ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO

CÁLCULO BÁSICO
PROFESSOR: JOSÉ MARIA NASCIMENTO

1

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO
CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS Em uma empresa, o setor de manutenção mecânica desenvolve um importante papel na continuidade do fluxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, realizam-se a desmontagem, limpeza dos componentes, substituição dos elementos danificados, montagem,

lubrificação e ajustes finais da máquina. No entanto, muitas vezes
não existem peças de reposição disponíveis para consertar a máquina, principalmente quando ela é antiga. Por causa disso, o setor de manutenção de muitas empresas possui algumasmáquinas operatrizes destinadas a produzir elementos mecânicos para a reposição de peças de máquinas sob manutenção.
2

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO
CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS
Para a sua construção é necessário considerar uma série de dados, a saber: l número de dentes (Z) l diâmetro externo (de) l módulo (m) l diâmetro primitivo (dp) l diâmetro interno (di) l altura do dente (h) l altura da cabeça (a) l altura do pé do dente (b) l passo (p)

3

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO
CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DO MÓDULO

O módulo (m) de uma engrenagem é a medida que representa a

relação entre o diâmetro primitivo (dp) dessa mesma engrenagem e
seu número de dentes (Z). Essa relação é representada matematicamente do seguinte modo: m = dp / z ; dp = m. z ; z = dp / m

4

m dp = de – 2. Isso é fácil de verificar. se você observar o desenho a seguir. de = dp + 2.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DO DIÂMETRO EXTERNO( de ) O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que. por sua vez.m m= (de – dp) / 2 de = m( z + 2 ) em Função de m e z 5 . é igual a um módulo.

Calcule o número de dentes da engrenagem que tenha um diâmetro primitivo (dp) de 240 mm e um módulo igual a 4. 6 . 3 . 4 .5 e o número de dentes (Z) é igual a 42.Calcular o módulo de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos cujo diâmetro externo (de) é igual a 45 mm e o número de dentes (Z) é 28. sabendo que m = 3 e Z = 90.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 1 . 2 .Calcular o diâmetro primitivo de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos.Qual é o diâmetro externo de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos cujo módulo (m) é igual a 3.

166 · m 7 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DA ALTURA TOTAL DO DENTE A altura total (h) do dente de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos é igual a 2 módulos mais 1/6 de um módulo. Observe Isso pode ser representado matematicamente: h = 1 m+1 m+1/6m h = 6/6 m+ 6/6 m+ 1/6 m h = 13/6 m h = 2. O desenho a seguir ilustra esta definição.

também.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DA ALTURA TOTAL DO DENTE A altura total do dente da engrenagem é. a soma da altura da cabeça do dente (a) mais a altura do pé do dente (b). ou seja. h=a+b 8 .

Calcule a altura total (h) dos dentes de uma engrenagem cujo módulo é 1. 9 .75. 6 .33 mm.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 5 .Calcule o módulo de uma engrenagem cuja altura total (h) do dente é 4.

ou seja: b = 1 m+1/6m b = 6/6 m + 1/6 m b = 7/6 m b = 1.m 10 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DA ALTURA DO PÉ DO DENTE A altura do pé do dente da engrenagem (b) é 1m+1/6 m.166.

sabendo que a altura do pé do dente (b) é de 3. 11 .Calcule a altura do pé dente (b) de uma engrenagem cilíndrica.Calcule o módulo de uma engrenagem cilíndrica.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 7 .498 mm. sabendo que o módulo é igual a 1.5. 8 .

Matematicamente isso é o mesmo que: di = dp .166 · m Portanto: di = dp .temos: di = m (Z . podemos escrever: di = dp .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DO DIÂMETRO INTERNO O diâmetro interno (di) é igual ao diâmetro primitivo (dp) menos 2 vezes a altura do pé do dente (b).166 · m.33) 12 .2.33 · m Como dp = m · Z.33 · m Reescrevendo. também é possível fazer a substituição: di = m · Z .2 · 1.2.2.2b Como b é igual a 1.

Calcule o diâmetro interno de uma engrenagem cilíndrica com 50 dentes e módulo igual a 1.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 9 . 13 . 10 .5.Calcule o diâmetro interno de uma engrenagem cilíndrica que tem um diâmetro primitivo de 75 mm e um módulo igual a 1. 11 .67 mm) e o número de dentes (Z = 40).5.Calcule o módulo de uma engrenagem da qual você conhece o diâmetro interno (di = 37.

Ele é calculado a partir do perímetro da circunferência do diâmetro primitivo (dp · p) dividido pelo número de dentes da engrenagem. 14 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DO PASSO O passo é a medida do arco da circunferência do diâmetro primitivo que corresponde a um dente e a um vão da engrenagem. porque o número de dentes corresponde ao número de passos.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DO PASSO Matematicamente isso dá: p = (dp · pi)/Z Como dp = m · Z. pi 15 . podemos escrever: p = (m· Z · pi)/Z P = m .

56 mm. 13 .Calcule o passo de uma engrenagem cujo módulo é 3. calcule seu módulo.Sabendo que o passo de uma engrenagem é 12.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 12 . 16 .

precisamos conhecer também a distância entre os centros dos eixos que apóiam as engrenagens. dá para perceber que. Tendo isso em mente. Esse ponto está localizado na tangente das circunferências que correspondem aos diâmetros primitivos das engrenagens. Essa medida se baseia no ponto de contato entre as engrenagens. além das medidas que já calculamos.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DA DISTÂNCIA ENTRE EIXOS Uma engrenagem jamais trabalha sozinha. 17 .

divido por dois.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS CÁLCULO DA DISTÂNCIA ENTRE EIXOS Assim. d= (dp1 + dp2)/2 18 . a distância entre os centros (d) é igual à metade do diâmetro primitivo da primeira engrenagem dp1 mais a metade do diâmetro primitivo da segunda engrenagem dp2.

Calcule a distância entre centros das duas engrenagens dos exercícios 15 e 16. calcule m. b e p de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos com 45 dentes e módulo 4. 19 .Calcule dp. h. 17 . de. di. b e p. dp. 15 .Sabendo que o diâmetro externo de uma engrenagem cilíndrica é de 88 mm e que ela tem 20 dentes. a. di. 16 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS PRÁTICA ORIENTADA 14 . calcule a distância entre seus centros.Sabendo que o número de dentes da engrenagem 1 é 60 e o da engrenagem 2 é 150 e que seus módulos são iguais a 2. h. a.

20 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CONCEITUAÇÃO Engrenagens com dentes helicoidais são usadas em sistemas mecânicos. que exigem alta velocidade e baixo ruído. como caixas de câmbio e redutores de velocidade.

e a hélice apresenta um ângulo de inclinação (b).ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CARACTERÍSTICAS E CÁLCULOS ENGRENAGENS COM DENTES HELICOIDAIS Esta engrenagem tem passo normal (Pn) e passo circular (Pc). 21 .

o passo circular (Pc) e o ângulo de inclinação da hélice (b). 22 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CARACTERÍSTICAS E CÁLCULOS ENGRENAGENS COM DENTES HELICOIDAIS B A C Para identificar a relação entre o passo normal (Pn). conforme segue. você deve proceder da seguinte forma: retire um triângulo retângulo da última ilustração.

ângulo de inclinação da hélice. Pi ( 3 ) Substituindo as equações ( 2 ) e ( 3 ) na equação ( 1 ) Teremos: Mn = Mf .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CARACTERÍSTICAS E CÁLCULOS ENGRENAGENS COM DENTES HELICOIDAIS B A C Neste triângulo temos: Cos c = Pn / Pc ( 1 ). mas Pn = Mn . 23 . Mf = módulo frontal. pi ( 2 ) e Pc = Mf . Cos c e Mf = Mn / cos c C = ângulo beta. Mn = módulo normal.

O comprimento da circunferência primitiva (Cp) é igual ao número de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc). temos: Dp = Z · Mf ou Dp = Mf · Z . Mn / cos c 24 . Cp = Z · Pc. Como Mf = Mn / cos c ( c = ângulo de hélice ) teremos Dp = Z . temos Dp = Z×Mf ×pi / pi.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DO DIÂMETRO PRIMITIVO O diâmetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal é calculado pela divisão do comprimento da circunferência primitiva por p (3. Assim. Simplificando. Como Cp = Z · Pc podemos escrever DP = Z×Pc / pi Como Pc = Mf · pi. Logo. 14). o diâmetro primitivo é dado por Dp = Cp / pi.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DO DIÂMETRO EXTERNO O diâmetro externo (De) é calculado somando o diâmetro primitivo a dois módulos normais. De = Dp + 2 . Mn 25 .

Com essa fórmula podemos valores calcular de o módulo normal. Os De1 d = dp1 + dp2 / 2. De = dp + 2 .2d ) / 4 26 . Mn (diâmetro externo da engrenagem 1). De2 (diâmetro externo da engrenagem 2) e d (distância entre os centros) podem ser medidos. Mn = (De1 + De2 . d.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DE Mn EM FUNÇÃO DE De.

54 mm e tem 56 dentes.Calcular o módulo normal (Mn).26 mm e a distância entre os centros é d = 160. o diâmetro externo da engrenagem acoplada é De2 = 125.4 mm. módulo frontal ( Mf ). o ângulo de inclinação da hélice (b). passo normal ( Pn ) e o passo circular ( Pc ) de uma engrenagem helicoidal. 27 . sabendo que o diâmetro externo medido é De1 = 206.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS PRÁTICA ORIENTADA 1 . o diâmetro primitivo (dp).

Os ângulos de pressão mais comuns usados na construção de engrenagens são: 14º30'. usa-se b = 1. usa-se a fórmula A A a b h b = 1. Veja.17 · Mn Para A = 20º. a localização do ângulo de pressão .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DA ALTURA DO PÉ DO DENTE A altura do pé do dente (b) depende do ângulo de pressão (A) da engrenagem. 15º e 20º. Para A = 14º30' e 15º.25 · Mn 28 . a seguir.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DO DIÂMETRO INTERNO Di = dp – 2 . Mn ( para A = 14º30´ e A = 15º 29 . Mn ( para A = 20º Di = dp – 2. b A A a b h Di = dp – 2.50 .34 .

Mn = 2.25 .25 . Mn = 2. Mn + 1.17 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS CÁLCULO DA ALTURA TOTAL DO DENTE h=a+b a = 1 . Mn A A a b h 30 .17 . Mn Para A = 14º30´e A = 15º h = 1. Mn Para A = 20º h = Mn + 1.

75. Mn = 3. b e h de uma engrenagem helicoidal com 44 dentes.Pc.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES HELICOIDAIS PRÁTICA ORIENTADA 2 – Calcular a altura do pé do dente (b) para a engrenagem helicoidal de módulo normal Mn = 2.75 e ângulo de pressão  = 15º. ângulo de inclinação da hélice C = 30º e ângulo de pressão A = 15º. Pn. Di. Mn = 3. De. diâmetro primitivo Dp = 201. ângulo de inclinação da hélice C = 19º30' e ângulo de pressão A = 20º. 6 – Calcular Mf. 5 – Calcular Mf. 4 – Calcular a altura total do dente (h) de uma engrenagem helicoidal de módulo normal Mn = 2. Di. dp. dp.04 mm e ângulo de pressão  = 14º30'. Pn.75 e ângulo de pressão  = 20º. Pc. De. 3 – Calcular o diâmetro interno (Di) para a engrenagem helicoidal de módulo normal Mn = 2. 31 . b e h de uma engrenagem helicoidal com 32 dentes.

A saída é construir a peça. 32 . grandes soluções.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO DE ENGRENAGENS CÔNICAS INTRODUÇÃO Para grandes problemas. Vamos conhecer os cálculos para a construção de engrenagens cônicas. cujo reparo exige a compra de uma engrenagem que não está disponível no mercado. Por exemplo: qual a saída para o setor de projeto e construção de uma empresa em que o setor de manutenção necessita fazer a manutenção de uma máquina importada.

o número de dentes (Z) pode ser contado e o ângulo primitivo (d) pode ser calculado. Na figura a seguir podemos ver a posição dessas cotas. o diâmetro externo (De) pode ser medido. 33 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS INTRODUÇÃO Numa engrenagem cônica.

cos  34 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DO DIÂMETRO EXTERNO( de )  O diâmetro externo (de) é dado pela fórmula de = dp + 2 · m · cos Â. De =dp + 2 . m . onde dp é o diâmetro primitivo e m é o módulo.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DO DIÂMETRO PRIMITIVO . z 35 .dp  O diâmetro primitivo (dp) é dado por Dp = m .

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DO ÂNGULO PRIMITIVO   O ângulo primitivo  é dado pela fórmula tan  = z / za Ângulo  Onde z é o número de dentes da engrenagem que será construída e za é o número de dentes da engrenagem que será acoplada. 36 .

sabendo que seu diâmetro é igual a 63.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS PRÁTICA ORIENTADA 1 . de 30 dentes.88 e o número de dentes da engrenagem  que será acoplada nesta é igual a 120 dentes 37 .Calcular o módulo de uma engrenagem cônica a ser construída.

33 . Sen B / z C B  Para ângulo de pressão igual 20º 38 .50 . sen B / z Para ângulo de pressão igual 14º30´ou 15º tan B = 2.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULOS DOS ÂNGULOS DA CABEÇA DO DENTE E DO PÉ DO DENTE ÂNGULO DA CABEÇA DO DENTE C B tan c = 2. sen  / z  ÂNGULO DO PÉ DO DENTE tan B = 2.

 C B C B  39 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS PRÁTICA ORIENTADA 2 – Conhecendo o ângulo primitivo  calculado no exercício 1. calcular o ângulo da cabeça do dente( C ) e o do pé do dente( B ).

cônica Um do Ê Â deles é o ângulo Ê . que será utilizado para o da material da engrenagem. Ê=Â+C O ângulo Ê é o ângulo de inclinação do carro superior do torno para realizar o torneamento cônico do material. 40 .ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DO ÂNGULO EXTERNO( Ê ) Mais dois ângulos são necessários para a construção torneamento da engrenagem superfície cônica.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DO ÂNGULO INTERNO( Î ) Â Î Î=Â-B Â = ângulo primitivo B = ângulo do pé do dente 41 .

a e b h=a+b a=m b = 1. m.25 . para ângulo de pressão igual 20º B = 1.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS CÁLCULO DE h. para ângulo de pressão 14º30´e 15º 42 . m.17 .

com número de dentes Z = 54. a. Ê e Î. b. h. ângulo C. 43 Za = . h. b. 4 – Calcular as dimensões de uma engrenagem cônica. Dimensões: dp. número de dentes da engrenagem que será acoplada 18 e ângulo de pressão a = 14º30'. de. módulo 4. número de dentes Z = 120. ângulo de pressão a= 14º30' e ângulo dos eixos a 90º. número de dentes da engrenagem que será acoplada Za = 30.ELEMENTOS DE MÁQUINAS – ENGRENAGENS CÁLCULO BÁSICO CÁLCULO PARA ENGRENAGENS CÔNICAS PRÁTICA ORIENTADA 3 – Calcular as dimensões para construir uma engrenagem cônica de módulo 2. com eixos a 90º.a. Â. Dimensões: dp. Ê e Î. de. ângulo C. Â.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful