Aula 2: Os Gregos

Prof. Dr. Danilo Amaral
Departamento de Eng. Mecânica EMA 078 – História da Mecânica

Porque estudar os Gregos:
O alicerce para o desenvolvimento da ciência foi definido, acertadamente ou equivocadamente, pelos filósofos gregos. No pensamento grego antigo, não havia separação entre Filosofia e Ciência, havendo apenas o conceito de Filosofia. A Grécia é a origem de muitas idéias importantes para a ciência. (Ex: Demócrito). A dificuldade com o nada ou vazio impediu os gregos de descobrirem o número zero, cuja origem vem dos árabes, que por sua vez obtiveram este conceito da Índia.

Porque estudar os Gregos:
Poucos gregos e muitos escravos. Pouca experimentação e muita teoria. Dedicavam ao aprimoramento da cultura, visando a sofrosine, ou seja, a harmonia total. O ideal do grego era o homem livre e completo. Havia muita preocupação com a estética e o culto da beleza.

Moral diferente da moral que conhecemos hoje.
Religião: deuses semelhantes aos homens.

OS GREGOS

Pai abastado. Índia (Buda).497 a.PITÁGORAS Grécia 580 . Viajou para Babilônia.C. Aos 56 anos volta para Samos (mas foi expulso por Polícrates) Foi para Crotona (sul da Itália) onde fundou uma escola. Nasceu na Ilha de Samos (mar egeu). . Fazia amigos e tinha o poder da palavra (escrevia pouco). estudar com melhores mestres da época. Aos 16 anos foi para Mileto. Egito. Fazia perguntas desconcertantes aos mestres que o pai contratou.

não erguia algo caído no chão. É atribuído a Pitágoras a lei das cordas vibrantes (uma das primeiras leis mecânicas formuladas matematicamente). não comia favas. . Achava que um homem doente era resultado da desarmonia do corpo. Supersticioso: não comia carne por causa da reencarnação. etc. sua alma passa para outro ou para um animal. Dizia também que a música e a matemática davam harmonia ao Universo.PITÁGORAS Pensamentos: Quando um homem morre. não atiçava o fogo com ferro.

.PITÁGORAS Pensamentos: Primeiro que afirmou que a terra era esférica e que deveria girar em torno do sol. Seu discípulo Aristarco de Samos julgava que o sol era o astro mais importante não podendo ser satélite da terra. (Copérnico) Teve problemas com sua aritmética baseada em inteiros (já que as unidades seriam indivisíveis) : escândalo do número irracional.

"Todas as coisas são números". "Ajuda teus semelhantes a levantar sua carga.o que escuta. "O que fala. "Pensem o que quiserem de ti. . faze aquilo que te parece justo". semeia . "Educai as crianças e não será preciso punir os homens". mas não a carregues".PITÁGORAS Pensamentos: "Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem". recolhe".

. e se um polígono tem n lados.4) ângulos retos. pares e ímpares. então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n . 4 e 5. Pitágoras assegurou que a relação é verdadeira para todos os triângulos retângulos possíveis.PITÁGORAS Descobriu: A classificação dos números em: ►Primos. Definiu o máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Dizem que os egípcios já conheciam a relação (TEOREMA DE PITÁGORAS) do triângulo retângulo mas só no caso particular cujas medidas dos lados fossem respectivamente 3. de tal modo que 32+42=52. Descobriu que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos.

. Deu pesos e medidas a Grécia. Durante 50 anos – após sua morte – os pitagóricos se reuniam secretamente – espécie de seita.PITÁGORAS Descobriu: A lua é iluminada por luz refletida. Diziam que não acreditavam nos deuses. Não havia mulher entre seus discípulos e não comentava sobre elas. Casa de Milo: 50 mortos.

OS GREGOS .

SÓCRATES Grécia 470 . Sei que nada sei.C. . Conhece-te a sí mesmo. Nasceu em Atenas.399 a. recusando pagamento por isso (ao contrário dos sofistas). Passou a ensinar em todos os lugares. Sua preocupação era o homem e não mais o cosmo.

casou-se com Xantipa. . uma jovem ateniense de família aristocrática que contava com 20 anos de idade.SÓCRATES Sua vida: Aos 56 anos.

.SÓCRATES Aos 56 anos. uma jovem ateniense de família aristocrática que contava com 20 anos de idade. casou-se com Xantipa.

é culpado de corromper a juventude. . e. filho de Sofronisco. do povoado de Alópece. contra Sócrates. também. filho de Meleto. do povoado de Piteo. de introduzir novos cultos. Sócrates é culpado de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo Estado. Pena: a morte”.SÓCRATES A acusação: "A seguinte acusação escreve e jura Meleto.

OS GREGOS .

(Nome: Arístocles) Foi um dos discípulos mais importantes de Sócrates. Era de família importante.PLATÃO Grécia 428 . Deixou obras completas: diálogos. Passou a estudar: Ética na busca do conhecimento e na política.(conheceu c/20 anos) Desiludido após a morte de Sócrates.348 a.C. . Viajou por mais de uma década.

o Antigo. Fundou uma escola em Atenas. Proibido entrar quem não soubesse geometria. Tornou-se a maior escola da época. .PLATÃO Em 388 visitou a Sicília. em 387. nos jardins de Academo. então governada por Dionísio. junto de um templo (denominada Academia). com o propósito de converter este tirano às suas ideias filosóficas.

no momento em que a cidade lutava contra Filipe da Macedónia. A Academia subsistiu até 529 da nossa era. com idênticos propósitos. quando foi mandada encerrar por Justiniano. sendo como tal vendido no mercado de Egina. Volta à ilha em 361. o Moço-. A direção da Academia foi inicialmente assumida pelo seu sobrinho Espeusito.PLATÃO Em 367. . Voltou a Atenas onde morreu em 347. vai à Sicília com a idéia de converter o novo monarcaDionísio. por morte deste sucedeu-lhe Xenócrates. acabando por ser comprado por um dos seus amigos. num filósofo-rei. Foi perseguido e feito escravo.

OS GREGOS .

. seu pai era médico da corte do rei Amintas II da Macedônia.C.C. onde estudou sob a orientação de um dos mais famosos filósofos de todos os tempos: Platão. ►Nascido no reino da Macedônia (norte da Grécia).ARISTÓTELES Grécia – 384 a. ►Aristóteles mudou-se para Atenas aos 17 anos. 322 a.

Platão o chamava de "a inteligência da escola". Aristóteles nela permaneceu por cerca de vinte anos. preferiu deixá-la. . Com a morte do mestre. dizendo-se insatisfeito com a pouca importância que ali vinha sendo dada ao estudo da natureza.

que na época era bem mais vasto do que hoje. alcançando. o sul da Itália e a Ásia Menor. Ali ele se casou e pôde se dedicar a seus estudos preferidos .Viajou então por várias partes do mundo grego. Foi nesta última região que Aristóteles se fixou por alguns anos. entre outras regiões.

queria que ele cuidasse da educação do seu filho mais velho. Futuramente. ele passaria à história como Alexandre. (Felipe II). . devido a suas conquistas territoriais. mas também a Pérsia. Só deixou a Macedônia quando seu aluno já tinha sido aclamado rei. tarefa que Aristóteles desempenhou por muitos anos. o Grande. que incluiriam não só a própria Atenas.O novo rei da Macedônia.

em amena palestra. Daí o nome de Liceu dado à sua escola. . também chamada peripatética devido ao costume de dar lições. fato que fez Aristóteles retornar a Atenas criando sua própria escola. perto do templo de Apolo Lício. passeando nos umbrosos caminhos do ginásio de Apolo. Felipe II foi assassinado fazendo de Alexandre o rei da Macedônia. chamada LICEU.Em 366 a.C..

pois chegou a ser acusado de ofensa religiosa. .Quando Alexandre morreu. onde morreria apenas um ano mais tarde. Foi para uma ilha do Mar Egeu. Temia uma reação dos macedônios contra ele. Aristóteles achou mais prudente deixar a cidade. o que poderia levá-lo a ser condenado à morte (tal como já ocorrera com o ateniense Sócrates meio século antes).

• Adotou tambem a suposição de Empédocles quanto aos quatro elementos (terra. ar e fogo). o éter. Aceitou a teoria das esferas celestes e ao que parece. do qual todo o espaço celeste estaria formado. e sugeriu um quito elemento. supunha que estas esferas tinham existência física real. .• No campo da Física. água. os êxitos colhidos por Aristóteles foram bem menores.

Ainda uma vez. enquanto que as bolhas de ar na água movem-se liquido acima. a água acima deste. A terra estaria no centro. a chuva cai.Quatro elementos onde cada qual tem o seu próprio lugar. mas o fogo se eleva. o ar acima da água e o fogo o mais elevado de todos os elementos estaria acima de todos os demais. . cai espaço abaixo. e o movimento é uma tentativa para distender esse lugar. Um elemento densamente formado por terra. como uma rocha.

(somente 2000 anos depois Stevin.• Para Aristóteles parecia que o mais pesado dos objetos fosse aquele que teria a maior tendência de adquirir mais rapidamente o seu próprio lugar de origem. . então ele acreditava que o corpo mais pesado cairia mais rapidamente que o mais leve. Galileu e Pascal provariam que essa idéia era falsa).

levaram-no a concluir que haveria na natureza uma hierarquia determinada por modificação nos seres vivos. pois possuía placenta.diferentes dos nossos. Só Charles Darwin. Tal descoberta. como os mamíferos terrestres. . seria negada nos séculos seguintes. • Seus critérios de classificação. voltaria a trabalhar com uma idéia desse tipo. em pleno século XIX. porém. Foi o primeiro a considerar que o golfinho não era um peixe. embora fossem . classificando cerca de 500 delas de acordo com suas semelhanças e diferenças.como era de se esperar .• Chegou a fazer dissecações em algumas dezenas de espécies animais. ao desenvolver a teoria da evolução.

moralista. sempre permaneceu racional e lógico. ele é o verdadeiro fundador da ciência moderna e um dos maiores cientistas de todos os tempos. metafísico. patriarca das ciências naturais. .Juízo sobre Aristóteles • É difícil dar a justa medida ao valor de Aristóteles. que mesmo errando. primeiro escritor da história da filosofia. político. então a=c) • Autor do primeiro tratado de psicologia científica. • Sua influência intelectual é até hoje exercida sobre o pensamento humano e à qual não se pode comparar a de nenhum outro pensador • Criador da lógica (a=b e b=c.

na hora certa.” “A história conta o que aconteceu. posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição. pois garante todas as outras.Frases de Aristóteles “O homem nada pode aprender senão em virtude do que já sabe.” “A filosofia é a ciência que leva em consideração a verdade. o que deveria acontecer.” “A virtude é o meio justo entre dois defeitos.” “A grandeza não consiste em receber honras. não copiar sua aparência.” “A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas.” “As ciências têm as raízes amargas.” “Ama-se mais o que se conquistou com mais trabalho. ter algo que amar. Mas zangar-se com a pessoa certa.não é fácil.” . a poesia.” “O amor é o estado em que melhor as pessoas vêem as coisas como realmente são. e algo que esperar.isto é fácil.” “Por mais reduzidas que sejam as nossas virtudes. mas em merecê-las. sempre julgamos possuí-las o bastante.” “Podemos praticar atos nobres sem ter de dominar a terra e o mar” “O homem solitário ou é uma besta ou é um deus.” “Qualquer um pode zangar-se .” “O amor é o sentimento dos seres imperfeitos.” “Felicidade é ter o que fazer. porém os frutos são muito doces.” “A coragem é a primeira qualidade humana.” “No homem virtuoso todas as coisas exteriores e interiores se harmonizam com a sua razão. na medida certa. pelo motivo certo e da maneira certa .

o dos corpos terrestres e 2. existem duas espécies de movimento: 1. a mecânica de Aristóteles.o dos corpos celestes. . até o século X VII! Segundo Aristóteles. Mas têm uma importância histórica indubitável. não contribuiu para a ciência moderna.Como sabemos. porque dominaram as especulações sobre o mundo até Galileu.

o Motor Primordial. produzidos pela vontade de um Deus. são caracterizados pela regularidade de seus movimentos. • Deus.• O movimento dos corpos terrestres se produz (como o dos animais) com uma finalidade. herdada de Aristóteles e apresentada no Paraíso de Dante. ao contrário. • Os corpos celestes. . ele próprio imóvel. produz a rotação do Primum Mobile que transmite seu movimento para a esfera das estrelas fixas e esse movimento é transmitido até a esfera da Lua: essa é a concepção do mundo cristão da Idade Média.

O fogo fica em uma esfera acima de nossas cabeças e por isso as chamas queimam para cima.Aristóteles descreve o cosmo como um enorme ( porém finito) círculo onde existem nove esferas concêntricas girando em torno da Terra.Aristóteles considera que os corpos caem para chegar ao seu lugar natural. A água se espalha pelo chão porque seu lugar natural é a superfície da Terra. Quanto mais pesado um corpo (mais terra) mais rápido cai no chão. . • Gravidade . Na antiguidade. O lugar natural do ar é uma espécie de capa em torno da Terra.• Geocentrismo . ar e fogo. consideram-se elementos primários a terra. a água. que se mantêm imóvel no centro delas.

seus órgãos reprodutores cessariam de funcionar simultaneamente .SOBRE A MULHER: •Considerava a mulher uma expressão da fraqueza da natureza. (a mulher era um homem incompleto). pois assim. •Achava que o silêncio é a glória da mulher. •Achava que o homem devia se casar aos 37 anos com uma mulher de 20 anos.

C.C. – Morte de Platão. – Aristóteles permanece em Assos. – Incursão de Alexandre até as margens do Indo. região dependente da Macedônia. capital da Macedônia. ex-integrante da Academia.C. – Alexandre desembarca na Ásia Menor. 367/66 a. Aristóteles vai para Pela e torna-se preceptor do jovem Alexandre. – Aristóteles chega a Atenas e ingressa na Academia platônica. – Aristóteles morre em Cálcis.C.C. 333 a. – Alexandre vence em Isso. na corte do tirano Hérmias. – A chamado de Filipe.C. – Em Pela. Aristóteles deixa Assos. 335 a.C. – Nasce Aristóteles em Estagira. invade a Grécia. 338 a. na Cilícia.C. 336 a. na Calcídia. e entra na Fenícia. – Hérmias é assassinado. filho de Filipe.C.Cronologia • • • • • • • 387 a. – Os macedônios derrotam os gregos em Queronéia. – Permanência em Mitilene. • • • • • • • • • • • • . 326/25 a. 322 a. 347/44 a.C. – Alexandre cerca e conquista Tiro. 323 a. – Platão funda a Academia em Atenas. 347 a. – Alexandre morre na Babilônia.C.C.C.C. 384 a. logo em seguida.C.C. depois o Egito. 334 a. Aristóteles deixa Atenas. 344 a. 343 a.C. 359 a. – Filipe é assassinado e Alexandre ascende ao trono da Macedônia. 344/43 a. nasce Alexandre.C. – Aristóteles volta a Atenas. 332 a.C. ilha do mar Egeu. onde funda o Liceu. 356 a. na Eubéia. – Filipe inicia seu governo na Macedônia e.

ARQUIMEDES Sicília 287 a.C.C. ►Constantes ►Foi para Alexandria (que havia superado Atenas) para Siracusa já como afamado inventor. Sicília. ►Volta . guerras. 212 a. ►Nasceu em Siracusa.

ARQUIMEDES ►Desprezo ►Dêem-me pela mecânica: Matemática. ►Mover ►Ouro grande navio (Rei Hiero) da coroa é misturado? . um ponto de apoio e uma alavanca que eu moverei o mundo.

ARQUIMEDES ►Parafuso ►Calculou ►Método de Arquimedes o valor de π de exaustão: curva em reta em seu túmulo. ►Geometria .

ufmg.Aula 2: Os gregos Ddanilo@demec.br abril de 2004 .

 1441.80 547884.43../4:2.8.8508.5.8. 2.8.438/07.. ..2.%077.08107.4824.87.0294734/.4754 2.%077.0.9:7.438/07.73.7 3..6:048.J7.02:2.-0.:443/00890234...E:.085F.04.80085.9:7.2...7. .424 :2034720 547F21394 .4 E:../0 789O9008..  . 6:080 2.034..  :.03974/0.70.89077./0  .7F:2.8:5071J.45476:0 80::.34.47548 .70 144 ":./.8 7E5/4./03488.86:02.39H22O.73.0397824 789O9008/08..7.W 04.2.H397.9077.7./4.3/40294734/.0/.9:7.%077.39:/.0 08107.25.025.3942..504.8 W 7..0/0.480::.2 8000203948572E748.F. .

...425094 W.$ #&# W438/07.2:07:2.348. 3.088..O7./.7..20390 ..80.30.4F.0570884/..9:70.8.17.2/01:3...  .2:07  W.48./.6:044202/0.:2 42023.2:07 07.6:048H3..42 :2.7.882 80:8O748 70574/:94708..2:07/0 .6:0.348 548.7 82:9.43.

/02.   .7.. W W W W W W W W W W W W W W W W W W W  . 3. .  !.74344..941:3/.8  .....0/3.J/.8.0789O90080289.. 704/0503/0390/.02903.

93..0...3/70 14/050  .  503..3.0 440280:/.0/3..07343./02.903..  789O9008.8. 3.  . 3..00.8037088.  ../.  2!0.80:4...0/3.59.7F..5.   4790/0!. .8 .../0.94 789O9008/0.903.

.  .30.  789O90085072.4790/497.  F72..390/. .0028848 3./02./4 789O9008/0.8848 .8F.34F72.8 0 3907.88.883. .

0347  .002884 3..  0..8 43/01:3/.  . 00397.49.3/70.!0.02 0.03J...3.3/70.7./400.0.3/70/0802-..0/3. 8.5.  .%74 /0548494 . 80570.  .7.3/70.0:  .J.05947/44..497434/.88.09473. .03/0.  789O9008.029030  ..  50F...  0.  82.  !072.03.8.2.3/70  .07.883.  ./4/050 789O9008.4..3.436:89.  0.0/348/07749.248704802":0743F.903..3H3.

 0.  789O90082477002E. .:-F.7038/43/4  .3/70247703.70: . .82.  .3/70../42.9F.8 3.:784/00.  3.-3.

7.  ³.3908:077...:8.1.8 ³45.5. .3/7.8.03947 .:8.%$ & &0 3.424.2..E.J.8:507.. ³4389.0:02$7. 6:0./4903.7.  ./43.8 ³'49.$7. $.0.

%$ & ³08570450.F289:7.3..077./4 .3/03.3..4 ³ #0074 :74/.6:00: H02 24..07042:3/4 ³4. ³H02 20:254394/0...5440:2.20...474....902E9.

.7. ³042097..:4:4.:894.:7..0280:92:4 .%$ & ³!.47/0 ³F94/4/00.02709.1:84/076:20/08 ³.

34/020. 87048 /.:. :12 -7 .-7/0  .