Sensoriamento Remoto e a preservação ambiental

com o objetivo de estudar o ambiente terrestre através do registro e da análise das interações entre a radiação eletromagnética e as substâncias componentes do planeta Terra em suas mais diversas manifestações. equipamentos para processamento de dados. aeronaves. espaçonaves etc. equipamentos de transmissão de dados. .Sensoriamento Remoto • Sensoriamento Remoto é a utilização conjunta de modernos sensores.

Se emitir. . Os sensores podem ser classificados em apenas duas classes: ATIVOS E PASSIVOS. Este tipo de classificação refere-se à capacidade do sensor de emitir a energia que irá interagir com os objetos. Se não emitir energia. é ativo.Sensores Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre. é passivo.

Sensores passivos • A maioria dos satélites de sensoriamento remoto são PASSIVOS. A principal fonte de energia disponível para estes fins é a energia do Sol que incide sobre o nosso planeta e que é captada pelos sensores depois de haver interagido com a superfície e a atmosfera. . isto quer dizer que o sensor capta a energia originada de uma fonte externa ao sistema sensor.

2002). .utilização do sensoriamento Remoto • O sistema de geoposicionamento e o GPS juntos com imagens de satélites utilizadas no sensoriamento remoto auxiliam na preservação ambiental. podendo ajudar na medição de áreas degradadas e facilitar a recuperação destas (Remade.. Bolfe et al. 2002.

rotas e itinerários . o GPS armazena dados em grandes quantidades e alta qualidade. o que permite a orientação de equipes de campo em florestas através de coordenadas.• Além de precisão em localizar pontos em reflorestamentos.

Isso se deve pelas suas vantagens que superam em muito as desvantagens da técnica. . contudo. agrícolas e na recuperação de áreas degradadas ainda é considerada recente.• A utilização do GPS em áreas florestais. vem ganhando cada vez mais adeptos e incentivos ao longo dos anos. sendo o profissional capacitado para o uso do GPS e com experiências em sensoriamento remoto bastante requisitado pelo mercado de trabalho.

auxiliando também na resolução de seus principais problemas. . o GPS contribui para a economia de recursos financeiros . • Junto com outras técnicas de sensoriamento remoto.Sensoriamento remoto • O uso do GPS tem se tornado cada vez mais popular no setor florestal. assim como no seu gerenciamento com maior eficácia. diminuindo o uso de mão-de-obra a campo e facilitando a interpretação de dados.