You are on page 1of 25

TCP/IP

TCP/IP

(Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol)

Arquitectura protocolar da Internet; Atingiu com êxito os objectivos primordiais inicialmente estabelecidos para o modelo OSI; Modelo usado pela ARPANET e a sua sucessora a INTERNET;




A ARPANET era uma rede de pesquisa criada pelo Departamento de Defesa dos EUA.

  

Como surgiu?

• •
 

Começaram então a surgir problemas com os protocolos existentes

Necessidade de uma nova arquitectura de referência, cujo objectivo era conectar várias redes ao mesmo tempo.

  O que é? – O TCP/IP é um conjunto de protocolos. independentemente do tamanho da rede. sendo os mais conhecidos o TCP – Transport Control Protocol e o IP – Internt Protocol.TCP/IP  (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol Actualmente – é o protocolo mais utilizado nas redes locais!   Devido à grande utilização deste protocolo na Internet  todos os fabricantes de sistemas operativos de redes o suportam!   Uma das grandes vantagens – a possibilidade de os dados poderem seguir caminhos distintos até ao seu destinatário. • • .

• .  – enquanto que o TCP/IP nasceu da necessidade do mercado e da procura de produtos para resolver o problema de comunicação e a partir daí passou por uma série de implementações onde muitos produtos foram desenvolvidos fora da arquitectura Internet. é que: – o modelo OSI evoluiu de uma definição formal elaborada por comissões da ISO para o desenvolvimento de produtos.Comparação do modelo OSI e TCP/IP • • A principal diferença entre os dois. passando a ser incorporados a ela.

.

TCP/IP •  (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol) A arquitectura TCP/IP é desenvolvida em quatro camadas: – Interface de rede – Internet – Transporte – Aplicação • .

TCP/IP (Transmisson Control Ptotocol/Internet Protocol) .

Domain Name System .  – DNS .protocolo para enviar mensagens de e-mail entre utilizadores na Internet.consiste num serviço onde são armazenadas as ligações entre endereços IP e domínios.  .  • Os protocolos mais importantes que operam nesta camada são:  – SMTP . 6 e 7 do modelo OSI e faz a comunicação entre as aplicações e o protocolo de transporte.TCP/IP – Camada de aplicação • Corresponde às camadas 5.Simple Mail Transfer Protocol .

TCP/IP •  – Camada de aplicação Os protocolos mais importantes – cont.programa de comunicações usado para ligar um computador a um servidor remoto. .Hyper Text Transfer Protocol .Terminal emulution . – HTTP .Protocolo da camada de aplicação do modelo OSI utilizado para transferências de dados World Wide Web.protocolo de transferência de ficheiros na Internet.  – FTP .File Transfer Protocol .  – Telnet .

  Exemplos: – O protocolo SMTP usa sempre a porta 25. . – O protocolo HTTP usa a porta 80.  Através das portas é possível saber para que protocolo serão enviados os dados para uma determinada aplicação. – E o FTP as portas 20 (para transmissão de dados) e a 21 (para transmissão de informação de controlo).TCP/IP • – Camada de aplicação A camada de aplicação comunicacom a camada de transporte através de uma porta. – As portas são numeradas e as aplicações padrão usam sempre a mesma porta.

TCP/IP – Camada de aplicação .

dados de diferentes aplicações   • Nesta camada operam dois protocolos: – TCP .não verifica se o dado chegou ao destino .Transport Control Protocol – para este protocolo existe uma confirmação da chegada ao destino de todos os pacotes. É responsável: – pela transformação em pacotes dos dados recebidos pela camada de aplicação e pelo seu envio para a camada Internet o Utiliza uma forma de multiplexagem onde é possível transmitir. simultaneamente.TCP/IP •  – Camada de transporte A camada de transporte equivaleà camada de transporte do modelo OSI.  – UDP – User Datagram Protocol .

e. – é responsável pelo routing.TCP/IP •  – Camada de Internet Equivaleà camada de rede do modelo OSI. . através da rede. adicionando ao datagrama recebido informação sobre o caminho a percorrer..   i. É responsável: – Por enviar o datagrama recebido pela camada Internet em forma de quadro.

onde são transmitidos pelos cabos da rede através de quadros.  . o pacote recebido da camada TCP é dividida em pacotes chamados datagramas que são enviados para a camada de interface de rede.Internet Control Message Protocol – ARP .Adress Resolution Protocol – RARP .Internet Protocol – ICMP .TCP/IP   – Camada de Rede Equivaleàs camadas 1 e 2 do modelo OSI. Os protocolos que operam nesta camada são: – IP .Reverse Adress Resolution Protocol    Como funciona a transmissão?  Na transmissão de dados.

Protocolos TCP/IP .

TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) Responsável pelo encaminhamento dos datagramas o que não é tarefa fácil na Internet . . pois a ligação pode requerer que o datagrama atravesse várias redes até chegar ao seu destino .

. cada dispositivo conectado à rede deve ter. um endereço IP.configurado pelo utilizador com um endereço IP. este protocolo utiliza um esquema de endereçamento lógico denominado IP. q qPara as redes de computadores existem dois tipos de endereçamento: q §Físico ( MAC ) .vem impresso nas placas de rede.TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) qDesenvolvid o com a intenção de permitir o routing de pacotes  que torna possível a interligação de diversas redes (como é caso da Internet). qPara permitir o routing. pelo menos. Numa rede TCP/IP. §Lógico . para identificar o dispositivo na rede a que pertence.

que envia o pacote directamente para o router de uma terceira rede. • Supondo : §que um computador da Rede 1 pretende enviar pacotes de dados a um computador da Rede 2 . que se encarrega de entregar os dados ao computador de destino. §este envia os dados ao router.•O router isola o fluxo das redes. §os pacotes são então “entregues ” ao router. que encaminha os dados ao seu destinatário na Rede 2 . . permitindo apenas a passagem aos dados destinados à rede externa (quando estiver bem configurada!). §No caso de um computador da Rede 1 querer enviar os dados para um computador de uma Rede 3 .

Funcionamento : qQuando um router recebe um pacote que não pertence à rede interna  redirecciona o pacote para uma outra que possa estar interligada ao computador de destino . todas as redes subsequentes enviam os pacotes aos seus gateways. até que o pacote atinja a rede de destino (ou não).TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) A entrega de pacotes é feita facilmente pelo router. . q Este é o princípio de funcionamento das redes baseadas no protocolo TCP / IP! Os pacotes que não pertencem à rede interna são encaminhados para um ponto de saída da rede chamado gateway. uma vez que os pacotes de têm o endereço ( IP ) da máquina de destino.

Desta forma. qO menor número do endereço IP possível é 0 .TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) Endereços IP qUm endereço IP é constituído por 4 bytes (32 bit) representados na forma decimal e separados por um ponto. 255 . ao utilizar endereço de rede. 255 . 0 e o maior é 255 . 0 . Z .  Cada dispositivo de uma rede TCP/IP precisa de um único endereço IP para que o pacote de dados possa ser entregue correctamente. Y . 0 . no formato X . . 255 . este não deverá ser coincidente com nenhum outro endereço existente . W.

foram especificadas cinco classes de endereços IP : Em redes de computadores usam-se as classes .TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) Para facilitar a distribuição de endereços IP.

255.255 grande número de . -Network ID = W ? -Host ID = X. numero de endereços possíveis 224 =16 777 216) Ou seja .TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) qClasse A . qSão utilizados para redes que possuem um ? computadores.Z O primeiro Octeto W varia entre 1 e o 126 O ‘host ID’ (X .bits 0…7 identificam a rede . Z) pode variar entre o 0 e o 255 Não pode utilizar o 000.000 e o 255.Cada endereço classe A permite endereçar até 16 777 216 máquinas ( 31-8 = 23.bits 8…31 identificam a máquina . Y .000.Y.

Z) pode variar entre o 0 e o 255 . .Z O primeiro Octeto W varia entre 128 e o 191. .bits 16…31 identificam a máquina.bits 0…15 identificam a rede .X .Cada endereço classe B permite endereçar 65 536 máquinas na rede Ou seja .TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) qClasse B . qUtilizados para segmento de redes de alcance médios e grande.Host ID = Y. O ‘host ID’ (Y .Network ID = W.

. qUtilizados para segmento de redes pequenas ou locais.X.bits 0…23 identificam a rede . . O ‘host ID’ (Z) pode variar entre o 0 e o 255 .Y .Cada endereço classe C permite endereçar 256 máquinas na rede Ou seja .bits 24…31 identificam a máquina.Host ID = Z O primeiro Octeto W varia entre 192 e o 223.TCP/IP – O protocolo IP ( endereçamento IP ) qClasse C .Network ID = W.

 • Todos os computadores do mesmo segmento de rede tem de ter o mesmo Network ID. identifica qual o segmento de rede a que o computador pertence.Network ID • É a primeira parte do endereço de IP. voltar .