesse situada no Egito do tempo dos Faraós... relevo. vegetação.

O personagem principal de sua história poderá ser um faraó. uma rainha.).. Ao contar a história com seus personagens. um sacerdote. como eram as casas dos nobres... um escriba. um escravo. procure descrever o cenário onde ela se desenvolve. Você poderá também reunir vários personagens diferentes em uma mesma história. os modos de vestir. os palácios.. escravos. um camponês(a). um nobre. como eram as casas dos pobres (camponeses.. clique no ícone ao lado: . como eram os templos. como era a economia da cidade (praticavam agricultura? O que plantavam? Faziam comércio? O que compravam ou vendiam? Como transportavam as mercadorias? Faziam artesanato? O que produziam? Pescavam? ) Usavam algum meio de transporte? Qual? Faziam guerras? Tinham um exército? Que armas usavam? Como era a religião? Como era a vida dos sacerdotes? Como era a vida dos camponeses? Como era a vida dos escravos? Como era a vida dos faraós? Como era a vida dos escribas? Usavam escrita? Como era? Como eram os costumes. Para escrever.Missões Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos Utilizar o editor de textos Word para criar uma história cujos personagens poderiam ser moradores da cidade que você inventou anteriormente. artesãos.. um membro do exército. os túmulos. as festas? .

Missões Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos Agora. que tal dramatizar a história criada por seu grupo para o restante da turma? .

Ed. .Bibliografia Introdução Mapa e Roteiro As Missões Bibliografia Jogos TOLEDO. Ricardo ± História: cotidiano e mentalidades V. Ática. Atual Editora MONTELLATO/CABRINI/CATELLI ± Coleção História Temática. Ed. Scipione FEIJÓ.1. Eliete/DREGUER. Martin Cezar ± Antigo Egito: o novo império ± Coleção O Cotidiano da História.