You are on page 1of 322

GEOGRAFIA 2011

MRCIO PASSOS
marcio_mp2009@hotmail.com

1-descritiva, sc XV, XVI e XVII CAP. COMERCIAL / G. NAVEGAES & cincia, SC. XVIII, XIX, XX e XXI CAP. INDUSTRIAL e FINANCEIRO / REV. INDUSTRIAIS, URBANIZAO e GLOBALIZAO 2-escolas.

O determinismo geogrfico foi um conceito expresso por Friedrich Ratzel. O conceito retrata as influncias que as condies naturais exerceriam sobre a humanidade, sustentando a tese de que o homem seria muito marcado pela natureza que o cerca.

O possibilismo geogrfico teve origem na Frana com Paul Vidal de La Blache, onde foi demonstrado que a natureza exercia influncias sobre o homem, mas que o homem tinha possibilidades de modificar e de melhorar o meio.

A Geografia uma cincia dinmica que analisa as transformaes do espao pelo homem. Subdivide-se: GEOGRAFIA FSICA e e GEOGRAFIA ECONMICA.

1. paisagens: natural e humanizada. 2. Contemporaneidade (nova ordem, terceira revoluo industrial e globalizao, capitalismo e blocos) 3.Conceitos Bsicos: paisagem, lugar, territrio, nao, Estado, regio.

Segundo a expanso do capitalismo o espao mundial foi dividido em 3 momentos: no inicio uma multipolaridade individual entre paises, recentemente uma bipolaridade e atualmente uma multipolaridade dividida em blocos econmicos, que podem ser meros mercados comuns at unies aduaneiras, alfandegrias ou monetrias.

A globalizao que tem permitido o desenvolvimento de um conceito moderno denominado de aldeia global, mas no tem reduzido a distancia entre o Norte e o Sul. cada vez maior o comrcio internacional, assim como a interdependncia entre mercados.

1. A fronteira o limite entre duas ou mais partes distintas, por exemplo, dois pases, dois estados, dois municpios. 2. Nao pode ser definida como um coletivo humano com caractersticas comuns,como a lngua e a religio. Os membros dessa coletividade esto ligados por laos histricos, tnicos e culturais.

3. ESTADO a forma como a sociedade se organiza politicamente. o ordenamento jurdico que regula a convivncia dos habitantes de um pas. 4. TERRITRIO O territrio de um pas a base fsica sobre a qual o Estado exerce sua soberania. 5. PAS Territrio politicamente delimitado por fronteiras, em geral, habitado por uma comunidade com histria prpria.

1. A organizao do espao geogrfico dispe de trs elementos fundamentais: espao da produo, espao da circulao, espao das idias. 2. O conceito de ps-modernidade na sociedade atual.

A atual relao comercial mundial produziu espaos especializados na produo de bens primrios, bens industriais e fornecedores de tecnologias e servios. O atual espao socialista deu lugar a um modelo mesclado ideologicamente como na China, denominado se socialismo de mercado.

Depois da formao dos Tigres Asiticos e da possibilidade do Drago Asitico, nasce uma nova

plataforma de

exportao

denominada de Chndia, tendo em vista os elevados investimentos nessa regio associado ao baixo valor de mo de obra.

A atual sociedade global considerada como consumistas predatrios, pondo a sustentabilidade ambiental em risco e levando a expanso de multinacionais, consideradas como principal veiculo dentro do atual modelo globalizante.

Robtica, telecomunicao e informtica so elementos da atual revoluo industrial, onde nota-se uma busca pela sempre maior por uma mo de obra qualificada, exigncia do modelo

toyotista.

O novo modelo produtivo que caracteriza o espao geogrfico global marcado pela presena de fbricas globais, produo flexvel e linhas de produo.

Somos ( ns do Mercosul ) classificados como uma estrutura global trades, tendo em vista o grande volume de negcios com boa parte do mundo. O Brasil em especial um

celeiro

agrcola

mundial, apesar dos seus contraste internos.

As maiores mudanas no nosso espao geogrfico esto associadas as datas de 1930, 1956, 1990 e 2003. samos de um modelo agroexportador para agroindustrial, de uma paisagem rural para urbana, passamos por uma profunda crise econmica ate chegarmos a um modelo neoliberal com uma profunda abertura de mercado.

UFBA 2004
A construo dos conhecimentos histrico-geogrficos pressupe a escolha de um corpo conceitual e metodolgico capaz de satisfazer seus objetivos. Para isso, Geografia e Histria usam conceito-chave, como instrumentos capazes de realizar uma anlise cientfica do espao e do tempo. Com eles procuramos dar conta de um mundo cada vez mais acelerado e fludo e, por isso, mais denso e complexo. Eles permitem aprender o espao nas suas formas de organizao, validar o que foi herdado do passado e atender s novas necessidades. A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre o homem no espao histrico-geogrfico, pode-se afirmar:

(01) A paisagem representa a imagem visual do espao geogrfico e este, por sua vez, produto de processos naturais e culturais, cujas escalas de alterao no ocorrem simultaneamente na mesma temporalidade. (02) A abordagem dos fatos polticos, na Histria, leva em conta, preponderantemente, a lentido com que estes se desenrolam, ao contrrio do que acontece com os fatos sociais e culturais (04) O conceito de permanncia permite a compreenso das formas de sobrevivncia dos contedos culturais que identificam as peculiaridades de cada povo em relao a outros povos no mesmo perodo histrico.

(08)

A geografia trabalha com diversas ordens de grandeza, utilizando a escala cartogrfica como instrumento de representao do espao e a escala geogrfica para indicar a abrangncia de um fenmeno fsico ou socioeconmico. (16) O lugar representa, na anlise geogrfica, uma poro do espao no qual se vive, se cria uma identidade e onde ocorrem relaes de consenso e de conflito. (32)As reais distncias geogrficas do espao absoluto foram atualmente reduzidas a partir da intensificao das novas redes tcnicas, implementadas pelo processo de globalizao de economia

a)Quais os maiores impactos das grandes guerras no desenvolvimento econmico dos EUA? b)Quais os impactos da crise de 1929 e da segunda grande guerra para as bases da economia do Brasil? c)Posterior ao fim da segunda grande guerra um novo perodo de conflito foi iniciado, como se chamou quais suas caractersticas e quais seus impactos sobre a economia e a poltica mundial?

d)Como ficou a DIT posterior a segunda grande guerra? e)Como reagiu globalizao as grandes guerras e a guerra fria? f)Com a exploso indstria posterior a segunda guerra, como se processou o consumo dos recursos?

Populao absoluta e relativa, crescimento demogrfico, fases do crescimento e populao economicamente ativa (PEA) e atual crise econmica mundial. Formas de desemprego (conjuntural, estrutural, tecnolgico, friccional). Economias primrias, industriais e ps-industriais Industrializao clssica e tardia Estruturas setoriais Globalizao das migraes

1. O Brasil possui, na atualidade, uma taxa de fecundidade muito inferior as dcadas passadas, assim como um crescimento vegetativo menos acelerado. No entanto, a maior parte do estoque dos solos frteis no pas, ainda usado na condio especulativa. 2. O Brasil possui uma populao absoluta em torno
de 193.000.000 de habitantes, e uma populao relativa de mais ou menos 22 hab./ km2 . Porm, a maior densidade se encontra nas reas dos mares de morros, ocupados de maneira desordenada, acelerando a eroso local.

3. As atividades agrcolas coloniais, o extrativismo vegetal e a urbanizao so considerados como elementos mais importantes na mudana da paisagem oriental brasileira. 4.A desigualdade scio-cultural, dificulta a sustentabilidade ecolgica em vrias reas do Brasil, levando a um quadro degradante.

A. Depois das grandes guerras a populao masculina europia foi reduzida bruscamente, afetando a natalidade e a disponibilidade de mo de obra, processo refletido na pirmide, atravs de uma lacuna no campo esquerdo. Atualmente, a Europa vive uma fase de crescimento demogrfico negativo.

B. Os Estados Unidos, principal importador do caf brasileiro, afetado pela crise de 29, reduziu a compra deste produto nos levando a uma crise, obrigando Getlio iniciar o processo industrial brasileiro. C. Aps a Segunda Guerra teve incio a Guerra Fria que estabeleceu o conflito armado entre as duas maiores potncias, poca, defendendo de uma lado o capitalismo com a Otan e o Plano Marshall e do outro, o socialismo com o Pacto de Varsvia e o Comecom. O fechamento das fronteiras internacionais gerou uma profunda crise nas relaes comerciais, desacelerando o processo globalizante.

D. Com o fim da Guerra Fria, a DIT assumiu um carter revolucionrio, agrupando o mercado internacional em trs ambientes: mercados perifricos, semi-perifricos e centrais.

E. De 1914 a 1991, a integrao de mercados internacionais foi comprometida, o que inviabilizou a expanso da globalizao, fazendo surgir em muitas partes do mundo, vises nacionalistas e autofgicas.

F. O desenvolvimento industrial, associado terceira revoluo, fez expandir uma sociedade consumista predatria ao nvel global que, compromete a cada dia, a sustentabilidade ambiental e socioespacial.

A.Caracterize a economia venezuelana. B. Quais as maiores razes que justificam o subdesenvolvimento da Amrica Andina e Platina? C. Como a relao dos pases acima citados com o Brasil do ponto de vista poltico e econmico?

Ningum duvida que a China a bola da vez da economia mundial. Tanta festa em torno dos asiticos tem feito sombra ao potencial dos pases da Amrica Latina. A regio tem muitas vantagens competitivas em relao a economia chinesa e asitica, como renda maior, mais estabilidade poltica e indicadores sociais mais avanados.

A economia latino-americana, que em 2009 sofreu contrao de 1,7%, crescer 5,3% no segundo trimestre deste ano, mas na segunda metade o ritmo ser moderado (4,4%) e o resultado final de 2010 ser de um crescimento de 4,8%. A previso para 2011 de um crescimento econmico regional de 4%. Quanto inflao, mantm a previso de 7% para este ano e 6,6% para o prximo.

o produto da m utilizao dos recursos naturais e humanos realizada de forma a no conduzir expanso econmica e a impedir as mudanas sociais indispensveis ao processo da integrao dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econmico integrado. S atravs de uma estratgia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os fatores de produo no interesse da coletividade, podero ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfcie da terra.

O Brasil pode sim ser considerado imperialista num contexto regional, uma vez que tem influncia determinante nas economias do pases sul americanos. Ao defender o imperialismo dariamos margem as super potencias para exercer o mesmo com mais intensidade sobre ns. Lembre-se de que o Brasil tem gigantescas reservas mineralgicas e aquiferas, que despertam o interesse das super potncias.

O Brasil um pas com imenso potencial econmico, mas lembre-se que o bom funcionamento do sistema depende do bem estar social. S TEREMOS VERDADEIRAS MUDANAS QUANDO A EDUCAO, A FORMAO INTELECTUAL FOR PRIORIDADE TOTAL.

Lembrem-se todos que o nivel de de desenvollvimento se mede atravs do IDH, e a concentrao DE TERRAS E DE RENDA, caracteristica do imperialismo, um fator NEGATIVO pois aumenta as disparidades econmicas! uma idiotice defender polticas imperilistas,no final s gera mais concentrao e instabilidade.

A. A Venezuela basicamente agrcola com destaque substancial na extrao e exportao de petrleo e gs natural, produto que sustenta 80% da sua economia. Apesar de sua importncia no cenrio internacional dos combustveis, amarga uma profunda condio de subdesenvolvimento. Seus principais parceiros econmicos so: EUA, Brasil, Colmbia e Japo.

B. Tanto a Amrica Andina quanto a Platina so marcadas pelo setor primrio, sendo peas importantes no perodo colonial. So economias essencialmente especulativas, tendo o narcotrfico em pases como a Colmbia, um grande peso econmico. O subdesenvolvimento destas reas est baseado num modelo de colonizao a praticado. So economias amplamente dependentes da tecnologia estrangeira.

C. O Brasil possui ampla ligao poltica e econmica com os pases andinos, especialmente pela importncia dentro do Mercosul mercado que tem intensificado as relaes comerciais entre os pases sulamericanos. A relao , na verdade, de mtua dependncia, no que ocorre no Brasil e na Bolvia, no tocante ao fornecimento de gs natural.

ROTAO: forma da Terra, dias e noites, movimento aparente do sol, orientao, coordenadas, fusos, desvio dos ventos e das correntes .

.a maior parte do Brasil megatermico. O Brasil subdividido em 6 macroclimas. Fatores e elementos do clima: TEMPO E CLIMA.
TEMPERATURA , PRES. ATMOSFERICA, UMIDADE e AMPLITUDE TERMICA. LATITUDE, ALTITUDE, RELEVO , MARITIMIDADE-CONTINENTALIDADE, CORRENTES, VEGETAO, MASSAS, CORRENTES. PRECIPITAES-NEVE-GRANIZO-CHUVAS, CONDENSAES-NEBLINA-ORVALHO-GEADA. VENTOS, EL NINO E LA NINA

TRANSLAO: estaes climticas/ZCIT e ano bissexto.

COORDENADAS e ESCALA.

PROJEO:cilndrica, cnica e azimutal.

PROJEO: Mercator, no altera forma e ngulos, mas deforma reas. cilndrica, eurocntrica e isognica. Mais utilizada para navegao

CLIMAS DO BRASIL
EQUATORIAL-ambiente megatrmico, ou seja, apresenta mdia trmicas superiores a 25 graus centgrados, apresentando uma baixa amplitude trmica anual, inferior a 3 graus. Apresenta chuvas abundantes, at mesmo excessivas, superiores a 2000 mm anuais, sendo tpico da regio Norte do Brasil, rea onde predomina a floresta Amaznica. um ambiente de domnio da mEc e mEa, mas sofre durante o inverno a chegada da mPa, quando ocorre o fenmeno da friagem

TROPICAL- tpico do Centro-Oeste brasileiro, tambm denominado de tropical semi-mido ou continental. um ambiente megatrmico com temperaturas elevadas e alta amplitude trmica entre o vero e o inverno, marcado pela continentalidade. tpico do cerrado, apresentando chuvas de vero e estiagem de inverno. As chuvas so especialmente ocasionadas pela penetrao da mEc.

TROPICAL DE ALTITUDE- tpico das terras altas do


Brasil, especialmente entre as regies Sul e Sudeste; possui um regime de chuvas semelhante ao tropical, ou seja, chuvas de vero com estiagem de inverno, mas um comportamento trmico semelhante ao subtropical, ou seja, uma alta amplitude trmica com mdias trmicas inferiores ao padro tropical. Sofre forte influncia da mTa, ao longo do ano e, no inverno, especialmente da mPa. Possui um combinado vegetal, onde na escarpa leste possui uma forte presena da Mata Atlntica, na escarpa oeste o cerrado e na sul, as Araucrias.

TROPICAL SEMI-ARIDO- tpico do Serto nordestino,


apresentando chuvas escassas e irregulares; parte da sua condio climtica explicada pelo Planalto da Borborema que funciona como um barlavento, impedindo a penetrao de massas midas vindas do litoral. Registra mdias trmicas elevadas, em torno de 26 graus centgrados com baixa amplitude trmica anual, mas alta amplitude trmica diria. marcado pela vegetao de caatinga e por uma rede hidrogrfica pobre, com exceo do So Francisco; seu solo raso, porm rico em sais minerais.

TROPICAL UMIDO- este o nosso clima,ou seja, pertence ao litoral oriental do Brasil. Possui chuvas abundantes, concentradas no outono e no inverno, causadas pela ao conjunta da mPa e mTa, ou seja, por chuvas frontais. Sua mdia trmica est em torno de 24 graus centgrados e registra uma baixa amplitude trmica, fruto da maritimidade. uma rea que possui solos mdios e profundos, muitas vezes bastante frteis, como o caso do massap.

SUBTROPICAL- tpico do Brasil meridional, sendo


assim, mesotrmico. Possui chuvas abundantes, as mais bem distribudas durante o ano, em todo o territrio brasileiro. Sofre uma forte influncia da mTa e mPa. Possui temperaturas mdias em torno de 18 graus centgrados, com as mais altas amplitudes trmicas do pas. uma rea abaixo do Trpico de Capricrnio, marcada pela presena das Araucrias e dos Campos Limpos

mEc - a massa Equatorial Continental atua no Brasil, no vero, e se expande

at a regio Nordeste e Centro-Oeste, provocando chuvas. mEa - a massa Equatorial Atlntica atinge as regies nordeste e norte, no vero, provocando freqentes precipitaes. mTc - a massa Tropical Continental tem origem no centro do continente e atua na regio Centro Sul, causando elevaes na temperatura. mTa - massa de ar Tropical Atlntica atua o ano inteiro no litoral brasileiro, ocasionando chuvas orogrficas ao encontrar a barreira do relevo. mPa - a massa Polar Atlntica ao se expandir, provoca o fenmeno da friagem na Amaznia.

CORRENTES MARITIMAS GUIANAS BRASIL MALVINAS

Os fenmenos El Nino e La Nina so decorrentes do processo de interao dos subsistemas terrestres oceano-atmosfera, com graves conseqncias ambientais, marcadas por longas estiagens e/ou inundaes em diversas partes do planeta.

FLOR. AMAZNICA MATA DOS COCAIS MATA ATLNTICA ARAUCARIAS CERRADO CAATINGA CAMPOS COMP. PANTANAL VEG. LITORANEA

FLORESTA AMAZNICA- uma vegetao tpica do Brasil Setentrional, cuja dimenso atinge pases vizinhos, como a Guiana, Suriname e Colmbia. Constitui um domnio, pois apresenta clima e vegetao especfica. um ambiente megatrmico de clima equatorial, arbreo, cuja copa das rvores se entrelaam, dando a este lugar o nome de Inferno Verde. latifoliado, heterclito, denso, higrfilo, cujo o relevo divido em andares. Apresenta latossolos que so lixiviados, laterizados e acidificados. Apesar de imprprio para a agricultura a borda desta floresta tem sofrido uma profunda modificao, seja pela expanso de projetos agropecurios ou pela retirada de madeira nobre.

MATA DOS COCAIS- uma faixa de transio, sendo uma floresta secundria. Mescla caractersticas da Floresta Amaznica (Oeste), da Caatinga (Leste) e do Cerrado (Sul). Destaca-se, nesta regio, as palmeiras a exemplo da carnaba e do babau que favorecem o extrativismo vegetal local, destinada produo de ceras e leos. Apresenta solos frteis em suas vrzeas, geralmente destinados a rizicultura. Apresenta algumas reas ligadas pecuria extensiva, destacando-se bovinos e bubalinos. um ambiente tpico do Maranho e do Piau.

MATA ATLNTICA- Constitui o domnio da fachada oriental brasileira. um ambiente megatrmico de clima tropical litorneo, cuja vegetao recobre um relevo ondulado, por isso tambm conhecida como o domnio Mares de Morros ou vegetao de encosta. arbreo, latifoliado, heterclito, relativamente denso (menos do que a Amaznia), higrfilo, marcado por grande presena de madeira nobre e solos relativamente frteis a exemplo do massap, ligado a canade-acar.

Araucrias- Constitui um domnio meridional que se estende do Sul de So Paulo, passando pelo Paran at o norte de Santa Catarina. Divide-se entre o clima tropical de altitude e o subtropical, sendo assim, um ambiente mesotrmico. arbreo, aciculifoliado, homclito, aberto, higrfilo com a presena de solos de mdia profundidade, geralmente ricos, a exemplo da terra-roxa, historicamente ligado a cultura do caf.

CERRADO- o domnio da regio Central do Brasil, cujo clima o tropical continental que apresenta o vero chuvoso e o inverno seco, por isso, sua vegetao tropfila. um ambiente megatrmico, predominantemente arbustivo, marcado por solos com profundidade varivel, no entanto, com largas manchas de litossolos, geralmente cidos, que so corrigidos com a adio de calcrio para viabilizar os grandes projetos agropecurios, a exemplo da soja que caracteriza esta nova fronteira agrcola. o domnio das chapadas e dos chapades, com relevo tabular que concentra um grande nmero de nascentes das principais bacias hidrogrficas do pas. subdividido em cerrado, cerrado verdadeiro e cerradinho.

CAATINGA- o domnio do Polgono das Secas, ou seja, do Serto brasileiro, ambiente que caracteriza-se por ser uma depresso interplanltica. Possui clima tropical semi-rido, sendo assim, um ambiente megatrmico. Apresenta vegetao xerfita, caduciflia com composio de porte variado. marcada por litossolos e uma rede hidrogrfica intermitente, onde se destaca o So Francisco como grande rio perene, em profunda evidncia pelo projeto da transposio. Apesar da pecuria ser uma atividade econmica tradicional, cresce no Norte da Bahia, a fruticultura irrigada, com destaque para Juazeiro.

CAMPOS- So tambm conhecidos como coxilhas, pampas e campanha gacha. um domnio mesotrmico, tpico das colinas do Rio Grande do Sul. Possui clima subtropical com uma vegetao herbcea, homclita, aberta favorvel ao desenvolvimento da pecuria e do cultivo de alguns gneros agrcolas como trigo, milho e soja. Apresenta o maior rigor climtico de inverno do pas com frequentes geadas pela subida da mPa.

PANTANAL- Constitui um complexo que se estende, principalmente do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. um ambiente drenado pelo rio Paraguai, sendo uma enorme plancie fluvial que, geralmente inundada de dezembro a junho com a penetrao da mEc, obrigando a ocorrncia de migraes sazonais. economicamente marcado pela pecuria extensiva. um ambiente megatrmico, com porte vegetal varivel, heterclito, higrfilo e hidrfilo, marcado por largas manchas de solos profundos.

VEGETAO LITORNEA- Constitui um mosaico vegetal subdividido em praias, mangues e dunas que se estendem do Norte ao Sul do Brasil pela borda oriental do pas. So marcados por um solo silcola muitas vezes halfilos. No caso dos mangues, sua vegetao tipicamente area e classificada como pneumatforas. As praias so marcadas por vegetaes arbustivas, j as dunas, que so denominadas de um relevo mvel perdem, parcialmente, esta mobilidade, quando a vegetao arbustiva ou herbcea se desenvolvem sobre elas.

Relevo e seus agentes 1. internos- DIASTROFISMO, VULCANISMO e ABALOS SISMICOS. 2. externos ACOES MODELADORAS E INTEMPERISMO.

ORIGEM

SOLO

TEXTURA TIPOS PROBLEMAS

Divergente TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL DIASTROFISMO OROGENTICO Convergente Atritante

Quaternrio Homem, Glaciaes, Pantanal/ Amaznia/ Litoral ERAS CENOZICA Tercirio Dobramentos, Ilhas Ocenicas

MESOZICA Intenso vulcanismo, deriva, petrleo, basalto do sul PALEOZICA Jazidas carbonferas PR-CAMBRIANA Escudos cristalinos (ex:.Guiano e Brasileiro, Serra do Mar e Mantiqueira)

Continental - SIAL

SLIDO

CROSTA CAMADAS
MANTO

Ocenica - SIMA Superficial Inferior

PASTOSO/ LQUIDO

NCLEO

SLIDO

Intrusiva (Plutnica)
GNEAS OU MAGMTICAS ROCHAS SEDIMENTARES Detrtica Qumica Orgnica METAMRFICA EX:. Calcario em Mrmore Extrusiva (Vulcnica)

SE LIGUE!!!!!

Escudos Cristalinos BRASIL 36% CRATONS Plataformas Recentes Amaznica e Pantanal BACIAS SEDIMENTARES BRASIL 64% Antigas Meio-Norte e Recncavo

DOBRAMENTOS

Recentes Antigos

0%

PLANALTO Chapadas e Chapades


PLANCIE MONTANHA DEPRESSES Absoluta

FORMAS

Relativa
CUESTAS e CHAPADAS MORRO TESTEMUNHO INSELBERGS Caatinga SERRAS

Hidrografia Geral e do Brasil.


1. OCEANOS & MARES. 2. CORRENTES MARTIMAS. 3. MORFOLOGIA LITORNEA ( golfo, baa, enseada, lagunas e recifes). 4. Caractersticas das guas marinhas ( salinidade,
densidade e temperatura).

5. ONDA e MARE & RELEVO SUBMARINO (plataforma,talude,regio pelgica e regio abissal). 6. Partes dos rios e hidrografia do Brasil.

1. A falta de um sistema eficiente de tratamento de esgoto, amplia a contaminao de recursos hdricos. 2. A forma da rede e da bacia hidrogrfica determinada pela inter-relao entre clima e relevo. 3. Os principais tipos de regimes so pluvial e nival. 4. As reas mais altas do relevo podem separar duas ou mais bacias hidrogrficas.

5. De acordo com o relevo de uma bacia, pode-se desenvolver uma potencialidade energtica ou no sistema de transporte. 6. Em rios planlticos a navegabilidade obtida atravs de eclusas. 7. O Brasil predominantemente exorrico clssico, com algumas reas arricas e outras criptorricas. 8. A bacia Amaznica, a maior do mundo, a nica do Brasil com regime e foz mista; apresenta baixa variao no nvel das guas, apesar de um potencial hidrulico considervel e um baixo potencial hidroeltrico instalado.

9. Apresenta uma grande quantidade de meandros, principalmente no baixo curso. 10. A bacia Tocantins-Araguaia nasce no Centro-Oeste e corre para o Norte, possui regime tropical, elevada produo energtica com Tucuru (alimenta, especialmente, o Projeto Carajs), possui intensas hidrovias, principalmente ligadas soja.

11. A bacia do So Francisco tem o seu rio principal como um dos poucos perenes da regio; fundamental a gerao de energia na irrigao; destaca-se em nosso Estado, as hidreltricas de Paulo Afonso e Sobradinho. 12. A bacia do Paran possui o maior potencial hidroeltrico instalado, com Itaip (obra da ditadura militar) que gera da energia hidreltrica do Brasil, alimentando, em especial, o Centro-Sul; destaca-se a, a hidrovia Tiet-Paran que deve viabilizar o comrcio com o Mercosul.

13. A bacia do Paraguai tipicamente de plancie, com grande importncia ecolgica, responsvel pela drenagem do Pantanal. 14. A bacia do Uruguai nasce entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desgua no esturio do Prata; seu curso superior planltico, j o inferior destaca-se pela navegao. 15. A bacia do norte ou do Amap constituda por dois pequenos rios: Oiapoque e Araguari.

16. A bacia do Nordeste formada por rios do Serto, em geral, intermitentes, onde em algumas reas destacam-se os projetos de irrigao(vrzeas) e, em outras, a gerao de energia. 17. A bacia do Leste formada por rios que nascem no planalto Atlntico e so drenados em direo ao oriente; destaca-se na Bahia o rio de Contas e o Paraguau. 18. A bacia do Sul-Sudeste nasce nas serras e planaltos, entre as regies Sul e Sudeste e, desguam ao oriente, destacando o rio Itaja, em Santa Catarina.

Os 10 elementos importantes do primeiro semestre.


1. tempo e clima, atmosfera e os problemas atmosfricos. 2. elementos ( temperatura atmosferica, presso atmosfrica, ventos, umidade do ar, precipitaes, massas de ar ) e fatores ( altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, vegetao, relevo, correntes martimas ) do clima. 3. climas no mundo ( megatrmicosequatorial,tropical, rido, semi-rido), mesotrmico ( subtropical, mediterrneo,continental, ocenico ),

Microtrmico ( frio, polar, subpolar, de altitude ). 4. climas do Brasil. 5. formaes vegetais ( tundra, taiga, floresta boreal, floresta temperada, desertos e semidesertos, formaes mediterrneas, estepes, pradarias, savanas, florestas tropicais e equatoriais ). 6. vegetaes do Brasil. 7. solo ( definio, perfil, origem, tipos, classificao, fertilidade, conservao, problemas ) .

8. geologia ( origem da Terra, camadas, eras, deriva continental, agentes internos e externos, rochas ). 9. geomorfologia ( formas e relevo do brasil ). 10. hidrologia: hidrografia ( guas continentais, guas subterrneas, guas correntes, elementos do rio, regime dos rios, hidrografia brasileira, poluio da guas ), oceanografia ( os oceanos, os mares, morfologia litornea, movimentos dos mares e oceanos, gelos ocenicos ).

Dicas fundamentais
1. A retirada da vegetao das dunas, alm de uma maior mobilidade espacial, pode promover assoreamento, processo que tambm pode ser causado nos grandes centros, aumentando o risco de inundaes. Um outro grave problema ambiental, a retirada da vegetao de encosta (de recomposio demorada ) que estimula o deslocamento de regolitos. 2. As reas periglaciais so marcadas por fiordes, banquisas, icefieldes e vegetao de tundra, composta de musgos e lquens, que vivem, a maior parte do ano, em estado de latncia.

3. As cheias de alguns rios so responsveis pela formao de plancies aluviais. So reas, em geral, amplamente ocupadas por populaes, devido a facilidade de deslocamento, transporte e pela capacidade de produo alimentcia, a exemplo do que ocorre no formigueiro humano, situado no sul e sudeste asitico. 4. O regime de um rio est ligado a forma de alimentao, podendo ser pluvial, nival ou complexo. 5. O talvegue tem sua profundidade diminuda, medida que se retira as matas galerias (cuja recomposio constitui um processo extremamente lento), podendo acelerar a evaporao do rio.

6. No entorno de florestas equatoriais, como a Amaznica, o Congo ou os Jungles (reas com temperatura e umidade elevada, alm de grande biodiversidade), desenvolve-se estruturas arbustivas como as Savanas. 7. O Agreste, que uma faixa de transio, possui uma diversidade produtiva e uma variedade de microclimas, relevos e solos, como aparece em Feira de Santana e regio.

8. O mediterrneo est ligado ao Atlntico pela Estreito de Gibraltar. No seu entorno, desenvolve-se vegetao de garrigues, maquis. 9. Os macios antigos (ex. Planalto das Guianas/Regio Norte do Brasil/ muito erodido, mas ainda com elevada altimetria comparado ao resto do pas/ Pico da Neblina) so ricos em minerais como ferro e rochas como granito e gnaisse.

10. O Centro-Oeste brasileiro, rea das novas fronteiras agrcolas, funciona como um quintal para as atividades agroindustriais da regio Sul e Sudeste. O nvel de calagem local elevadssimo. Recentemente, Gois se tornou um dos principais produtores agropecurios do pas. A mecanizao fundamental no desenvolvimento regional, pode acelerar a eroso.

11. A agricultura no Serto nordestino depende de elevados investimentos em irrigao e dessanilizao, alm de infraestrutura de transporte, para escoar a produo at as reas porturias. 12. A agroindstria aucareira, desenvolvida no nordeste atlntico se apoiou no solo de massap. J as atividades cafeeiras se apoiaram nos solos de terra roxa(planalto meridional). Lembrando que a monocultura, alm de empobrecer o solo, facilita pragas.

13. As chuvas provocadas no encontro da mPa com a mTa so denominadas frontais, sendo intensas no litoral oriental do Brasil, no outono e inverno. 14. O Serto brasileiro possui litossolos, resultantes do intenso intemperismo fsico e pequeno intemperismo qumico e biolgico. No apresentando, portanto, horizonte O. Este, que classificado como hmus, se encontra na poro mais superficial, em estgios de decomposio varivel, de acordo com o clima. 15. O resfriamento da Terra vem provocando aumento da espessura da litosfera, levando ocorrncia de erupes vulcnicas e formao de rochas que do origem a solos, amplamente frteis.

16. O Brasil desprovido de dobramentos modernos(so 36% de escudos e 64% de bacias), os quais so produzidos em reas convergentes, derivados dos choques entre placas, de espessuras diferentes. 17. As rochas magmticas se dividem entre intrusivas e extrusivas, sendo exemplo desta ltima, o basalto, o qual marca a juno do planalto Atlntico com o Meridional.

18. As plancies mais recentes, como evidencia o mapa de Ross, se localizam no Pantanal, Amaznia e litoral. , tambm importante lembrar que, o Planalto Central foi subdividido em 12 subpartes. 19. Os solos so elementos biticos, sensveis e com profundidade varivel. Latossolos que so classificados como maduros e bem desenvolvidos, so tpicos de ambientes midos ou super midos, com na Amaznia.

20. Apesar do Brasil ser um pas de padro exorrico, existem aqui, rios arricos e criptorricos. 21. O mais intenso processo de desertificao mundial se encontra o sul do Saara e o norte das Savanas.

22. A atividade extrativa mineral e agropecuria, comprometem o ciclo hidrolgico. 23. O frozen um tipo de solo congelado, onde se desenvolve a tundra. 24. No mapa de relevo de AbSaber, devido a menor condio geossistmica, havia muito menos unidades ( 10 ) do que o relevo configurado por Ross ( 28 ), baseado na historia geologica, nos processos erosivos e em imagens de radar.

25. Os amplos lenis freticos (que constituem, na atualidade, os mais amplos depsitos de gua) do Serto nordestino so marcados por gua salobra. O uso adequado destes recursos no mundo, pode ser considerado uma soluo vivel para a escassez de gua. 26. A foz ou desembocadura de um rio registra uma descarga hdrica compatvel com o volume de precipitao, subtrado das taxas de evaporao e infiltrao. A quantidade de descarga pode alterar o nvel de salinidade dos mares.

30 Cerca de apenas 3% de toda gua no mundo doce, estando distribuda entre as calotas, rios, lagos, lenis subterrneos, atmosfera etc. Os elevados nveis de poluio, como uso de fertilizantes, agrotxicos e descargas de esgotos urbanos, tem comprometido a existncia desse recurso. 31. Nas reas intensamente industrializadas, com presena de termoeltricas comum a ocorrncia de chuvas cidas, justificadas pela contaminao das massas de ar, por gases poluentes como SO2. Estas precipitaes podem destruir vegetaes, eutrofizar, acidificar reas lacustres e fluviais e ampliar a corroso das superfcies.

32. A gua se distribui pelas reas emersas de forma muito irregular, estando o Brasil numa posio privilegiada, destacando a bacia Amaznica, a maior do mundo em volume e extenso. 33. O uso inadequado dos recursos fluviais de reas desrticas ou semidesrticas tem comprometido a existncia de certos cursos, assim como as reas que eles alimentam, como no mar de Aral.

33. A ECO 92, realizada no Brasil, ampliou o discurso sobre desenvolvimento sustentvel, onde procurou-se buscar formas para promover o desenvolvimento scioeconmico e o uso dos recursos naturais de tal forma que permitisse as geraes futuras o uso destes recursos. Os princpios dessa ideologia afirma a necessidade de uma igualdade econmica, justia social e diversidade cultural. 34. O tratamento do lixo nas grandes cidades, principalmente do Sul, ainda feita de maneira muito inadequada, elevando o nvel de contaminao e poluio. Prticas como a compostagem, apesar de caras, seriam eficientes na reduo deste impacto, assim como, a coleta seletiva.

35. A atual revoluo tecno-cientficainformacional, tem promovido uma profunda modernizao nas formas de produzir e se comunicar. Alm disso, ela marcada por tcnicas de menor impacto ambiental e desenvolvimento sustentvel, a exemplo de energias renovveis.
36. As escarpas encaixadas entre planaltos e depresses so denominadas de frentes de cuesta, reas que apresentam grau diferenciado de dureza das rochas.

37. No Brasil, em termos de rea, predominam os planaltos, superfcies marcadas pela eroso. Dentro do relevo de ab saber eram divididas entre o planalto das guianas e brasileiro, sendo este ltimo subdividido em Atlntico Meridional e Central. 38. O aproveitamento econmico das bacias est ligado ao tipo de relevo que possuem. No Brasil, os maiores aproveitamentos hidroenergticos esto na bacia do Paran, Tocantins e So Francisco.

39. A bacia Amaznica (drenada pelo rio Amazonas) e do Pantanal (drenada pelo rio Paraguai) so amplamente planas dificultando a construo de barragens mas, sendo altamente favorveis ao desenvolvimento de hidrovias. No segundo caso, o grau de inclinao to pequeno que esta a maior superfcie inundvel do pas. 40. A mais importante rea econmica do relevo submarino a plataforma continental. J as reas abissais so muito poucas, em torno de 3%. A talude usada como ambiente de incio da declividade que chegar s regies abissais.

41. Os mais importantes portos do Brasil so Paranagu (no Paran), Santos (em So Paulo), Tubaro (no Esprito Santo) e Itaqui (no Maranho). Este ltimo alimentado por uma estrada de ferro que liga a Serra dos Carajs a ele. Apesar da matriz de transportes do Brasil ainda ser o rodovirio, cresce o sistema ferrovirio, ligado as cargas. 42. Parte do vulcanismo ocorre nas reas de dobramentos modernos, onde gerado relevo pstico esculturado pelos agentes exgenos como chuva, vento e rios.

43. O efeito estufa um processo natural que tem sido potencializado pelos resduos da queima de combustveis fsseis, podendo levar ao aquecimento dos oceanos, ampliando a vaporizao dos mesmos, aumentando a presena de vapor de gua na atmosfera, elevando ainda mais este aquecimento. 44. A exosfera possui uma elevada temperatura por refletir cerca de 30% dos raios infravermelhos que chegam a atmosfera, permitindo se chamar, esta camada de, termosfera.

45. A urbanizao do Brasil marcada pelo processo de metropolizao e verticalizao espacial com aumento do uso de concreto, ao, ferro, vidro e asfalto. Tudo isso contribui para ampliar os pontos quentes dentro das grandes cidades, chamados de ilhas de calos. 46. As reas dos gelos eternos esto profundamente comprometidas pela aquecimento atmosfrico anormal. A reduo de 6 levou a era do gelo com a regresso dos mares. O aumento de 3 pode gerar a transgresso que reduzir, substancialmente, as reas emersas.

47.O Planalto Meridional marcado por uma estrutura arenito-basltica, alm de serras como a Geral. J o Planalto Atlntico, tambm conhecido como Planalto Oriental, registra alm dos mares de morros, serras como a Mantiqueira. 48.O Planalto Nordestino que possui uma baixa altimetria marcado por reas cristalinas como a Borborema e chapades (superfcies em formato de mesa) sedimentares antigos como Araripe e Apodi, que encontra-se em contato com o planalto do Meio Norte, importantes barlavento para o Serto.

49. O Serto uma depresso relativa, cuja gnese est ligada a processos erosivos manifestados nas reas de contato desta bacia com os escudos cristalinos laterais. A pediplanao desta depresso permite evidenciar rochas de dureza diferencial, quando notamos a presena dos incelbergues. 50. O relevo submarino subdividido com as seguintes cotas: 200m, 1000m e 5000m. Sendo plataforma, talude, pelgio e abissal.

51. Os oceanos possuem todos os elementos minerais que compe a litosfera, so divididos em 3 grandes pores: Atlntico: segundo maior, mais navegado, dorsal, relativamente raso. Pacfico: maior, maiores profundidades, mais agitado, crculo de fogo.ndico: menor, mais quente, mones, mais tropical, pases subdesenvolvidos. Lembrando que as correntes quentes: maior pluviosidade, j as correntes frias: desertos.

52. Os desertos ou a falta de gua pode estar relacionado a fenmenos naturais ou antrpicos. As aes conservacionistas como proteo das matas ciliares so fundamentais na manuteno dos ecossistemas. 53. Parte da elevao da temperatura urbana est ligada a pavimentao das vias pblicas e a reduo brusca das reas verdes.

54. As inverses trmicas podem ser naturais, quando as temperaturas do solo se tornam menores que o ar, durante a madrugada, ou artificiais, quando o ar quente, poludo, portanto mais denso, no permite a entrada de massas frias pelas camadas mais inferiores da atmosfera. 55. O horizonte R ou D classificado como rocha

matriz, ou seja a rocha inalterada, sem ter sofrido nenhuma forma de intemperismo.

56. O relevo brasileiro considerado como modesto, com altitudes predominantemente inferiores a 1000 metros, resultante do tempo geolgico e dos processos de eroso. 57. A plancie costeira no Nordeste uma longa e estreita faixa marcada por um mosaico fitogeogrfico, em ambientes de dunas, praias e mangues. 58. Divisores de gua so as reas mais elevadas entre as bacias, sendo para o Brasil, os mais importantes o Planalto Central, o Planalto das Guianas e a Cordilheira dos Andes.

59. O leito a cavidade contida no curso de um rio por onde correm as guas, podendo ser maior ou menor. As margens, em algumas reas so periodicamente inundadas, favorecendo a agricultura local, como no Mearim, no estado do Maranho. 60.As reas de plancies, onde o grau de declividade reduzida bruscamente, h formao de meandros, onde na parte mais fechada o processo de sedimentao se torna maior.

61. Dentre os agentes internos, destaca-se o diastrofismo que pode ser orogentico convergente, divergente ou atritante, ou epirogentico, intimamente ligado as rochas mais antigas e duras.

62. As sociedades urbanas industriais com grande frota de veculos automotores, como aquelas que marcam as grandes metrpoles do Brasil, tm sua qualidade de vida comprometida, principalmente pelas aes degradantes ambientais. 63. Os aterros e as reas de incinerao, localizadas no entorno dos grandes centros urbanos, so ambientes nocivos a vida humana, pela contaminao de mananciais e do solo, pela proliferao de doenas e poluio do ar. Alm disso, a ausncia de uma coleta sistemtica e seletiva inviabiliza o reaproveitamento de parte desse material, assim como, no possvel a reduo da presso sobre o meio, que pode ser marcado por entupimento de canais e esgotamentos pblicos.

64. A destruio do oznio est ligado, de acordo com certos pesquisadores, liberao do CFC na estratosfera, rea livre de outros fenmenos atmosfricos como inverses trmicas e smogs ou fenmenos meteorolgicos como chuva. 65. O El Nio uma anomalia trmica marcada pelo aquecimento superficial do Pacfico e intensificao dos rigores climticos. J a La Nia corresponde ao resfriamento das guas do Pacfico, com mudanas no padro climtico.

66. As araucrias de clima subtropical e de relevo planltico, apresenta inverno rigoroso, sob influencia da mPa. 67. O So Francisco, que nasce nas canastras em Minas Gerais, desloca-se para o norte e possui uma drenagem exorrica e foz em esturio, localizado entre os estados Sergipe e Alagoas. 68. A caatinga drenada pelo So Francisco, que possui parte do curso planltico, favorvel a gerao de energia, destacando a unidade de Paulo Afonso.

69. O So Francisco, importantssimo para os projetos de irrigao local, conhecido como rio dos currais pelo nmero de bebedouros, destinados a pecuria local. tambm conhecido de rio da integrao nacional por ligar o litoral do Nordeste ao centro do Sudeste. 70. A plancie Amaznica subdividida entre igap, vrzea e terra firme. Neste ltimo andar, os solos apresentam a menor espessura o que permite a sustentao das rvores desta densa floresta.

71 O maior potencial hidrulico est no Amazonas, mas o maior potencial hidreltrico est na bacia do Paran, onde se encontra Itaipu. 72. A gulf stream, maior corrente martima do mundo, parte do Golfo do Mxico, na diagonal at o Mar do Norte, onde ameniza as temperaturas durante o inverno, a exemplo do que ocorre na Inglaterra e na Noruega. 73. O relevo cstico marcado por grutas, vales estreitos e colinas.

74. A corrente das Canrias que atua sobre o noroeste africano co-responvel pelo maior deserto quente do mundo, o Saara. J a corrente de Benguela responsvel pelo deserto de Kalahari. 75. O Mar de Aral, alimentado por uma drenagem endorrica est secando, fato explicado, principalmente pelo intenso uso dos recursos fluviais em atividades econmicas, como o cultivo do algodo. O que explicado pela reduo e ampliao do grau de evaporao, tornando-o menor e mais salgado.

76. A frica apresenta uma simetria climatobotnica por ser cortada, ao centro, pela linha do Equador, o que j no acontece com o Brasil, tendo em vista, que esse paralelo atravessa o nosso pas pela regio Norte. 77. Entre os agentes externos, destaca-se a ao elica, responsveis por formas como as taas de Vila Velha, no Esprito Santo.
78. No Cenozico Quaternrio aparece Homem, Glaciaes, plancie do Pantanal/ Amaznia/ Litoral. J no Tercirio surgem os Dobramentos e as Ilhas Ocenicas.

79. Atualmente, registrou-se uma desacelerao do desmatamento amaznico, fruto da intensificao de fiscalizao sobre esse meio e dos novos recursos tecnolgicos de monitoramento espacial, o qual revela que sua estrutura pedolgica extremamente frgil. 80. A poro oriental do pas, a rea dos mares de morros e de plancies, assim como, a poro meridional, ambiente das araucrias registra os mais elevados nveis de degradao ambiental, explicado pela organizao predatria e pela expanso das atividades agropecurias.

80. Apesar do elevado intemperismo fsico e do baixo intemperismo qumico, na regio da caatinga, o vale mdio do So Francisco vem se destacando, na atualidade, pela fruticultura irrigada, com carter especulativo.

81. O Brasil atual urbano e tercirio. No entanto, a produo desses espaos tem gerado forte impacto sobre o meio, seja pela pavimentao que reduz a infiltrao das guas dos solos ou pela construo dos canyons urbanos que, dificultam a circulao atmosfrica local, alm de promover aumento de temperatura por apresentarem grande concentrao de concreto, ao, vidro e asfalto. 82. O planalto Central, que apresenta altitudes modestas, constitui uma importante rea de nascentes alimentado, especialmente, pela mEc no vero. J as terras altas, que se resumem no Brasil, ao planalto Atlntico, onde encontramos a Serra do Mar e da Mantiqueira, funcionam como importante barlavento para a mTa e a mPa.

83. A hidrografia nacional marcada por uma condio perene e exorrica, apresentando importantes cursos geradores de energia, a exemplo do Paran com Itaipu, AraguaiaTocantins com Tucuru e So Francisco com Paulo Afonso. 84.A diferena de presso atmosfrica promove a formao dos ventos que se dividem, principalmente, entre constantes e peridicos, sendo estes ltimos, no carter de mones, fundamentais para a agricultura no Sudeste da sia.

85. A temperatura e umidade interferem na estrutura vegetal, a exemplo das araucrias no Brasil ou da taiga siberiana, que so homclitas, arbreas e aciculifoliadas.

86. As rochas metamrficas so provenientes da mudana estrutural de rochas pr existentes, devido a mudana de temperatura e presso. 87. Sucos, ravinas e voorocas so estgios de eroso do solo. 88. Solos salinos, desenvolve-se vegetao halfila, podem ser lixiviados, reduzindo sua fertilidade e comprometendo a qualidade das guas subterrneas e a agricultura, j que so elementos txicos.

89. As correntes frias so mais favorveis pesca; atividade que tem sido reduzida, em nvel mundial, devido as prticas predatrias.
90. A biodiversidade tem sido tema constate nos debates econmicos, fato que tem incio com o desenvolvimento da Terceira Revoluo Industrial.

Desenvolvimento, Subdesenvolvimento e crescimento econmico Tecnologia e trabalho

Demografia x Economia brasileira Fases do crescimento demogrfico Teorias demogrficas

1. A populao mundial est a caminho de chegar a 7 bilhes em 2011, apenas 12 anos depois de atingir 6 bilhes. 2. A projeo de crescimento populacional nos pases em desenvolvimento presume que a fecundidade caia.

3. Atualmente, a maior taxa de fecundidade a do Nger, na frica, com 7,4 crianas por mulher. A menor a de Taiwan, 1,0 criana por mulher.

4. Uganda e Canad tenham praticamente a mesma populao hoje, estima-se que at 2050 haver dois ugandenses para cada canadense. A taxa de fecundidade em Uganda de 6,7 crianas por mulher, cinco a mais que a canadense.

5.

a populao da Africa j superou 1 bilho de pessoas; cerca de metade da humanidade vive na pobreza, definida como uma renda de menos de US$ 2 (R$ 3,70) ao dia.

6. o Brasil hoje o quinto pas mais populoso do mundo, com 191 milhes de habitantes, e em 2050 ser o oitavo, com 215 milhes. At l, a populao brasileira ter sido superada pelas de Bangladesh, Nigria e Paquisto. Hoje, so mais populosos que o Brasil - e continuaro a ser em 2050 - China, ndia, Estados Unidos e Indonsia.

1. A teoria malthusiana tem como fundamento principal a idia de controlar a taxa de natalidade, pois acreditava-se que com o crescimento da populao, a oferta de comida e de espao seria menor. Nesse caso, a teoria est errada porque s levou em considerao o meio rural europeu e no considerou-se as inovaes da nova sociedade.

2. A teoria neomalthusiana um ressurgimento da teoria malthusiana. Acredita-se que se deve arranjar um jeito de diminuir os pobres para diminuir a pobreza. Acredita-se que a culpa de um pas ser subdesenvolvido do grande nmero de pobres, pois eles exigem dinheiro do governo para sua sobrevivncia, ento um jeito de ajudar a diminuio da proliferao de pobres com a expanso dos anticoncepcionais em comunidades carentes. Neste caso, a teoria est incorreta porque coloca-se a culpa da pobreza nos pobres e no na falta de planejamento da sociedade como um todo, e da desigualdade social.

3. A teoria reformista afirma que, uma populao jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, no causa, mas conseqncia do subdesenvolvimento. Nos pases desenvolvidos, onde o padro de vida da populao alto, o controle da natalidade ocorre paralelamente melhoria da qualidade de vida da populao e espontaneamente, de uma gerao para outra.

Nos pases subdesenvolvidos uma populao jovem numerosa s se torna empecilho ao desenvolvimento de suas atividades econmicas, quando no so realizados investimentos sociais, em especial na educao e na sade. Tal situao gera um enorme contingente de mo-de-obra desqualificada que ingressa anualmente no mercado de trabalho. Para que a dinmica demogrfica entre em equilbrio, necessrio enfrentar em primeiro lugar, as questes sociais e econmicas.

Os investimentos em educao so fundamentais para a melhoria de todos os indicadores sociais. Pois quando o cotidiano familiar decorre em condies miserveis e as pessoas no tm conscincia das determinaes econmicas e sociais, elas no iro ficar preocupadas em gerar menos filhos. Foi constatado que quanto maior a escolaridade da mulher menor o nmero de filhos e a taxa de mortalidade infantil. De todas as a teorias, a reformista a que melhor retrata os fatores que geram o subdesenvolvimento poltico, social e econmico. Dessa forma a teoria reformista derruba as teorias de Malthus.

Economias primarias, industriais e psindustriais Industrializao classica, tardia e estruturas setoriais Excluso social Economia informal Educao: qualificao e especializacao Globalizao das migraes

Dentro do Brasil ocorrem diferenas em relao ao IDH, avaliando as condies de vida das pessoas em nvel geral ou particular, ento existem regies, estados ou municpios com maior ou menor ndice. O IDH avaliado com base nos indicadores sociais (taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, analfabetismo, condies mdico-sanitrias etc.).

Dentro do territrio brasileiro existem praticamente cinco pases, ou seja, cinco realidades distintas. De forma ordenada podemos classificar em primeiro a regio que compreende o sul, em sua totalidade, abrangendo ainda So Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, esses representam o melhor IDH. Em segundo est a regio intermediria que corresponde aos estados do Esprito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fazem parte ainda Minas Gerais, Gois e Amap.

Na terceira regio esto presentes os estados de Tocantins, Par, Amazonas, Rondnia e Roraima. O quarto grupo, ou quarta regio, formado pelo Acre, Bahia, Pernambuco, Cear e Rio Grande do Norte, e, por fim, o quinto grupo que composto pelos estados do Maranho, Piau, Alagoas, Sergipe e Paraba. O IDH desses ltimos estados pode ser comparado ao dos pases mais pobres do mundo, como Bangladesh e Haiti.

Estrutura da populao Movimentos populacionais Urbanizao

1. As razes da urbanizao brasileira so decorrentes da histria, os primeiros centros urbanos surgiram no sculo XVI, ao longo do litoral em razo da produo do acar, nos sculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vrios ncleos urbanos e no sculo XIX a produo de caf foi importante no processo de urbanizao, em 1872 a populao urbana era restrita a 6% do total de habitantes.

2. no incio de sculo XX, a indstria foi um


instrumento de povoamento, a partir da dcada de 1930, o pas comeou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanizao j provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atrados para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse xodo rural elevou de forma significativa o nmero de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da populao brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil um pas urbano, industrial e agrcola.

3. Ao longo das dcadas a populao brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades tambm tiveram sua acelerao em relao ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regies metropolitanas.

4. O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqncias, como o trabalho informal e o desemprego. Outro problema muito grave provocado pela urbanizao sem planejamento a marginalizao dos excludos que habitam reas sem infra-estrutura (saneamento, gua tratada, pavimentao, iluminao, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (trfico de drogas, prostituio, seqestros etc.).

ARCAICA

AGRICULTURA

Moderna

REVOLUO INDUSTRIAL

Contempornea

I A urbanizao moderna um processo estritamente relacionado a industrializao e a introduo do capitalismo no campo.

Urbanizao harmnica PASES DESENVOLVIDOS CLSSICA CRISE DO PETRLEO


Principais razes

Independncia de Israel (1948/49) Guerra Canal de Suez (1956)

Guerra 6 Dias (1967)


Guerra do Yom Kippur (1973) BRASIL (PRLCOOL)

INDUSTRIALIZAO

FONTES ALTERNATIVA S DE ENERGIA

TARDIA
PASES SUBDESENVOLVIDOS

Crise na produo
Urbanizao desarmnica

Abertura de mercado

Globalizao

Modernizao da agricultura

Agroindstria

Novas fronteiras agrcolas

CRISE DO PETRLEO

DESMETROPOLIZAO

Novas Fronteiras Agrcolas

INDUSTRIALIZAO-METROPOLIZAOMACROCEFALIA. CRISE DO PETRLEO- ALTO CUSTO DE PRODUO E ALTA DE PREOSDESMETROPOLIZAO. CRISE INDUSTRIALENTRADA DO CAPITALISMO NO CAMPO- MAIOR XODO RURAL- MACROCEFALIA

I A urbanizao moderna um processo estritamente relacionado a industrializao e a introduo do capitalismo no campo.

CAPITALISMO NO CAMPO: MAIOR PRODUTIVIDADE, MENOR QUANTIDADE DE MO-DE-OBRA, MAIOR INTEGRAO COM A INDSTRIA, MAIOR INTEGRAO COM SISTEMAS DE TRANSPORTES, REDUO DOS EFEITOS NATURAIS, SUBSTITUIO DO SISTEMA EXTENSIVO POR INTENSIVO.

SISTEMA EXTENSIVO: Aplicao de tcnicas rudimentares, baixo indices de explorao da terra e de produtividade, mo-de-obra reduzida/numerosa e pouco especializada, utilizao de pequenas/grandes reas. EXEMPLOS: AGRICULTURA DE SUBSISTNCIA: Ocorre em pequenas propriedades, objetivando o consumo prprio, onde no h disponibilidade de capitais e meios tcnicos.

AGRICULTURA ITINERANTE: D-se com a utilizao fracionada do espao rural. Isso ocorre pelo fato da fertilidade natural do solo diminuir aps alguns anos de cultivo, ficando, normalmente, exposto eroso. AGRICULTURA DE ROA: um exemplo de agricultura itinerante e de subsistncia que emprega queimadas e instrumentos tradicionais obtendo baixa produtividade.

AGRICULTURA DE PLANTATION: Foi introduzido nas colnias tropicais europias a partir do sculo XVI, apresentando caractersticas como: utilizao de grandes propriedades; numerosa mo-de-obra; aplicao de grandes capitais; produo de gneros agrcolas tropicais com o intuito de abastecer metrpoles; monocultora agroindustrial voltada para o mercado externo; produo em larga escala

SISTEMA INTENSIVO: Uso de modernas tcnicas de preparo de solo, cultivo e colheita, ndices elevados de produtividade e mo-deobra qualificada. EXEMPLO: AGRICULTURA DE JARDINAGEM: Esse sistema praticado principalmente no Sul e Sudeste da sia, onde os veres so quentes e supermidos e a regio superpovoada. praticado em pequenas e mdias propriedades; predomnio das tcnicas de adubao e de irrigao, alm da tcnica de terraceamento;

mo-de-obra familiar; o uso de mquinas reduzido; utilizao intensiva do solo; uso de tcnicas de conservao do solo; cultivo de diversos vegetais com predominncia do arroz; boa produtividade.

AGRICULTURA MECANIZADA: pequenas e mdias propriedades; alta tecnologia, elevada produtividade e pouca mo-de-obra.

II Os pases subdesenvolvidos no industrializados possuem baixos ndices de urbanizao, devido ao predomnio de atividades primrias.

Pases

A expresso subdesenvolvimento originou-se aps a Segunda Guerra Mundial para denominar os pases com baixo IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), esse ndice analisado a partir dos indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da populao, aquisio ao conhecimento e expectativa de vida.

subdesenvolvidos:

No industrializados. Industrializados.

II Os pases subdesenvolvidos no industrializados possuem baixos ndices de urbanizao, devido ao predomnio de atividades primrias.

III Os pases subdesenvolvidos apresentam o setor secundrio hipertrofiado, em face do grande crescimento urbano, provocado pela mecanizao agrcola

Hipertrofia: Trata-se de um fenmeno em constante crescimento que movimenta boa parte de nossa economia nos dias atuais. Por outro lado, um problema, j que h um nmero muito alto de pessoas envolvidas enquanto no h legalizao do trabalho. Temos como exemplo direto vendedores ambulantes, que trabalham para si, sem possuir direitos trabalhistas registrados, sem pagar impostos ao governo.

Setor secundrio gerou hipertrofia no setor tercirio em economias subdesenvolvidas que viveram industrializao tardia, sendo uma das consequncias da macrocefalia. A mecanizao significativa do meio rural caracterstica de economias desenvolvidas e subdesenvolvidas de industrializao tardia.

III Os pases subdesenvolvidos apresentam o setor secundrio hipertrofiado, em face do grande crescimento urbano, provocado pela mecanizao agrcola

IV A reforma agrria brasileira vem reduzindo a concentrao fundiria, fixando o homem ao campo e, consequentemente, diminuindo o nmero de favelas nas metrpoles e o desemprego estrutural no setor industrial

MST No tem moradia MSTS REFORMA AGRRIA 1. Justificativa: injusta distribuio de terra 2. Justificativa: terra improdutiva Objetivo geral: Descentralizar e democratizar a estrutura fundiria, favorecendo a produo de alimentos e, a partir deles, comida e renda, diversificar o comrcio rural, reduzir o xodo rural, promover a cidadania e a justia social

Aumento de ocupao desordenada do solo urbano

FAVELIZAO
Aumento de indivduo residente em rea de ocupao irregular, reduzindo a qualidade de vida de parte da populao urbana

CONJUNTURAL ESTRUTURAL

DESEMPREGO
TECNOLGICO FRICCIONAL

IV A reforma agrria brasileira vem reduzindo a concentrao fundiria, fixando o homem ao campo e, consequentemente, diminuindo o nmero de favelas nas metrpoles e o desemprego estrutural no setor industrial

Novas fronteiras

Racionalidade tcnica
Lavouras tecnificadas

Mudana nas relaes sociais de trabalho MODERNIZAO DA AGRICULTURA Sub-proletarizao Mudana de ocupao espacial (Desterritorializao)

Capital agroindustrial Financeira internacionalizada Incorporao de diversos espaos rurais Decadncia de reas produtivas antigas

MODERNIZAO AGRICOLA II

Expanso de monocultura para mercado interno (Belts) e para mercado externo Integrao com pequenas e mdias propriedades
Corredores de exportao Sistema extensivo por intensivo (Insumos)

1950

Mecanizao Novas fronteiras

MODERNIZAO DO BRASIL

1980 1990 2000

Nova Logstica

Maior produtividade, resultante de tcnicas modernas de uso do solo e uso intensivo de implementos

Economiza mo-de-obra

Inovaes Tecnolgicas

MODERNIZAO AGRCOLA III


Inovaes Qumico-Biolgica
Economiza solo

Promotor de mudanas Pesquisa


O ESTADO

Capacitao Incentivos Produo de insumos

Controle de preos

Minifndio

Latifndio por dimenso IMVEIS RURAIS Latifndio por explorao

Empresa rural

Campons

Parceria Arrendamento Ocupao

Posseiros
PERSONALIDADES DO CAMPO

Latifundirios

Grileiro

Para ter a posse da terra J tem dado muita intriga No Brasil, de sul a norte, uma rixa muito antiga. O pobre no tem acesso O rico manda e castiga. Pra pr a ordem e respeito O gacho entrou na briga. (Preto, p. 24-5)

A partir da anlise dos versos, associada aos conhecimentos sobre o espao agrrio e as diferentes formas de ocupao, no Brasil, pode-se concluir:

1) A fome, no Brasil, decorrente do subaproveitamento do solo, da baixa produtividade agrcola e do uso excessivo da agricultura de subsistncia

2)O sistema de parceria, amplamente difundido no pas, a principal causa dos problemas retratados nos versos 3) Os versos indicam que a baixa fertilidade do solo e o baixo nvel de escolaridade so as principais causas da situao descrita no texto 4)A poltica agrcola, adotada pelo governo brasileiro, priorizando a produo destinada ao mercado interno, fator responsvel pelos problemas fundirios do pas

5) O passado colonial e a estrutura fundiria herdada so as causas das tenses e das insatisfaes do campo.

Oh! Se o trabalhador que no habita neste serto mendigando gua e po pedindo at por favor fosse um agricultor Que tivesse onde morar podendo a terra explorar acredito que esse pas talvez que no visse mais filhos com fome a chorar (...)
Com base nesses versos e nos conhecimentos sobre a entrada do capitalismo no campo, e sobre as mudanas na organizao do espao agrrio, pode-se afirmar:

(01) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, espalhado por todo o Brasil, envolve assalariados rurais, parceiros, meeiros, arrendatrios, pequenos proprietrios rurais, alm de bias-frias, que so empregados contratados por tarefa.

(02) A Reforma Agrria um modo de organizao da propriedade da terra, que ocorre atravs da distribuio, entre trabalhadores rurais, de terras que no esto cumprindo sua funo social e da disponibilizao de recursos e de assistncia a esses trabalhadores.

(04) As grandes safras ocorridas na segunda metade da ltima dcada contriburam para o aumento das exportaes, porm, o Brasil exporta mais e os ganhos diminuem, em razo das commodities (produtos primrios) agrcolas que atingem baixos preos.

(08) A disparidade entre o desempenho das lavouras de exportao e aquelas voltadas para o mercado interno resultante da poltica econmica do Brasil: produtos, como arroz, feijo, milho e trigo, recebem grandes subsdios e no sofrem concorrncias de outros produtos estrangeiros

(16) O Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, revelando, nos ltimos anos, grande crescimento, em particular na pecuria melhorada, sobretudo, no Centro-Sul do pas. (32) As grandes propriedades, nos Estados Unidos, se organizaram em forma de cintures (belts) em razes do alto nvel de capitalizao, enquanto, na Europa Setentrional, a atividade agrcola foi facilitada pelas boas condies climticas e pelo relevo pouco acidentado

(64) A maioria dos pases subdesenvolvidos de base agrcola mantm estruturas econmicas, poltica e social ultrapassadas, elevada parcela da populao na zona rural e a produo, em sua maior parte, organizada em forma de plantations muitas delas originadas no Perodo Colonial.

Revoluo Industrial
Meio urbano MEIO RURAL Revolu o Verde Plantations AGROPECURIA IMPACTOS AMBIENTAIS Estresse hdrico Eroso Saliniza o Reduo da Diversidad e biolgica AGRICULTURA CAMPONESA

Meio natural

Subsdios agrcolas

ECONOMIA DE MERCADO

PRODUTIVIDADE Maquinrios Insumos

AGRICULTURA INDUSTRIALIZADA MEIO TECNOCIENTFICO Biotecnologia Engenharia gentica

1. Indstria Urbanizao subordinao do campo 2. Pases subdesenvolvidos Baixos preos agrcolas Instabilidade produtiva 3. Fronteiras agrcolas Presso demogrfica Corredores de exportao 4. Declnio do modelo agroexportador Complexos agroindustriais 5. Modernizao da agricultura Aumento de produtividade e exportao Processo heterogneo

6. Desterritorializao da populao rural Periferizao dos centros urbanos 7. Declnio da cultura de pobre Aumento da cultura de rico e agricultura energtica 8. Brasil Celeiro agrcola mundial

Sobre a estrutura social no campo, no Brasil, pode-se concluir:

1) Os posseiros se caracterizam por no ter ttulo de propriedade da terra, por se organizar em cooperativas e por ser responsveis pela produo de alimentos que abastecem o mercado interno 2) Os camponeses tm escritura de posse da terra, o trabalho familiar fundamental e sua condio econmica variada em todo o territrio brasileiro.

3) Os rendeiros se caracterizam pelo aluguel da terra para a prtica agrria e, atualmente, essa a forma mais rendosa de se praticar a agricultura, pois a produo destinada exportao

4) O trabalho agrcola assalariado generalizou-se na Regio Nordeste, logo aps a abolio da escravatura 5) Os grandes proprietrios se caracterizam pela posse de latifndios, pelo emprego de mode-obra abundante e permanente, pela elevada produtividade destinada ao mercado interno

A partir dos conhecimentos sobre a evoluo das atividades agrrias no Brasil e suas implicaes, pode-se afirmar: 1) No Brasil, a ampliao capitalista no campo caracterizada pela expanso da agricultura extensiva 2) O sistema de plantation mais utilizado no pas, porque est provado que ele agrava o fenmeno das voorocas 3) A criao de agroindstrias subordina a agricultura brasileira s atividades industriais.

4) A mecanizao do campo aumenta a produtividade agrcola e amplia o desemprego estrutural, porm s a Regio Centro-Oeste adotou essa nova forma de produo no pas 5) O sistema de jardinagem amplamente empregado no Nordeste, porque ele policultor, absorve mode-obra numerosa, requer baixo investimento e tem produo destinada ao mercado

Leia os versos do folheto de cordel. Alm de tudo o patro No deixa o pobre criar Uma cabrinha leiteira Para os filhos sustentar Quer criar ele no deixa Pede leite ele no d Se o campons discordar Dessa vida desgraada V do dia para a noite Sua casa destelhada

Seus troos jogados fora E a lavoura arrancada. Uni-vos homens do campo Na vossa associao At conseguir um dia Completa libertao Ela est dependendo Da vossa organizao...

Os versos do folheto de cordel, inspirado na vida de Francisco Julio, revelam as tenses sociais no campo no Nordeste brasileiro, no final da dcada de 1950. As idias contidas nos versos deram origem formao das Ligas Camponesas, que tinham como objetivo a luta dos trabalhadores pela posse da terra. De acordo com os conhecimentos sobre a estrutura fundiria brasileira e o setor agrcola nacional, responda:

A) Quais so, segundo o texto dos princpios da reforma agrria, os beneficirios diretos dessa ao? B) Quais as propriedade rurais passivas de desapropriao sobre o texto da reforma agrria?

EXPLORAO DE REBANHOS: Alimento, energia, matrias-primas e transporte EXTENSIVA E INTENSIVA

PECURIA

Bovino Bubalino BRASIL Suno Caprino

Segundo maior do mundo Centro-Sul: corte e leite Nordeste: p-duro Mato Grosso e Minas Gerais
Norte e circunvizinhana Leite, carne e montaria Carne, toucinho, banha

Serto carne e leite

Ovino

Sul l Nordeste - carne

PECURIA

BRASIL

Equino

Distribuio regular

Asinino

Nordeste
Muares

Nordeste Centro-Oeste
Nordeste Centro-Oeste

Aves

Capacidade de produzir trabalho ou realizar fora

ENERGIA

Energia primria: rio, lenha, carvo mineral, petrleo etc. Energia secundria: hidroeltrica, refinaria

Energias renovveis e norenovveis

TRADICIONAIS/ ARCAICAS

Fora muscular animal e humana, fogo, dentre outras

EVOLUO DAS FONTES DE ENERGIA

MODERNAS

Petrleo, carvo mineral, hidroeletricidade e energia nuclear

ALTERNATIVAS

Energia elica, solar, de mars, geotrmica, xisto betuminoso, lcool, dentre outras

NO-RENOVVEL

Obteno- Depsitos fsseis no fundo do mar ou em bacias sedimentares continentais


PETRLEO

Uso- Produo de combustveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o plstico Vantagens e desvantagens- Facilidade de transporte e Distribuio e sua queima polui a atmosfera Maiores produtores em 1999 (em % do total)- Arbia Saudita (12,0); EUA (10,0); Fed.Russa (9,1); Ir (5,2); Venezuela (4,8)

Causas politicas & economicas. Consequencias no mundo: decada perdida. Consequecias no brasil: caristia com desemprego conjuntural, proalcool, desenvolvimento das novas fronteiras agricolas e transferencia do polo de producao de cana, agronegocio com desmetropolizacao

NO-RENOVVEL

NUCLEAR

Obteno- A partir da quebra de tomos de urnio Uso- Produo de energia eltrica e armas atmicas Vantagens e desvantagens- No emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo Maiores produtores em 1999 (em % do total) - EUA (30,7); Frana (15,5); Japo (12,5); Alemanha (6,7); Fed.Russa (4,8)

NO-RENOVVEL

Obteno- Resulta da transformao qumica de grandes florestas soterradas


CARVO

Uso- Produo de energia eltrica e aquecimento

Vantagens e desvantagens- Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a chuva cida e no aquecimento global Maiores produtores em 1999 (em % do total)- China (32,2); EUA (24,7); ndia (8,5); Austrlia (6,5); Fed.Russa (4,8)

NO-RENOVVEL

GS NATURAL

Obteno- Ocorre da natureza associado ou no ao petrleo Uso- Produo de energia eltrica e de combustvel para veculos, caldeiras e fornos Vantagens e desvantagens- Emite poucos poluentes. Os custos para distribuio so elevados Maiores produtores em 1999 (em % do total) Fed.Russa (23,0); EUA (12,0); Canad (7,1); Reino Unido (4,5); Arglia (3,5)

RENOVVEL

Obteno- A partir da energia liberado por uma queda dgua, que faz girar uma turbina
HIDRELETRICIDADE

Uso- Produo de energia eltrica Vantagens e desvantagens- No emite poluentes. A construo de uma usina alaga grandes reas Maiores produtores em 1999 (em % do total)- Canad (13,0); EUA (12,0); Brasil (11,0); China (7,7); Federao Russa (6,1)

RENOVVEL

ELICA

Obteno- Movimento dos ventos captados por ps de turbinas ligadas a geradores Uso- Produo de energia eltrica Vantagens e desvantagens- No emite poluentes. Produz rudo excessivo, interfere nas transmisses de rdio e tv

RENOVVEL

SOLAR

Obteno- Aquecimento de placas de material semicondutor, como o slico

Uso- Aquecimento e produo de energia eltrica Vantagens e desvantagens- No emite poluentes. Exige grandes investimentos

RENOVVEL

BIOMASSA

Obteno- Decomposio de material orgnico


Uso- Aquecimento e produo de energia eltrica

Vantagens e desvantagens- No interfere no efeito estufa. Exige alto investimento

1. INGLATERRA 2. FRANCA 3. ALEMANHA 4. EUA 5. BRASIL 6.CHINA

Minrios
BASE

Siderurgia Intermediria
BENS DE PRODUO INDSTRIA

Petroqumica Metalrgica Cimento Mquinas Motores

Capital ou Equipamentos

Durveis
BENS DE CONSUMO

Automvel Eletrodomstico Mveis

No-Durveis

Roupa Cimento Alimentcia

1 - Sculo XVIII- Maquinofatura

2 - Sculo XIX- Novas fontes de energia

REVOLUO INDUSTRIAL

3 - Sculo XX- Tecnocientfica

4 - Sculo XXI- Informacional

-1780 - Inglaterra - Carro-chefe: Indstria txtil (algodoeira); -Material: Mquina de fiar; tear mecnico; mquina a vapor; ferrovia e navios. -Organizacional: Produo fabril; trabalho assalariado -Trabalho: Semi-artesanal; pesado; insalubre - Baixo volume de investimentos - Livre concorrncia

1 - Sculo XVIII Maquinofatura

- Escala:

Local, nacional, internacional - Doutrina: Liberalismo (Adam Smith) - Grande elevao na produtividade
1 - Sculo XVIII Maquinofatura

- Grande expanso no consumo - Reao dos trabalhadores: Perplexidade; quebra das mquinas; cooperativismo; primeiros sindicatos. -Mercado: Incio da internacionalizao; surgimento da NOVA DIT

-1860 a1913 - Estados Unidos - Carro-chefe: Indstria automobilstica;

2 - Sculo XIX Novas fontes de energia

-Paradigma: Ford - Material: Eletricidade; ao; eletromecnica; motor a exploso; petrleo; petroqumica -Organizacional: Produo em srie; linha de montagem; rigidez; especializao; separao gerncia/ execuo -Trabalho: Especializado; fragmentado; no-qualificado; intenso e estressante; rotineiro; insalubre; hierarquizado - Alto volume de investimentos

2 - Sculo XIX Novas fontes de energia

- Escala: Nacional, internacional - Doutrina: Liberalismo at 30 em seguida, Estado Maximo - Grande elevao na produtividade - Grande expanso no consumo - Reao dos trabalhadores: Perplexidade; reforo dos sindicatos; conquistas sociais (salrios, previdncia, jornada de trabalho, contrato coletivo) -Mercado: Expanso de mercado interno; surgimento da classe mdia; sociedade de consumo

- Aps

3 - Sculo XX Tecnocientfica

1960 - Japo e Alemanha - Carro-chefe: Indstria automobilstica; eletrnica; micro-eletrnica -Paradigma: Toyota - Material: Informtica; mquinas; robs; telecomunicaes; biotecnologia -Organizacional: Produo flexvel; linha de produo; just in time; qualidade total; integrao gerncia/ execuo -Trabalho: Polivalente- qualificado; integrado; em equipe;flexvel; estressante; menos hierarquia - Altssimo volume de investimentos - Monoplio; forte verticalizao (terceirizao); formao de megablocos nacionais

- Escala:

3 - Sculo XX Tecnocientfica

Internacional; global - Doutrina: Neoliberalismo - Tendncia estagnao na produtividade - No desencadeou ciclo de crescimento na produo - Tendncia estagnao no consumo - Forte retrao - Reao dos trabalhadores: Perplexidade; quebra dos sindicato. -Mercado: Globalizao do mercado e conquista do mercado mundial

CLSSICA XVIII e XIX

INDUSTRIALIZAO

PLANIFICADA - XX

TARDIA XX e XXI

Matria-prima

Energia

FATORES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL

Mo-de-obra

Transporte

gua

Incentivos fiscais

HORIZONTAL

Uma empresa engloba vrias outras atuantes, no mesmo ramo, levando formao de oligoplios e cartis

CONCENTRAO INDUSTRIAL
VERTICAL
Uma empresa engloba vrias outras atuantes, em ramos diferentes e, assim, interdependentes

VELHA

DIT

NOVA

NOVSSIMA

SCULO XIX

1 - D. Joo Iseno de direitos aduaneiros s matrias-primas 2 - Baro de Mau Indstria txtil e alimentos, instituies financeiras, infraestrutura de transporte

INDUSTRIALIZAO BRASIL

SCULO XX

Vargas (1930/ 45); (1951/ 54) Indstria de base; intervencionismo estatal (CSN; VALE; CHESF; PETROBRS); substituio das importaes Dutra (1946/ 1950) capital misto JK (1956/ 1960) Plano de Metas*

Energia, transporte, minerao, construo civil Agricultura, sade, educao Incentivos fiscais * Plano de Sociedade de consumo Metas SUDENE, SUDAM, SUDECO, SUDESUL, SUDESE

Automobilstica Mquina Ferramentas Metalurgia Siderurgia Farmacutica Qumica Naval Consumo geral

Joo Goulart (1962/ 64) Reformas de Base


SCULO XX Ditadura (1964/ 85)

Agrria, eleitoral, administrativa, educacional, tributria, bancria

Milagre Econmico Nuclear Transamaznica Agricultura Extrativismo 8 PIB e 100 bilhes em dvidas

Sarney Hiper-inflao

Collor Abertura de mercado

Itamar Plano Real

FHC- Estabilidade financeira, disperso industrial, privatizaes SCULO XX e XXI Lula Modernizao dos parque industriais, exportaes

Valeu galera!

Dicas uefs e uneb!

ABCD- Automobilstico, auto-peas, metalrgica e tecnoplos


CUBATO- Plo Petroqumico e siderurgia
REA INDUSTRIAL BRASIL

SUDESTE

VALE DO PARABA DO SUL- Complexo industrial aeronutico, armamento e informtica GRANDE RIO- Bens de consumo VOLTA REDONDA- Complexo- siderurgia, ao e transporte

SEPETIBA- Plo petroqumico


GRANDE BH- Bens de consumo BACIA LEITEIRA MG- Laticnios e automobilstica QUADRILTERO FERRFERO- Plo metalrgico e siderrgico

RM DE VITRIA- Metalrgica, siderrgica, celulose e alimentos

RM PORTO ALEGRE- Bens de consumo NOVO HAMBURGO e SO LEOPOLDO- Couro e calados SERRA GACHA- Vincola
REA INDUSTRIAL BRASIL

SUL

TRIUNFO- Petroqumica GRANDE CURITIBA- Automobilstica e auto-peas

LONDRINA-MARING- Madeira e celulose

VALE DO ITAJA- Txtil


CRICIMA e SIDERPOLIS- Carbonfera CHAPEC- Alimentos

RM SALVADOR- Bens de consumo e petroqumica

FEIRA DE SANTANA- Bens de consumo


DISTRITO INDUSTRIAL DE ILHUS- Informtica
REA INDUSTRIAL BRASIL

NORDESTE

CRUZ DAS ALMAS ITAPETINGA ALAGOINHAS AMARGOSA

Plo caladista

SUL DA BAHIA- Celulose GRANDE RECIFE- Bens de consumo ALAGOAS PARABA Agroindstria canavieira

FORTALEZA- Txtil
MACEI- Canavieira e plo cloroqumico RECIFE- Bens de consumo

MANAUS- Bens de consumo e alta tecnologia


REA INDUSTRIAL BRASIL

NORTE

CARAJS- Minrios AMAZONAS PAR Indstria madeireira

BRASLIA- Alimentcia GOINIA- Agropecuria


REA INDUSTRIAL BRASIL CENTROOESTE

CAMPO GRANDEAgropecuria CUIAB- Agropecuria

O processo industrial sempre se caracterizou por uma intensa concentrao no espao geogrfico. Alm disso, ressalta-se a concentrao financeira horizontal e vertical, implicando em acentuadas conseqncias socioeconmicas. A partir dessa informao, explique como ocorrem as duas maneiras de concentrao financeira, exemplificandoas.

Leia o texto abaixo:


Fala-se hoje muito em guerra fiscal, na medida em que a disputa de Estados e municpios pela presena de empresas e a busca pelas empresas de lugares para se instalar lucrativamente vista sobretudo nos seus aspectos fiscais. A realidade que, do ponto de vista das empresas, o mais importante mesmo a guerra que elas empreendem para fazer com que os lugares, isto , os pontos onde desejam instalar-se ou permanecer, apresentem um conjunto de circunstncias vantajosas do seu ponto de vista.

SANTOS, Milton ; SILVEIRA, M Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296. Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(S).

01. As empresas, quando escolhem o lugar para a sua instalao, levam em conta apenas as facilidades de acesso ao mercado consumidor regional

02. No atual perodo de globalizao, as exigncias de produtividade fazem com que todos os lugares renam as mesmas condies para a instalao das grandes empresas 04. A poltica industrial, traada pelo governo brasileiro, a maior responsvel pela localizao das indstrias nos diferentes Estados do territrio nacional.

08. A infra-estrutura, os recursos humanos e os incentivos fiscais so os nicos elementos circunstncias vantajosas que atraem atividades industriais 16. A guerra fiscal entre Estados e municpios brasileiros, que vantajosa para as empresas, traz consigo tenses polticas, que nem sempre se revertem em benefcios sociais.

Desde os anos 70, a economia mundial atravessa uma conjuntura depressiva, que trouxe conseqncias decisivas para as diferentes estruturas produtivas, comerciais e financeiras, com reflexos sobre a organizao espacial. Sobre esta realidade, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A recesso econmica atual provocou o fechamento abrupto dos mercados nacionais e a diminuio das trocas internacionais, o que favorece as exportaes dos pases mais competitivos, localizados no centro do sistema capitalista

02. Os pases centrais, defensores do neoliberalismo e da globalizao, so contrrios formao de blocos econmicos porque defendem a consolidao de economias nacionais, como medida para enfrentar a crise estrutural da fase atual do capitalismo mundial 04. As inovaes tecnolgicas decorrentes da chamada 3a Revoluo Industrial, ligadas sobretudo informtica e automao, possuem alguns efeitos perversos, materializados principalmente no aumento dos ndices de desemprego.

08. Nos Novos Pases Industriais latino-americanos, assim como nos do Sudeste asitico, observa-se, desde a ecloso da crise do petrleo em 1973, um enfraquecimento dos Estados Nacionais, que se submetem s determinaes do Fundo Monetrio Internacional em virtude de suas gigantescas dvidas externas 16. O domnio do capital financeiro sobre o produtivo e a conseqente perda relativa de importncia da produo como geradora de riquezas contribuem para o aumento dos desnveis econmicos entre os pases pobres e os pases ricos, fragilizando os primeiros devido rapidez com que o capital especulativo se transfere de um pas para outro.

Assinale o que for correto sobre a atividade industrial e empresarial. 01. As indstrias ligadas extrao mineral empregam tecnologias primitivas e apresentam baixo investimento de capitais. So, por esses motivos, denominadas indstrias tradicionais 02. As indstrias de bens de capital ou indstrias de base elaboram um produto intermedirio, que matria-prima para a fabricao de outros produtos industrializados. Siderrgicas, petroqumicas e tambm metalrgicas que fabricam chapas ou laminados, por exemplo, so indstrias de base

04. As indstrias de bens intermedirios fabricam mquinas ou equipamentos que, por sua vez, vo atender ainda a uma outra atividade industrial. 08. As indstrias de bens de consumo fabricam produtos que sero consumidos diretamente pelas pessoas. Os bens de consumo so tambm denominados nodurveis, pois rapidamente se tornam obsoletos e descartveis. Computadores, eletrodomsticos em geral, automveis, cigarros e bebidas so bens de consumo nodurveis

16. Conglomerado o nome que se d a um grupo de empresas cujo controle acionrio pertence aos mesmos proprietrios. Trata-se de uma empresa gigante que rene firmas de natureza diversa, tais como: industrial, bancria, comercial, agropecuria, dentre outras. 32. Denomina-se oligoplio qualquer grande empresa que domine um ramo da economia. A empresa oligopolista estabelece os preos e controla o mercado dos produtos que fabrica

Para segunda fase!

Mercadoria longas distncias Cabotagem MARTIMA Elevada carga Segurana

TRANSPORTE

Economia Economia Elevada capacidade de carga FLUVIAL Segurana Eclusas

Integrao
Econmico FERROVIRIO Capacidade de carga Longa durao

TRANSPORTE

Alta velocidade Pequena flexibilidade Elevado custo de instalao Grande flexibilidade Simples operao RODOVIRIO Elevado custo Pequena capacidade de carga

Segurana

TRANSPORTE

AREO

Velocidade

Alto custo

Lembranas do

mdulo 1

-Busca uma padronizao da legislao econmica, fiscal, trabalhista, ambiental entre outras -As barreiras alfandegrias internas Mercado Comum so eliminadas -A padronizao das tarifas de comrcio exterior Tipos de Blocos -Uma liberalizao com relao a circulao de capitais, mercadorias, COMRCIO servios e pessoas no interior do bloco - Uma moeda nica

Associao do Livre Comrcio


Unies Aduaneiras

-Busca a gradativa liberao do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites dos blocos -Abolio das tarifas alfandegrias nas relaes comerciais no interior do bloco

Ambientes supranacionais Tipos de Blocos

COMRCIO

Unies Aduaneiras

- Abolio das tarifas alfandegrias nas relaes comerciais no interior do bloco -Existe uma Tarifa Externa Comum aos pases que no fazem parte do bloco

UE

NAFTA

BLOCOS ECONMICOS

MERCOSUL APEC

CARICON

ALAD

1. O extrativismo vegetal com base na madeira de lei, de forma itinerante, no foi capaz de fixar o homem na colnia. Na verdade, foi a implementao de sistemas intensivos agropecurios que permitiram a ampla ocupao da zona da mata nordestina . 2. A cana-de-acar, seguido do fumo foram a base da economia colonial, ate o inicio do sculo XVII, ocupando as reas pediplanizadas e mais frteis, com solos de elevada granulometria e siltosos, encontrados largamente no Recncavo Baiano.

3. Muitos engenhos destinados ao fabrico de acar, foram construdos na faixa estreita do Agreste, assim como, foi implantada a criao de rebanhos para alimentao, transporte e moagem de cana, sobretudo no Meio-Norte, tornando-o a sub-regio de maior importncia no sculo XVII 4. A agricultura de plantation se desenvolveu ao mesmo tempo que a criao extensiva de gado bovino, tornando esta ultima atividade a responsvel pela ocupao do polgono das secas, especialmente o na rede hidrogrfica perene desta poro.

5. A distncia entre a Zona da Mata e o Serto gerou pontos de apoio, reas de manuteno de criao e feiras, como Cachoeira, So Felix, Santo Amaro e Dias Dvila, hoje integrantes da RMS. 6. O clima das sub-regies so sub-divididos em dois ambientes de domnios e duas faixas de transio, sendo a umidade dos dois extremos muito semelhantes, apesar do perodo de chuvas ser bem diferente.

7. Os biomas so unidades que se inserem nos geossistemas e esto cada vez mais comprometidos pela explorao antrpicas, que os tornam sujeitos aos impactos ambientais. Parte destes ambientes j foram totalmente comprometido como, por exemplo, a mata atlntica nordestina, com uma ampla reduo de sua rea ou ate de sua diversidade.

8. Os grandes conjuntos morfoestruturas do Brasil, como as terras altas e baixas, a exemplo do planalto nordestino e da plancie costeira nordestina, evidenciam o papel desempenhado pelos processos exgenos na formao da paisagem

9. As anomalias trmicas denominadas de El Nio e La Nia so decorrentes do processo de interao dos subsistemas terrestres oceano-atmosfera, com graves conseqncias ambientais, marcadas por longas estiagens e/ou inundaes em diversas partes do planeta. A exemplo do aumento do perodo de seca no serto brasileiro em perodos de El Nio.

10. A intensidade da radiao solar que incide sobre a Terra varia em funo da latitude, ou seja, medida que a latitude decresce, a incidncia do plano de radiao torna-se mais oblqua. Isso possibilita a formao das zonas climticas da terra, as quais se dividem em tropical, temperada e polar. A poro nordeste brasileira esta totalmente contida na zona megatermica do planeta

11. O Saara, maior deserto quente do mundo, em parte explicado pela ao da corrente das Canrias e pela cadeia do atlas. Tais fatos no so plenos no Brasil, da no possuirmos desertos naturais. O serto nordestino um semi-deserto com processos de desertificao antrpicas.

12. Dentre as origens das suas estruturas econmicas encontra-se a DIT, que esta analisada em 3 fases distintas, estando o Brasil posto como fornecedor de matriasprimas e mais tarde associado a fornecedor de produtos agroindustriais e industrializados. Fato que deslocou o centro econmico do pas do nordeste para o sudeste brasileiro.

13. A Terra vem sofrendo um processo de resfriamento proporcionando um aumento da espessura da crosta que por sua vez aumenta a presso sobre o magma, gerando uma serie de erupes que afastam as placas num movimento denominado de deriva continental.

14. As reas de contato entre placas, com movimentao convergente, podem promover a formao de dobramentos, que datam da era cenozica perodo tercirio, como, por exemplo, a cadeia dos Andes. 15. As rochas se dividem em trs grupos, sedimentares, metamrficas e magmticas. Esta ltima denominada de plutnica ou primria, e se divide em intrusiva e extrusiva.

16. As reas de bacias sedimentares so exploradas em relao presena de combustveis fsseis, como o carvo mineral, enquanto os escudos cristalinos, tm sua explorao ligada a extrao dos minerais metlicos.

17. O atual mapa de relevo do Brasil, desenvolvido pelo professor Jurandir Ross, evidencia uma maior quantidade de plancies em nosso territrio, a exemplo, das terras baixas que caracterizam a fachada litornea, onde observamos, um processo mais intenso de eroso em relao ao de sedimentao

18. As sub-regies do nordeste denominadas de faixas de transio, como meio norte, tambm conhecida como mata dos pinhais, constitui uma rea marcada pelas atividades extrativas ou silvcolas

19. A regio norte do Brasil dominada pela mEc, que proporciona intensas chuvas nessa parte do pas, principalmente durante o vero. 20. O cerrado brasileiro marcado por uma vegetao tropfilas em virtude das chuvas de vero e estiagem de inverno. 21. A regio sul do Brasil dominada pela mPa durante a maior parte do ano, a qual provoca nessa poro do pais intensas chuvas, principalmente do tipo convectiva

22. A regio semi-rida do Brasil caracterizada pela vegetao xerfita e solos completos em relao aos horizontes, destacando-se o A e O 23. A regio tropical atlntica marcada pelos mares de morros, ambiente megatrmico, arbreo, aciculifoliado, onde o intemperismo qumico e biolgico so intensos

24. No Brasil meridional, as coxilhas constituem um ambiente favorvel ao desenvolvimento da pecuria melhorada, mas em virtude de suas condies climticas o cultivo de gneros alimentcios sofre com a ocorrncia das geadas. 25. Boa parte da poro setentrional do pas submetida ocorrncia da friagem em razo da penetrao conjunta da mTa e mEc

You might also like