You are on page 1of 42

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso

MÓDULO 3

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso

Unidade de Ensino: • Análise da Estratégia

– O Modelo de Porter

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso

Análise Estratégica
Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) Análise do Ambiente Interno (forças e fraquezas)

Declaração de Visão e Missão do Negócio

Formulação de objetivos e metas

Formulação de estratégia

Implementação

Feedback e Controle

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso

Declaração de Visão
• Estabelece uma imagem ou filosofia que guia a empresa em direção ao futuro. • Mostra o que a empresa quer ser e fazer.
• Reflete suas mais profundas crenças e valores.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer

José Dornelas. • Pode ser feita em forma de frase de efeito ou não! • As declarações de visão e missão integram a descrição da empresa e devem estar explícito para os stakeholders ou no Plano de Negócio no caso de empresas ainda não implantadas. • Deve responder à pergunta: Quem sou? O que faço? Qual o meu propósito? • Deve ser a base de todas as ações da empresa. • Deve passar uma imagem tangível da empresa.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Declaração de Missão • Deve refletir a razão de ser da empresa. Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Sandra Mariano e Verônica Mayer .

Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Modelo das 5 Forças de Porter ENTRANTES Ameaças de novos entrantes CONCORRENTES NA INDÚSTRIA Rivalidade entre as Empresas Existentes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES COMPRADORES Poder de negociação dos compradores Ameaças de produtos ou serviços substitutos SUBSTITUTOS Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes. José Dornelas. Claúdio Nasajon.

legais. Sandra Mariano e Verônica Mayer . políticas. canais de distribuição. sociais e culturais) – atores microambientais importantes (consumidores. concorrentes. José Dornelas. Claúdio Nasajon. tecnológicas. fornecedores) Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise do Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças • A empresa deve estar preparada para monitorar: – forças macroambientais (demográficas. Daniela Abrantes. econômicas.

José Dornelas. Sandra Mariano e Verônica Mayer .. Claúdio Nasajon. Daniela Abrantes. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim..IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise do Ambiente Interno: Forças e Fraquezas • Avaliar em função do desempenho e do grau de relevância para as várias áreas da empresa: – – – – – Marketing Finanças Operações Organização .

Sandra Mariano e Verônica Mayer . Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Analise SWOT Avaliação Externa Ameaças e Oportunidades do Ambiente Fatores-chave de Sucesso Avaliação Interna Fraquezas e Ameaças da Organização Competências Distintivas CRIAÇÃO DA ESTRATÉGIA Responsabilidade Social Avaliação e Escolha da Estratégia Valores Gerenciais IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes. José Dornelas.

weaknesses. Claúdio Nasajon. threats Análise SWOT INTERNA EXTERNA 2 Capitalizar 3 Melhorar Oportunidades 4 Monitorar Pontos Fortes 1 Eliminar Pontos Fracos Ameaças Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. opportunities.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise da Situação Atual: SWOT (ou FOFA) strenghts. José Dornelas. Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer .

Claúdio Nasajon. • Diferenças: objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral) e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos)! Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Definindo Objetivos e Metas Plano de ação (cronograma) • Objetivos: são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. José Dornelas. • Metas: são declarações específicas que se relacionam diretamente a um determinado objetivo. Daniela Abrantes.

José Dornelas. Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Estratégias Genéricas de Porter • Apenas 2 tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação • Combinadas com o “escopo” (gama de segmentos de mercado visados). geram 3 estratégias genéricas para alcançar um desempenho: –Liderança em custo –Diferenciação –Foco Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Sandra Mariano e Verônica Mayer . –manutenção de mercado. Claúdio Nasajon. José Dornelas. –expansão de mercado.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Formulação da Estratégia • Na prática pode-se definir: –estratégia de ataque –estratégia de defesa –estratégia de desenvolvimento • Exemplos: –penetração de mercado. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim... Daniela Abrantes. –diversificação.

Daniela Abrantes.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exemplo Áreas em que as PME podem ter Vantagem Competitiva Escolha do Produto Conhecimento do Mercado Local Preço Qualidade do Produto/Serviço ao Cliente Resposta Rápida às Oportunidades Qualidade dos Funcionários Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas.

Claúdio Nasajon. as quais conhecem muito bem seus clientes e o que deve ser oferecido aos mesmos). Em muitas vezes a estratégia adotada dependerá da posição de mercado! Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes. Procurar fazer microsegmentação e personalização.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exemplo Estratégia para Empresas Especialistas ou de Nicho Manter exclusividade por meio de P&D (para especialistas em produtos) ou banco de dados (para especialistas em mercado. Evitar custos fixos Então. ou a empresa é generalista ou especialista em produto ou mercado. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas.

José Dornelas. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exercitando os conceitos de estratégia Marcelo’s Games Bar Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Por que as pessoas prefeririam freqüentar meu estabelecimento??? 2. José Dornelas. Por que elas vão escolher se divertir no meu bar ??? Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Perguntas: 1. Claúdio Nasajon.

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Forças Atuantes: Concorrentes Substitutos Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. José Dornelas. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes.

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso FORNECEDORES CLIENTES Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. José Dornelas. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes.

Sandra Mariano e Verônica Mayer .. Daniela Abrantes.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso NOVOS ENTRANTES Cadeia americana de bares de jogos está estudando o mercado brasileiro. José Dornelas.. Claúdio Nasajon. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Fatores que afetam a lucratividade de seu negócio: As barreiras de entrada e de saída Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. José Dornelas. Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon.

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Entrada  Economias  Acesso de escala do produto de capital aos canais de distribuição  Diferenciação  Necessidades  Custos de mudança Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon.

José Dornelas.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Entrada  Desvantagens  Política de custo governamental prevista  Retaliação  Preço de entrada dissuasivo Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer .

Daniela Abrantes. José Dornelas.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Saída  Ativos  Custos especializados fixos de saída  Inter-relações  Emocionais estratégicas  Restrições de ordem governamental e social Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer .

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Saída Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Daniela Abrantes.

Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Definindo o posicionamento entre as Estratégias Competitivas Genéricas Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Os caminhos para o bar de jogos: as estratégias genéricas Três alternativas possíveis: Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Primeira alternativa O CyberBar super fashion: Diferenciação Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. José Dornelas. Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Claúdio Nasajon.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon. José Dornelas. Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Segunda Alternativa A rede de bares: A diferenciação por custo.

Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon. José Dornelas.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Terceira Alternativa Nicho de Mercado Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Sandra Mariano e Verônica Mayer .

IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Quarta Alternativa: UM POUCO DE CADA Stuck in the middle Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. José Dornelas. Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Claúdio Nasajon.

José Dornelas. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Existem outras variáveis que afetam o negócio? Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

José Dornelas. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Macroambiente de Marketing Demográfico Sócio-cultural Natural Micro Ambiente Tecnológico Econômico Político-legal Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Demográfico • Tamanho da população • Faixa etária • Divisão por sexos • Grupos étnicos • Grupos educacionais • Padrões de moradia • Mudanças geográficas Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Daniela Abrantes.

Daniela Abrantes. Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Econômico • Nível de renda • Distribuição de renda • Níveis de propensão a consumir e a poupar • Economia nacional • Política de incentivos e financiamento • Câmbio Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. José Dornelas. Claúdio Nasajon.

sanitárias. José Dornelas.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Político-Legal • Legislação comercial • Restrições legais • Exigências legais. Claúdio Nasajon. Daniela Abrantes. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. . trabalhistas • Proteção ao consumidor • Políticas governamentais de apoio. Sandra Mariano e Verônica Mayer proteção.

Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes. Claúdio Nasajon. José Dornelas.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Natural • Clima • Vegetação • Recursos minerais • Matérias primas • Custo de energia • Nível de poluição • Proteção ambiental Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes. José Dornelas. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Tecnológico • Velocidade da mudança tecnológica • Oportunidades de inovação • Disponibilidade de recursos humanos • Legislação referente a mudanças tecnológicas • Legislação de marcas e patentes.

Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . José Dornelas. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Daniela Abrantes.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Sócio-Cultural • Relação das pessoas consigo mesmas • Relação das pessoas com os outros • Relação das pessoas com as organizações • Relação das pessoas com a sociedade • Relação das pessoas com a natureza • Relação das pessoas com o universo.

Sandra Mariano e Verônica Mayer . Daniela Abrantes. José Dornelas. Claúdio Nasajon.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Estudo de Caso • Botânica Medicamentos • Qual a melhor estratégia de expansão do negócio ? Baseado em transparências de aula dos professores César Salim.

Sandra Mariano e Verônica Mayer .IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Questões para discussão Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Claúdio Nasajon. José Dornelas. Daniela Abrantes.

2000.. Rio de Janeiro:Campus. Estratégia Competitiva. Henry. José Dornelas. Bruce & LAMPEL. O Processo da Estratégia. MINTZBERG. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman. James Brian. AHLSTRAND. PORTER. Baseado em transparências de aula dos professores César Salim. Joseph. Porto Alegre: Bookman. Henry. Transparências de aula de Carlos Franco Jr. 1986. Daniela Abrantes.IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MINTZBERG. Claúdio Nasajon. Sandra Mariano e Verônica Mayer . Michael E. QUINN. 2001.

' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.6:5..8/0.8 $.9  06564.8.0.-7..3  #63 .50.45./40297.065../4857410884708F8.2 ./4..9/ 61951.43 .3908 48F4730.1505.767.7$.  ! :179675: 6.7.065 406  ! 31951.-47.07 .065:49.  :.7:289:/4/0.80.6   4/6 .84 4/5.5.385.340'073.30.:.7H3.3/7.

-47.7:289:/4/0.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.84 4/5.06.#63 .

.3 .06.

606490.07 796.766 .6065:4169  #63 ...8/0.7. 6..7$.8 $./4857410884708F8.80./40297. 9. 6 ./4.3  %:.8.30.340'073./.-7.: .7H3.9 :3.3:.:   50.0.  :3.:.3/7.3908 48F4730..:695.385..2 .43 .:3.45.:1.: :.9.5.:  #96..

-7...7$.  ..  ! 31763 6  #96. 9.385.6159.8/0.3/7.8.!.340'073.7:289:/4/0.3  34.-47.3 .3908 48F4730.. 6./4.2 .4/5../4857410884708F8..:.80.9.30.07 .8 $..:  :../40297. 6  %09:6:459.7H3.:  .7.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.84 4/5.:794.43 .

:7.2 .84 4/5.41.-47.:  :3./4. 6995.:.5 .: .90.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.1:156.3908 48F4730..340'073.0563 0.385.41.3/7./4857410884708F8.5./40297.7.-7..51. 614.5 .8/0.11...:..0563 0.30.7H3.56:  :3.8 $.80.. 6  :765/31.8.  "769.43 ..07 .'0563 06  3601.7:289:/4/0.7$.11909:6:4.

84 4/5.-47.7:289:/4/0.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.& 06.

9.3.3 06.

:0646:6.2 .:7::6.30.  %3.1  %3.9./4.:064. 61.:064.7H3.3/7.:065:64:4.:601...:7::6.5.7$.  %3./40297.:  %3.385. 61..  %3..96:  %3..:064. 61./4857410884708F8.43 .8.:7::6.5.:.:7::6. 61.8 $.8/0.80. 61. 61.:7::6.3908 48F4730.7.-7.:7::6.340'073.:69.07 : .:064659:6 .

3.45.6:  $.5: 6165 06 .8 $.07 . 50./40297.385.:6  6./4857410884708F8...4369:.2 ...43 . .161. 10.3/7.80./4.8/0..:.7.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.84 :.3908 48F4730.8.7H3.7:289:/4/0.1 7.9.30.340'073.7$.-47.-7.

43 .9.:.8/0./4.385.2 ..' #$%& $$ $!"&!#$ :784424..8 $.1:0:: 6 ..8.30.80.-7.7:289:/4/0.3/7.340'073.7./4857410884708F8.7H3.07 .84 $:.3908 48F4730../40297. :7.-47.7$.

7H3. :.. #69.4:9.8.647.9.9.7.80..84 %%!"%V !'% 59$!! ./4. .30.2 . %61 .:1..3 :.-7. .9 50.:./40297.6396624..8/0.07 .936:9./4857410884708F8.3.3/7.5  !'% 59&'%! 90  # 6:7  &..5 "#960::61.7$.' #$%& $$ $!"&!#$ :784424.5:7.596.7:289:/4/0. .5  #"%'%  0.-47.385....1.5069 . 91:.47:  '9. #69.8 $..43 .340'073.3908 48F4730.9.6396624.