UVAS BOAS E UVAS BRAVAS

...e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas... ³Isaías 5:1-6

1 O local onde Deus plantou a sua vinha. (v1)
y ³...o meu amado tem uma vinha em um

outeiro fértil´ O outeiro fértil aponta para a terra onde Deus plantou a sua vinha. Não foi em qualquer terra, ele se preocupou em plantar a sua vinha numa terra que pudesse sustenta-la. Também Deus havia planejado um cântico para aquela vinha, e esse cântico era um cântico de celebração e de alegria. (Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha.´

2 A maneira como Deus plantou a sua vinha (v2)
y ³E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de

excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.´ Quantos cuidados Deus teve com essa vinha(Essa vinha somos nós)?. 1) Deus nos plantou em uma boa terra, 2) Depois nos cercou com sua proteção, 3) Limpou as pedras(dureza) 4) Chamou-nos de semente excelente. 5) Depois edificou uma torre de vigília para não ficarmos sós(Espírito Santo) 6) Construiu um lagar para poder colher os frutos dessa vide plantada(por que ele espera que desse fruto bom).

3 Porém, a vinha deu uvas bravas(v2)
y ...mas deu uvas bravas . Porque???? O que faltou

para aquela vinha? A razão do homem falou mais alto. O homem foi enganado por seu coração e se recusou a ser uma boa vinha. A decisão de ser uma boa vinha é minha, é individual. Deus faz a sua parte mais todos nós temos que decidir se vamos dar frutos para ele que o agrade ou se geraremos frutos amargos. Deus não tem prazer em suas vidas, pois tudo o que vem delas são frutos amargos, rebeldes, confusos, cheios de iras, contendas, ódios e insubmissão. Não é esse o fruto que Deus esperou de sua vinha. Que fruto é o seu?

4 Deus pede que a nação julgue entre ele e sua vinha (v3)
y ...julgai, vos peço, entre mim e a minha

vinha Deus coloca o julgamento nas mãos da própria nação. Se realmente aqueles frutos que estão sendo oferecidos pela aquela vinha são frutos dignos do que foi plantado por ele. Ele está dizendo julgue se foi deste tipo de semente que eu as plantei, pois eu esperava uma colheita diferente desta.

5 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? (v4)
y ...Esperando eu que desse uvas boas... Deus

agora fala abertamente a nação perguntando se ele deixou de fazer algo pela aquela vinha. Se ele não fez de tudo para que aquela vinha desse uvas boas. Ele selecionou desde a semente até a terra. E tudo foi escolhido detalhadamente para garantir que a colheita fosse certa. O que ainda falta Deus fazer na tua vida? Você não tinha nada quando veio para ele, agora que ele te deu as coisas, você apresenta esses frutos amargos para ele? Seria isto justo?

6 Agora Deus declara o seu juízo sobre aquela vinha (v5-6)
y ...o que ei de fazer com a minha vinha... tirarei a

sua sebe(cerca) para que sirva de pasto(vergonha); derribarei a sua parede para que seja pisada(proteção contra o mal) e a tornarei em deserto(solitária); não será podada, nem cavada(sem liderança sobre ela); mas crescerão nela sarças(lixo espiritual) e espinheiros(palavras que ferem os outros); e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela...(nunca mais será sustentada por Deus) Essa foi a sentença de Deus para aquela vinha. A terra Deus já te deu, a torre já foi construída e o lagar já está preparado. Agora aonde estão os seus frutos? Eles são doces?

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful