You are on page 1of 15

Filosofia Professor Lus Rodrigues Realizado por: Joo Pereira n10 , 11B

Ano lectivo 2010/2011

David Hume foi um filsofo escocs (1711-1776), dedicou-se ao estudo da filosofia e dos clssicos, recusou a carreira de advogado destinada pela famlia. O sucesso de David Hume comeou em 1740, com os escritos polticos, da monumental Histria de Inglaterra, e a reescrita de partes do Tratado da Natureza Humana. As suas ideias impediram a entrada em academias. O sucesso obteve-o em grande parte na carreira diplomtica. As suas obras foram includas no ndice de obras proibidas pela Igreja Catlica. Ao morrer, David Hume deixou um exemplo de personalidade vincadamente tolerante e antidogmtica.

Segundo David Hume as ideias so imagens das impresses ou seja, as impresses so sempre anteriores s ideias. As impresses so as causas das ideias, e no o contrario. Exemplo: Passo por um automvel, deste automvel recebo impresses como a cor, a forma, o barulho, etc. Ao fechar os olhos na minha mente continua a imagem do automvel, ou seja, continuo a percepcionar o mesmo objecto, mas a impresso menos viva.

Para David Hume esta impresso menos viva, cpia enfraquecida da impresso original designa-se por o nome ideia.

As impresses propriamente ditas so todas as nossas sensaes e sentimentos, e as ideias so imagens enfraquecidas dessas impresses. Assim relacionando esta relao entre impresses e ideias significa que no h, para David Hume, ideias inatas, porque todas as nossas ideias so cpias de impresses sensveis, tendo todas elas uma origem emprica.
P e r c e p e s
Simples (a percepo de, por Impresses (imagens ou sentimentos que exemplo, uma mulher morena) derivam da realidade; so Complexas (a viso de quando percepes vivas e fortes ). se esta num avio das cidades)

Ideias (cpias ou imagens dbeis das impresses).

Simples (a recordao da mulher morena)

Complexas (a recordao das


cidades vistas do avio)

Podemos inferir da relao entre impresses e ideias que:

Todos os contedos do nosso conhecimento comeam com a experincia e derivam dela. Um conhecimento, uma ideia, s valida se pudermos indicar a impresso ou impresses de que deriva, assim sendo, toda e qualquer ideia tem de corresponder uma impresso sensvel, se no houver correspondncia, h falsidade. O nosso conhecimento est limitado pelas impresses ou sensaes, ou seja, no posso afirmar nenhuma coisa ou realidade da qual no tenho qualquer impresso sensvel ( como, por exemplo, Deus)

Relaes de ideias
So conhecimentos a priori. A verdade das proposies e a coerncia dos argumentos que combinam relaes de ideias no dependem do confronto com os factos ou com a experiencia.

Conhecimentos de facto
So conhecimentos a posteriori. A verdade de proposies que se referem a factos depende de exame emprico.

As relaes de ideias so verdades necessrias. Exemplo: O tringulo um polgono de trs ngulos. A sua negao contraditria. logicamente impossvel a sua negao.

A verdade das proposies de facto contingente. Exemplo: o mundo no vai acabar amanha. Esta proposio contingentemente verdadeira mas no impossvel que possa acabar, apesar de ser muito pouco provvel. As proposies que se referem a factos visam descobrir coisas sobre o mundo e dar-nos conhecimentos sobre o que neste existe e acontece.

As proposies que exprimem e combinam relaes de ideias no nos do qualquer conhecimento sobre o que se passa no mundo.

Segundo David Hume o conhecimento cientifico no objectivo ou racionalmente justificvel, mas til. Esta teoria de Hume representa um golpe profundo nas convices racionalistas acerca do conhecimento e tambm na convico dos cientistas do seu tempo( e no s) acerca da existncia objectiva de leis da natureza.

Enquanto que os conhecimentos matemticos e lgicos baseiam-se em relaes de ideias, na anlise e no raciocnio dedutivo, os conhecimentos de facto baseiam-se sobretudo no raciocnio indutivo e na relao causaefeito. O nosso conhecimento do mundo consiste essencialmente em descobrir as causas de certos efeitos. Se a gua congela, se o planeta est num processo de sobreaquecimento, procuramos explicar esses efeitos descobrindo as suas causas.

Exemplo :

Um determinado aumento de temperatura(A) a causa da dilatao de certos corpos (B). Esta proposio apresenta um par de acontecimentos entre os quais uma relao causa-efeito. O efeito sucede a causa. Sempre que, em certas condies, acontece A, acontece ou sucede necessariamente B. Ou seja o acontecimento A produz necessariamente o acontecimento , que este, sem aquele, no aconteceria, que a dilatao produzida por determinado aumento de temperatura e que, sendo assim, sempre assim foi e sempre assim ser. Mas temos a experincia desta conexo necessria entre A e B? Na verdade no temos, pois quando dizemos que, acontecendo A, sempre acontecer B, estamos a falar de um facto futuro, ora, no podemos ter qualquer impresso sensvel ou experincia do que ainda no aconteceu.

Na verdade no temos, pois quando dizemos que, acontecendo A, sempre acontecer B, estamos a falar de um facto futuro, ora, no podemos ter qualquer impresso sensvel ou experincia do que ainda no aconteceu. a ideia de relao causal, de uma conexo necessria entre dois fenmenos (sempre foi assim, sempre ser assim), uma ideia da qual no temos qualquer impresso sensvel.

De tantas vezes observarmos que um corpo dilata aps um determinado aumento de temperatura, conclumos, devido ao habito, que certos corpos vo dilatar. Somos ns que, devido ao hbito, projectamos nas coisas o que sentimos em ns. A constante conjuno e sucesso de A e B levam a razo a inventar uma conexo que ela julga necessria, mas da qual nunca teve experincia. A ideia de causalidade, considerada um princpio racional e objectivo, nada mais do que uma crena subjectiva, o produto de um hbito.

importante salientar que Hume nunca pretendeu afirmar que no h relaes causais no mundo, nem negou o princpio No h efeito sem causa, apenas afirmou que no podemos racionalmente justificar tal crena. uma crena que nem a razo nem a experincia podem justificar. Segundo Hume ao observarmos uma constante conjuno de acontecimentos, formamos o hbito de esperar o segundo quando observamos o primeiro, assim que funciona a mente humana mas isso no garante que seja assim que funciona a natureza. No podemos saber acerca do futuro porque nada nos garante que o futuro seja semelhante ao passado. No h conhecimento, propriamente falando, do que ultrapassa a nossa experincia actual ou passada, o que aconteceu no serve como fundamento seguro da previso do que ainda no aconteceu.

A IDEIA CAUSALIDADE NO TEM OBJECTIVIDADE


Ideia de causa a ideia de uma ligao necessria entre acontecimentos, isto , um acontecimento ou fenmeno A causa de outro B. Se B no acontecer, no aconteceu nem acontecer sem A.

Para a ideia de causa ter objectividade, tem de haver experincia da referida ligao necessria entre acontecimentos, tem de haver uma impresso sensvel que corresponda a essa ideia.
Temos experincia de ideia de causa ou de relao necessria entre os acontecimentos? No. Dizer que A causa de B dizer que B no acontecer sem A. Mas no podemos ter conhecimento de factos futuros porque no podemos ter qualquer impresso sensvel ou experincia do que ainda no aconteceu. A ideia de relao causal, de uma conexo necessria entre dois fenmenos(sempre foi assim, sempre ser assim), uma ideia da qual no temos qualquer impresso sensvel. Observamos aquilo a que chamamos causa e aquilo a que chamamos efeito, mas no vemos que esto conectados, ou seja, s vemos um suceder a outro, que acontecem conjuntamente, mas no conseguimos observar que a causa produz necessariamente o efeito, que sempre assim foi e ser.

Como formamos ento essa ideia? Ao observar que algum evento A tem at agora sido sempre seguido do evento B, acreditamos que, da prxima vez que ocorrer A, suceder B. a constante conjuno e sucesso de A e B levam a razo a inventar uma conexo que ela julga necessria, mas da qual nunca teve experincia. Habituados a que isto acontea, acreditamos que A causa de B quando no h qualquer garantia objectiva de que assim seja.
O conceito ou ideia de causa uma simples crena subjectiva que nos diz mais sobre o modo como funciona a nossa mente do que sobre o modo como o mundo das coisas funciona.

O conhecimento entendido como relao de ideias possvel. As verdades lgicas e matemticas provam-no. Contudo, o conhecimento de factos, baseado na ideia de causa, no tem justificao emprica nem racional. A ideia de causa unicamente corresponde a um sentimento interno (hbito), sendo destituda de objectividade. Todo o conhecimento que existe e acontece no mundo deriva da experincia, embora esta no possa garantir objectividade aos nossos conhecimentos. O nosso conhecimento no pode estender-se para l do que dado na experincia. Se a ideia no partir de uma impresso sensvel, no podemos falar de conhecimento objectivo, o caso por exemplo da ideia de causa que usamos nas cincias e no dia-a-dia. O conhecimento , em geral, um conjunto de expectativas que mais tarde ou mais cedo podem ser desmentidas, no podendo ser nem dedutiva nem indutivamente justificadas.

Tese fundamental A relao entre impresses e ideias

Todo o nosso conhecimento de factos depende da experiencia Todas as nossas ideias derivam directa ou indirectamente de impresses sensveis. So copias enfraquecidas destas.

As condies da objectividade do conhecimento


Os limites do conhecimento de objectos

Uma ideia s tem objectividade se for possvel indicar a impresso de que copia.
No podemos falar de conhecimento objectivo a no ser quando s ideias correspondem impresses sensveis. No podemos conhecer algo de que no temos impresso sensvel. Logo, o nosso conhecimento do que acontece no mundo no pode basear-se em algo que no faa parte do mundo. Os conhecimentos de questes de facto consistem em descobrir as causas de certos efeitos. Mas a ideia de causa no obedece ao principio da copia. No temos nenhuma impresso sensvel dessa conexo, mas unicamente da conjuno e sucesso temporal de acontecimentos.

O conhecimento cientifico no objectivo ou racionalmente justificvel

A ideia de causa racional e empiricamente injustificada

A ideia de causa uma crena subjectiva que nos diz como funciona a nossa mente e no propriamente como funciona o mundo. Resulta de um hbito: Estamos habituados a pensar que, como no h efeito sem causa, mal acontece A, dai resultar necessariamente B. Acreditar que no h efeito sem causa uma crena necessria para que a nossa vida no seja inquietante e paralisante expectativas de que nada ser com tem sido. Mas pouco mais do que um desejo de segurana e de previsibilidade que julgamos corresponder ao modo com as coisas so. Todo o conhecimento depende da experiencia e a esta se limita, mas nenhuma verdade objectiva podemos alcanar acerca dos factos.

A ideia de causa subjectivamente necessria(cepticismo mitigado)

Concluso

You might also like