You are on page 1of 49

TCNICA DE PREVENO E COMBATE A PRINCPIO DE INCNDIO

BRIGADA DE INCNDIO
So grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organizao, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situaes de emergncia. Em geral esto treinadas para atuar na preveno e combate de incndios, prestao de primeiros socorros e evacuao de ambientes.

Com a finalidade de evitar grandes perdas materiais, sociais e principalmente humanas, alm da sua prpria vida. Sabemos que a preveno a melhor estratgia a ser adotada, muito mais simples do que o combate, alm dos custos serem reduzidos.

CLASSES DE INCNDIO
So 4 classes de incndio; CLASSES: A - B - C - D. Foi dividido desta maneira para facilitar a aplicao e utilizao correta do agente extintor correto para cada tipo de material combustvel.

C L A S S E ( A )
Classe A: Fogo em materiais slidos de fcil combusto, que queimam na superfcie e profundidade, deixando resduos e cinzas. Ex: madeira, papel, tecido, fibras, borrachas, etc. Mtodo de extino - resfriamento.

C L A S S E ( B )
Classe B: Fogo em combustveis lquidos que queimam na superfcie e no deixam resduos. Ex: gasolina, lcool, solventes, etc. Mtodo de extino abafamento resfriamento.

C L A S S E ( C )
Classe C: Fogo em equipamentos eltricos energizados. Ex: computadores, motores eltricos centrais telefnicas, quadros de comando, eletrodomsticos. Mtodo de extino abafamento extino qumica.

C L A S S E ( D )
D: Incndio envolvendo metais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua). Classe

MTODO DE EXTINO
Para a sua extino, necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o metal combustvel, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto pelo princpio de abafamento. Os ps especiais so compostos dos seguintes materiais: cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia, grafite seco

DEFINIO DE FOGO
Fogo uma reao qumica que fornece luz calor e chama. S existe fogo na presena de trs elementos bsicos: Combustvel Oxignio Calor O fogo pode ser definido como produto da combusto de material slido, lquido, gasoso, com liberao de luz e calor. Fogo: ( a chama sob controle do homem); Incndio: ( a chama fora do seu controle).

O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: CONDUO CONVECO IRRADIAO. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.

TRANSMISSO DO CALOR

C O N D U O
Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Colocando-se, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor

C O N V E C O
a transferncia do calor de uma regio para outra, atravs do transporte de matria (ar ou fumaa)

I R R A D I A O
Propagao por ondas calorficas que um corpo aquecido transmite em todas as direes semelhantes a luz.

MTODOS DE EXTINO DO FOGO


Partindo do princpio que, para haver fogo, so necessrios o combustvel, o comburente e o calor, formando o tringulo do fogo, quando j se admite a ocorrncia de uma reao em cadeia, para extinguir o fogo, basta retiraramos um desses elementos.

Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes mtodos de extino: Extino por retirada do material; Por abafamento; Por resfriamento; Extino qumica.

MTODOS DE EXTINO

CLASSES DOS EXTINTORES


Extintor classe A (combustveis slidos);

Extintor classe B (lquidos inflamvel); Extintor classe C (equipamentos eltricos); Extintor classe D (metais combustveis).

So utilizados para combater o princpio de incndio. Extintores de gua; Fogo classe A Extintores de gs carbnico (CO2); Fogo classe B e C Extintores de p qumico. Fogo classe B,C e D Extintores de espuma; Fogo classe A e B

EXTINTORES PORTTEIS

AO DOS AGENTES EXTINTORES


gua - efeito de resfriamento abafamento. P Qumico - abafamento. Gases Inertes - (CO2, nitrognio, hlio) retiram/baixam o nvel de oxignio para menos de 18%. Espuma Mecnica - abafamento. Areia Seca - abafamento. e

I N S P E E S
Mensais: verificar se os bicos ou as mangueiras no esto obstrudos. Observar a presso do manmetro, o lacre o pino de segurana e a etiqueta de registro; Semestrais: verificar o peso do extintor de CO2. Se estiver com 10% a menos do peso especificado refazer a recarga; Anuais: verificar se no h dano fsico no extintor, avaria no pino de segurana, lacre, vlvula e alvio.

RETIRADA DOS EXTINTORES


Os extintores devero ter um lugar fixo, de altura mn (0,20cm) e de mx (1,60m) de onde sero retirados somente por trs motivos: Para manuteno > (recarga, conserto ou reviso); Para exerccios > (treinamento ou instruo);

O B S E R V A O
Existem tambm os extintores tipo carreta, que levam em seu interior os mesmos agentes extintores, porm com maior quantidade de carga, so montados sobre rodas para facilitar seu manejo e deslocamento. As carretas so posicionadas em locais onde haja grande quantidade de materiais estocados e substituem o n de extintores correspondentes sua capacidade.

OBSEVAES GERAIS
Sugere-se que anualmente sejam verificados todas as cargas de todos os tipos de extintores. Os extintores portteis devem estar: Visveis (bem localizados); Desobstrudos (livres de qualquer obstculo); Sinalizados (para melhor visualizao).

TIPOS DE EXTINTORES
AGUA PRESSURIZAD A

BOMBA MANUAL

TIPO COSTAL

EXPUMA MECNICA

EXPUMA INJETADA

EXPUMA QUMICA

P QUMICO

P Q U M I C O A P R E S S U R I Z A R

G S C A R B N I C O

H A L O N

CARRETA GUA

EXPUMA MECNICA

EXPUMA QUMICA

P Q U M I C O

G S C A R B N I C O

OPERANDO EXTINTOR CARRETA

tendem a subir); Molhe suas roupas; Se suas roupas se incendiarem, jogue-se no cho e role lentamente, elas se apagaro por abafamento; No se tranque em salas; Use um leno umedecido no nariz para evitar respirar a fumaa; Procure sair dos lugares onde haja muita fumaa agachando bem prximo ao cho, onde o calor e menor e ainda existe oxignio; Armar as mangueiras para a extino do fogo, se for o caso.

PROCEDIMENTOS EM CASO DE INCNDIO Tente sempre descer (o fogo e o

calor

O GLP um combustvel composto de carbono e hidrognio(hidrocarbonetos gasosos), incolor e inodoro, muito voltil se inflama com muita facilidade tendo uma taxa de explosividade aproximada que varia entre 2% e 10%. Tem uma densidade aproximadamente de uma vez e meia mais pesado que o ar isto faz com que o gs permanea nos lugares baixos em caso de vazamento, e em local de difcil ventilao o gs acumulado, mistura-se com o ar ambiente, onde forma uma mistura explosiva ou inflamvel. O vazamento normalmente se d na vlvula de vedao, junto mangueira.

GASES LIQUEFEITOS DE PETRLEO (GLP)

uma faixa interna amarela, com as inscries NBR(Norma Brasileira) e tambm a data de validade. A mangueira dever ser substituda quando estiver totalmente transparente e sem a faixa amarela. Todo botijo, exceto o de 2Kg, dotado de uma vlvula de segurana, havendo uma temperatura ambiente excessivamente elevada, a vlvula de segurana dar vazo ao gs dentro do vasilhame, aliviando o excesso de presso. Dessa forma, a possibilidade de rompimento do vasilhame ser anulada.

MANGUEIRA E VLVULA Essa mangueira deve ser transparente e ter

Ao instalar o botijo de GLP deve guiar-se pelas seguintes recomendaes: Somente instalar em casa ou indstrias equipamentos aprovados e executado por companhia especializada do ramo; No usar martelo ou objeto semelhante para apertar a vlvula de abertura dos botijes; No abrir o gs para depois riscar o fsforo; e ao constatar qualquer vazamento, fazer o teste para verificar o local exato com espuma de sabo, nunca com fogo.

CUIDADOS AO INSTALAR

sero maiores em virtude de estarmos correndo o risco de ficarmos num ambiente propcio a exploso, pois os gases se acumulam so inflamveis. Neste caso devemos tomar as seguintes preocupaes: Desligar a chave geral desde que no esteja no ambiente gasado; Evacuar o local; Ventilar o mximo possvel a rea; Levar o botijo de gs para um lugar o mais ventilado possvel; Durante a noite, ao constatarmos vazamento(odor) de gs, no devemos nunca acender a luz. Devemos fechar a vlvula do botijo no escuro e em seguida ventilar o ambiente;

VAZAMENTO SEM CHAMA Em caso de vazamento nossos cuidados

Em incendiado, devemos observar as seguintes recomendaes: No extinguir de imediato as chamas, a no ser que haja grandes possibilidades de propagao; Apagar as chamas de outros objetos, se houver, deixando que o fogo continue no botijo, em segurana; Em ultimo caso, procurar extinguir a chama do botijo pelo mtodo de abafamento, com um pano bem mido. Para chegar perto do botijo, deve-se procurar ir o mais agachado possvel para no correr o risco de queimar, e levar o botijo para um local ventilado;

VAZAMENTO COM CHAMA caso de botijo de GLP que j esteja

You might also like