You are on page 1of 19

Direito Processual Civil I

Profa. Maria Filomena de Almeida Buarque filomena.buarque@hotmail.com.br

A AO (arts 3 ao 6, CPC)
O conceito dado para Ao pelo jurista Arruda Alvim, in verbis: O direito constante da lei processual civil, cujo nascimento depende de manifestao de nossa vontade. Tem por escopo a obteno da prestao jurisdicional do Estado, visando, diante da hiptese ftico-jurdica nela formulada, aplicao da lei (material).

A demanda nada mais do que a acepo processual da palavra ao. Desta forma demanda um ato pelo qual a parte exercita seu direito de ir a juzo afirmando a titularidade de um direito seu.

Consideraes preliminares Ao o direito subjetivo pblico de deduzir uma pretenso em juzo (subjetivo porque pertence a cada um; pblico porque conferido a todos pelo Estado e porque a lei processual de ordem pblica). Assim, a regra do art. 6, CPC, que determina que ningum poder pleitear direito alheio em nome prprio, salvo quando autorizado em lei, consequentemente deve ser observada. Resumindo, a ao o direito de se invocar a tutela jurisdicional do Estado juiz. a forma processual adequada para defender, em juzo, um interesse. Para propor ou contestar uma ao necessrio ter interesse e legitimidade. O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II - da autenticidade ou falsidade de documento.

Condies da ao As condies da ao so, no direito processual, os requisitos necessrios que desde o momento inicial so exigidos que uma Ao possua, para que o judicirio possa proferir uma deciso de mrito (ou seja, decidir sobre aquilo que se pede). So condies presentes tanto no processo civil quanto no penal. As condies da ao so tambm requisitos da ao, mas so requisitos especiais ligados viabilidade da ao, ou seja, com a possibilidade, pelo menos aparente, de xito do autor da demanda. A falta de uma condio da ao far com que o juiz indefira a inicial ou extinga o processo por carncia de ao, sem julgamento do mrito, de acordo com os arts. 295, 267, VI e 329, todos do CPC. Caber eventualmente emenda da inicial, art. 284, CPC, para que ela se ajuste as condies da ao. Ou seja a falta de qualquer uma dessas condies importar no final do processo (extino do feito, no jargo jurdico) em que o juiz emite uma sentena em que no ser analisado o mrito(quando o Juiz decide sobre o conflito apresentado), declarando o autor carente de ao. Nestes casos poder ser ajuizada outra ao sobre o mesmo conflito, corrigindo a falta anteriormente apresentada As condies da ao so trs: 1. Legitimidade para a causa; 2. Interesse de agir; 3. Possibilidade jurdica do pedido.

Legitimidade para a causa: legtimos para figurar em uma demanda judicial so os titulares dos interesses em conflito (legitimao ordinria). Desta forma, o autor deve ser o titular da pretenso deduzida em Juzo. O ru aquele que resiste a essa pretenso. Artigo 3 do CPC. A lei pode autorizar terceiros a virem em Juzo, em nome prprio, litigar na defesa de direito alheio (legitimao extraordinria). Tpico prprio. Interesse de agir: o interesse de agir decorre da anlise da necessidade e da adequao. Compete ao autor demonstrar que sem a interferncia do Poder Judicirio sua pretenso corre riscos de no ser satisfeita espontaneamente pelo ru. Ao autor cabe, tambm, a possibilidade de escolha da tutela pertinente que ser mais adequada ao caso concreto. Ainda que o Estado tenha sempre o interesse na jurisdio como forma de garantir a paz e a ordem, o interesse de agir se assenta na convenincia que a ao possa trazer um resultado til, sendo avaliada a necessidade e a adequao da ao judicial Possibilidade jurdica do pedido: a ausncia de vedao expressa em lei ao pedido formulado pelo autor em sua inicial. Para ser apreciado, o pedido no pode ser excludo a priori do ordenamento jurdico. o que ocorre, por exemplo, em uma ao de divrcio em um pas que no prev tal possibilidade. No Brasil, pode-se citar tambm a cobrana de dvida de jogo So casos em que o Estado se nega a dar a prestao jurisdicional, considerando o pedido juridicamente impossvel

Posies doutrinrias respeito das condies da ao


Para Arruda Alvim a legitimatio ad causam seria, in verbis: A atribuio, pela lei ou pelo sistema, do direito de ao ao autor, possvel titular ativo de uma dada relao ou situao jurdica, bem como a sujeio do ru aos efeitos jurdico-processuais e materiais da sentena (...). Pode-se dizer que as condies da ao tm a posio de um direito, mas no podem ser havidas propriamente como integrantes da categoria dos direitos; vale dizer, so consideradas como se direito fosse. A legitimidade ideia transitiva, isto , algum legtimo em funo de outrem; vale dizer, o perfil final da legitimidade exige a considerao do outro, ambos esses plos ligados a uma situao legitimante.

Interesse de agir para Moacyr Amaral do Santos, nada mais que um interesse secundrio, instrumental, subsidirio, de natureza processual, consistente no interesse ou necessidade de obter uma providncia jurisdicional quanto ao interesse substancial contido na pretenso. O grande jurista Enrico Tullio Liebman analisa o interesse de agir distinguindo o interesse processual do substancial, in verbis: O interesse processual se distingue do interesse substancial de, para cuja proteo se intenta a ao, da mesma maneira como se distinguem os dois direitos correspondentes: o substancial que se afirma pertencer ao autor e o processual que se exerce para a tutela do primeiro. Interesse de agir , por isso, um interesse processual, secundrio e instrumental com relao ao interesse substancial primrio; tem por objeto o provimento que se pede ao juiz como meio para obter a satisfao do interesse primrio lesado pelo comportamento da parte contrria, ou, mais genericamente, pela situao de fato objetivamente existente.

Este interesse de agir analisado sob dois aspectos: a) Utilidade: o processo deve propiciar algum proveito para o demandante; b) Necessidade: preciso demonstrar que essa utilidade s pode ser atingida pelo processo.

Por fim, o entendimento acerca da possibilidade jurdica do pedido, condio da ao mais controvertida na doutrina, discorrido por Arruda Alvim6 da seguinte maneira: Assim, se o autor objetiva, pela ao, uma providncia jurisdicional, para a qual no existe previso no ordenamento jurdico positivo, necessariamente inepta a petio, pois no poder atingir o seu objetivo, sequer instaurar o processo, com citao do ru etc. A ausncia de previso jurdica, em abstrato, da providncia solicitada verificada desde logo, in limine (...) Por possibilidade jurdica do pedido, portanto, enquanto condio da ao, entendese que ningum pode intentar uma ao sem que pea providncia que esteja, em tese, prevista ou que a ela bice no haja, no ordenamento jurdico material.

Elementos da ao
So elementos da ao: as partes, o pedido e a causa de pedir (causa petendi). a) as partes - os sujeitos da lide, os quais so os sujeitos da ao; b) o pedido - a providncia jurisdicional solicitada quanto a um bem; c) a causa de pedir - as razes que suscitam a pretenso e a providncia. Estes elementos devem estar presentes em todas as aes, pois so os identificadores destas. Somente por intermdio dos elementos da ao que o juiz poder analisar a litispendncia, a coisa julgada, a conexo, a continncia etc., com o fim de se evitar decises conflitantes.

Pressupostos processuais
Os pressupostos processuais no se confundem com as condies da ao, pois estas so requisitos (direito de ao) que a ao deve preencher para que se profira uma deciso de mrito. So, pois, as condies da ao apreciadas e decididas como preliminares da sentena de mrito quanto pretenso. Os pressupostos processuais so os requisitos necessrios para a constituio e o desenvolvimento regular do processo. So eles: uma correta propositura da ao, feita perante uma autoridade jurisdicional, por uma entidade capaz de ser parte em juzo. Dessa forma, os pressupostos processuais referem-se ao processo, enquanto que as condies da ao referem-se ao. A falta dos pressupostos processuais acarreta nulidade absoluta, insanvel. Os pressupostos processuais so divididos em subjetivos e objetivos. Os pressupostos processuais subjetivos dizem respeito s partes atuantes no processo, e, dessa forma, se referem ao juiz, ao autor e ao ru.

Os pressupostos objetivos se referem ao processo propriamente dito, podendo ser extrnsecos ou intrnsecos. Os extrnsecos relacionam-se com a inexistncia de fatos impeditivos que possam impedir a propositura, ou melhor, o prosseguimento da ao, como a coisa julgada, a inpcia da petio inicial.

J os pressupostos objetivos intrnsecos relacionam-se ao procedimento e observncia das normas legais, como a inexistncia de qualquer nulidade que possa tornar o processo nulo ou anulvel, a falta do instrumento de mandato dos advogados, ou a ausncia da citao vlida.

Modelo de Petio Inicial


EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CVEL DA COMARCA DE ....

.................................. (qualificao), pessoa jurdica de direito privado, com sede na Rua .... n ...., por seus advogados in fine assinados (instrumento de mandato incluso), com endereo profissional na Rua .... n ...., na Comarca de ...., onde recebem intimaes e notificaes, vem respeitosamente perante Vossa Excelncia, propor a presente

AO DE COBRANA pelo Procedimento Sumrio, contra .........................................., pessoa jurdica de direito privado, com sede na Rua .... n ...., pelas razes fticas e jurdicas a seguir aduzidas:

Modelo de Petio Inicial (cont.)


DOS FATOS A Requerente elaborou, promoveu e executou um projeto de reinaugurao do Estdio ...., o qual pertence ao Requerido, e que se chamou "....". Para a realizao do referido projeto a Requerente criou a logomarca e fez grande divulgao da mesma, para que se cumprisse o acordado em contrato verbal feito com o Requerido. Vrios documentos demonstram o esforo e trabalho realizados em prol da efetivao do projeto pela Requerente. Como pagamento deste servio, o Clube ...., ora Requerido, pagou a quantia equivalente a US$ .... (....) em data de .... de .... de ...., como primeira parcela do projeto .... (recibo em anexo). Ficou restando ainda, para a finalizao do pagamento, uma quantia de US$ .... (....). Atravs de entendimentos verbais entre as partes, e conforme comprova o instrumento particular de assuno e confisso de dvida assinado pelo Diretor de Marketing do Clube, Sr. ...., foi acertado o pagamento da obrigao acima descrita da seguinte forma: em .../.../..., pagaria a quantia de R$ .... (....); e em .../.../..., pagaria o equivalente a R$ .... (....).

Modelo de Petio Inicial (cont.)


Tal procedimento adotado entre as partes apenas confirmou a primeira obrigao contrada pelo Requerido, havendo to somente uma converso, por assim dizer, de valores. Nessa assuno de dvida, ficou acordado tambm, que se o pagamento da primeira parcela no fosse efetuado, a segunda ficaria automaticamente vencida, e seria ento, aplicado a ttulo de clusula penal, um acrscimo de 50% sobre o valor total da dvida -clusula terceira- cujo valor seria de R$ .... (....). Cabe salientar que o Sr. ...., Diretor de Marketing do Clube ...., foi quem contratou os servios da Requerente e participou de todas as negociaes para que se firmasse a confisso de dvida, sempre com o consentimento do Presidente do Clube, ...., seno como explicar o primeiro pagamento e a assinatura na assuno de dvida. Foram esgotados todos os meios suasrios para a possibilidade de pagamento amigvel do dbito supra mencionado, sem contudo, lograr xito, motivo pelo qual se faz uso da presente ao.

Modelo de Petio Inicial (cont.)


DO DIREITO A legislao, com relao aos fatos explicados, objetiva no sentido de possibilitar a aplicao de uma tutela antecipatria comforme consta do art. 273, do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, alterado pela lei 8952/94. Este artigo, na realidade, constitui grande inovao em termos tericos, uma vez que na prtica j havia tal procedimento, que foi apenas adequadamente regulado. "Art. 273. O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: I - haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou II - ... parg. 1 ... parg. 2 ... parg. 3 A execuo da tutela antecipada observar, no que couber, o disposto nos incisos II e III do art. 588. ... omissis" Esse novo artigo uma arma contra os males que o tempo pode causar aos direitos e aos seus titulares e cuja antecipao de tutela tem ntido carter satisfativo. Caracteriza-se o "periculum in mora" quando existe a probabilidade de dano a uma das partes, resultante da demora no processamento e julgamento da demanda.

Modelo de Petio Inicial (cont.)


Ora, clara a necessidade da tutela antecipada na presente demanda, pois, no pode o Requerente ver-se privado de um direito que desde logo lhe inerente. O Requerente, de boa-f, acreditou ter o Sr. ...., poderes para firmar a confisso de dvida, haja vista, fatores externos que o levaram a crer, pois "aos olhos de todos" aparentava possuir poderes para tanto. Em outras palavras, caso resolvesse o Requerente por uma execuo de ttulo extrajudicial, procedimento mais simples e rpido, poderia o mesmo vir a ser surpreendido por embargos de terceiro por parte do clube sob a alegao de no ser parte legtima para responder pela obrigao, embora pudesse o Requerente fazer uso da teoria da aparncia. notrio possuir o Requerido dvidas certas, lquidas e exigveis, chegando a um dbito total de R$ .... (....), onde a probabilidade dos credores virem a receber nfima. Por outro lado, a Requerente para a realizao e efetiva concretizao do referido projeto, naturalmente, obrigou-se com terceiros, enfim, assumiu compromissos e dvidas, tendo a certeza de que o Requerido honraria com sua contraprestao. Portanto, caracterizada a prova inequvoca, est o fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, necessrio para o deferimento da tutela antecipada, uma vez que, diante do exposto, torna-se difcil para o Requerente vir de outra maneira a auferir o objeto do pacto.

Modelo de Petio Inicial (cont.)


A antecipao dos efeitos da tutela pretendida no presente caso seria o levantamento da quantia devida pelo Requerido, de forma a se efetivar o exerccio do prprio direito afirmado pela Requerente. No que diz respeito existncia de prova inequvoca, esta pode ser verificada pelo prprio instrumento de assuno e confisso de dvida, cuja validade como ttulo dada pelo art. 585, inc. II, do CPC, e os demais documentos relativos logomarca e divulgao do evento, que caracterizam a realizao do trabalho contratado. Cabe destacar ainda que no caso do justo receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, " preciso levar em conta as necessidades do litigante, privado do bem a que provavelmente tem direito e sendo impedido de obt-lo desde logo." (Cndido Rangel Dinamarco, em A Reforma do Cdigo de Processo Civil, pag. 145, 2 edio, Malheiros Editores, 1995) Para o levantamento de dinheiro a lei impe a condio de haver uma cauo idnea. Esta cauo, por si s, no caso em anlise, suficiente para afastar uma possvel irreversibilidade de dano ao Requerido, proibida, de certo modo, pelo dispositivo em questo.

Modelo de Petio Inicial (cont.)


DO PEDIDO Diante do exposto, requer a Vossa Excelncia: 1. Seja concedido o disposto no art. 273, com relao antecipao dos efeitos da tutela pretendida; 2. A citao do Requerido para que comparea audincia a ser designada a fim de oferecer sua defesa, sob pena de revelia e de serem tidos como verdadeiros todos os fatos alegados na inicial; 3. Seja julgado PROCEDENTE o presente pedido, com a conseqente condenao do Requerido a ressarcir a importncia de R$ .... (....), relativa dvida acima referida, com a devida correo monetria e juros de mora, desde de a data do vencimento do documento mencionado; 4. A condenao do Requerido s custas processuais e honorrios advocatcios na base usual de 20% sobre o valor da causa; 5. D-se como cauo o veculo ...., chassi ...., placa .... (doc. em anexo); Requer outrossim, a produo de todos os meios de prova em direito admitidos, em especial o depoimento pessoal do representante legal do Requerido, sob pena de confesso, oitiva de testemunhas que sero arroladas oportunamente. Ou, se assim Vossa Excelncia entender, requer-se o julgamento antecipado da lide, de acordo com o art. 330 do CPC, por tratar-se de matria de direito. D-se causa o valor de R$ .... (....). Nestes Termos, Pede Deferimento. ...., .... de .... de .... Advogado

Direito Processual Civil I


Profa. Maria Filomena de Almeida Buarque filomena.buarque@yahoo.com.br

You might also like