You are on page 1of 20

Revolução Inglesa

‡Matheus de Paula Medeiros ‡Anderson Henriques ‡Lucas Costa Gonçalves ‡Rafael Rocha Moreira ‡Andressa Guimarães

2005-A

Inglaterra:   



Absolutismo: Durante o século XVI até meados do XVII foi governada por reis absolutistas. No reinado de Elizabeth I o absolutismo inglês fortaleceu-se. Expansão colonial Inglesa Colonização da América do Norte e apoio aos atos de pirataria contra navios espanhóis.

Rainha Elizabeth I e Corsários Ingleses .

desde o século XIII. apresentava uma característica peculiar: a existência de um Parlamento. A monarquia inglesa. Esse quadro começou a mudar com a Guerra dos Cem Anos. Entretanto. . deu-se uma deudesvalorização da monarquia.Absolutismo Inglês:  O Absolutismo na Inglaterra esteve presente nas dinastias de Tudor e Stuart. Esses elementos influenciaram uma disputa dos setores descontentes da nobreza pelo poder real. dando início a um processo de fortalecimento que se estendeu ao longo de toda duração da guerra. com o final da guerra e a conseqüente derrota inglesa. um enfraquecimento do exército e uma crise econômica. a monarquia inglesa passou a contar com o apoio da nobreza. Isto representava uma certa limitação do poder real.

Guerra dos cem anos e Parlamento Inglês .

sistema de pesos e medidas e das tarifas p/ facilitar o comércio. Permissão concedida aos corsários para atacar navios inimigos.Monarquia Inglesa ´Tudorµ      Absolutismo com apoio de grupos burgueses. Incentivo à expansão marítima e comercial. Centralização do poder político. Uniformização das moedas. .

Henrique VIII e Igreja Anglicana .

eficiência.Religião:       Igreja Anglicana: Controlada pelo Estado. Ética calvinista adequada aos valores burgueses. a poupança e a acumulação de riquezas. Mantinha nas cerimônias a forma ritual católica. Ética: trabalho metódico. O conteúdo era Calvinista. .

Iniciava-se a Dinastia dos Stuart . o trono coube a seu primo Jaime. Sem descendentes diretos.Rainha Elizabeth I    A dinastia dos Tudor chegou ao fim com a morte de Elizabeth I.

rei da Escócia (1603-1625).Rei Jaime I JAIME I. Muitos que ficaram descontentes começaram a ir para a América do Norte. Os atritos entre o Rei e o Parlamento ficaram fortes e intensos. . Em 1625. principalmente depois de 1610. sob o pretexto que os mesmos estavam organizando a Conspiração da Pólvora (eliminar o Rei). em 1605. assumiu o poder. Dissolveu o parlamento várias vezes e quis implantar uma monarquia absolutista baseada no direito divino. houve a morte de Jaime I e seu filho Carlos I. perseguiu os católicos e seitas menores.

Jaime I e Dinastia Stuart .

A sua luta pelo poder travada contra o Parlamento da Inglaterra tornou-se famosa. dissolvido por ele em 1628 e mais tarde nos que foi forçado a reunir em 1640. especialmente a imposição de impostos sem o consentimento do parlamento. .Rei Carlos I   Sucessor de Jaime I Carlos I foi da rei Inglaterra. da Escócia e da Irlanda desde 27 de Março de 1625. Houve oposição generalizada a muitas de suas ações. seus inimigos temeram que ele conseguisse o poder absoluto. Como ele era um defensor do direito divino dos reis. no parlamento. até à sua morte.

Carlos I e Carlos I sendo decapitado .

em 1787. no século seguinte. apossando-se. como forma de expandir o comércio para além das Ilhas Britânicas. O seu único revés neste período foi a independência dos Estados Unidos da América. A partir de 1660. em 1776. de inúmeros territórios entre o Rio Gâmbia (encravado no Senegal francês) e a Nigéria. Posteriormente houve o início da colonização da Austrália em 1783 e mais tarde daNova Zelândia a partir de 1840. o período de afirmação e maturação do projeto colonial britânico. abarcando a famosa Costa do Ouro. entrepostos de captação de escravos para as plantações americanas. organiza em África.Expansão colonial:    Os ingleses lançaram-se à conquista do mundo durante o reinado de Henrique VII (1485±1509). . que promoveu a indústria naval. O século XVIII é deste modo. o atual Gana.

apresentou uma economia mais diversificada. chegaram a produzir algumas manufaturas e a comercializar com outras regiões ("comércio triangular"). onde fundaram as Treze Colônias. escravista e exportador.Colonização inglesa:   América do Norte foi colonizada pelos ingleses e franceses. No sul das Treze Colônias. com trabalho assalariado e maior circulação interna de capitais. caracterizada pelo latifúndio monocultor. com menor número de holandeses e suecos. Os ingleses se assentaram na costa leste. Devido a essas especificidades. voltada para o mercado interno. . apesar das determinações metropolitanas. sua colonização recebeu a denominação de povoamento. No plano político. desenvolveu-se uma típica colonização de exploração. Os franceses se instalaram especialmente no Canadá e na região do Mississipi. O norte (área ocupada pelos refugiados religiosos e políticos ingleses). por não apresentar condições "ideais" para a exploração metropolitana. essas colônias possuíam um elevado grau de autonomia e. devido às condições climáticas e geográficas.

. de 16 de Dezembro de 1653 até sua morte. Escócia e Irlanda. a qual se crê ter sido causada por malária ou por envenenamento. movimento que derrubou Carlos I e levou à instauração de uma república puritana na GrãBretanha. assim chamados em alusão ao apelido dado pelo Príncipe Rupert a Cromwell Como líder da causa parlamentar e comandante do New Model Army. Quando a guerra civil teve início. Cromwell governou com o título de Lorde Protector da Inglaterra. pondo fim ao poder absoluto da monarquia britânica. conhecido como um dos líderes da Guerra Civil Inglesa. Cromwell desempenhou um papel fulcral na derrota das forças leais a Carlos I.Oliver Cromwell     Foi um militar e político britânico. que se tornou a base dos seus Ironsides. Cromwell constituiu uma tropa de cavalaria.

que permitiram a vitória em Gainsborough em Julho. A primeira batalha foi uma vitória do Parlamento em Hull em Julho. Lansdowne. Apoiadas pelos escoceses. as tropas do Parlamento venceram em Winceby. sua principal base para o resto da guerra. Cromwell. Oliver Cromwell criou os "Ironsides". assistido por Cromwell. sendo decapitado em 30 de janeiro de 1649 . a qual terminou sem um lado vencedor. porém. ganhando o controle de Lincoln. O Parlamento tinha a vantagem de ter ao seu lado as grandes cidades que abrigavam grandes arsenais como Londres e Kingston Upon Hull. os monarquistas venceram as batalhas de Adwalton Moor. com o objetivo de defender a Escócia e impedir o regresso do monarca ao poder. Depois da batalha de Newbury. As vitórias de Naseby e de Langport destruiram as forças de Carlos I. Em seguida a batalha de Edgehill foi vencida pelos partidários do rei. Em 1643. que inventou um modelo de forças armadas com mais profissionalismo. Os partidários do Parlamento defenderam reformas na religão. tornou-se um líder militar e político. Em 1645. Carlos I fugiu para Oxford. A guerra civil chegou ao fim com a vitória das tropas do parlamento. Os defensores do rei combateram para uma Igreja e um poder tradicional. Roundway Down e controlaram Yorkshire e Bristol. Derrotado em Turnham Green.Guerra Civil        O Parlamento reuniu as tropas lideradas por Robert Devereux. O Rei Carlos I foi preso e condenado à morte. na política econômica e na repartição dos poderes. Entretanto. a Royal Navy e a maioria das cidades inglesas apoiaram o Parlamento. em 11 de Outubro de 1643. todas as tropas do Parlamento adotaram esse modelo e Thomas Fairfax foi nomeado comandante. a maior parte do país se encontrava neutra. Cada adversário conseguiu juntar 15000 homens. No início do conflito. venceram em York a Marston Moor. Carlos I escapou de Londres e reuniu tropas em Agosto em Nottingham. 3° Conde de Essex. o rei encontrou partidários nas zonas rurais.

Restauração Monárquica      Ricardo filho de Cromwell Manteve-se no poder por apenas 8 meses Agitação política voltou ao país Restauração da dinastia dos Stuart Carlos II no trono Britânico Jaime II seu irmão tentou restabelecer o absolutismo .

Revolução gloriosa:        Com medo da volta do absolutismo tiraram Jaime II do trono O príncipe holandês Guilherme de Orange (casado com Maria Stuart filha de Jaime II) assumiria o trono respeitando o parlamento. . Assinou a declaração de Direitos (Bill of Rights) Estabelecia: a superioridade da lei sobre a vontade do rei Instalou-se então a monarquia parlamentar. Guilherme de Orange x Jaime II (1688-1689) Com o título de Guilherme III assumiu o trono britânico.

wikipedia.com.br/alfa/colonizacao-da-america/colonizacao-inglesa-naamerica-do-norte.html .br/articles/6500/1/A-RevolucaoInglesa/Paacutegina1.php ‡http://pt.com.Bibliografia: ‡http://pt.org/wiki/Guerra_civil_inglesa#Primeira_Guerra_Civil ‡http://www.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Gloriosa ‡http://pt.org/wiki/Absolutismo_na_Inglaterra ‡http://www.wikipedia.portalsaofrancisco.wikipedia.mundovestibular.