You are on page 1of 11

ADAPTAES DAS PLANTAS

SOLOS SECOS, SATURADOS E AMBIENTES SALINOS

No decurso da evoluo, as plantas vasculares colonizaram grande parte da superfcie terrestre, tendo se adaptado a uma grande diversidade de habitats, no que se refere disponibilidade de gua. Desse modo as plantas apresentam grande variedade de caractersticas estruturais e fisiolgicas que lhes permitem sobreviver em diversas condies de disponibilidade hdrica.

SOLOS SECOS
As plantas que colonizam regies extremamente secas so denominadas Xerfitas. Ocorrem principalmente nos desertos, dunas, campinas secas e nos lugares rochosos, onde a gua geralmente escassa. Elas desenvolvem alteraes que impedem ou limitam a perda de gua, armazenam gua e facilitam a translocao rpida da gua aos tecidos das folhas. As adaptaes minimizam a perda de gua, mas por outro lado reduzem a absoro de dixido de carbono limitando a fotossntese o que retarda o crescimento

ALTERAES

Secreo de uma cutcula compacta sobre a epiderme foliar para retardar a perda de gua. Densa cobertura de tricomas que reduz os efeitos dessecantes das correntes de ar. A suculncia das folhas armazena gua e facilitam a translocao rpida da gua at aos tecidos das folhas.

Os cactos tm espinhos em vez de folhas tpicas e fazem a fotossntese pelos caules suculentos, os espinhos podem refletir a radiao ou dissipar o calor.

Algumas arvores como o eucalipto que cresce em regies ridas tem suas folhas pendentes verticalmente evitando assim o sol do meio dia.

Algumas plantas como as anuais evitam o perodo de seca. As sementes permanecem dormentes por longos perodos, aguardando condies apropriadas para a germinao. Aps a germinao crescem e se reproduzem rapidamente antes da curta estao mida acabar.

SOLOS SATURADOS
Em Solos saturados de gua o oxignio escasso. As adaptaes so nas razes, caules e folhas.

Adaptaes das razes:

Crescem lentamente e no penetram profundamente. Como o nvel de oxignio e baixo para sustentar a respirao aerbica, as razes realizam fermentao alcolica, fornecendo assim ATP para a atividade das razes.

Razes de algumas plantas desse ambiente desenvolve projees de geotropismo negativo, chamadas pneumatforos, que crescem para cima, saindo da gua para fornecer aerao adequada (razes respiratrias). Espcies de mangue so exemplos.

Adaptaes do caule:

Rizforo: Constituem um eficiente sistema de sustentao em ambientes alagadios e apenas nas extremidade esses rgos produzem razes adventcias. Ex.: Mangue vermelho- Rhizophora

mangle.

Adaptaes das folhas

Plantas aquticas possuem aernquima, tecido com grandes espaos no parnquima da lamina foliar e nos pecolos, que armazena oxignio produzido pela fotossntese e permite sua rpida difuso a partes da planta onde ele necessrio para a respirao celular, alem de dar poder de flutuao, e tem necessidade reduzida de O2 por conter menos celular que a maioria dos tecidos vegetais.

AMBIENTES SALINOS

Habitats salinos so bastante diversos abrangendo desde desertos quentes e secos ate pntanos midos e frios. Encontrados tambm ao longo das costas, no mar e nos encontros dele com os rios onde gua doce e salgada se encontram e se misturam (esturio).

As halfitas so angiospermas adaptadas a ambientes salinos. Elas acumulam ons de sdio e os transportam para as folhas onde so armazenados nos vacolos, afastados das partes mais sensveis das clulas foliares. O aumento da concentrao de sal nos tecidos das halfitas torna seu potencial hdrico mais negativo, fazendo com que elas resistam mais facilmente gua dos ambientes salinos. Elas possuem glndulas de sal em suas folhas. Estas excretam sal que se acumula sobre a superfcie ate ser removido pelo vento ou pela chuva. O sal nas folhas tambm reduz a perda de gua das folhas para a atmosfera (transpirao)

You might also like