You are on page 1of 5

GLOBALIZAÇÃO Desde a sua origem, o capitalismo integrou o mundo numa única economia, com as grandes navegações, a descoberta de novas

rotas e terras e o colonialismo. A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet. A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária

No entanto. aspectos locais continuam fortemente presentes na população. c) simplificação do trabalho. de forma a integrar vantagens nacionais diferentes. d) igualdade de padrões de consumo. b) desenvolvimento tecnológico acentuado. usando-o de forma a possibilitar o deslocamento espacial das fases de produção e reduzindo tempo e espaço no processo de comercialização. diferenciando as culturas. instalação de fast food. entre outros fatores.Os aspectos culturais também sofrem influência por esse processo. caracteriza-se por: a) deslocamento espacial das diferentes etapas do processo produtivo. nas áreas de telemática e informática. através de programas de televisão de outros países. para permitir aumento de escala. acesso à rede mundial de computadores (internet). para permitir o deslocamento espacial da mão de obra. . A fase atual da globalização. pois há uma mudança de alguns hábitos.

Estado. mundo do trabalho. . diferenças de condições produtivas que são aproveitadas no deslocamento da produção. mantendo. etc. devendo-se adequarem ao mesmo. buscando rentabilidade máximas e curto prazo. que coloca novos desafios para o homem deste século. sofrem as influências de um novo paradigma . O processo de globalização está trazendo profundas transformações para as sociedades contemporâneas. principalmente na área da comunicação.e) mobilidade externa de capitais. contraditória por excelência. educação. Cultura. O acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural. a autonomia e iniciativa é privilegiada. todavia. Neste novo paradigma. Tornou-se necessidade para a vida numa sociedade destradicionalizada e reflexiva. caracteriza uma nova etapa do capitalismo. f) difusão (embora desigual) dos preços e padrões de gestão e produção.

Globalização no Brasil Há pouco mais de uma década o processo de globalização teve maior impacto no Brasil. deve a mesma possibilitar o desenvolvimento desse valor. . a autonomia é diferença que marca a mudança do predomínio do fordismo para o pós-fordismo. tendo como categoria central a autonomia.No mundo do trabalho. trabalhando o homem integralmente para que ele possa não só atender aos requisitos do mercado. Nossa análise caminhará sempre no sentido dos limites e das possibilidades desse mundo. mas também atuar como cidadão no mundo globalizado. e como pensamento norteador a teoria pósfordista sob o enfoque dos teóricos "Novos Tempos". Já no que tange à educação.

o país passou a adotar políticas econômicas neoliberais. . reduzindo barreiras protecionistas. criando maiores facilidades para a entrada de mercadorias e de investimentos externos. como aplicações financeiras e investimentos produtivos. A idéia era contar com o capital estrangeiro para retomar o crescimento econômico.No início dos anos de 1990. abrindo seu mercado interno.