You are on page 1of 22

PNEUMOARTROGRAFIA

o estudo contrastado das articulaes sinoviais e estruturas de tecidos moles relacionadas. As articulaes que podem ser examinadas por este procedimento incluem as do quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, punho e temporomandibular. O mdico radiologista cala luvas estreis e faz anti-sepsia na regio a ser examinada, cobra com um campo fenestrado e realiza a puno na articulao, injetando ar e contraste. Aps algumas manobras realiza-se vrias radiografias para visualizar as estrutura desejadas..

Artrogafia do Joelho

A artrografia do joelho realizada para demonstrar e avaliar patologias das articulaes do joelho e estruturas de tecidos moles associados. As estruturas de maior interesse incluem a cpsula articular, meniscos, os ligamentos laterais e cruzados basicamente. Estas estruturas so visualizadas aps introduo de um meio de contraste na cpsula articular com seriografia fluoroscpica e ou imagens radiolgicas de rotina, utilizadas para registrar uma imagem permanente.

Esse exame indicado quando a suspeita de rupturas da cpsula articular, dos meniscos ou dos ligamentos. O joelho uma articulao submetida a considervel estresse, principalmente durante as atividades esportivas. Portanto, grande parte da patologia observada nele causada por traumatismo. H tambm patologias atraumticas, um exemplo o cisto de Baker, que se comunica com a cpsula articular na rea popltea.

Orientaes ao paciente
Receber o paciente e orienta-lo sobre o exame a ser realizado, como a necessidade de retirar as roupas da regio a ser examinada e vestir com avental que deve estar sempre limpo, deitar o paciente na mesa de exames, auxiliar o mdico radiologista atendendo as suas solicitaes, como abrir os materiais a serem utilizados no exame e acompanha-lo em todo o procedimento para com o paciente nas execues das manobras necessrias. Ao final do exame, orientar o paciente sobre alguns cuidados para sua segurana como caminhar com cuidado, evitar subir escadas. O paciente sentindo algumas dores tomar algum analgsico.

Preparo do paciente:
Qualquer procedimento artrogrfico deve ser explicado detalhadamente ao paciente antes do prosseguimento do exame para evitar ansiedade desnecessria. O paciente deve ser advertido sobre qualquer complicao e deve assinar consentimento esclarecido.

Qualquer procedimento de artrografia usa basicamente a mesma bandeja de materiais, que contm: Bandeja descartvel ou de inox. Esponjas preparadas com soluo anti-sptica (Ex: Polvidine). Esponjas de gaze. Um campo fenestrado. Uma seringa de 50cc e duas de 10cc. Vrias agulhas hipodrmicas calibres 18, 20, 21 e 25. Um conector flexvel, luvas estreis, soluo antisptica, ampola de 5ml de anestsico local. Aparelho de barbear, meio de contraste e atadura de crepe com 5 a 7,5cm de largura.

O local da puno preparado fazendo-se a tricotomia da rea com o aparelho de barbear, limpa-se o local com a esponja preparada e bacia contendo a soluo anti-sptica. A rea seca com esponja de gazes e coberta com o campo fenestrado. O meio de contraste aspirado (cerca de 5cc) com a seringa de 10cc e agulha calibre 18. O mdico injeta o anestsico local na pele, nos tecidos subjacentes e na cpsula articular, usando seringa de 10cc com uma agulha calibre 21 ou 25.

Puno:

Pode ser usada uma abordagem retropatelar, leteral ou medial durante o posicionamento da agulha. Com o local preparado, coberto e anestesiado, o mdico introduz agulha de calibre 20, montada em uma seringa de 10cc, atravs da pele e tecidos subjacentes at o espao articular. Todo o lquido articular aspirado. Se tiver aparncia normal (isto , lmpido e tingido de amarelo), pode ser desprezado. Se a aparncia for turva deve ser enviado ao laboratrio para anlise.

Com todo o lquido aspirado, o meio de contraste positivo (colhido previamente) injetado na articulao atravs da agulha de calibre 20, que foi deixada no local para a injeo. A seringa de 50cc usada para a injeo de meio de contraste negativo (ar), para apresentar duplo contraste.

Meio de Contraste:
A artrografia do joelho realizada utilizando-se um meio de contraste radiopaco (positivo) e um meio de contraste radiotransparente (negativo), onde usado uma pequena quantidade de contraste positivo (aproximadamente de 7 a 5 ml), juntamente com 20 cc de contraste negativo tal como dixido de carbono, oxignio ou ar ambiente. Com o meio de contraste injetado, o joelho delicadamente fletido, o que produz em revestimento fino, uniforme das estruturas de tecidos moles pelo meio de contraste positivo.

Obteno das imagens radiogrficas:


Geralmente usada a radiografia fluoroscpica. O equipamento acessrio mnimo e usamos dois chassis de 18 x 24 e fazemos sries de 6 imagens mediais e laterais. A fluoroscopia o mtodo mais comum empregado para imagens e requer que o tubo fluoroscpio possua um pequeno ponto focal, para fornecer os detalhes necessrios visualizao adequada dos membros. Durante a fluorografia, o radiologista faz uma srie de incidncias rigorosamente colimada em cada menisco, rodando a perna cerca de 20 graus entre cada posio.

Critrios de avaliao:
Cada menisco deve ser claramente visualizado em perfis variveis em cada uma das seis reas expostas do filme. Podem ser necessrias outras exposies para demonstrar patologia. O menisco visualizado deve estar no centro do campo colimado. As radiografias devem ser apropriadamente identificados com M (medial) e L (lateral).

Incidncias convencionais na mesa:


Alm das seriografias, geralmente so includas imagens AP e Perfil de rotina de todo o joelho. As radiografias AP e Perfil devem demonstrar toda a cpsula articular delineada pela combinao dos meios de contraste positivos e negativos.

Posicionamento
Paciente em decbito dorsal com apoio no joelho para uma acomodao confortvel. O mdico radiologista move lateralmente a patela introduzindo a agulha na borda lateral da patela at a cavidade articular para a injeo do contraste e o ar. Aps ter injetado o ar e o contraste feita uma manobra para distribuio dos mesmos na cavidade intra-articular com movimento de extenso e flexo do joelho para que no fique em um s lugar

You might also like