You are on page 1of 17

O UNIVERSO

 Para calcular a distancia entre os astros . os cientistas baseiam-se na velocidade da luz n vácuo ( 300 000 km/s) . Astros são corpos que se encontram no espaço ASTROS celeste.

tem aproximadamente 150 bilhões de estrelas e tem 100 mil anos luz de diâmetro. .A via são gigantescas aglomerações de Láctea  Galáxias estrelas.  A Via Láctea é a galáxia onde moramos e viajamos pelo espaço.

produzida pela fusão em seu núcleo. .  emitem energia . tem dimensões .  São muito quentes e compostas de gases diversos .Estrelas  Estrelas são corpos celestes que brilham com luz própria: são os astros luminosos. massa e temperatura variadas.

O Sol  a estrela mais próxima da Terra é o Sol. a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de distância.  É considerado como uma estrela de tamanho e temperatura média.  A temperatura em sua superfície é de aproximadamente 5 500oC. .

são iluminados.Os planetas  são corpos celestes que não tem luz própria .  Giram ao redor de uma estrela .

ao redor de si mesma.  Apresenta dois tipos de movimento: . .O planeta TERRA  Nosso planeta . faz parte do sistema solar.dura 24 horas.ao redor do SOL demora 365 dias e 6 horas .rotação .translação.

.  estas linhas são chamadas de paralelos ( linhas circulares paralelas a linha do Equador) e meridianos ( linhas perpendiculares a linha do Equador)  O meridiano de Greenwich divide a terra em dois hemisférios . que são divididos pela linha imaginaria do Equador.  Foram criadas estas linhas imaginarias para a localização de pontos no planeta. o hemisfério do norte e o do sul.Os hemisférios da Terra  a Terra é dividida em dois hemisférios. o ocidental e o oriental.

Paralelos Meridianos .

.

por isso são reconhecidas quatro estações no ano: .As estações do ano  a Terra realiza sua órbita ao redor do Sol. com uma certa inclinação que se mantém por longos períodos de tempo. Então enquanto ela gira o hemisfério norte e sul são aquecidos de e iluminados de forma diferente. de maneira elíptica.

.

 Ela dá a volta completa na Terra a cada 28 dias .  a Terra possui um único satélite natural : a LUA. este giro se chama revolução .A Lua – satélite natural da TERRA  Satélites são astros sem luz própria que giram em torno de um planeta.  A Lua reflete a luz do Sol e é o astro mais brilhante no céu a noite.

.

Lua minguante : a face iluminada vai minguando... .As fases da LUA  Ao longo do mês a Lua muda sua posição e aparência. Lua crescente : a face da lua vai ficando cada vez mais iluminada. diminuindo. Lua nova: a face da lua voltada para Terra fica escura. estas mudanças são chamadas de     fases da Lua : Lua cheia: a Lua fica com a face toda voltada para TERRA e recebe toda luz do SOL.

_W_X ^[_VS W^^S SW^^S VbVVSWV[_W_X ^[_[W_X ^[V[ Z[^`WW[V[_a]aW_ [VbVV[_\WSZSSYZS^S V[]aSV[^ [^SU^SVS_W_`S_ZS_SYZS^S_\S^SS [US S [VW\[Z`[_Z[\SZW`S W_`S_ZS__ [USSVS_VW\S^SW[_ZS_ U^UaS^W_\S^SWS_SZSV[]aSV[^WW^VSZ[_ ZS_\W^\WZVUaS^W_SZSV[]aSV[^ .

W^VSZ[VW ^WWZcUVbVWS`W^^SWV[_ W_X ^[_[[UVWZ`SW[[^WZ`S .

S^SW[_ W^VSZ[_ .

.

_W_`S W_V[SZ[ SW^^S^WS S_aS ^T`SS[^WV[^V[[VW SZW^SW \`USU[aSUW^`SZUZS []aW _WSZ` \[^[ZY[_\W^ [V[_VW`W\[ Z` [WZ]aSZ`[WSY^S[W_X ^[Z[^`WW _a_ [S]aWUV[_VWWaZSV[_VWX[^S VXW^WZ`W\[^__[_ [^WU[ZWUVS_]aS`^[ W_`S W_Z[SZ[ .

.

 aS± _S` `WZS`a^SVS  S` `W__ [S_`^[__Wa \^ \^S]aW Y^SW`[^Z[VWa\SZW`S SW^^S\[__aa ZU[_S` `WZS`a^SS   aS^WXW`WSa V[[W [S_`^[S_ T^SZ`WZ[U aSZ[`W SV Sb[`SU[\W`SZSW^^SSUSVS#  VS_W_`WY^[_WUSS^Wb[a [ .

.

_XS_W_VS  [[ZY[V[ _S aSaVS_aS\[_ [W S\S^ ZUSW_`S_aVSZ S__ [USSVS_VW XS_W_VS aS aSUWSS aSXUSU[SXSUW`[VSb[`SVS \S^SW^WUWTW`[VSa V[.

 aSZYaSZ`WSXSUWaZSVSbS ZYaSZV[VZaZV[ aSZ[bSSXSUWVSaSb[`SVS\S^SW^^SXUS W_Ua^S aSU^W_UWZ`WSXSUWVSaSbSXUSZV[USVSbW  S_aZSVS .