You are on page 1of 50

Tabela Peridica

Reviso.

O incio...
O que os Qumicos queriam?
Organizar os elementos qumicos de maneira que suas semelhanas, diferenas e tendncias se tornassem mais evidentes.
Um dos recursos mais usados em Qumica para atingir essa finalidade a tabela peridica. As primeiras tabelas foram propostas no incio do sculo XIX; porm apresentavam mais erros do que acertos.

Johann W. Dobereiner (1829)


(O Primeiro Modelo de Tabela Peridica)

Clcio Estrncio 40 88 >>> (40 + 137)/2 = 88,5 1817 - Lei das trades de Dbereiner

Brio 137

A massa atmica do elemento central da trade era a mdia das massas atmicas do primeiro e terceiro membro. Muitos dos metais no podiam ser agrupados em trades. Os elementos cloro, bromo e iodo eram uma trade, ltio, sdio e potssio formavam outra.

Germain Henry Ivanovitch Hess (1849)


(O Segundo Modelo de Tabela Peridica)
O cientista sueco publicou no seu manual Fundamentos da Qumica Pura uma classificao de quatro grupos de elementos (no-metais) com propriedades qumicas semelhantes (tabela ao lado).

Iodo Bromo Cloro Flor

Telrio Carbono Nitrognio Selnio Boro Fsforo Enxofre Silcio Arsnio Oxignio

Alexander Beguyer de Chancourtoir (1862) (O Terceiro Modelo de Tabela Peridica)

O qumico e gelogo francs props um sistema denominado parafuso telrico. colocou 16 elementos em ordem crescente de massa atmica, de modo a posicionar os elementos com propriedades semelhantes um por baixo do outro na geratriz do cilindro.

John A.R. Newlands (1864)


(O Quarto Modelo de Tabela Peridica)
Sugeriu que os elementos, poderiam ser arranjados num modelo peridico de oitavas, na ordem crescente de suas massas atmicas. Colocou o elemento ltio, sdio e potssio juntos. A idia de Newlands foi ridicularizada pela analogia com os sete intervalos da escala musical.

Dimitri Ivanovich Mendeleyev (1869)


Em 1869, enquanto escrevia seu livro de qumica inorgnica, organizou os elementos na forma da tabela peridica atual.

Foi proposta por Dmitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907) que organizada os elementos em linhas verticais, os grupos ou famlias.

O PRINCPIO.....

Dos atuais 118 elementos qumicos conhecidos,cerca de 60 j haviam sido isolados e estudados em 1869,quando o qumico russo Dmitri Mendeleyev se destacou na organizao metdica desses elementos.

A tabela peridica de Mendeleyev.: Os espaos marcados representam elementos que Mendeleyev deduziu existirem mas que ainda no haviam sido descobertos quela poca.

Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o smbolo do elemento, a massa atmica e suas propriedades qumicas e fsicas. A soluo foi encontrada quando ele disps os cartes em ordem crescente da massa atmica.
A tabela peridica de Mendeleyev exibia semelhanas numa rede de relaes vertical, horizontal e diagonal. Em 1906, Mendeleev recebeu o Prmio Nobel por este trabalho.

PERODOS

So as LINHAS HORIZONTAIS da tabela peridica


1 Perodo 2 Perodo 3 Perodo 4 Perodo 5 Perodo 6 Perodo 7 Perodo

6 Perodo 7 Perodo

Srie dos Lantandios Srie dos Actindios

Na tabela atual, os elementos qumicos esto dispostos em ordem crescente de nmero atmico, originando na horizontal os perodos, e na vertical (em coluna), as famlias ou grupos.
Famlia (ou grupo)

1 perodo (ou srie)


2 perodo (ou srie) 3 perodo (ou srie) 4 perodo (ou srie) 5 perodo (ou srie) 6 perodo (ou srie)

7 perodo (ou srie)

Srie dos Lantandeos

Srie dos Actindeos

Organizao da Tabela Peridica


Famlias ou grupos
A tabela atual constituda por 18 famlias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades qumicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configurao eletrnica na camada de valncia.

- 1s 2 2s1 3 Li
11

Na - 1s 2 s 2 p 3s
2 2 6

Famlia IA = todos os elementos apresentam


1 eltron na camada de valncia.

Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famlias ou grupos. A mais comum indicar cada famlia por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posio do eltron mais energtico nos subnveis.
No final da dcada passada, a IUPAC props outra maneira: as famlias seriam indicadas por algarismos arbicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

Famlia ou grupo

Os elementos que constituem essas famlias so denominados elementos representativos, e seus eltrons mais energticos esto situados em subnveis s ou p. Nas famlias A, o nmero da famlia indica a quantidade de eltrons na camada de valncia . Elas recebem ainda nomes caractersticos.

N de eltrons na camada de valncia

Distribuio eletrnica da camada de valncia

Nome

IA

ns ns

Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios

IIA
IIIA IVA VA VIA

2
3 4 5 6 ns np ns np ns np ns np4

VIIA
VIIIA ou O

ns np5
ns np6

Halognios
Gases nobres

Localizao dos elementos nas Famlias B


Os elementos dessas famlias so denominados genericamente elementos de transio. Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela peridica, de IIIB at IIB (10 colunas), e apresenta seu eltron mais energtico em subnveis d.

IIIB

IVB

VB

VIB

VIIB

VIIIB

IB

IIB

10

Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26


1s2s2p63s3p64s3d6
Perodo: 4 Famlia: 8B

Localizao dos elementos nas Famlias A


A distribuio eletrnica do tomo de um dado elemento qumico permite que determinemos sua localizao na tabela.

Exemplo: Sdio(Na) Z = 11
1s2s2p63s Perodo: 3 Famlia: 1A Metais Alcalinos

O esquema abaixo mostra o subnvel ocupado pelo eltron mais energtico dos elementos da tabela peridica.

Metais, semi-metais, ametais e gases nobres

Apresentam brilho quando polidos; Sob temperatura ambiente, apresentam-se no estado slido, a nica exceo o mercrio, um metal lquido; So bons condutores de calor e eletricidade;

So resistentes maleveis e dcteis

Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono) e gasoso (nitrognio, oxignio, flor); a exceo o bromo, um no-metal lquido;
no apresentam brilho, so excees o iodo e o carbono sob a forma de diamante; no conduzem bem o calor a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite; Geralmente possuem mais de 4 eltrons na ltima camada eletrnica, o que lhes d tendncia a ganhar eltrons, transformando-se em ons negativos (nions)

Semimetais so elementos com propriedades intermedirias entre os metais e os no-metais, estes tambm chamados de ametais ou metalides. Em geral, o semimetal, slido, quebradio e brilhante. Funciona como isolante eltrico temperatura ambiente, mas torna-se igual aos metais como condutor eltrico, se aquecido, ou quando se inserem certos elementos nos interstcios de sua estrutura cristalina.

Elementos qumicos que dificilmente se combinam com outros elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio. Possuem a ltima camada eletrnica completa, ou seja, 8 eltrons. A nica exceo o hlio, que possui uma nica camada, a camada K, que est completa com 2 eltrons.

Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relao aos outros elementos. Por exemplo, tem apenas 1 eltron na camada K (sua nica camada) quando todos os outros elementos tm 2.

Teoria do Octeto
A Teoria do Octeto determina que os tomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valncia com oito eltrons, ou 2, se for a primeira. Sendo assim, o tomo considerado estvel quando apresentar 8 eltrons em sua ltima camada da eletrosfera.

Na tentativa de atingir a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) eltrons nas ligaes qumicas, como no exemplo a seguir:

Ligao de Sdio (Na) e Cloro (Cl): o tomo de sdio doa um eltron para o tomo de Cloro. Em uma viso mais dinmica, este compartilhamento de eltrons ficaria assim:

Vamos observar o seguinte: O tomo de Sdio doa um eltron para o tomo de Cloro; Forma-se o on Na+ com oito eltrons na camada de valncia (ltima camada da eletrosfera); O on de cloro aparece com uma carga negativa (Cl-), indicando que recebeu um eltron e atingiu a estabilidade.

Segundo a Teoria do Octeto, as molculas ou ons tendem a ser mais estveis quando a camada de eltrons externa de cada um dos seus tomos est preenchida com a configurao de um gs nobre (oito eltrons). Essa teoria explica porque os elementos sempre formam ligaes: para atingirem a estabilidade

Um tomo que satisfaz A TEORIA DO OCTETO estvel e aplicada principalmente para os elementos do subgrupo A (representativos) da tabela peridica

H (Z = 1) He (Z = 2) F (Z = 9) Ne (Z = 10) Na (Z = 11)

1s1 1s2 1s2 2s2 2p5 1s2 2s2 2p6 1s2 2s2 2p6 3s1

INSTVEL ESTVEL INSTVEL ESTVEL INSTVEL

Questo 01
Para cada uma das afirmativas abaixo, julgue verdadeiro ou falso justificando todos os itens: I - O elemento qumico de nmero atmico 30 tem 3 eltrons de valncia. II - Na configurao eletrnica do elemento qumico com nmero atmico 26 h 6 eltrons no subnvel 3d. III 3s2 3p3 corresponde a configurao eletrnica dos eltrons de valncia do elemento qumico de nmero atmico 35. IV - Na configurao eletrnica do elemento qumico de nmero atmico 21 h 4 nveis energticos.

Ento...
Os tomos dos elementos do primeiro grupo (grupo dos metais alcalinos) tm um eltron de valncia (isto , um eltron no ltimo nvel de energia preenchido). Por isso, tm tendncia a formar ons monopositivos.
Os tomos dos elementos do segundo grupo possuem dois eltrons de valncia, pelo que, originam ons dipositivos. Os tomos dos elementos do grupo 16, apresentam seis eltrons de valncia, pelo que do origem a ons dinegativos (ons com duas cargas negativas).

Os tomos que pertencem ao grupo 17 (famlia dos halogneos) tm sete eltrons de valncia, pelo que originam ons mononegativos. Os tomos que pertencem ao grupo 18, denominados gases raros, so tomos estveis, apresentam os seus nveis de energia completamente preenchidos, e por isso no originam ons. Aparecem na natureza sob a forma de tomos isolados.

RAIO ATMICO
Nmeros de prtons ( nmero atmico Z ): o tomo que apresentar o maior nmero de prtons exerce uma maior atrao sobre os seus eltrons, o que ocasiona uma diminuio do seu tamanho (atrao ncleoeltron). Raio inico para ons isoeletrnicos (iguais nmeros de eltrons), o de menor nmero atmico ser o maior, pois apresenta menor atrao entre o ncleo e os eltrons.
8O 2-

>

19F

>

1+ 11Na

>

2+ 12Mg

RAIO ATMICO

Energia ou Potencial de Ionizao


a energia necessria para remover um ou mais eltrons de um tomo isolado no estado gasoso. A remoo do primeiro eltron, que o mais afastado do ncleo, requer uma quantidade de energia denominada primeira energia de ionizao (1 E.I.) e assim sucessivamente. De maneira geral podemos relacionar a energia de ionizao com o tamanho do tomo, pois quanto maior for o raio atmico, mais fcil ser remover o eltron mais afastado (ou externo), visto que a fora de atrao ncleo-eltron ser menor.

Generalizando: QUANTO MAIOR O TAMANHO DO TOMO, MENOR SER A PRIMEIRA ENERGIA DE IONIZAO.

Afinidade eletrnica ou eletroafinidade


a energia liberada quando um tomo isolado, no estado gasoso, "captura" um eltron.

Quanto menor o tamanho do tomo, maior ser sua afinidade eletrnica.


Essa propriedade no definida para os gases nobres.

Eletronegatividade
a forca de atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao. A eletronegatividade dos elementos no uma grandeza absoluta, mas, sim, relativa. Ao estud-la, na verdade estamos comparando a fora de atrao exercida pelos tomos sobre os eltrons de uma ligao. Essa fora de atrao tem uma relao com o RAIO ATMICO.

Quanto menor o tamanho de um tomo, maior ser a fora de atrao, pois a distncia ncleo-eltron da ligao menor. Tambm no definida para os gases nobres.

Eletronegatividade

Eletropositividade ou carter metlico


Eletropositividade a capacidade de um tomo perder eltrons, originando ctions.

Os metais apresentam elevadas eletropositividades, pois uma de suas caractersticas a grande capacidade de perder eltrons. Entre o tamanho do tomo e sua eletropositividade, h uma relao genrica, uma vez que quanto maior o tamanho do tomo, menor a atrao ncleo-eltron e, portanto, maior a sua facilidade em perder eltrons. Tambm no est definida para os gases nobres.

Eletropositividade

Reatividade
A reatividade de um elemento qumico est associada sua maior ou menor facilidade em ganhar ou perder eltrons.

Assim, os elementos mais reativos sero tantos os metais que perdem eltrons com maior facilidade, quanto os ametais que ganham eltrons com maior facilidade.

Reatividade

Pela figura podemos observar que: a) entre os metais, o mais reativo o frncio (Fr) b) entre os ametais, o mais reativo o flor (F).

Densidade
Num perodo: A densidade cresce das extremidades para o centro Numa famlia: A densidade cresce de cima para baixo.

Assim, os elementos de maior densidade esto situados na parte central e inferior da tabela.

Densidade
Esquematicamente, podemos representar por:

Ponto de fuso (PF) e

Ponto de ebulio (PE)


PONTO DE FUSO - temperatura na qual uma substncia passa do estado slido para o estado lquido. PONTO DE EBULIO - temperatura na qual uma substncia passa do estado lquido para o estado gasoso.

Na famlia IA (alcalinos) e na famlia IIA (alcalinos terrosos), IIB, 3A, 4A, os elementos de maior ponto de fuso (PF) e ponto de ebulio (PE) esto situados na parte superior da tabela. De modo inverso, nas demais famlias, os elementos com maiores PF e PE esto situados na parte inferior.

Ponto de fuso (PF) e Ponto de ebulio (PE)


Nos perodos, de maneira geral, os PF e PE crescem da extremidades para o centro da tabela. Esquematicamente podemos representar por:

Volume atmica
Varia com o aumento do nmero atmico;

You might also like