Ecologia, uma rápida definição

:

Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas interrelações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia. Mas, para termos uma definição histórica: “Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas interrelações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Foi assim que Ernest Haeckel, em 1870, definiu ecologia.

as quais são fundamentais para melhor compreensão desta Ciência. Utilizando-se um modelo de níveis de organização. Assim. . fica mais fácil de compreendermos as unidades de estudo da Ecologia. em Ecologia são definidas unidades de estudo. como em qualquer outra área.

o qual pode ser entendido como um conjunto de entidades. células. agrupadas em uma ordem crescente de complexidade. ou mesmo espécies. sejam elas genes.  O que é um Ecossistema? Antes de definirmos. exatamente o conceito de ecossistema. podemos encontrar um outro conceito importante que é o de níveis de organização. o qual é fundamental para a compreensão desta ciência. Genes > Células > Tecidos > Órgãos > Sistemas > Espécies > População > Comunidades > Ecossistemas > Biosfera .

 Em Ecologia. entretanto uma breve explicação de cada uma destas divisões (unidades ou entidades): . são estudados os níveis da direita. de espécies até biosfera. É fundamental. ou seja.

Espécie  dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie. .  A . como no caso do jumento e da égua. a menos que haja a intervenção humana. Desta forma. naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes. originando descendentes férteis. fica claro que. quando podem se reproduzir.

   B. um conjunto de organismos que podem se reproduzir produzindo descendentes férteis. . isto é.Populações São formadas por organismos da mesma espécie.

sejam elas de microorganismos. .   C. como por exemplo. animal. comunidade vegetal.Comunidades Um conjunto de todas as populações. etc. também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente. constituem uma comunidade. animais ou vegetais existentes em uma determinada área.

umidade. temperatura. o conjunto formado por regime de chuvas. a todos os componentes vivos de um determinado local chamamos bióticos. em contrapartida. Antes de definirmos o próximo conceito. luz. é chamada de componentes abióticos. é fundamental entendermos dois parâmetros importantes em Ecologia. minerais do solo enfim. toda a parte não viva. .

Ex. mata atlântica ou floresta amazônica. e com seu meio ambiente. seja uma vegetação de cerrado. mata ciliar. a todas as relações entre os fatores bióticos e abióticos em uma determinada área. ou dito de outra forma. a todas as relações dos organismos entre si. Ou de outra forma.: O hábitat do lobo guará é o cerrado. pelo qual entendemos o ambiente físico o qual ocorre(m) uma(s) determinada(s) espécie(s).Ecossistemas Em um determinado local. caatinga. podemos definir ecossistema. como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos. chamamos ecossistema.   D. . ainda cabe definirmos o conceito de hábitat. Dentro do conceito de ecossistema.

terrestres ou até mesmo aéreos. a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem o poder de ação sobre o mesmo.Biosfera  A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos. A soma de todos estes ecossistemas chamamos de biosfera. Portanto.  .

. entretanto para uma melhor compreensão e mesmo a possibilidade para investigações científicas existem algumas convenções adotadas. florestas. rios. entenderíamos todos os lagos naturais. teríamos uma primeira distinção entre ecossistemas aquáticos e terrestres. Assim. desertos. mares e oceanos. qual ou quais os seus limites. pradarias. Já em relação aos ecossistemas terrestres. por exemplo.  Onde começa e termina um ecossistema? Qual o real tamanho de um? É difícil dizer onde começa ou termina um ecossistema. ou artificiais (represas). Por ecossistema aquático. pastagens. pode-se adotar inicialmente uma separação entre os meios aquáticos e terrestres. ou seja. tundras. etc. seriam exemplos. Desta forma.

um aquário. que um ecossistema pode ter desde alguns cm2 até milhares de km2! . um vaso. Mas. pois é interessante notar que nem sempre são. geralmente são determinadas o dimensões que não existem naturalmente. ou mesmo uma cidade inteira são exemplos de ecossistemas criados pela ação humana. e com relação às dimensões de um ecossistema? Para efeito de estudo. Assim fica claro. desta forma.

o estudo do mundo compreende a investigação. Assim. Por que estudo do mundo? Porque tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado. Assim. a verificação de como anda o mundo. Quer dizer. Ecologia quer dizer: estudo do mundo. . mas a “casa de todos”= o mundo. em grego: “estudo da casa”. Pesquisar ou estudar é a mesma coisa que investigar. ou seja. nos dias atuais. e por fim respeitado.      Ecologia não é palavra complicada. como ele se formou e como está se comportando. Não só da nossa casa. pesquisado. onde moramos.

Europa. É também a casa de amigos.    O que entendemos por mundo? É a nossa casa. África. além de insetos e demais espécies. mulheres e animais de todas as raças. Ecologia se preocupa com o mundo todo. não só com a nossa casa e a casa de nossos amigos e vizinhos. O mundo conhecido por nós é o planeta Terra. perto ou distante. onde vivem homens. a casa de nossos parentes. Japão. em outros países e continentes: Estados Unidos. a casa dos vizinhos. .

O respeito e a maneira de viver. moradia. ainda.Por que?  Porque todos vivemos dependendo uns dos outros.  . trabalho. O patrão é importante. pois dá emprego aos operários. mas os operários são também muito importantes porque sem eles não há produção. dentro da sociedade. são estudados pela Ecologia também. tudo que acontece com o clima dos países. qualidade de vida etc.  Ecologia estuda. produção.

6:.39085476:0 80200834E574/:4  70850940.J808  574/:4 97.2.484507E748 2.307.  ./485.09./.424.44.4 247..0. 9:/46:0 . ../0  84089:/..3/.44..0/.390 548/E 025704./.974F25479.!476:0 !476:094/48.2-F2  .0248/0503/03/4:38 /484:9748  5.-./0/0 . 2.8484507E748 849. 089:/.84.4390.2-F22:9425479.07 /03974/./0./. 9./4850.