You are on page 1of 60

Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento

No haver pases pobres apenas ignorantes

Quanto vale a sua empresa?

Peter F. Drucker

Agenda: Apresentaes Indcios da Era do Conhecimento SPED Impactos do SPED Cenrios Concluso

Por: Roberto Dias Duarte www.robertodiasduarte.com.br

Apresentao

"Conheo apenas a minha ignorncia


Scrates

Pai da Lavnia, marido da Juliana Professor em graduao e ps 38 anos 20 anos de trabalho: TI e gesto

Autor do livro

Diretor de Alianas

Blogger: www.robertodiasduarte.com.br

Apresentao
Apresentao

Mastermaq Softwares
16 anos de mercado de sistemas empresariais mais de 37 mil clientes em todo o Brasil mais de 15 mil escritrios contbeis clientes 60 centros de atendimento em todo o Brasil mais de 700 profissionais 1 Software do Brasil homologado pela SAP para o Business One.

Habilidades na Era do Conhecimento

http://www.careers-in-accounting.com/ac.htm

Novas Tecnologias

Documento Eletrnico

SPED: Big Brother Fiscal

Entendendo o SPED

Emenda Constitucional n 42

19/12/03

Art. 37 da Constituio Federal:

... XXII - as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, ... e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio.

Nota Fiscal Eletrnica

Envio eletrnico (EDI)


Contribuinte Remetente Trnsito Autorizado (DANFE) Contribuinte Destinatrio

Envia NF-e

Retorna Autorizao NF-e

Retransmite NF-e

SEFAZ/UF

SPED

DANFE

Detalhe da NFe

Consulta NFe

Consulta NFe

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


O que Nota Fiscal Eletrnica NF-e?
Nota Fiscal Eletrnica - NF-e modelo 55, um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, cujo objetivo documentar, para fins fiscais, as operaes de circulao de mercadorias, substituindo assim, a nota fiscal impressa em papel tradicionalmente utilizada, modelo 1 ou 1A. Qual a legislao regulando a emisso de NF-e?

A Nota Fiscal Eletrnica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica DANFE foram institudos em todo o territrio nacional pelo Ajuste SINIEF 07/05, por meio do Decreto n 50.110/2005, alterado pelos Ajustes SINIEF n 04/06, 05/07 e 08/07. O Ato COTEPE/ICMS 22/08, dispe sobre as especificaes tcnicas da NF-e. Este Ato Cotepe contempla o Manual de Integrao do Contribuinte, que contm todo o detalhamento tcnico da Nota Fiscal Eletrnica e do DANFE.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Quais so as operaes alcanadas e quais so os documentos fiscais que a NF-e substitui?
A NF-e substitui a Nota Fiscal modelo 1 ou 1A, em todos os casos em que estes documentos so utilizados, ou seja, operaes de importao, exportao, interestaduais e internas, mesmo que de simples remessa. A NF-e substituir 100% das Notas Fiscais emitidas em papel? O estabelecimento credenciado a emitir NF-e que no seja obrigado sua emisso poder emitir NF-e em substituio a Nota Fiscal em papel, modelo 1 ou 1-A. No caso dos estabelecimentos obrigados a emitir NF-e, aps o incio da obrigatoriedade devem emitir NF-e em todas as suas operaes, pois a nota fiscal eletrnica modelo 55 deve substituir 100% das Notas Fiscais modelo 1 ou 1A.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO

O que preciso para emitir NF-e?


Possuir acesso Internet; Solicitar credenciamento da pessoa jurdica como emissora de NF-e na Secretaria da Fazenda responsvel pela localidade onde esteja localizado o estabelecimento. O credenciamento em uma Unidade da Federao no credencia a empresa perante os demais Estados; Possuir certificao digital (ICP-BR, contendo o CNPJ da empresa); Adaptar o sistema de faturamento para emitir a NF-e ou utilizar o Emissor de NF-e disponibilizado gratuitamente pela SEFAZ/SP; Testar os sistemas em ambiente de homologao em todas as Secretarias da Fazenda em que desejar emitir NF-e; Obter a autorizao da Secretaria da Fazenda para emisso de NF-e em ambiente de produo (NF-e com validade jurdica).

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Com a emisso da NF-e, quais sero as alteraes para o meu cliente? Com a adoo da NF-e, a principal mudana para o destinatrio ser a obrigatoriedade de consulta da NF-e, a fim de verificar a validade da assinatura e autenticidade do arquivo digital, no Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br), onde o destinatrio tem disposio o aplicativo visualizador, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, disponvel na opo download. Caso o destinatrio no seja credenciado a emitir NF-e, alternativamente conservao do arquivo digital j mencionada, ele poder conservar o DANFE relativo NF-e e efetuar a escriturao da NF-e com base nas informaes contidas no DANFE, desde que feitas s verificaes citadas acima.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Com a NF-e, ser necessrio obter previamente a AIDF? A Com a adoo da NF-e, no existe mais a figura da AIDF, uma vez que no haver mais a impresso grfica do documento fiscal. A autorizao de emisso do documento fiscal passa a ser automtica e executada para cada NF-e, que poder ter ou no a autorizao emitida pela Secretaria da Fazenda.

A partir da emisso da NF-e, como ficar a gerao do SINTEGRA, GIA, livros Registro de Entrada e Sada, etc?
At o presente momento esto mantidas todas as obrigaes acessrias exigidas, exceto a obteno de AIDF para emisso da NF-e. Com a implantao progressiva da NF-e, bem como da Escriturao Fiscal e Contbil Digital (SPED Fiscal e Contbil), a tendncia que, futuramente, inmeras obrigaes acessrias sejam paulatinamente substitudas ou mesmo dispensadas.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Aps o recebimento da NF-e pela Secretaria da Fazenda, devo guardar os arquivos contendo as informaes das NF-e j escrituradas? Sim. O emitente dever manter em arquivo digital as NF-es pelo prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda dos documentos fiscais. Caso o destinatrio no tenha condies de receber o arquivo digital, dever armazenar o DANFE pelo prazo decadencial.

E as pessoas jurdicas destinatrias, tambm so obrigadas a manter a guarda de algum tipo de documento relativo a NF-e ou DANFE?
Caso a empresa destinatria seja emitente da NF-e, poder armazenar apenas e to somente o arquivo digital recebido, pelo prazo decadencial. Na hiptese do destinatrio no ser contribuinte credenciado para a emisso de NF-e, poder, manter em arquivo o DANFE relativo a NF-e da operao pelo prazo decadencial.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Em caso de sinistro ou perda do arquivo eletrnico das NF-es, os rgos fazendrios podero disponibilizar informaes para a recuperao desses arquivos? No haver disponibilizao das informaes, pois assim como a guarda das Notas Fiscais em papel fica a cargo dos contribuintes, a cargo destes ficar a guarda dos documentos eletrnicos.

possvel alterar uma NF-e emitida? Aps a concesso de Autorizao de Uso, a NF-e no poder sofrer qualquer alterao, pois qualquer modificao no seu contedo invalida a sua Assinatura Digital.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Quais so as condies e prazos para o cancelamento de uma NF-e?
O emitente poder requerer o cancelamento de uma NF-e cujo uso tenha sido previamente autorizado pelo Fisco e desde que no tenha ainda ocorrido o fato gerador. Algumas UFs tm prazo mximo para cancelamento de uma NF-e a partir da autorizao de uso. Para proceder ao cancelamento, o emitente dever fazer um pedido especfico gerando um arquivo XML para tanto. Como fica a chamada carta de correo no caso de NF-e? Aps a concesso da Autorizao de Uso de NF-e, o emitente poder sanar erros em campos especficos da NF-e por meio de Carta de Correo Eletrnica CC-e, transmitida SEFAZ.

Ainda no h leiaute definido em Ato Cotepe para gerao do arquivo da Carta de Correo Eletrnica.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Qual a forma de entrega da NF-e / DANFE ao meu cliente? No h regras pr-estabelecidas quanto a forma de entrega da NF-e pelo fornecedor ao seu cliente, de modo que a entrega poder ocorrer da maneira que melhor convier s partes. A transmisso da NF-e, de comum acordo, poder ocorrer, por exemplo, por e-mail, disponibilizado num stio da Internet e acessvel mediante senha de acesso.

Como ser feita a confirmao de entrega de mercadoria com a NF-e? Neste ponto, no houve nenhuma alterao em relao ao procedimento comercial j anteriormente aplicvel Nota Fiscal modelo 1 ou 1A. No leiaute do DANFE existe um espao destinado confirmao de entrega de mercadoria, que se assemelha ao canhoto existente no modelo 1 ou 1A, podendo ser destacado e entregue ao remetente.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Como proceder nos casos de recusa do recebimento de mercadoria em operao acobertada por NF-e? A recusa de recebimento de mercadoria pode ocorrer de duas formas: i) o destinatrio emite uma Nota Fiscal de devoluo de compras ou; ii) o destinatrio recusa a mercadoria no verso do prprio DANFE, destacando os motivos pela qual opinou pela recusa. Na segunda hiptese, o emitente da NF-e dever emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.

Principais Perguntas sobre NF-e PROCESSO DE HABILITAO


Como proceder quando a NF-e no estiver disponvel para consulta no Ambiente Nacional? Aps a autorizao de uso, a NF-e sempre ser transmitida pela SEFAZ para a Receita Federal do Brasil (ambiente nacional). Podem ocorrer, entretanto, eventualmente, atrasos na transmisso. Neste caso, a autorizao de uso da NF-e dever ser consultada no site da SEFAZ que a autorizou.

No caso de contingncia em que o trnsito da mercadoria acobertado por DANFE impresso em formulrio de segurana (vide as questes sobre Contingncia com a NF-e), se no prazo de 30 (trinta) dias contados do recebimento da mercadoria o destinatrio no puder obter informaes relativas concesso da Autorizao de Uso da NFe, dever comunicar o fato ao Posto Fiscal de sua vinculao

Obrigatoriedade da NFe

Protocolo ICMS de 2007, estabelece a obrigatoriedade da utilizao da NF-e, a partir de 1 de abril de 2008, para os segmentos: I - fabricantes de cigarros; II - distribuidores de cigarros; III - produtores, formuladores e importadores de combustveis lquidos; IV - distribuidores de combustveis lquidos; V - transportadores e revendedores retalhistas TRR

Obrigatoriedade da NFe

Dezembro de 2008 para os seguintes segmentos (exceto MT): I - fabricantes de cimento; II - fabricantes de veculos automotores; III - fabricantes de cerveja, chope e refrigerantes; IV - fabricantes de bebidas alcolicas destiladas, exceto aguardentes produzidos artesanalmente; V - fabricantes e importadores de vinhos; VI - frigorficos; VII - comercializadores de Energia Eltrica; VIII - fabricantes e distribuidores de medicamentos; IX siderrgicas.

Obrigatoriedade da NFe
Abril de 2009 para os seguintes segmentos :
XV - importadores de automveis, (..); XVI - fabricantes e importadores de baterias (..); XVII - fabricantes de pneumticos e de cmaras-de-ar; XVIII - fabricantes e importadores de autopeas; XIX - produtores, formuladores, importadores e distribuidores de solventes derivados de petrleo (..); XX - comerciantes atacadistas a granel de solventes derivados de petrleo; XXI - produtores, importadores e distribuidores de lubrificantes e graxas (..); XXII - comerciantes atacadistas a granel de lubrificantes e graxas (..); XXIII - produtores, importadores, distribuidores a granel, engarrafadores e revendedores atacadistas a granel de lcool (..); XXIV - produtores, importadores e distribuidores de GLP (..); XXV - produtores e importadores GNV (..); XXVI - atacadistas de produtos siderrgicos e ferro gusa; XXVII - fabricantes de alumnio, laminados e ligas de alumnio;

Obrigatoriedade da NFe
Abril de 2009 para os seguintes segmentos :
XXVIII - fabricantes de vasilhames de vidro, garrafas PET e latas para bebidas (..); XXIX - fabricantes e importadores de tintas, vernizes, esmaltes e lacas; XXX- fabricantes e importadores de resinas termoplsticas; XXXI - distribuidores, atacadistas ou importadores de bebidas alcolicas(..); XXXII - distribuidores, atacadistas ou importadores de refrigerantes; XXXIII - fabricantes, distribuidores, atacadistas ou importadores de extrato e xarope utilizados na fabricao de refrigerantes; XXXIV - atacadistas de bebidas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada; XXXV- atacadistas de fumo beneficiado; XXXVI - fabricantes de cigarrilhas e charutos; XXXVII- fabricantes e importadores de filtros para cigarros; XXXVIII - fabricantes e importadores de outros produtos do fumo(...); XXXIX- processadores industriais do fumo

Obrigatoriedade da NFe
Setembro de 2009 para os seguintes segmentos :
XL - fabricantes de cosmticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; XLI - fabricantes de produtos de limpeza e de polimento; XLII - fabricantes de sabes e detergentes sintticos; XLIII - fabricantes de alimentos para animais; XLIV - fabricantes de papel; XLV - fabricantes de produtos de papel, cartolina, papelcarto e papelo ondulado para uso comercial e de escritrio; XLVI - fabricantes e importadores de componentes eletrnicos; XLVII - fabricantes e importadores de equipamentos de informtica e de perifricos para equipamentos de informtica; XLVIII - fabricantes e importadores de equipamentos transmissores de comunicao, pecas e acessrios; XLIX - fabricantes e importadores de aparelhos de recepo, reproduo, gravao e amplificao de udio e vdeo;

Obrigatoriedade da NFe
Setembro de 2009 para os seguintes segmentos :
L - estabelecimentos que realizem reproduo de vdeo em qualquer suporte; LI - estabelecimentos que realizem reproduo de som em qualquer suporte; LII - fabricantes e importadores de mdias virgens, magnticas e pticas; LIII - fabricantes e importadores de aparelhos telefnicos e de outros equipamentos de comunicao, peas e acessrios; LIV - fabricantes de aparelhos eletromdicos e eletroterapeuticos e equipamentos de irradiao; LV - fabricantes e importadores de pilhas, baterias e acumuladores eltricos, exceto para veculos automotores; LVI - fabricantes e importadores de material eltrico para instalaes em circuito de consumo; LVII - fabricantes e importadores de fios, cabos e condutores eltricos isolados; LVIII - fabricantes e importadores de material eltrico e eletrnico para veculos automotores, exceto baterias;

Obrigatoriedade da NFe
Setembro de 2009 para os seguintes segmentos :
LIX - fabricantes e importadores de foges, refrigeradores e maquinas de lavar e secar para uso domestico, peas e acessrios; LX - estabelecimentos que realizem moagem de trigo e fabricao de derivados de trigo; LXI - atacadistas de caf em gro; LXII - atacadistas de caf torrado, modo e solvel; LXIII - produtores de caf torrado e modo, aromatizado; LXIV - fabricantes de leos vegetais refinados, exceto leo de milho; LXV - fabricantes de defensivos agrcolas; LXVI - fabricantes de adubos e fertilizantes; LXVII - fabricantes de medicamentos homeopticos para uso humano; LXVIII - fabricantes de medicamentos fitoterpicos para uso humano; LXIX - fabricantes de medicamentos para uso veterinrio; LXX - fabricantes de produtos farmoqumicos; LXXI - atacadistas e importadores de malte para fabricao de bebidas alcolicas; LXXII - fabricantes e atacadistas de laticnios;

Obrigatoriedade da NFe
Setembro de 2009 para os seguintes segmentos :
LXXIII - fabricantes de artefatos de material plstico para usos industriais; LXXIV - fabricantes de tubos de ao sem costura; LXXV - fabricantes de tubos de ao com costura; LXXVI - fabricantes e atacadistas de tubos e conexes em PVC e cobre; LXXVII - fabricantes de artefatos estampados de metal; LXXVIII - fabricantes de produtos de trefilados de metal, exceto padronizados; LXXIX - fabricantes de cronmetros e relgios; LXXX - fabricantes de equipamentos e instrumentos pticos, peas e acessrios; LXXXI - fabricantes de equipamentos de transmisso ou de rolamentos, para fins industriais; LXXXII - fabricantes de mquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevao de cargas, peas e acessrios; LXXXIII - fabricantes de aparelhos e equipamentos de ar condicionado para uso no-industrial; LXXXIV - serrarias com desdobramento de madeira;

Obrigatoriedade da NFe
Setembro de 2009 para os seguintes segmentos :
LXXXV - fabricantes de artefatos de joalheria e ourivesaria; LXXXVI - fabricantes de tratores, peas e acessrios, exceto agrcolas; LXXXVII -fabricantes e atacadistas de pes, biscoitos e bolacha; LXXXVIII - fabricantes e atacadistas de vidros planos e de segurana; LXXXIX - atacadistas de mercadoria em geral, com predominncia de produtos alimentcios; XC - concessionrios de veculos novos; XCI - fabricantes e importadores de pisos e revestimentos cermicos; XCII - tecelagem de fios de fibras txteis; XCIII - preparao e fiao de fibras txteis

Impactos
Mudana Cultural Mudana Logistica

Irregularidade Fiscal Emitente e Destinatrio

Assinatura Digital

Guarda de NF-e

Restrio Manipulao de Dados

Recebimento Fsico x Especificado

Exposio Fiscal

Emissor da SEFAZ/SP

Usando o Portal e Integrando as Operaes


NFe NFe

DESENHO DA SOLUO
Cliente
NFe

Seu contador
Impresso do DANFE
Protocolo de Autorizao
Disponibilizao p/ ERP
Retorno ao ERP

Contador do cliente

Consulta Status

ERP
N.Fiscais
Validao dos dados

Armazenamento de Logs Gera Lote Cria fila de transmisso Transmite para SEFAZ

Painel de Notas Fiscais


Acesso externo de clientes e fornecedores Assinatura Digital Gera Nota XML

Usando o Portal e Integrando as Operaes

SPED Contbil - ECD

SPED Contbil - ECD

SPED Fiscal - EFD

Entendendo o SPED Fiscal

Detalhe do Arquivo do SPED Fiscal

Detalhe do Arquivo do SPED Fiscal

Futuro: Incorporao de Obrigaes

SPED: prximos passos

e-Lalur e-CT Livro de controle de produo e estoques CIAP - CONTROLE DE CRDITO DE ICMS DO ATIVO PERMANENTE; Livros de PIS/COFINS (para substituir a DACON) e-Folha (livros previdencirios, MAND, IN86, GFIP, RAIS) Fichas de lanamento

Impactos do SPED: Empresas

Profissionalizao das atividades gerenciais e operacionais Planejamento tributrio Organizao de processos contbeis Reviso de processos, em especial administrativos e logsticos Auditoria Integrao eletrnica de informaes fiscais e logsticas com clientes, fornecedores e contadores Capacitao profissional Segurana da informao Implantao de sistemas de apoio a gesto empresarial (ERP)

ERP: Palavra de Quem Entende


A existncia destes sistemas permite empresa fazer coincidir as informaes gerenciais com as contbeis.

Isso propicia um controle oramentrio antes inexistente.


Os sistemas ERP ainda foram as empresas a repensar seus processos e contabilizar seus custos de forma antes impossvel.

ERP Bsico

Ferramenta Alternativa para Tomada de Deciso

Agregar Valor

Criar Valor aumentar o nmero de caractersticas do seu produto ou servio, de forma diferenciada do seu concorrente, transcendendo a demanda existente

ERP no Contexto do SPED

Representante Legal

EFD

SPED

ECD

Administrador Contabilista

BACEN, SUSEP, CVM, DNRC, RFB, SEFAZ

Diferenciando Seu Negcio


Planejamento Tributrio Acompanhamento da Legislao Profissionalizao Indicadores Reviso de Processos Controladoria

Tributos

Gesto
Empresarial

Auditoria contbil Auditoria de sistemas

Auditoria

Tecnologia da Informao

Implantao de ERP/SPED/NFe Documentos Digitais Segurana da Informao Armazenamento e recuperao de dados

Cenrio Escritrio & Empresas (1)


Empresa Sistemas (?) Escritrio Contbil Sistema Fiscal/Contbil

DANFE + Documentos

Processos Operacionais

Processos Fiscais/Contabeis

Cenrio Escritrio & Empresas (2)


Empresa Sistema ERP + Contabil + Fiscal Escritrio Contbil

Representante Legal EFD

Acesso remoto
SPED ECD

Administrador Contabilista

BACEN, SUSEP, CVM, DNRC, RFB, SEFAZ

Processos Operacionais

Processos Fiscais/Contabeis

Cenrio Escritrio & Empresas (3)


Empresa Sistema ERP Escritrio Contbil Sistema Fiscal/Contbil

NF-e + EST + FIN

Processos Operacionais

Processos Fiscais/Contabeis

Cenrio Escritrio & Empresas (4)


Empresa Escritrio Contbil Sistema ERP + Contabil + Fiscal

Representante Legal EFD

Acesso remoto
ECD

SPED

Administrador Contabilista

BACEN, SUSEP, CVM, DNRC, RFB, SEFAZ

Processos Operacionais

Processos Fiscais/Contabeis

Capital Intelectual

Capital intelectual* =
Capital Humano
Atitude Inovao Experincia Aprendizado Equipes * Thomas Stewart Processos Softwares Valor do Cliente Conhecimento sobre o Cliente

Capital Estrutural
Tcnicas Metodologias

Capital de Clientes
Satisfao Lealdade

Cenrio Atual: Escritrio Contbil & Empresas


Processo de Gerao do Conhecimento

Anlise Sntese

Conhecimento
Processo de Comunicao do Conhecimento Guias, Informes, Relatrios: Problemas

Clientes

Informaes

Capital Intelectual: Escritrio Contbil & Empresas


Conhecimento
Processo de Gerao do Conhecimento
Planejamen to Tributrio Gesto
Empresarial

Auditoria

Tecnologia da Informao

ERP & SPED


Representante Legal EFD

Anlise Sntese

Valor Agregado ao Negcio: Solues Processo de Comunicao do Conhecimento

SPED

ECD

Administrador Contabilista

BACEN, SUSEP, CVM, DNRC, RFB, SEFAZ

Clientes

CRM: Conhecer Interagir Diferenciar Personalizar

Informaes digitais: Velocidade Preciso

Bem-vindo Era do Conhecimento

Roberto Dias Duarte


Diretor de Alianas
roberto@mastermaq.com.br http://www.robertodiasduarte.com.br

You might also like