Com vocês...

ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE ATENDER É SATISFAZER AS NECESSIDADES IMEDIATAS OU OS DESEJOS E EXPECTATIVAS.” Madre Teresa de Calcutá . “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar. mas seus ecos são efetivamente infinitos.

Que é o de compreender e atender as necessidades dos clientes. Conhecer o produto ou serviço. Entender o seu VERDADEIRO PAPEL. . fazer com que ele seja bem recebido. ajudá-lo a se sentir importante.ATENDIMENTO AO CLIENTE OS TRÊS PASSOS DO VERDADEIRO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO: 1. O mais Importante é demonstrar interesse em relação às necessidades dos Clientes e atendê-las.

Se espera que o profissional fique feliz em fazer o outro feliz. Entender o lado HUMANO do cliente Procurar conhecer as suas necessidades . Aguçar a sensibilidade para perceber o cliente. Gostar de lidar com pessoas.ATENDIMENTO AO CLIENTE 02. .

É fundamental separar os problemas particulares do dia a dia do trabalho. . através de: Bons pensamentos e sentimentos Atitudes adequadas no momento do atendimento. Ter consciência de que o seu principal papel é o de ajudar os clientes a solucionarem suas necessidades.ATENDIMENTO AO CLIENTE 03. A postura é de realizar serviços para o cliente. Entender a necessidade de manter a simpatia.

SATISFAZER AS NECESSIDADES DO CLIENTE. Com estes requisitos. DE FAZER O OUTRO FELIZ GOSTAR DE LIDAR COM GENTE CUIDAR DA APARÊNCIA. GOSTAR DE SERVIR. SER EXTROVERTIDO. alguns requisitos são essenciais ao atendente. o sinal fica verde para o atendimento. . TER HUMILDADE. CULTIVAR UM ESTADO DE ESPÍRITO POSITIVO.ATENDIMENTO AO CLIENTE OS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO DESTE PROFISSIONAL Para trabalhar com atendimento ao público.

devem ser deixados para a vida pessoal.. Essa postura desperta sentimentos positivos nos clientes. “benzinho”. na vida profissional será sempre “senhor e senhora”. . ter uma POSTURA DE ABERTURA: é mostrar-se solícito e disponível. e até a própria postura ética da empresa. Tratamento impessoal: “amorzinho”. “filhinho”. 2. para atender e interagir prontamente com o cliente. . 1. representa seus valores.ATENDIMENTO AO CLIENTE POSTURA A POSTURA pode ser entendida como a junção de todos os aspectos relacionados com a nossa expressão corporal e nossa condição emocional. O atendente é o cartão de visitas da empresa. 3.

ATENDIMENTO AO CLIENTE AS EXPRESSÕES FACIAIS O OLHAR: O OLHAR DESBLOQUEIA O ATENDIMENTO. . POIS QUEBRA O GELO. O OLHAR NOS OLHOS DÁ CREDIBILIDADE E NÃO HÁ COMO DISSIMULAR COM O OLHAR.

. Com certeza você se sentirá mais seguro e mais confiante. podemos passar vários tipos de sentimentos e acarretar as mais diversas emoções no outro. Imagine que você tem um exame de saúde muito importante para receber e está apreensivo com o resultado. Você chega à clínica e é recebido por uma recepcionista que apresenta um sorriso caloroso. Neste caso. Dessa forma. expressa as emoções e geralmente informa mais do que a linguagem falada e a escrita.ATENDIMENTO AO CLIENTE O SORRISO O SORRISO abre portas e é considerado uma linguagem universal. o sorriso foi interpretado como um ato de apaziguamento. O sorriso tem a capacidade de mudar a reação das pessoas e as pesquisas revelam que as pessoas sorridentes são avaliadas mais favoravelmente do que as não sorridentes. como tal. um tipo de comunicação não-verbal. diminuindo um pouco a tensão inicial. O sorriso é um tipo de linguagem corporal.

.RAIO DE AÇÃO A APROXIMAÇÃO do cliente está relacionada ao conceito de RAIO DE AÇÃO. significa interagir com o público. uma saudação.ATENDIMENTO AO CLIENTE A APROXIMAÇÃO . Esta interação ocorre dentro de um espaço físico de 3 metros de distância do público e de um tempo imediato. um aceno de cabeça ou apenas por um aceno de mão. Esta interação pode se caracterizar por um cumprimento verbal. independente deste ser cliente ou não. prontamente. a tornam mais eficaz. ou seja. Estes requisitos para a interação.

Ele compreende que satisfazê-las é fundamental. Este item traduz a importância dada ao cliente no momento de atendimento. .ATENDIMENTO AO CLIENTE IR AO ENCONTRO DO CLIENTE É um forte sinal de compromisso no atendimento. por parte do atendente. o atendente demonstra o quanto ele é importante para a empresa. Indo ao encontro do cliente. O atendente deve fazer tudo o que é possível para atender as necessidades do cliente.

É muito mais difícil e também mais caro. pois dificilmente o cliente irá voltar. aquele que foi mal Por mal atendimento ou porque que não teve os seus desejos satisfeitos. trazer de volta o cliente perdido.ATENDIMENTO AO CLIENTE A PRIMEIRA IMPRESSÃO: É A QUE FICA. se esta foi negativa. Você já deve ter ouvido milhares de vezes este jargão. Você concorda com ele ? É difícil a empresa ter uma segunda chance para tentar mudar uma impressão inicial. Se você fosse mal atendido você voltaria ou faria negócios com a empresa? O que você pensa da empresa quando o Atendente é despreparado? O que faz você se sentir mal atendido? .

O funcionário que transfere a ligação ou desliga o telefone sem avisar. .ATENDIMENTO AO CLIENTE SITUAÇÕES QUE NÃO CABEM NA POSTURA DO VERDADEIRO PROFISSIONAL DO ATENDIMENTO 01. Insistência para o cliente levar um item. 06. 03. sem sorrir. O funcionário que cumprimenta o cliente com dois beijinhos e tapinhas nas costas. ou adquirir um bem. Seguir o cliente por toda a loja. O garçom que fica de pé ao lado da mesa sugerindo pratos sem ser solicitado. Atender o telefone da empresa como se fosse e de sua casa. 07. 05. 08. 02. 04. O motorista de taxi que não pára de falar com o cliente passageiro. antipático e sem o formalismo esperado. Atender o cliente no balcão ou na recepção com cara de bravo.

” Blaise Pascal . MAS PELOS HÁBITOS COTIDIANOS.ATENDIMENTO AO CLIENTE “A VIRTUDE DE UMA PESSOA NÃO SE MEDE POR AÇÕES EXCEPCIONAIS.