You are on page 1of 16

Amrica Latina

Unidade e diversidade

Amrica Latina
A Amrica Latina a poro do Continente americano constituda pelos pases que se localizam do Mxico, passando pela Amrica Central, at o extremo sul da Amrica do Sul.

Amrica Latina
Estudamos duas formas de regionalizar o continente americano: Diviso fsica Amrica do Norte, Amrica Central e Amrica do Sul Diviso por critrios culturais Amrica Anglo-Saxnica e Amrica Latina

Amrica Latina
Amrica anglo-saxnica abrange os pases onde predomina a lngua inglesa, ou seja, uma lngua de origem anglosaxnica. J Amrica Latina inclui todos os pases onde predomina o espanhol e o portugus, lnguas originadas do latim. Mas so faladas outras lnguas, como uma infinidade de idiomas indgenas(maia, guarani,quchua, aimara)

Amrica Latina Formao Histrica


O que temos em comum ento? Subdesenvolvimento. At a primeira metade do sculo XIX, quase todos os pases latino-americanos foram colnias da Espanha ou de Portugal. Colnias de explorao- Amrica Latina Colnias de povoamento Amrica Anglo-Saxnica

Amrica do Sul
A constituio fsica da Amrica do Sul importante para entender sua diviso em grupos de pases ou conjuntos regionais: Guianas, os pases andinos e os pases platinos.

Guianas, Pases Andinos e Platinos

Lado oeste banhado pelo oceano Pacfico cordilheira dos Andes. Duas grandes bacias hidrogrficas: bacia Amaznica e Platina( rios Paran, Uruguai e Paraguai) Planalto das guianas

Aspectos Gerais
As guianas possuem boa parte do seu territrio com reas planlticas e semimontanhosas pertencentes ao planalto das guianas. Os pases andinos Colmbia, Venezuela, Chile, Bolvia, Peru e Equador- possuem territrio com grandes trechos constitudos pela cordilheira dos Andes. Os pases platinos Argentina, Uruguai e Paraguai so banhados pelos rios formadores da bacia do prata.

Guianas
Guiana: praticamente sem indstrias, idioma oficial o ingls,foi colnia do Reino Unido e 50% da populao descendente de indianos. Guiana Francesa:departamento ultramar que pertence a Frana, capital Caiena, maioria da populao negra, economia baseada na silvicultura-madeira, trfico de drogas. Suriname: maior reserva de bauxita do planeta, problemas internos com guerrilhas,trfico de drogas.

Pases Andinos
Venezuela: atuao da guerrilha, pas andino com melhor padro de vida,extrao de petrleo,governo de aproximao socialista e uma poltica anti-imperialista. Chile:crescimento econmico nas dcadas de 80e 90,poltica de abertura para exportaes(minrios e gneros alimentcios-vinhos e frutas), ditatura militar,investimento na educao e reforma agrria.

Pases Andinos
Colmbia:capital Bogot,produto de exportao: caf,esmeralda, carvo, ouro e aucar; industrializao fraca;maior produtor mundial de drogas, apoio da populao em relao ao emprego. Equador: capital Quito; economia frgil, petrleo principal produto de exportao,alta dvida externa, menor pas da Amrica Andina,vida poltica instvel9constantes ameaas de golpe militares.

Pases Andinos
Peru: capital Lima, populao constituda basicamente de indgenas, economia baseia-se na pesca,minerao e agricultura,pequena base industrial,terceiro produtor mundial de cocana, vida poltica instvel( guerrilhas) Bolvia: capital La Paz, economia baseada na minerao de estanho e gs natural, vrios golpes de estados, segundo produtor mundial de cocana e de maconha.

Pases Platinos
Argentina:Capital Buenos Aires, Base industrial forte, Clima subtropical, solos frteis( pampas)Patagnia( frio intenso e pouco habitado), ditadura militar, crise econmica sria em1999, volta do crescimento econmico em 2003. Paraguai: capital Assuno, o pas mais pobre da Amrica platina, industrializao fraca, 43% da populao vive no campo,Guerra do Paraguai????

Pases platinos
Guerra do Paraguai
Guerra contra o Brasil,Uruguai e Argentina, aconteceu no final do sculo XIX, O Paraguai era um pas rico e em grande desenvolvimento, a industrializao avanava,a agricultura crescia...porm tudo isso desagradava as grandes potncias capitalistas da poca, principalmente Reino Unido, que no queria esse crescimento sem emprstimos externos!!!!eas exportaes paraguaias competiam com esses pases. Guerra foi financiada pelo Reino Unido. Paraguai um mau exemplo para os pases latino-americanos- no pode romper a dependncia das potncias europias.

Pases platinos
Uruguai: capital Montevidu, teve um crescimento grande no fim do sculo XIX, baseada na produo ovina, exportao de l e de carnes, e no crescimento industrial, tornando-se a uma ilha de prosperidade em plena Amrica Latina. Porm em 1960, o preo destes produtos caram no mercado internacional e o governo contraiu enorme dvida externa, ditadura militar e instabilidade poltica, resultado disto a queda do padro de vida uruguaio.

Bibliografias:
Geografia crtica. O mundo subdesenvolvido volume 03. J.Willian Vesentini e Vania Vlach.
www.wikipedia.org.br

You might also like