You are on page 1of 85

Curso de Ps-Graduao

Metodologia da Pesquisa Cientfica

Dalgoberto Coelho de Arajo, MSc. Gesto Pblica


Material atualizado do original de autoria da professora Claudia Brandelero Rizzi claudia_rizzi@hotmail.com http://www.inf.unioeste.br/~claudia/tecnologia.html

Por que Metodologia da Pesquisa Cientfica em um Curso de psgraduao em Geografia e Histria


Porque uma exigncia dos Programas dos Cursos de Ps-Graduao. Porque a realizao de pesquisas faz parte das prticas profissionais de todas as reas de conhecimento humano. Porque as pesquisas cientficas utilizam-se de mtodos para a sua consecuo.

Curso de Ps-Graduao

Metodologia da Pesquisa Cientfica


Dalgoberto Coelho de Arajo, MSc. Gesto Pblica

Ementa da Disciplina
Parte I: Definio de Cincia e produo do conhecimento cientfico;

Parte II: Conceitos, classificao, tipos e etapas da Pesquisa Cientfica; Parte III: Tcnicas de Pesquisa. Projeto de Pesquisa e planejamento: etapas elaborao de projetos; Parte IV: Estudo das normas da ABNT para a elaborao e divulgao de trabalho tcnico-cientfico; Parte V: Elaborao e apresentao de um projeto de pesquisa.

Referncias
BASTOS, Llia da Rocha et. ali. Manual para Elaborao de Projetos e Relatrios. 5 ed. RJ: LTC - Livros Tcnicos, 2000. BIANCHI, Ana Ceclia de Moraes et ali. Manual de Orientao de Estgio Supervisionado. So Paulo: Pioneira, 1998. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientfica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2006. ROESCH, Sylvia Maria A. Projetos de Estgio e de Pesquisa em Administrao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2007. VERGARA, Sylvia Constant. Mtodos de Pesquisa em Administrao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

Objetivos
Incentivar o desenvolvimento de habilidades e competncias para a elaborao de projetos de pesquisa e pesquisa cientfica;
Compreender a importncia dos mtodos de pesquisa cientfica.

Material de apoio

Repositrios:
http://aprendizagemsustentavel.blogspot.com http://www.inf.unioeste.br/~claudia/tecnologia.html

Programao das aulas


17/10: Definio de Cincia e produo do conhecimento cientfico.
17/10: Conceitos, classificao, tipos e etapas da Pesquisa Cientfica. 24/10: Tcnicas de Pesquisa. Projeto de Pesquisa e planejamento: etapas da elaborao de projetos. 24/10: Prtica de elaborao de projeto de pesquisa cientfica.

Conceitos Iniciais
PESQUISA Indagao ou busca minuciosa da realidade. Informar-se a respeito de... Buscar com diligncia; indagar, inquirir, investigar.

Conceitos Iniciais
PESQUISA CIENTFICA Atividade voltada para a soluo de problemas atravs do emprego de mtodos ou processos cientficos.

Conceitos Iniciais
O OBJETIVO DA PESQUISA CIENTFICA A pesquisa cientifica visa contribuir para a evoluo do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critrios de processamento das informaes.

Conceitos Iniciais
QUANDO SE TRATA DE PESQUISA CIENTFICA Ser chamada pesquisa cientfica se sua realizao for objeto de investigao planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodolgicas consagradas pela cincia.

Conceitos Iniciais
TRABALHOS COM PESQUISA CIENTFICA Os trabalhos de graduao e de psgraduao, para serem considerados pesquisas cientficas, devem produzir cincia, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento. (Nilce/UFPR)

A questo da delimitao do problema A questo do mtodo

Trab.Cientfico Alunos / Cientistas


A diferena entre os trabalhos dos cientistas e o dos estudantes universitrios no deveria residir no mtodo, mas nos propsitos. Os cientistas j esto trabalhando com o intuito de promover o avano da cincia para a Humanidade; os estudantes ainda esto trabalhando para o crescimento de sua cincia.

Ambos, porm, devem trabalhar cientificamente.

Trab.Cientfico Alunos / Cientistas


Os estudantes trabalham cientificamente quando realizam pesquisas dentro dos princpios estabelecidos pela metodologia cientfica, quando adquirem a capacidade no s de conhecer as concluses que lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstituir, a refazer as diversas etapas do caminho percorrido pelos cientistas (SANTOS, 1999, pg. 47)

Conceitos Iniciais
A QUESTO DO MTODO

Para que um conhecimento possa ser considerado cientfico, torna-se necessrio um conjunto de operaes mentais e tcnicas que possibilitam a verificao do processo de obteno.

Conceitos Iniciais
MTODO Seqncia lgica de procedimentos que se deve seguir para a consecuo de um objetivo.

Conceitos Iniciais
MTODO CIENTFICO Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade cientfica que ir assegurar a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado.

Conceitos Iniciais
A ESCOLHA DOS MTODOS DA CINCIA A escolha do mtodo depende do objetivo da pesquisa, do objeto e do problema estudado; no existe um mtodo nico aplicvel a qualquer tipo de pesquisa.

Conceitos Iniciais
ASSIM QUE SE FAZ CINCIA CINCIA : Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observao, a experincia dos fatos e um mtodo prprio; ... E evolutiva!.

Conceitos Iniciais
CLASSIFICAES QUANTO AOS MTODOS mtodos de abordagem: consistem na forma como os raciocnios resultantes da pesquisa so encaminhados: ex.: indutivo, dedutivo, hipottico-dedutivo, dialtico etc.; mtodos de procedimento: correspondem s etapas mais concretas da investigao, com finalidade mais restrita e menos abstrata: ex.: histrico, comparativo, estatstico, estruturalista etc.;

Tipos de Pesquisa
As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critrios, como por exemplo, quanto:
A finalidade;

A natureza;
Os objetivos; Ao objeto; Os procedimentos tcnicos; A forma de abordagem.

Sntese dos Tipos de Pesquisa


Finalidade Aos procedimentos tcnicos Pesquisa pura Pesquisa bibliogrfica Pesquisa aplicada Pesquisa documental natureza Pesquisa experimental Trabalho cientfico original Levantamento Resumo de assunto Estudo de caso Aos objetivos Pesquisa-ao Pesquisa exploratria Pesquisa participante Pesquisa descritiva forma de abordagem Pesquisa explicativa Pesquisa quantitativa Ao objeto Pesquisa qualitativa Pesquisa bibliogrfica Pesquisa de laboratrio Pesquisa de campo

Quanto s Finalidades
Pesquisa pura (bsica): satisfao do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicao prtica prevista
Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos so utilizados para aplicao prtica voltados para a soluo de problemas concretos da vida moderna.

Quanto Natureza
Trabalho cientfico original: pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evoluo do conhecimento da cincia. Resumo de assunto: dispensa a originalidade. Fundamenta-se em trabalhos mais avanados, publicados por autoridades no assunto e que no se limita simples cpia de idias. A anlise e interpretao dos fatos e idias, a utilizao de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original so qualidades necessrias.

Quanto aos Objetivos


Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser: Pesquisa exploratria; Pesquisa descritiva; Pesquisa explicativa.

Quanto ao Objetivo
Pesquisa exploratria: constitui o primeiro passo de todo trabalho cientfico. Visa, sobretudo quando bibliogrfica, proporcionar maiores informaes sobre determinado assunto, facilitar a delimitao de um tema de trabalho, definir objetivos ou formular as hipteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente.

Quanto ao Objetivo
Pesquisa descritiva: os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisador neles interfira. Incluem-se aqui a maioria das pesquisas desenvolvidas nas Cincias Humanas e Sociais, as pesquisas de opinio, as mercadolgicas, os levantamentos socioeconmicos e psicossociais.

Quanto ao Objetivo
Pesquisa explicativa: mais complexa pois, alm de registrar, analisar e interpretar os fenmenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. A maioria destas pesquisas utiliza o mtodo experimental, o qual caracterizado pela manipulao e controle das variveis, com o objetivo de identificar qual a varivel independente que determina a causa da varivel dependente ou do fenmeno em estudo.

Quanto ao Objeto
Principalmente referente ao ambiente onde so realizadas as pesquisas. Pode ser: Bibliogrfica; De laboratrio; De campo.

Quanto ao Objeto
Bibliogrfica: pode ser um trabalho independente ou uma etapa inicial de uma pesquisa. De laboratrio: o pesquisador tem condies de provocar, produzir e reproduzir fenmenos, em condies de controle. De campo: A coleta de dados efetuada em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenmenos. desenvolvida principalmente nas Cincias Sociais.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Referente aos procedimentos pode ser: Pesquisa bibliogrfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa-ao; Pesquisa (observao) participante.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Pesquisa bibliogrfica: aquela que utiliza material escrito / gravado, mecnica ou eletronicamente. So consideradas fontes bibliogrficas os livros, as publicaes peridicas, fitas gravadas de udio e vdeo, pginas de web sites, relatrios de simpsios / seminrios, anais de congressos etc.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Pesquisa documental: utiliza fontes de informao que ainda no receberam organizao, tratamento analtico e publicao. Exemplos: obras originais de qualquer natureza, documentos arquivados em reparties pblicas, associaes, igrejas, hospitais, sindicatos, fotografias, correspondncia pessoal ou comercial etc.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Pesquisa experimental: quando um fato ou fenmeno da realidade reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele so produzidos. So geralmente feitos por amostragem, onde se considera que os resultados vlidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) sero, por induo, vlidos tambm para o universo.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Levantamento (pesquisa de opinio): aquela que busca informao diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter, utilizando questionrios, formulrios ou entrevistas. Os dados so tabulados e analisados estatisticamente.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Estudo de caso: quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos caractersticos de um determinado objeto de pesquisa restrito.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Pesquisa-ao: quando os pesquisadores e os participantes envolvem-se no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo, interagindo em funo de um resultado esperado.

Quanto aos Procedimentos Tcnicos


Pesquisa (observao) participante: ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenmeno observado para se obter informaes sobre a realidade dos atores sociais em seus prprios contextos.

Quanto a Forma de Abordagem


Pesquisa quantitativa: Envolve a coleta sistemtica de informao, mediante condies controladas e procedimentos estatsticos. Busca a quantificao, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informaes; Busca estabelecer relaes de causa e efeito.

Quanto a Forma de Abordagem


Pesquisa qualitativa: Envolve a coleta e anlise sistemtica de materiais narrativos mais subjetivos;
Trabalha com realidades no quantificveis, no utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na coleta de informaes; globalizante, procurando captar a situao ou o fenmeno em toda a sua extenso.

problema

objetivo

+
justificativa
soluo (ou no) do problema

metodologia
resultados + discusso + concluso

Metodologia da Pesquisa Cientfica


Parte III Retomada sobre a escrita do texto

Refletindo Sobre a Arte de Escrever


Uma das tarefas mais difceis escrever. A pessoa que escreve bem, o faz a partir de um trabalho intelectual construdo ao longo de muitos anos.

Dicas Gerais
Submeter seu trabalho para outros revisarem. Ter e usar um bom dicionrio (hbito). Manter a escrita impessoal, na terceira pessoa. No permitido Grias ironias, brincadeiras, e referncias pessoais ao leitor so inadmissveis. No ficar trocando entre passado e presente. Grafar palavras estrangeiras em itlico.

Dicas Gerais
Quando uma sigla aparece pela primeira vez, deve-se colocar seu significado entre parnteses. Figuras e tabelas devem ser mencionadas no texto. Manter sempre uma cpia (backup) atual do seu texto. Revisar o texto vrias vezes.

Dicas Gerais
Equilbrio ou norma de Occan
Occan era um filsofo ingls do sculo XIV; Voc deve colocar o estritamente suficiente, nem mais, nem menos, em qualquer coisa que voc vai fazer. No encher lingia! No ser rido!

Dicas Sobre o Texto


Ttulo
Deve espelhar o foco/contedo essencial do texto. Deve ser objetivo, pertinente, interessante.

Dicas Sobre o Texto


Resumo
Deve proporcionar aos leitores informaes suficientes que permitam julgar se conveniente fazer uma leitura aprofundada do texto.
Deve estar em consonncia com o ttulo.

Dicas Sobre o Texto


Resumo (Clovis Torres Fernandes)
Escreva o resumo em quatro sentenas: Primeiro: declare o problema. Segundo: porque o problema um problema. Terceiro: escreva a frase que capture a essncia da sua soluo ou contribuio (aquela frase que capture o interesse). Quarto: declare a explicao como seqncia da terceira declarao.

Dicas Sobre o Texto


Resumo (Clovis Torres Fernandes)
Exemplo: O problema: A taxa de rejeio de artigos de OO est prxima de 90% . Porque o problema um problema: A maioria dos artigos no so rejeitados por falta de boas idias, mas porque eles esto mal estruturados Essncia: Seguindo quatro passos simples ao escrever um artigo ir aumentar dramaticamente a sua chance de aceitao Explicao: Se cada autor seguisse esses passos, a quantidade de comunicaes na comunidade OO aumentaria.

Dicas Sobre o Texto


Introduo
Umberto Ecco recomenda iniciar pela introduo. Concluda a introduo, depois mais fcil revis-la em conjunto com a concluso. Sntese do projeto:
Viso geral do tema; Objetivo(s); Justificativas/motivao; Mtodos; Apresentao geral do texto.

Dicas Sobre o Texto


Segunda seo (depois da introduo)
Descrever, em detalhes, o problema a ser resolvido. Explicitar o porqu do problema e porque importante resolv-lo;
Apresentar os conceitos.

Dicas Sobre o Texto


Terceira seo
Descrever a sua soluo para o problema. Descrever o que foi feito para resolver aquele problema: Estudo de caso, protocolo criado, teorema provado, software desenvolvido... Mostrar que a soluo resolve o problema, e como isso foi validado.

Dicas Sobre o Texto


Quarta seo
Enfatizar a contribuio do seu trabalho: o que o diferencia do trabalho de outros: Eu fiz isso em relao ao que os outros fizeram Evidenciar a contribuio, aquilo que vai dar valor ao trabalho.

Dicas Sobre o Texto


Concluso
Dizer se resolveu o problema, se resolveu parcialmente, que dificuldades surgiram, que limitaes que ficaram pendentes... Na concluso se faz a ligao com a introduo. o momento de amarrar todo o trabalho.

Dicas Sobre o Texto


Referncias
Sempre considerar os clssicos. Se possvel, incluir referncias do mesmo ano ou do ano anterior. Todas as obras listadas nas referncias devem ser mencionadas no texto, e vice-versa.

Metodologia da Pesquisa Cientfica


Parte IV Dinmica com os projetos

Dinmica com projetos


Analisar o projeto do colega e responder com sugestes de melhorias: 1. Trata-se de um trabalho cientfico? 2. O trabalho permite realizar interpretao de fatos e idias? anlise e

3. Permite abordar o tema de um ponto de vista original?

4. A linguagem clara e correta?


5. A leitura do texto flui com tranqilidade?

Metodologia da Pesquisa Cientfica


Parte V Sobre normas da ABNT

Normas da ABNT
Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT Fundada em 1940, a ABNT o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro.

Link: http://www.abnt.org.br

Normas da ABNT
Comentrios a respeito das seguintes normas: NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos. NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos. NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias elaborao.

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos Estabelece os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros) visando sua apresentao uma instituio (banca, comisso examinadora). Define que a estrutura um trabalho acadmico compreende elementos prtextuais, textuais e ps-textuais.

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos Elementos Pr-textuais Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de apr ovao (obrigatrio) Dedicatria(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epgrafe (opcional)

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos Elementos Pr-textuais Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos Elementos Textuais Introduo Desenvolvimento Concluso

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos Elementos Ps-textuais Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) ndice(s) (opcional)

Normas da ABNT
NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos. Exemplo: Capa: Elemento obrigatrio, onde as informaes so transcritas na seguinte ordem: a. nome da instituio (opcional); b. nome do autor; c. ttulo; d. subttulo, se houver; e. nmero de volumes; f. local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; g. ano de depsito (da entrega).

Normas da ABNT
Acessar link: NBR 14724:2002 Apresentao de trabalhos acadmicos.

Normas da ABNT
NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos Especifica as caractersticas exigveis para apresentao de citaes em documentos.

Normas da ABNT
NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos Citao: Meno de uma informao extrada de outra fonte. Citao de citao: Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. Citao direta: Transcrio textual de parte da obra de um autor consultado. Citao indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.

Normas da ABNT
NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos Notas de referncia: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Notas de rodap: Indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo tambm, aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica. Notas explicativas: Notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includos no texto.

Normas da ABNT
NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos. Exemplo:
Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do autor devem ser em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, devem ser em letras maisculas. Exemplos: A ironia seria assim uma forma implcita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificao proposta por Authier-Reiriz (1982). Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia [...] (DERRIDA, 1967, p. 293).

Normas da ABNT
Acessar link NBR 10520:2002 Apresentao de citaes em documentos

Normas da ABNT
NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias. Elaborao: Estabelece os elementos a serem includos em referncias. Fixa a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informao. Orienta a preparao e compilao de referncias de material utilizado para a produo de documentos e para incluso em bibliografias, resumos, resenhas, recenses e outros.

Normas da ABNT
NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias. Elaborao:

Autor(es): Pessoa(s) fsica(s) responsvel(eis) pela criao do contedo intelectual ou artstico de um documento. Autor(es) entidade(s): Instituio(es), organizao(es), empresa(s), comit(s), comisso(es), evento(s), entre outros, responsvel(eis) por publicaes em que no se distingue autoria pessoal. Captulo, seo ou parte: Diviso de um documento, numerado ou no. audiovisuais, sonoros, magnticos e eletrnicos, entre outros.

Normas da ABNT
NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias. Elaborao: Documento: Qualquer suporte que contenha informao registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnticos e eletrnicos, entre outros.

Edio
Editora

Normas da ABNT
NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias. Elaborao: Monografia Publicao peridica Referncia Separata Subttulo Suplemento Ttulo

Normas da ABNT
NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias. Elaborao Exemplo: Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, edio, local, editora e data de publicao. Ex.: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niteri: EdUFF, 1998. ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freeb ook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

Normas da ABNT
Acessar link NBR 6023:2002 - Informao e documentao referncias elaborao.

Normas da ABNT: Comentrios


tradicional cada instituio produzir uma sntese dessas normas e definir seus padres. Facilidade dos templates. Referncias rpidas, por exemplo, algumas citadas na pgina da disciplina.

Metodologia da Pesquisa Cientfica


Parte VI Dinmica com o artigo

Especializao Regras
Critrios a serem utilizados pelo orientador para a liberao do artigo para publicao: Os conceitos apresentados esto corretos? O trabalho permite realizar anlise e interpretao de fatos e idias? Aborda o tema de um ponto de vista original do aluno? A linguagem clara e correta? A leitura do texto flui com tranqilidade? As referncias so adequadas, relevantes e atuais?

Referncias
ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2001. BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a Aprender Introduo Metodologia Cientfica. 16 ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1991. MTTAR NETO, J.A. Metodologia Cientfica na Era da Informtica. So Paulo: Saraiva, 2002. MEDEIROS, F. A. S. Metodologia do Trabalho Cientfico. Manaus: Cesf, 2002. Apostila. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia de estudos. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1991. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 3 ed. Florianpolis: Laboratrio de Ensino Distncia da UFSC, 2001.

Referncias
Material didtico de Nance Beyer Nardi da UFRGS; Material didtico de Thais Castro; Material didtico de Elaine Harada e Tayana Conte do DCC/UFAM; Material didtico de Snia Haracemiv; Transcrio da palestra Como Escrever um Artigo Cientfico do Prof. Dr. Clovis Torres Fernandes; A Arte de Escrever Artigos Cientficos de Mirella M. Moro. Disponvel em: http://www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html Sites e artigos especficos. REIC SBC. Disponvel em: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=51 8

You might also like