You are on page 1of 19

MICROORGANISMOS

Prof.: Alessandra Miranda

Microbiologia
mikros = pequenos bios = vida logotipos = cincia Microorganismos:
Bactrias Fungos (leveduras e fungos filamentosos [bolores]) Protozorios Vrus Algas microscpicas

Microorgamismos: Mocinhos ou Viles?


Deteriorantes ou Saprfitas
Estragam os alimentos

Patognicos
Causam doenas

Benficos
Transformam os alimentos

Microorganismo Bactrias

Importncia - Produtores de antibiticos e antifngicos - Fixadoras de nitrognio - Controle biolgico - Produtores de alimentos: iogurte - Produtores de cidos e vitaminas - Sintetizadores de hormnios por engenharia gentica -Fotossintetizantes -Base da cadeia alimentar - Controle biolgico - Engenharia gentica (vetores de terapia gentica) - Produtores de alimentos: queijos, cerveja, po, vinho, rum, usque. - Produtores de antibiticos e antifngicos - Maiores decompositores do planeta - Controle biolgico

Algas Microscpicas Vrus

Fungos

Bactrias
Bactrias so procariontes Procariontes: organismos unicelulares e microscpicos que no possuem ncleo organizado S podem ser vistas com microscpio Sem microscpio possvel ver as colnias

Existncia
Bactrias existem h mais do que 3,5 bilhes anos. Graa s estruturas simples, bactrias podem sobreviver em todos ambientes da terra. Podem ser encontrados por exemplo no ar, no solo, na gua, vulco, no mar profundo, nas fontes quentes, no gelo, no sal, na pele dos homens, etc. Em condies desfavorveis algumas bactrias formam esporos, que podem sobreviver milhes de anos.

Estrutura Celular
Parede celular - Envoltrio extracelular rgido responsvel pela forma da bactria constituda por um complexo protico - glicdico (protena + carboidrato) com a funo de proteger a clula contra agresses fsicas do ambiente. No possui celulose como as das clulas vegetais. Cpsula - Camada de consistncia mucosa ou viscosa formada por polissacardeos que reveste a parede celular em algumas bactrias. encontrada principalmente nas bactrias patognicas, protegendo-as contra a fagocitose. Membrana plasmtica - Mesma estrutura e funo das clulas eucariontes. Citoplasma - Formado pelo hialoplasma e pelos ribossomos. Ausncia de organelas membranosas. Mesosomo invaginao da membrana plasmtica, importante durante a duplicao e diviso bacteriana. Nucleide - Regio onde se concentra o cromossomo bacteriano, constitudo por uma molcula circular de DNA. o equivalente bacteriano dos ncleos de clulas eucariontes. No possui carioteca ou envoltrio nuclear. Alm do DNA presente no nucleide, a clula bacteriana pode ainda conter molculas adicionais de DNA, chamadas plasmdios ou epissomas. Plasmdios tambm possuem material gentico Flagelos - Apndices filiformes usados na locomoo. Fmbrias - Apndices filamentares, de natureza protica, mais finos e curtos que os flagelos. Nas bactrias que sofrem conjugao, as fmbrias funcionam como pontes citoplasmticas permitindo a passagem do material gentico.

Modelo esquemtico de uma bactria

Esporos
Altamente resistentes (calor, desidratao, radiao e substncias qumicas) Resposta a condies adversas Destrudos com exposio prolongada a radiao e autoclavao (121 C) por 3 a 30 min.

Classificao das Bactrias Formas:


Esfricas Forma de basto Forma espiral Forma de virgula Cocos Bacilos Espiroquetas ou Espirilos Vibrio

Cocos e Bacilos podem unir-se => colnias cadeias grupos pares (estrepto-) (estafilo-) (diplo-)
Por exemplo cocos em cadeias so chamados estreptococos

CLASSIFICAO DAS BACTRIAS COLORAO DE GRAM


Assim designada em memria de Christian Gram, que desenvolveu o procedimento em 1884, a colorao de Gram classifica as bactrias em Gram-positivas ou Gramnegativas e continua a ser um dos mtodos mais teis para classificar as bactrias. Neste procedimento, as bactrias so submetidas primeiro ao de um corante violeta, seguido de fixao com iodo e depois um agente de descolorao, como o metanol. Seguidamente, so novamente coradas com safranina. As bactrias Gram-positivas fixam o primeiro corante, devido maior espessura da parede celular, e ficam coradas de azul ou violeta, enquanto que as bactrias Gramnegativas, aps a descolorao pelo metanol, so coradas pela safranina e ficam vermelhas. Esta distino de manchas um reflexo das suas diferenas no que diz respeito composio bsica das suas paredes celulares.

COLORAO DE GRAM

So exemplos de bactrias Gram-positivas vrias espcies de: - Estreptococos; - Estafilococos; - Enterococos. So exemplos de bactrias Gram-negativas: - Vibro Colrico; - Colibacilo; - Salmonelas.

CLASSIFICAO DAS BACTRIAS TEMPERATURA


PSICRFILOS:
Crescimento: -5 a 5C Temp. tima: 15 a 18 C Temp. mxima: 19 a 22 C

MESFILOS:
Crescimento: 10 a 15C Temp. tima: 25 a 40 C Temp. mxima: 35 a 47 C

TERMFILOS:
Crescimento: 25C Temp. tima: 50 a 75 C Temp. mxima: 80 a 105 C

TERMO-RESISTENTES:
Crescimento: acima 37C Temp. tima: 80 C Temp. mxima: 113 C

CLASSIFICAO DAS BACTRIAS RESPIRAO

Aerbicas podem crescer apenas na presena de oxignio Anaerbicas podem crescer apenas na ausncia de oxignio Facultativas podem crescer tanto na presena como na ausncia de oxignio

REPRODUO

Assexuada - Bipartio ou cissiparidade Nesse processo a clula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactrias idnticas original. O tempo de multiplicao varivel entre 6 e 20 minutos. Sexuada ou Transmisso gentica - Conjugao - Consiste na passagem (ou troca) de material gentico entre duas bactrias atravs de uma ponte citoplasmtica formada pelas fmbrias.

TOXINAS
No tem aroma No tem sabor No tem cor No se destroem com o calor No se destroem com o frio Resistem a falta de gua

BENEFCIOS E PATOGENIDADE

As bactrias possuem grande importncia ecolgica, elas fixam o nitrognio da atmosfera na forma de nitratos, e as bactrias desnitrificantes que devolvem o nitrognio dos nitratos e da amnia para a atmosfera. As bactrias so responsveis pela decomposio ou deteriorao da carne, do vinho, das verduras, do leite e de outros produtos de consumo dirio. A capacidade de fermentao de certas espcies aproveitada na produo de queijo, iogurtes, temperos e embutidos. As bactrias tambm so teis para o homem, como na indstria farmacutica que utiliza bactrias para fabricar antibiticos especficos. De outra maneira as bactrias podem causar grandes prejuzos econmicos, como o caso do amarelinho (Xylella fastidiosa), que ataca a lavoura da laranja. Mas talvez a maior importncia das bactrias seja o fato delas serem parasitas humanos, levando a infeces muito graves. A infeco causada porque as bactrias podem produzir toxinas, que so nocivas para as clulas humanas. Se estas estiverem presentes em nmero suficiente e a pessoa a ser afectada no dispuser de uma imunizao contra elas, o resultado a doena. As bactrias podem penetrar no corpo humano, atravs dos pulmes, por meio da inalao de partculas expulsas pela respirao, tosse ou espirros de uma pessoa infectada.

BENEFCIOS E PATOGENIDADE

Pode haver infeco no trato digestivo o qual pode ser infectado atravs da ingesto de alimentos contaminados. As bactrias podem estar presentes nos alimentos desde o local de produo das matrias primas ou transportadas at eles por moscas ou mos contaminadas. As bactrias podem ainda invadir o hospedeiro atravs da pele, como por exemplo, na infeco de uma ferida. H o gnero Clostridium que alm de esporulado anerbio e um potente produtor de toxinas muito prejudiciais ao homem. Seus esporos podem estar presentes em alimentos e resistir a processos de descontaminao podendo causar graves intoxicaes como o botulismo (agente Clostridium botulinum), em funo da ao neurotxica de suas toxinas. Geralmente esto associados a intoxicaes por ingesto de palmitos contaminados e podem levar a bito. desse grupo tambm o produtor da toxina tetnica, que provoca o ttano (Clostridium tetani). O esporo contamina o ferimento profundo que ao fechar gera uma atmosfera com baixa tenso de oxignio, levando a germinao, produo de toxina, e, finalmente a tetania. A Escherichia coli um importante componente da nossa microbiota intestinal, no entanto, fora do intestino pode causar importantes e graves infeces, principalmente nas vias urinrias.

Algumas das bactrias mais nocivas ao homem e as doenas associadas a cada uma dela: Streptococcus pneumoniae - causa septicemia, infeco no ouvido mdio, pneumonia e meningite. Haemophilus influenzae - causa pneumonia, infeco do ouvido e meningite principalmente em crianas. Shigella dysenteria - causa disenteria (diarria sangrenta). Linhagens resistentes podem levar a epidemias e algumas podem ser tratadas apenas com medicamentos muito caros (fluoroquinolonas). Neisseria gonorrhoeae - causa gonorria, a resistncia s drogas limita o seu tratamento principalmente cefalosporina. Pseudomonas aeruginosa - causa septicemia e pneumonia, principalmente em pessoas com fibrose cstica ou com o sistema imune comprometido. Algumas linhagens super resistentes no podem ser tratadas com drogas. Enterococcus faecalis - causa septicemia e infeco do trato urinrio, e infeco das vias respiratrias nos pacientes com o sistema imune comprometido. Algumas linhagens ultra resistentes no podem ser tratadas com drogas. Escherichia coli - causa infeco do trato urinrio, infeco do sangue, diarria e falncia dos rins. Algumas linhagens so ultra resistentes. Acinetobacter - causa septicemia em pacientes com o sistema imune comprometido. Mycobacterium tuberculosis - causa tuberculose. Algumas linhagens ultra resistentes no podem ser tratadas com drogas. Staphylococcus aureus - causa septicemia, infeco nas vias respiratrias e pneumonia. Algumas linhagens tem se mostrado muito resistentes a vrios antibiticos.

You might also like