You are on page 1of 38

Introduo Economia

( Reviso )
1 - Conceitos Fundamentais da Economia
-

Origem Etimolgica:

- Termos Gregos oikos ( casa ) e nomos ( norma, Lei ). ADMINISTRAO DA CASA - ADMINISTRAO DOS RECURSOS E ESCASSOS

ESCASSEZ = LIMITAO DE RECURSOS EM TERMOS DE QUANTIDADE DISPONVEL PARA USO IMEDIATO.


a sociedade precisa gerenciar bem seus recursos

- Qual o Objetivo da Administrao destes Recursos ? - Atender uma srie de necessidades Individuais e Coletivas que precisam ser satisfeitas para garantir a sobrevivncia dos INDIVDUOS. Tais como : - ALIMENTAO - TRANSPORTE - EDUCAO - SADE - BENS E SERVIOS EM GERAL

- O conjunto destes Bens e Servios compem a :


- PRODUO ECONMICA - recursos naturais - equipamentos
PRODUO

FATORES DE

- trabalho - Os fatores de produo so os elementos responsveis pelos processos de fabricao dos mais variados tipos de BENS.

- Os Fatores de Produo Agrupam se em :


a contribuio do ser Humano, na produo, em forma de atividade fsica ou mental;

-TRABALHO

-CAPITAL

o conjunto de equipamentos, ferramentas e mquinas, produzidos pelo homem, que no se destinam satisfao das necessidades atravs do consumo, mas concorrem para a produo de bens e servios, aumentando a eficincia do trabalho humano. So os elementos da natureza utilizados pelo homem

-RECURSOS

NATURAIS

- COMBINAO DOS FATORES DPRODUOTRABALHO CAPITAL RECURSOS NATURAIS BENS E SERVIOS

+ =

- Podemos ento definir de certo modo a ECONOMIA como sendo o processo que combina fatores de produo para criar bens e servios.

- A RIQUEZA de um pas: formada pelos fatores de produo


disponveis, pelos bens que esto sendo produzidos e pelos que j o foram, mas ainda no desapareceram. Temos ainda : - a populao ( seu fator trabalho ) - os recursos naturais ( terra, recursos minerais e etc. ) - Infraestrutura em geral energia edifcios etc.
Resumindo - tudo o que a economia produziu ao longo de sua existncia, e que foi

- Agentes Econmicos : - Compreendem os elementos que

participam do processo econmico. - EMPRESAS - So os agentes encarregados de produzir e comercializar bens e servios. - FAMLIA Inclui todos os indivduos e unidades familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e servios, objetivando o atendimento de suas necessidades. - GOVERNO Inclui todas as organizaes que, direta ou indiretamente, esto sob o controle do Estaddo, nas suas tarefas federais, estaduais ou municipais.

Economia como Cincia - O conhecimento humano resultado do

esforo e do trabalho dos indivduos ao longo dos milhares de anos da histria da humanidade. - A economia tambm tem sido objeto de preocupao das pessoas h muito tempo, dessa forma natural que para o estudo da economia e construo de sua teoria as pessoas tenham utilizado os mesmos mtodos de raciocnio empregados em outras cincias.

Mtodos de Investigao cientfica:


- DEDUTIVO - Parte da elaborao de pressupostos gerais a respeito de um determinado objeto de estudo para atingir o conhecimento do fato isolado, do detalhe. Parte do geral para o particular. - INDUTIVO - Parte de observao direta do detalhe para, atravs de seu conhecimento, estabelecer os princpios gerais que regem a matria em estudo. Parte do particular para o geral.

ECONOMIA POSITIVA E ECONOMIA NORMATIVA


- ECONOMIA POSITIVA : o conjunto de mtodos e esquemas tericos que permitem determinar e entender como se do os fenmenos econmicos. Estuda a atividade econmica como ele .

- ECONOMIA NORMATIVA: parte da


constatao de como a realidade , ou seja, do entendimento dos mecanismos econmicos, para em seguida propor um estado de coisas, considerado melhor pelo observador. Estuda a atividade econmica como ela deveria ser.

2 Valor
- Preos Expresso monetria dos valores de bens e servios produzidos por um sistema econmico.

Questes :
- O que que determina o valor de um bem? - De que elementos dependem os valores atribudos aos bens e servios normalmente transacionados ?

David Ricardo
- O valor de um bem poderia ser expresso como funo do trabalho necessrio para obt lo. Exposio ricardiana do VALOR TRABALHO enfeixou se no grupo das teorias objetivas, conduzindo a anlise do valor para o terreno da oferta e dos custos de produo. O trabalho aplicado na obteno dos bens fosse considerado o principal elemento determinante de seu valor.

Crticas a teoria ricardiana


Na segunda metade do sculo XIX, a teoria ricardiana do valor trabalho seria alvo de prolongada contestao.

Surgimento das teorias subjetivas. Considerando a escassez relativa dos bens e a sua utilidade, somadas s escalas das preferncias individuais.

- O enfoque das teorias subjetivas conduziu a anlise do valor para o campo da procura. Seus determinantes no estariam mais no terreno da oferta e dos custos da produo, mas na faixa da utilidade varivel da qual resulta o valor que os indivduos, subjetivamente, atribuem aos bens e servios disponveis no mercado.

Resumindo : - Teoria do Valor Trabalho :


- Explica a formao do valor de uma mercadoria pela quantidade de trabalho inserida no seu processo de produo e enfoca os custos presentes.

- Teoria do Valor Utilidade : - Explica a produo e o consumo pela


capacidade de satisfao que provoca em ambos. Satisfao de produtores consumidores. e

3 Os Problemas de Natureza
Econmica

O conflito fundamental da Economia:


Necessidades Ilimitadas x Fatores disponveis para a produo

- J conhecida lei da ESCASSEZ. A impossibilidade de se produzir bens e servios em quantidades ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas

Quatro perguntas fundamentais


- Diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos, quatro questes so levantadas. - O QUE PRODUZIR ? - QUANTO PRODUZIR ? - COMO PRODUZIR ? - PARA QUEM PRODUZIR ?

Quatro perguntas fundamentais


- O QUE PRODUZIR ? Indica que necessrio identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais os bens e servios a produzir; - QUANTO PRODUZIR ? Reconhece a limitao existente na disponibilidade dos fatores produtivos. - COMO PRODUZIR ? uma questo tcnica, que indica que h vrias maneiras de se combinarem os fatores de produo para se obterem bens e servios.

PARA QUEM PRODUZIR ?

Envolve a questo da distribuio dos bens e dos servios produzidos entre os elementos da sociedade.

4 O Sistema Econmico Um sistema econmico pode ser definido como a reunio dos diversos elementos participantes da produo de bens e servios que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados no apenas do ponto de vista econmico, mas tambm social, jurdico, institucional.

Classificao das Categorias de Produo Econmica:


- BENS E SERVIOS DE CONSUMO - So os bens e servios que se destinam ao atendimento direto das necessidades das pessoas - BENS E SERVIOS INTERMEDIRIOS - So os bens e servios que entram na produo de outros bens e servios. - BENS DE CAPITAL - So os bens que aumentam a eficincia do trabalho humano.

Evoluo dos Sistemas Econmicos Em sua evoluo foi marcada por duas caractersticas: - Especializao Sistema de produo segundo o qual cada indivduo se concentra em um nmero limitado de atividades; - Troca Permuta Obs: Atravs da especializao e da troca, as naes puderam dispor de maior produo,e elevao do padro de vida.
Riqueza das naes ADAM SMITH

Os Fluxos do Sistema Econmico - Fluxo real ou produto : a totalidade dos bens e servios finais produzidos pelas unidades produtoras. Constitui a OFERTA da economia. - Fluxo nominal ou monetrio, ou renda : a totalidade da remunerao dos fatores de produo empregados pelas unidades produtoras . Constitui a demanda ou procura da economia. - Mercado: formado pelos fluxos real e monetrio, respectivamente, a oferta e a demanda da economia.

Os Fluxos do Sistema Econmico


APARELHO PRODUTIV O

FAMLIAS

BENS E SERVIOS

MERCADO FLUXO MONETRIO FLUXO REAL

O Mercado
- O mercado no sistema econmico, formado pelas pessoas que querem comprar e pelas que querem vender bens e servios, ou seja, os consumidores e os empresrios.

Oferta x Demanda
- As curvas de oferta e demanda expressam uma relao entre preos e quantidades. - Entretanto, essa relao no efetiva e sim potencial, pois tanto produtores como consumidores esto apenas expressando as quantidades dos bens que ofertariam ou consumiriam a determinados preos. - Para se determinar esse preo e essa quantidade, o mercado deve

- PREO DE EQUILBRIO - Ou preo de mercado, aquele que iguala a oferta procura, ou seja, o preo pelo qual os bens sero DEMANDA vendidos. PREO
OFERTA

QUANT

ELASTICIDADE Medida da resposta dos compradores e vendedores s mudanas no preo e na renda.


Ex: Bens com alta elasticidade da demanda ( elstica) - refeies em restaurantes, veculos, carne bovina. Bens com baixa elasticidade da demanda ( inelstica) - petrleo, ovos, leite, gasolina, insulina.

Classificao dos Mercados


- Concorrncia Perfeita um mercado em que existe um grande nmero de empresas oferecendo um mesmo produto. - Monoplio Puro um mercado em que existe apenas uma empresa oferecendo um bem, para qual no existe substitutos satisfatrios. - Oligoplio um mercado em que existe um nmero de empresas pequeno o suficiente para que as aes de uma afetem as outras.Essas empresas produzem bens diferenciados, mas substituveis entre si. - Concorrncia monopolstica um mercado em que h um nmero razovel de empresas produzindo um mesmo bem, que aos olhos do

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
A teoria econmica dividida em dois ramos bsicos que no se excluem, mas pelo contrrio, se complementam. - Microeconomia estuda os agentes econmicos individualmente, como o consumidor e empresa. - Macroeconomia estuda os agentes econmicos em seu conjunto. Tem por objetivo principal determinar os fatores que interferem no nvel total da renda e do

Contabilidade Nacional
Na Macroeconomia precisamos entender os seguintes conceitos:

- Contabilidade Nacional - um mtodo de mensurao e interpretao da atividade econmica realizada durante um determinado perodo de tempo. - Produto - a soma dos valores monetrios de todos os bens e servios finais produzidos por um pas num determinado perodo de tempo. - Renda - a soma das remuneraes feitas aos fatores de produo empregados no processo produtivo durante um determinado perodo de tempo, ou seja, o total dos salrios, aluguis, juros

Os Principais Agregados Macroeconmicos

Contexto A Contabilidade Nacional mede a atividade econmica a partir de sua expresso mais genrica. O PRODUTO DA ECONOMIA - Para a partir dele, introduzir novos conceitos ( esses conceitos so chamados de AGREGADOS )e assim se observar a atividade econmica.

-Os Principais Macroeconmicos

Agregados

- PRODUTO INTERNO BRUTO a soma dos

valores monetrios dos bens e servios finais. - ou seja, soma dos valores monetrios dos bens e servios, produzidos a partir dos fatores de produo que esto dentro das fronteiras geogrficas do pas.
- PRODUTO INTERNO LQUIDO o produto a custo de fatores menos a parcela correspondente depreciao. - RENDA PESSOAL DISPONVEL a Renda

- Crescimento Econmico
- Equao que representa os condicionantes do crescimento econmico:
PIB = CONSUMO DAS FAMLIAS + GASTOS DO GOVERNO + INVESTIMENTO DAS EMPRESAS + EXPORTAO LQUIDA

Componentes econmico

do

crescimento

- Consumo das Famlias ao se apropriarem de suas rendas, as famlias destinam uma parte ao consumo de bens e servios. - Investimentos das Empresas uma das mais importantes variveis para o crescimento de um pas. Ao investirem eleva se o nvel de emprego, produto e renda. - Gasto Pblico as atividades operacionais do governo e investimentos em Infraestrutura, geram emprego e renda . - Exportao Lquida so as exportaes menos as importaes de um pas. Quanto maior o saldo, maiores o nvel de emprego e o crescimento

CRESCIMENTO ECONMICO X DESENVOLVIMENTO

- Crescimento econmico - o contnuo crescimento da renda per capta ao longo do tempo. Caracterstica quantitativa. - Desenvolvimento um conceito de caracterstica qualitativa. - (IDH )= ndice de Desenvolvimento Humano

DESENVOLVIMENTO ECONMICO

- Conceito Consiste no "bom" uso da riqueza material e capital humano de pases ou regies, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes.

FIM
OBRIGADO

You might also like