You are on page 1of 65

ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS

ANIMAIS PEÇONHENTOS
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa. Ex.: Serpentes, Aranhas, Escorpiões, Lacraias, Abelhas, Vespas, Marimbondos e Arraias.

ANIMAIS VENENOSOS
Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (lonomia ou taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Um veneno é mortal em determinada dose e sem qualquer função terapêutica.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Um veneno consiste em qualquer tipo de substância tóxica. líquida que pode provocar infecções ou alterar as funções do organismo ao entrar em contacto com um ser vivo. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais peçonhentos mais conhecidos .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 1 .ESCORPIÕES .

são os que mais freqüentemente causam acidentes.fig.2 .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Os escorpiões. 1 e Tytius serrulatus (escorpião amarelo) .fig. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) . . dentre os aracnídeos.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Freqüentemente. .

formigamento) podem ser tratados com analgésico ou bloqueios anestésicos locais. no mínimo. principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Tais sintomas (dor. além de observação do surgimento de outros sintomas por. . 6 a 12 horas.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS São sintomas de gravidade que merecem ser observados com atenção: .

.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Náuseas ou vômito • Suor excessivo • Agitação • Tremores • Salivação • Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Para ferroada de escorpião. a primeira medida a ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida para aliviar a dor .

se possível.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Neste caso. para avaliação da necessidade de soroterapia anti-escorpiônica. . procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível. levando o animal para identificação. mantendo o paciente em repouso.

ARANHAS .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 2 .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS As principais aranhas causadoras de acidentes no Brasil. . são a Phoneutria (armadeira).

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

. sudorese no local da picada. ergue as dianteiras e procura picar. inchaço local. formigamento. A picada causa dor imediata. Deve-se combater a dor com analgésicos e observação rigorosa de sintomas.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A armadeira quando surpreendida coloca-se em posição de ataque. apoiando-se nas pernas traseiras.

há necessidade de internação hospitalar e soroterapia. dificuldade respiratória. espasmos musculares.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A preocupação deve ser com o surgimento de vômitos. . aumento da pressão arterial. Assim. tremores. caracterizando acidente grave.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS a Loxosceles (aranha marrom). .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

bolhas e até necrose local. dor local com inchaço. Na hora da picada a dor é fraca e despercebida.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A aranha marrom provoca menos acidentes. Orienta-se procurar atendimento médico para avaliação. manchas. mal estar geral. . sendo pouco agressiva. após 12 a 24 horas. Nos casos graves. a urina fica cor de coca-cola. naúseas.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS a Lycosa (tarântula) .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

. assim como para as caranguejeiras. Utiliza-se analgésicos para tratamento da dor e não há soroterapia específica.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A tarântula (aranha que vive em gramados ou jardins) pode provocar pequena dor local. podendo evoluir para necrose.

.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS e a caranguejeira.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Já em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS COMO EVITAR ACIDENTES POR ARANHAS E ESCORPIÕES .

Evitar o acúmulo de entulhos.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Manter jardins e quintais limpos. material e construção nas proximidades das casas. inclusive terrenos baldios. . lixo doméstico.

bananeiras e outras) junto às casas.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Evitar folhagens densas (trepadeiras. manter a grama aparada. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Em zonas rurais. . sacudir roupas e sapatos antes de usar. casas de campo.

sob troncos "podres". sob pedras. .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Não pôr a mão em buracos.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • O uso de calçado e de luvas pode evitar acidentes. .

.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.

COBRAS .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 3 .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A jararaca. sendo responsável pelo maior número de acidentes. O envenamento causado pela jararaca é chamado de botrópico. jararacuçu. também conhecida por caiçaca. urutu ou cotiara. . é uma cobra que vive em locais úmidos.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O veneno dessa cobra provoca: .

Hemorragia no local da picada ou distante dela.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Manifestações Precoces. calor e vermelhidão no local picado. ou seja. Inchaço. . até 3 horas do acidente: Dor imediata.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Complicações: Bolhas. gangrena e abcesso Insuficiência renal aguda .

Essas cobras causam o chamado envenenamento laquético. inchaço no local da picada. provoca reações semelhantes ao veneno das jararacas (hemorragia.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A surucucu. também chamada de pico de jaca ou surucutinga. . diarréia).

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

mas pode levar à morte. possue veneno que não provoca importante reação no local da picada. .O envenenamento causado pela cascavel é chamado de crotálico.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A cascavel. conhecida também como boicininga ou maracambóia .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A pessoa que recebeu uma picada pode apresentar: Nas primeiras horas: • dificuldade em abrir os olhos • "visão dupla"ou "visão turva" • dor muscular • urina avermelhada .

12 horas: • escurecimento da urina .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A pessoa que recebeu uma picada pode apresentar: Após 6 .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Complicações: • insuficiência renal aguda .

O envenenamento é denominado de elapídico.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS A ação do veneno das cobras corais no organismo é muito rápida. . os sinais e sintomas aparecem em questão de minutos.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Sinais e sintomas:

• dificuldade em abrir os olhos • "cara de bêbado" • falta de ar • dificuldade em engolir • insuficiência respiratória aguda

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Sinais e sintomas:

• dificuldade em abrir os olhos • "cara de bêbado" • falta de ar • dificuldade em engolir • insuficiência respiratória aguda

. já que essa ação pode produzir necrose e não evita absorção do veneno.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Diferente do que se costuma ouvir. em caso de ferimento. de forma alguma se deve amarrar o local atingido.

a primeira medida é lavar o local afetado com bastante água e sabão e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. como amarrar. cortar ou mesmo chupar a ferida com a intenção de sugar o veneno deve ser evitada: isso pode piorar a situação da vítima. As ações que costumamos ver em filmes.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Em caso de acidentes com cobras. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS MEDIDAS A SEREM TOMADAS .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM CASO DE ACIDENTES COM COBRAS .

podem ocorrer acidentes com cobras. Como medida de primeiros socorros. mesmo adotando cuidados de prevenção. até que se chegue ao serviço de saúde para tratamento.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Muitas vezes. recomenda-se: .

. podendo produzir necrose ou gangrena.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • NÃO amarrar ou fazer torniquetes. o que impede a circulação do sangue.

. folhas ou qualquer produto na picada.ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • NÃO colocar nenhuma substância.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • NÃO cortar ou chupar o local da picada. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • NÃO dar bebida alcóolica ou querosene ao acidentado. .

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Manter o acidentado em REPOUSO. corra ou se locomova. . o que facilita a absorção do veneno. No caso de picadas em braços ou pernas. evitando que ele ande. é importante mantê-los em POSIÇÃO MAIS ELEVADA.

FIM . para receber soro próprio (substância que neutraliza o veneno).ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS • Levar o acidentado para o centro de tratamento mais próximo.

[cartaz] . O que você precisa saber sobre animais peçonhentos. Fundação Nacional de Saúde .REFERENCIA • FOTOS: BRASIL.Ministério da Saúde.

O que você precisa saber sobre animais peçonhentos.Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde .ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REFERENCIA • FOTOS: BRASIL. [cartaz] .

-@.

 9--@ ..-.

.

-@.

-. 9--@  fi°f %ff°f   ¯ –f¯f ¾  ©f °¾% ½ ½nf ½  °f  nf ½ °   ½ff ° n¾ Df ¾ f°f–x¾n¾ ½ff ff¯ ° f  °j h ¾ f½f ¾½ n€nf f¾¾¯ n¯ ½ff f¾ nff°– © f¾ ..

.

-@.

. 9--@ fnff°– © f  .-.

.

-@.

. 9--@ .-.

.

-@.

7..3.3.84/05.-...8/09.390 3420073410720394 .80 6:02./:7.8F25479. 9--@ E02.8/0.9:7./.

.

-@.

-.. 9--@ .

.I@.

-@ 9-.

9 .

.

-@.

-.f° ©f °¾ °f¾¯½¾  ffn¯  °¾  ¯x¾n ¯f f n°¾sj°f¾ ½¯ f ¾ f¾nf¾f¾ °n¾    °¾ f ¾  .. 9--@ W .

.

-@.

 9--@ W f€f– °¾ °¾f¾% ½f f¾  f°f° f¾ f¾%©°g¾nf¾f¾  ¯f° f–f¯ff½ff f  .-..

.

-@.

-.. 9--@ W ¯°f¾f¾ nf¾f¾ nf¯½  ¾fn ½f¾ ¾f½f¾f° ¾  ¾f  .

.

-@.

-.. 9--@ W -j½´f¯j ¯ fn¾ ¾  ½ f¾ ¾ °n¾ ½  ¾  .

.

-@.

. 9--@ W ¾ nfsf   f¾½  ffn ° ¾  .-.

.

-@.

. 9--@ W I ff¾¾ f¾ f¾½f¾  ©f° f¾f ¾n n   .-.

.

-@.

-.. 9--@  .

  .

.

-@.

 9--@  ©fffnf f¯ x¯ n° n f ½ nfsfnf ©fffns   nff x ¯f n f   ¯ nf¾ ¯ ¾ ¾ °   ¾½°¾h  ½  ¯f °¯  fn ° ¾  ° °f¯ ° nf¾f  ½ f ©fffnf x nf¯f  ½n ..-.

.

-@.

-. 9--@ ..

.

-@.

 9--@  ° ° ¾¾fn f½nf .-..

.

-@.

.f°€ ¾fsµ ¾9 nn ¾ ¾ ©f fxf¾  fn ° ¯ ff °nfs nf   ¯  j°nf½nf   ¯f–f°nf f½nf f ¾f°  f  .-. 9--@ .

.

-@.

 9--@ .-..

¯½nfsµ ¾  f¾ –f°– °f f n ¾¾°¾€ny°nf °ff– f .

.

-@.

 9--@  ¾nn f¯ x¯ nf¯f f ½n ©fnf  ¾n°–f ½nf  fsµ ¾ ¾ ¯ f° ¾ f  ° ° f¾ ©fffnf¾ % ¯f–f °nfs ° nf f ½nf f fxf% ¾¾f¾ n f¾ nf¾f¯  nf¯f  ° ° °f¯ ° fxn ..-.

.

-@.

.-. 9--@ .

.

-@.

-.. 9--@ nf¾nf  n° n ff¯ x¯n¯ n°°–f¯ffnf¯ f ½¾¾   ° ° °j½nf¯½f°   fsj°nf f½nf f ¯f¾½   fg¯  ° ° °f¯ ° nf¾f ½ fnf¾nf xnf¯f   nhn .

.

-@.

 9--@ ..-.

.

-@.

 9--@ ½ ¾¾f  n ¯f½nf f ½ f½ ¾ °f -f¾½¯ f¾f¾ W €n f  ¯f ¾¾ W ¾j ½f  ¾jf  W ¯¾nf W °ff ¯ f f ..-.

.

-@.

. 9--@ ½ ¾¾f  n ¯f½nf f ½ f½ ¾ °f ½¾ f¾ W ¾n n¯ ° f°f .-.

.

-@.

.-. 9--@ .

¯½nfsµ ¾ W °¾€ny°nf °ff– f .

.

-@.

.-. 9--@  fsj   ° ° f¾ n f¾ nf¾ ° –f°¾¯ x ¯ h½ f ¾ ¾°f¾ ¾°¯f¾ f½f n ¯ ¯  ¾j ¯°¾  ° ° °f¯ ° x °¯°f  f½ n .

.

-@.

.-. 9--@ .

.

-@.

.-. 9--@ °f¾ ¾°¯f¾  W €n f  ¯f ¾¾ W nff  y f   W €ff f W €n f  ¯ °– W °¾€ny°nf ¾½fff– f .

.

-@.

 9--@ °f¾ ¾°¯f¾  W €n f  ¯f ¾¾ W nff  y f   W €ff f W €n f  ¯ °– W °¾€ny°nf ¾½fff– f ..-.

.

-@.

-8474 /4 .. 4:. . .489:2.-.0 .9.7 02 . 9--@ 1070390 /4 6:0 80 . .84 /0 10720394 /0 1472.7480 0 34 0.7 4 4..03034 .2. 80 /0..:2.93/4 E 6:0 088.4 54/0 574/:7 30.77. .

.

-@.

-.0 807 0.7 4 4..4 /0 8.7 4: 20824 . 20//.42 -.42 .248 .7 20/./.84 /0 .489:2./0 2.9..8 57O24 8 .-4 0 574.08 6:0 .:7.4-7. 0 8. .109.7 .9..8 .../03908 .424 .42 .07 02 1208 .7 . ./4 . 89:.390 E:.77..:5. 39034 /0 8:.89.20390 4 807.7 4 . F . 57207.J92.2.7 . 884 54/0 547. 9--@ 2 . 107/. .479. .4 /.03034 /0.

.

-@.

-.. 9--@ $$#% $ .

.

-@.

-.. 9--@ ..

.

-@.

..

  .

.

-@.

.f¾   ¾ ¯ ¾¯ f f°  n f ¾ ½  °sj ½ ¯ n  fn ° ¾ n¯ n f¾ .-. 9--@ .

¯ ¯  f ½¯ ¾ ¾n¾ fx  ¾ n – f ¾ s ¾f ½ff ff¯ °  n¯ ° f ¾ .

.

-@.

-. 9--@ W - f¯ff  €f  °  ¾   ¯½ f nnfsj  ¾f°– ½ °  ½  ° n¾  –f°– °f ..

.

-@.

. 9--@ W - nnf ° °¯f ¾ ¾i°nf €f¾  f  ½  °f ½nf f .-.

.

-@.

.-. 9--@ W -nfn½fnf f½nf f  .

.

-@.

 9--@ W - f  f fnnf   ¾ ° f fn °f  ..-.

.

-@.

. I .f°   fn °f  ¯ 9D f°    f° nf  ¾ n¯f   €fnf f f ¾sj   ° ° - nf¾ ½nf f¾ ¯ fs¾  ½ °f¾ x ¯½f° ¯f°y ¾ ¯ 9 . 9--@ W .-.

.

-@.

-. .. 9--@ W  f  fn °f  ½ff  n ° ff¯ ° ¯f¾ ½¯ ½ff  n  ¾ ½½ %¾ ¾i°nf  ° ff   ° °% .

-.

 W @  ° fsj -fn°f f .°¾x f f   ny ½ n¾f ¾f  ¾  f°¯f¾ ½ s° °¾ nff .

.

-@.

 9--@ -..-.

 W @  ° fsj -fn°f f .°¾x f f   ny ½ n¾f ¾f  ¾  f°¯f¾ ½ s° °¾ nff .