Gerência de Banco de Dados

Semestre 2011/02 Prof.Ms. Daniel Rosa Canêdo danielcanedo@gmail.com

Contrato Didático 

Disciplina 

GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS 2011/02 Presenciais 
 

Período  

Aulas 

Segunda-Feira, 02 horas Aulas Quinta-Feira, 02 horas Aulas

Contrato Didático  Horários  Aulas  21:10 as 22:00 ± Segunda-Feira 22:00 as 22:50 ± Segunda-Feira 21:10 as 22:00 ± Quinta-Feira 22:00 as 22:50 ± Quinta-Feira    .

Contrato Didático  Métodos de Avaliação  Avaliação Prática Avaliação Escrita 1 Seminário 1 Avaliação Escrita 2 Seminário 2     .

Contrato Didático  Avaliação Final  Aprovado  Todas atividades/avaliações suficientes Obter no mínimo uma atividades/avaliações insuficientes Obter na Prova Final nota insuficiente  Prova Final   Reprovado  .

net Moodle  Web Site   .objectis.com http://drc.Contrato Didático  Contato  E-Mail  danielcanedo@gmail.

Contrato Didático  Resultado de Avaliações/Atividades  Disponibilizados por meio eletrônico e no mural da sala Será teórica ou prática conforme definição do professor Resultado será divulgado por meio eletrônico ou no mural da sala Compreende os conteúdos abordados na disciplina  Prova Final    .

quando solicitado aos alunos.Contrato Didático  Laboratório  Não é permitida a instalação de programas nos computadores dos laboratórios Não alterar as configurações dos computadores Utilizar os computadores de forma correta e sem danificá-los para que se tenha acesso aos recursos em todas as aulas com a totalidade das máquinas É terminantemente proibido utilizar qualquer software que não corresponda diretamente a disciplina Durante as aulas. os monitores deverão ser desligados     .

Casos especiais serão analisados a parte É de inteira responsabilidade do aluno.Contrato Didático  Considerações Gerais  Cronograma das Aulas  Os conteúdos abordados nas aulas poderão ser modificados conforme a necessidade do professor O máximo de faltas permitidas é 25% do total de aulas.  Faltas   Abono de Faltas   Matéria  . que corresponde a 18 aulas Não existe.

Contrato Didático  Considerações Gerais  Matéria  É de inteira responsabilidade do aluno Preferencialmente no silencioso Deve-se evitar durante as aulas     Celular   Modos  Ler revistas ou jornais Vender objetos Visitar sites que não tenha vínculo com a matéria .

sendo a avaliação inutilizada para os envolvidos e a nota atribuída será ZERO.  Conversa  . porém. como contravenção escolar. como a solicitação para que um aluno retire-se de sala. pela distração e/ou perturbação daqueles que estão interessados no assunto em discussão. pois. vale a interpretação do professor. pode gerar situações constrangedoras. além de atrapalhar o ensinoaprendizagem. Não é proibida a conversa entre os alunos. a conversa excessiva.Contrato Didático  Postura e Avaliação  Cola: Não há discussão.

. O mesmo procedimento deve ser adotado pelo aluno que necessitar se ausentar antes do término da aula.Contrato Didático  Considerações Gerais  O aluno que por motivos relevantes não puder estar em sala de aula no horário conforme o item ³chamada´. deverá procurar o professor no primeiro dia de aula para tratar do assunto.

EMENTA  Implementação de projeto de banco de dados relacionais Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados         Arquitetura Otimização de Consulta Segurança Gerenciamento e Monitorização de Logs Controle de Redundância Integridade Concorr ncia .

EMENTA  Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Recuperação após falhas  Gerenciamento de Transações Banco de Dados Hierárquicos     Simulações Estudos de Casos .

explorando os mecanismos e técnicas de segurança disponíveis. manipular e gerenciar bases de dados através de ferramentas computacionais.Objetivo Gerais  A disciplina deve possibilitar ao aluno identificar os termos e aspectos relevantes da atividade de armazenagem dos dados em meio magnético. bem como reconhecer os componentes e características das ferramentas utilizadas para gerenciamento de bancos de dados O aluno deve ainda exercitar a utilização das principais técnicas de modelagem conceitual.  .

Objetivos Específicos  Capacidade para definir e implementar soluções envolvendo o gerenciamento de Banco de Dados. pontualidade. capacidade de agregar requisitos de segurança. . realização de pesquisas bibliográficas. trabalhar em grupo e disciplina.

otimização e execução de consultas Algoritmos para os operadores básicos de consulta .Conteúdo Programático    Introdução a Banco de Dados Modelagem Conceitual e Banco de Dados Introdução ao Processamento de Consultas    Organização e indexação de dados em memória de massa O processo de tradução.

propriedades e estados de uma transação Escalonamentos de operações de sistemas transacionais Tipos de falhas e gerenciamento de buffer de dados Backup e log do sistema Escalonamentos recuperáveis.Conteúdo Programático  Introdução ao Processamento de Transações  Motivação: controle de concorrência e recuperação dos sistema Definição. livres de roll-back em cascata e estritos Técnicas de recuperação    Recuperação de Falhas    .

Conteúdo Programático  Controle de Concorrência no Processamento de Transações     Teoria da serializabilidade Mecanismos otimistas Controle de transações baseado em trancas Detecção e tratamento de deadlocks Conceitos e arquiteturas fundamentais de BDD Fragmentação e replicação de dados  Banco de Dados Distribuídos   .

SILBERSCHATZ.Sistemas de Banco de Dados . H.Rio de Janeiro . D.Alta Books .1989 HEUSER.McGraw-Hill . silberschltz.Bibliografia  KORTH. .3ª .2ª .1999  . A. a.Projeto de Banco de Dados .Makron Books .Sagra-Luzzatto ± 1999  DICOVERY .Sistemas de Banco de Dados .SENAC SP . .São Paulo . h.São Paulo . F.Princípios de Banco de Dados ± São Paulo .. C. .1999  EGAN.Banco de dados em Linux com Oracle & MySQL Guia do Administrador .2002  KORTH. A. F. ..

um banco de dados ³é uma coleção de dados inter-relacionados.   Segundo Korth. hardware. representando informações sobre um domínio específico´ Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário Deve-se conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados. . software e usuários.

. Date conceituou que ³sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica´.

 Os objetivos de um sistema de banco de dados são  Isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (Abstração de Dados)  Independência dos dados em relação a aplicação  Estratégia de acesso  Forma de armazenamento .

 Abstração  O de Dados se divide em: Nível de Visão de Usúario acesso de usúarios a partes do banco de dados é feita individualmente  Nível Conceitual  Define quais dados estão armazenados  Define o relacionamento entre estes dados armazenados  Nível Físico  Define efetivamente de que maneira os dados estão sendo armazenados .

.

Realidade Modelo Conceitual ANALISTA Modelo Lógico Mini-mundo Modelo Físico Banco de Dados .

 Todo Projeto de Banco de Dados deve atingir os seguintes objetivos    Organização das informações Utilização de técnicas para que o Banco de Dados tenha boa performance Utilização de técnicas que facilitem ao máximo a manutenção dos dados Modelagem Conceitual Projeto Lógico Projeto Físico  Projeto de Banco de Dados se dá em duas fases    .

Atores do Processo Usuário 1 Define regras do negócio Analista de Sistemas 2 Realiza projeto do Sistema. Prepara testes 3 Banco de dados Projetista Prepara projeto do BD Define restrições e solução lógica 5 5 Projeto Conceitual/ Lógico BD 4 Projeto Lógico/ Físico BD DBA .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful